sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Parabéns minha amada filha pelo seu 1 ano de vida!

Oi amigos,


Hoje mudei um pouco a minha rotina de escrever o blog. Geralmente escrevo nas madrugadas, fazendo um apanhado das coisas que aconteceram e daquilo que sinto que está no meu coração. Porem hoje foi um pouco diferente. Enquanto vinha para o trabalho e via o céu nublado que está aqui em Brasília, minha mente passeava pelas recordações de um ano atrás e de tudo o que aconteceu naquele dia. Lembrava de toda a luta, de todo o esforço, de todas as orações e dos milagres que aconteceram. Graças a Deus e a tudo que foi feito ao longo desse ano, hoje posso dizer com alegria: Parabéns minha amada filha pelo seu 1 ano de vida!


O dia 25 de Fevereiro de 2010 começou bem agitado. A Luciana estava com o nível de plaquetas muito baixo e o risco de sangramento durante a cesárea era alto. Assim, naquela madrugada ela fez várias transfusões para garantir que durante o parto ela estivesse com os níveis adequados. Ela tinha também uma bomba de morfina instalada, pois vinha sentindo muitas dores no ombro, fruto de uma metástase no linfonodo supraclavicular que pressionava um feixe de nervos (o tal do plexo braquial). Existia todo um clima de ansiedade, nosso e das diversas equipes médicas. A Helena nasceu no Hospital Albert Einstein, no mesmo hospital onde a Luciana havia nascido. Ela iria nascer no dia 25, que mesmo não sendo 25 de Dezembro, também acreditávamos que um ser de luz nasceria naquele dia.


A Luciana sempre teve o sonho de ter uma menina. Ela falava de como ela iria cuidar, de como iria arrumá-la e como as duas andariam juntas. Segundo ela, a nossa filha seria uma grande companheira dela. Eu me pegava imaginando as duas juntas, andando no shopping ou brincando no parque da cidade. Um dia, estávamos em um restaurante ao lado do hospital e havia uma moça sentada na mesa ao lado. Ela não estava, digamos, sentada de uma maneira adequada e eu comentei com a Luciana que a Helena era uma menina de sorte, pois poderia aprender a “ser mulher” com a mulher que eu mais admirava. Procurávamos curtir a gravidez dentro do possível, aproveitando cada momento. Nos momentos bons saíamos, víamos coisas de decoração e planejávamos o quartinho dela. Fomos “garimpar” um lustre na rua consolação, pois a Luciana queria fazer o quartinho da Helena no estilo provençal e em São Paulo o lugar para isso é naquela rua. Fomos à feira da gestante, lá em São Paulo mesmo, e compramos um bocado de coisa. Hoje tudo isso está no quartinho da Helena, que eu tentei montar segundo a idéia que tínhamos.


Voltando ao dia 25/02/2010, no centro obstétrico uma equipe gigante esperava a Luciana. Havia naquela sala 1 broncoscopista, 2 anestesistas (a Luciana teve anestesia geral), 1 oncologista, 3 obstetras, 1 pediatra e vários enfermeiros e técnicos. Na sala ao lado, 2 pediatras e uma equipe da UTI neonatal aguardavam a Helena. Nas palavras do oncologista, que tinha mais de 20 anos de experiência, se pedissem para ele citar 3 casos que o impressionaram, com certeza aquele seria um deles. Por conta da anestesia geral, o obstetra dispunha de apenas 3 minutos para tirar a Helena. Acho que não durou 40 segundos. Às 08:14h, o nosso pequeno milagre veio ao mundo, surpreendendo a tudo e a todos. Ela logo foi levada para a sala de reanimação, onde os pediatras a entubaram e começaram todos os testes. As piores previsões logo foram sendo derrubadas. Helena teve no primeiro minuto o Apgar 5, mas logo no quinto minuto o Apagar dela foi para 9. Eu e a Tia Márcia a acompanhamos até a UTI neonatal e lá eles começaram todos os procedimentos.


Voltamos para a sala de cirurgia e os médicos estavam nos últimos cuidados com a Luciana. Houveram alguns procedimentos que tiveram que tomar para que ela pudesse ser liberada para continuar o tratamento e no inicio da tarde ela estava no quarto. Naquele dia escrevi o post “Nasceu Helena Pillar Mateus Gonçalves” e foi tudo muito emocionante. A Luciana estava um pouco zonza ainda, mas foi ela que decidiu o titulo do post. Horas depois a Luciana teria uma parada respiratória, devido ao câncer, e subiria em estado de emergência para a UTI adulta. O pior parecia acontecer mas algo no meu coração mostrava o contrário. Aquele era para ser um dia de milagres. Conversando com o médico da UTI depois, ele me falou que foi isso que aconteceu com a Luciana. Ela ter sobrevivido já era um milagre. Depois de me “expulsarem” da UTI (eu enchia a paciência de todo mundo para ficar lá), eu fui à UTI neonatal ficar com a Helena. Ainda estava com a roupa do centro cirúrgico! Chegando lá vi que a Helena estava sem o respirador e estava bem tranqüila. A enfermeira veio até a mim e com um sorriso falou: Paizinho, a sua filha está ótima e é linda! Mal conseguia segurar a emoção (ainda hoje é difícil segurar) de vê-la dentro da incubadora, toda cabeludinha, tão pequena e ao mesmo tempo tão forte. Aquele foi um dia que ficou marcado para sempre nas nossas vidas.


Meus amigos, eu teria muito mais coisa para contar sobre aquele dia, sobre tudo o que sentíamos e sonhávamos. Muita gente realmente acreditava que a Luciana não resistiria. Muita gente vinha tentando me consolar, me preparando para o pior. Mas algo no meu coração dizia que ainda não era a hora. E não foi. Mesmo que o pior tivesse acontecido quatro meses depois, a data de hoje é lembrada pelo nascimento da Helena e pela oportunidade que Deus concedeu de termos a Luciana por mais tempo aqui conosco.


Um grande abraço meus queridos amigos. Fiquem com Deus!

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro (agora com 3 anos!) e Helena (agora com 1 aninho)

26 comentários:

  1. Querido Woltony,
    lembro muito do dia também. De vc escrever q depois encheu de fotos no quarto da lu. Ficamos tão felizes esse dia que saí espalhando a notícia até pra minha família no Piauí!
    Grande beijo à pequena grande Helena. Que como a Lu mesmo disse "! Sei que Deus já fez sua escolha, minha Helena vai nascer, cheia de saúde e luz! "
    Grande beijo e parabéns,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,

    Parabéns por ter esse milagre na sua vida, parabéns pelo pai que você é, parabéns pela fé, pela força e dedicação.

    Realmente hoje é um dia de comemoração, dia de comemorar o milagre da vida.

    Parabéns.

    Beijo carinhoso na Helena.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, linda, iluminada e abençoada Helena, você carrega os genes de uma das mulheres mais incríveis que já passou por este mundo!

    Parabéns, Woltony por ser o homem e o pai maravilhoso que você é.

    Parabéns, família linda por serem o exemplo que são.

    bjim Faby

    ResponderExcluir
  4. EMOCIONANTE O POST DE HJ, E DE COMO TEMOS AS PROVAS VIVAS DOS MILAGRES DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. QUE DEUS EM SUA INFINITA MISERICORDIA CONTINUE OPERANDO MILAGRES EM SUA VIDA.

    ABRAÇOS

    SOLANGE E VALDIR

    ResponderExcluir
  5. Bom dia queridos!!!

    O post de hoje, como sempre, lindo e emocionante.Ás vezes, me pergunto, essa pessoa existe???Esse rapaz tão novo, tão cheio de experiências e com uma paz tão grande ao descrever os melhores e piores momentos vividos, existe de verdade???

    Te admiro cada dia mais e amo essa família cada dia mais também.Lembro-me perfeitamente do dia em que a Helena nasceu, foram dias de muitos sobressaltos,angústia, orações e fé.

    Fiquei tão extasiada com a notícia e para falar a vedade nem nunca pensei na possibilidade de a Luciana não sobreviver àquele dia...Sempre cri e esperei muito que Deus tinha algo a mais na vida de vocês, que Ele poderia fazer o milagre, mas enfim, Ele é soberano e tem todo conhecimento sobre céu e a terra.

    Parabéns para essa mocinha tão abençoada, sei que Deus permitiu que o sonho da Luciana se concretizasse para que a Helena fosse sempre luz na vida de vocês!!!!!

    Muita saúde e paz a todos vocês, principalmente à aniversariante e muitas alegrias, realizações e uma vida sempre florida.

    Que Deus os abençoe sempre!!

    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Woltony!
    Meus parabéns para a Helena, para o Pedro e para vc, como pai deles! Que o Senhor os abençoe e os encha de alegria não só no dia de hj, mas naqueles que virão.
    O exemplo de força e fé é admirável! Glória a Deus pela vida da Helena!

    Em tempo: Outro dia o vi e o reconheci no restaurante do tribunal, mas fiquei meio sem jeito de me apresentar, pq não queria incomodá-lo logo na hora do almoço. Numa próxima oportunidade, digo um "oi"! rs

    ResponderExcluir
  7. Impossível ler sobre tantos milagres de Deus e não se emocionar.
    Deus foi muito misericordioso com vocês e Helena vai poder ouvir a história de amor que é o nascimento dela.
    Parabéns pelos 2 lindos pimpolhos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Muita emoção. Aproveite a sua Helena e receba toda luz que vier dela.

    Grande abraço;
    Lidiane
    Fortaleza

    ResponderExcluir
  9. Woltony,
    Comecei a seguir o blog de vocês e acompanhar a Luciana e você exatamente neste dia. A Marilia mandou um e- mail para o grupo de mães que participamos pedindo orações para as duas. E graças à Deus deu tudo certo naquele dia!
    Parabéns para a pequena Helena, pelo primeiro aninho de vida e por esse pai espetacular que ela tem!

    ResponderExcluir
  10. Woltony,

    parabéns pelo seu milagre! A Luciana deve estar muito feliz com o primeiro aninho da Helena. Esse é um momento mágico para os pais, de superação e sensação de ter conseguido fazer um ser humano completar bem e com saúde seu primeiro ano. Comemore muito, todos os dias, a graça de ter dois filhos lindos e saudáveis, que serão seus companheiros por toda a vida e terão muito orgulho do pai "herói" que têm e da mãe "anjo" que os abençoa a todo instante.

    Um FELIZ ANIVERSÁRIO para Helena e Pedro

    Irene (mãe do Davi, 1 ano e 7 meses)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Helena! Parabéns Vida! Parabéns Luz! Helena é tudo isso é muito mais. Uma pequena grande "mulher". Felicidades, sempre! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Poxa meu amigo... Mais um post cheio de palavras especiais... Não tem sido fácil conter as lágrimas! E nem quero contê-las, pois quando me lembro de minha amada amiga, minha saudade se converte em lágrimas.. E lendo suas palavras a recordação dela fica muito intensa e viva! Lembro-me exatamente desse dia, há um ano! Ficamos todos (digo as pessoas que acompanhavam o blog) ansiosíssimos, todos esperando a notícia, foi uma verdadeira corrente de amor! Foi mto impressionante! Qdo o post foi escrito, a emoção foi indescritível.. Poxa vida... Realmente, fico mto emocionada! Bem, meu amigo, parabéns pela linda filha! Helena ainda lhe trará tantas alegrias e tanta luz! Luciana vive nela!
    Um super beijo!
    Da amiga de sempre, sempre..
    Christiana

    ResponderExcluir
  13. Parabéns ao seu pequeno milagre, que ela cresça linda, com saúde e feliz!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Woltony, hoje é o aniversário da sua linda princesinha, desejo-lhe muita saúde, amor e paz e que Deus possa abençoá-la a cada minuto hoje e sempre!
    A mamãe dela onde estiver, deve está aplaudindo muito esse dia junto aos anjos do céu.

    Fiquem com Deus! Ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez bom dia, ja to eu aqui chorando de novo!! de emoção. Felicidades pra Helena, essa criança iluminada, e que Deus a abençoe cada dia mais, nem tenho palavras, lindo demais.....

    ResponderExcluir
  16. Woltony!!!

    Sei que vc tds os dias enche Helena de beijus e abraços, mais gostaria que hj vc desse um em especial para mim. Sei que todos os dias com sua bebezinha e especial, mais sei que, nesta data de seu primeiro aninho sera mais ainda, como vc e Luciana diz e eu concordo, realmente a Helena e um anjinho que Deus colocou em sua vida e de todos ai para que conforte vcs em todos os momentos.

    Em minhas orações Woltony, eu sempre pesso a Deus que Helena venha ser como a mãe uma mulher carinhosa, inteligente e de muita garra, que venha te fazer feliz como Luciana fez e muito mais, pq vc merece muito.

    Woltony, mesmo sem te conhecer tenho muito orgulho de vc e de poder compartilhar de vida de pessoas tão especiais que tds vcs são.

    Abraço muito carinhoso Helena, Pedro e vc.
    Vilma Serra ES.

    ResponderExcluir
  17. Woltony, seu post de hoje foi muito emocionante!!! Não consigo nem pensar como vc deve se sentir ao reviver esses momentos...
    Mas este é um dia de comemorações mesmo, pela vida e saúde da Helena!!!
    Que Deus os abençoe os mantenha unidos como família! A Luciana está junto de vocês como um anjo da guarda, protegendo cada um de seus passos!!!

    ResponderExcluir
  18. Wolt, não pude deixar de escrever aqui hoje.
    Que post mais lindo!!!
    Essa história de você, da Lulu, da Helena, dessa família é repleta de milagres e grandes momentos.
    O nascimento dessa princesa, com certeza, foi um deles! E a Lulu ter tido a oportunidade de vê-la, segurá-la no colo, também.
    Parabéns pelos três anos do Pedro, pelo um ano da Helena e por você ser esse pai tão cuidadoso e especial.
    Parabéns pra vocês todos!! Vocês merecem!
    Da eterna amiga,
    Bibs

    ResponderExcluir
  19. Também me emocionei muito com este post! Felicidades pra Helena e pra toda a família! Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Nossa!! Não encontro palavras para externar a emoção ao ler o post em que você revive aquele dia repleto de graça!

    Muito obrigada por compartilhar tudo isso conosco.

    Pedro, Aline e Luiza.

    ResponderExcluir
  21. Lindo!
    A Helena é a prova linda, fofa e sorridente de que Deus ouve nossas orações.
    Abraço carinhoso,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  22. Querido e abençoado Woltony,
    É emocionante e comovente ler os seus relatos, realmente és um ser de luz!

    Parabéns para o pequeno Pedro e para a linda Helena, como é emocioannte pegá-la no colo, ela é doce e transmite paz para todos.

    Helena é realmente um MILAGRE de Deus.
    Beijos
    Lígia e Família

    ResponderExcluir
  23. Olá Woltony! Achei o seu blog por acaso, passeando pela internet, e me comovi muito com a sua história, de Luciana e seus filhos lindos! Os posts me prenderam de uma maneira que eu nem consegui trabalhar ontem! Acho que não existem palavras para expressar tudo que gostaria de te dizer, a não ser que vc é um exemplo de força, de pai, de companheiro, amigo e marido para a sua Luciana! O seu otimismo, apesar de tudo que passou, é contagiante, e tenho ctz que seus filhos sentem isso tb! Além do mais, é mto bom saber que verdadeiras histórias de amor acontecem na vida real! É admirável vc dar continuidade ao blog da Luciana, apesar da dor que só vc sabe que sente, com ctz ela está mto feliz e orgulhosa de vc!
    Me chamou mto a atenção um post seu falando que vc queria que seus filhos pensassem na mãe com carinho... te digo com toda ctz q isso vai acontecer, pq só de ler os seus posts um dia isso já aconteceu comigo! Pensei muito nela ontem, e tb rezei por ela antes de dormir. Deu para perceber o qto ela é especial e como foi feliz enqto esteve aqui. Não sei no que acredita, mas pra mim, hoje ela ainda é mto feliz vendo a contribuição que ela deixou para o mundo!
    Tenho ctz q Deus vai continuar te iluminando e te dando forças para continuar cuidando da família linda q vc tem! Vc é um guerreiro!
    Um bjo em todos por aí e ótima semana!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns para essa guerreirinha! Tudo de melhor pra todos vcs!

    ResponderExcluir
  25. Florzinha,
    A emoção de vê-la completar um aninho de vida é indescritíveil... Que Deus continue lhe cobrindo de bênçãos.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  26. Querido Woltony

    Eu não lhe conheço...mas a algum tempo acompanho a sua historia, ou melhor, a historia da sua familia! Pude ver em alguns posts mais antigos os seus filhos e a sua amada esposa!E o q eu posso te dizer é que vcs foram muito abençoados! Na verdade eu cai no seu blog meio que por acaso...eu procurei a palavra "milagre" no google e em uma das respostas mostrava a sua pagina!
    Irmão....vc nao sabe como eu me senti quando soube do ocorrido! Mesmo sem conhecer vcs eu sofri muito e orei muito por todos! Talvez fosse a unica maneira que eu tinha, de certa forma, de tentar ajudar! Eu só queria dizer que vc é um guerreiro, irmão! Um exemplo de pai, de coragem, de fé em Deus, de humildade, enfim... Não tenha dúvidas que Deus ouve as suas orações! Ele está sempre com vcs! Sempre!
    Ah! Mande os meus parabens à pequena Helena e ao Pedro!! Hahaha!
    Um grande abraço pra todos vcs! Que Deus continue enchendo as suas vida com muito amor! Sempre! Li esses dias na bíblia um trecho que me lembrou muito vc!


    "25Fui moço e agora sou velho,
    mas nunca vi um homem bom
    abandonado por Deus
    e nunca vi os seus filhos
    mendigando comida.
    26Ele sempre é generoso
    em dar e emprestar,
    e os seus filhos são uma bênção."

    Salmos 37. 25-26

    ResponderExcluir