domingo, 6 de dezembro de 2009

Simplesmente Amor!

Olá amigos,

Esses dias a gente escreveu sobre a importância de encarar um dia de cada vez. Pois é, hoje foi bem assim. A Luciana vinha muito bem esses dias, praticamente sem sentir nada de mais, a não ser algumas reações de abstinência à morfina. Porém, ela acordou hoje à noite com muita ansiedade, irrequieta e com insônia. Após tomar um comprimido de morfina, ela voltou a dormir, porém quando acordou, estava sentindo náuseas e vontade de vomitar. O ruim, além da sensação de mal estar, é que isso tira o ânimo dela.

O dia de hoje foi praticamente todo chovendo, o que incentivava a gente a ficar em casa. Na hora do almoço a gente até se aventurou a comer alguma coisinha fora, pois a Luciana queria comer muito alguma comidinha diferente. Tivemos que ser bem rápidos, pois mal ela terminou o prato e a sensação de enjôo voltou... voltamos correndo para casa. Tadinha, ela estava até tensa enquanto comia! A Luciana não gosta de ficar tomando remédio. Ela preferiu “segurar as pontas” a tomar algum remédio para o enjôo. Isso pq temos três tipos diferentes de remédio para enjôo, desde remédio mais apropriado para o enjôo da quimio até remédio para o enjôo da gravidez (enquanto escrevia acabei fazendo as contas direito... temos quatro tipos de remédio!). O oncologista sempre fica admirado em relação à “mini-farmácia” que a gente carrega.

Enquanto à tarde a Luciana ficou mais quietinha, o fanfarrão estava quase botando a casa abaixo com a sua nova bateria. Como choveu muito, ele não desceu e ficou em casa mesmo. Ou seja, muita energia concentrada em um apartamento! Foi engraçado uma hora que a gente estava mudando os canais de televisão e passou, no programa da Eliana, um show da Claudia Leite. Ela estava cantando aquela música “Beijar na boca” e dançava com alguns bailarinos. Quando o Pedrinho viu aquela coreografia toda, parece que disparou uma coisa nele e ele quis dançar como os dançarinos! Parecia que tinha dado um curto circuito no fanfarrão!

Outra coisa que o ajudou a queimar um pouco as energias foi o jogo do Flamengo e do Grêmio. O Pedrinho adora futebol! Apesar de estar em uma fase mais musical, ele sempre foi louco por bola. Às vezes, ficava impressionado porque ele jogava a bola para cima e acertava antes dela cair no chão (eu acho que só consegui fazer isso quando já tinha uns 5 anos..rssrsrsrs). Quando começou o jogo ele vibrou muito! Ficava correndo pela casa, chutando a bolinha dele! Talvez vocês estejam se perguntando qual o time do Pedrinho... bem, aqui em casa eu sou Flamengo e a Luciana é Corinthians. Nem preciso falar nada que hoje quem levou a melhor foi o meu lado né? Mas o bom é que o Pedrinho vibra com os dois times!

Hoje à noite, nós começamos a assistir a um filme chamado “Simplesmente Amor”. Tem inclusive o Rodrigo Santoro no filme. É uma comédia romântica com vários personagens, que se passa em Londres perto do Natal. Ou seja, tem duas coisas que a gente adora assistir juntos...comédia romântica e filmes que falam de natal. Uma coisa legal é que esse filme trata de diversas formas de amor: amor entre marido e mulher, amor entre pai e filho, amor entre amigos e etc. O começo do filme fala que apesar de acreditarem que o amor está em falta, na verdade você pode ver amor em vários lugares, de diversas formas. Não sei se por influência do filme, mas quando comecei a escrever o post de hoje fiquei pensando muito nessa palavra de quatro letras mas que pode mudar o mundo: amor.
Passando por tudo isso que a gente vem passando, tivemos a oportunidade de ver diversas manifestações de amor, a toda hora e em todo lugar. O primeiro que vimos foi o amor de Deus por nós. Quando descobrimos o diagnóstico de câncer, o que sentimos não foi uma sensação de punição ou injustiça. Apesar da tristeza, sentimos um carinho imenso de Deus, uma sensação de que Ele iria nos carregar em seus braços, pois a luta que iria se iniciar era pesada demais. Sentimos o carinho de todos os familiares, que com os seus olhos em lágrimas procuravam passar força para a Luciana, ainda que eles mesmos estivessem procurando essa força. Sentimos um carinho e um amor intenso de vários amigos, que às vezes sem saber o que falar nos diziam um “Vai dar tudo certo”, que apesar de ser uma expressão simples, escondia um amor e um carinho enorme pela Luciana! Outro presente que Deus nos deu foi todos os amigos que fizemos aqui, no blog. Cada mensagem ou mesmo a notícia que alguém está acompanhando, torcendo, orando pela Luciana, para nós é uma prova que o amor é o sentimento que nos une, que nos conecta e que nos transforma. Isso sem falar no amor entre mim e a Luciana. Eu sempre a amei muito, desde que eu a conheci ainda no Colégio Militar, porém a cada dia que passa eu sinto que eu a amo mais do que no dia anterior! Nós vemos a cada dia o nosso amor renovado, as nossas forças se renovando nAquele que nos ama infinitamente e que, em um gesto de amor supremo, permitiu que o seu filho morresse por nós. Hoje nós nos sentimos extremamente agradecidos por todos os presentes que Deus nos dá. Fico muito feliz quando vejo essa corrente de amor que está rodeando a Luciana. Na bíblia, uma das palavras no grego que é traduzida por amor é a palavra ágape. Esse amor é aquele amor incondicional, que não discrimina e que se alegra em amar, em servir, em se doar. Esse é o amor que estamos sentindo de vocês! Eu só posso agradecer por tudo e pedir a Deus que, assim como Ele está cuidando de nós, que também cuide e abençoe cada um de vocês.

Meus amigos, gostaria de desejar uma ótima semana para vocês. Que o amor de Deus possa habitar ricamente em seus lares, em seus trabalhos e em suas vidas!

Antes de me despedir, queria deixar um versículo da Bíblia, que está 1 João 4: 7-12

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele
que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a
Deus, pois Deus é amor.
Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver
Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio
dele.
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que
ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos
pecados.
Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns
aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus
permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

11 comentários:

  1. "Aquele que une o seu ser a outro ser nesta profunda e mística união dos sentidos e das emoções, dos espíritos e dos corpos, e na sublime fusão do amor realiza a universal unidade, esse vive na perpétua alegria." Ildeo

    (Renato, Cris e Mariana)

    ResponderExcluir
  2. Sabe Primo;
    Tem um louvor, que diz assim:
    Essa paz que sinto em minha alma, não é porque tudo me vai bem.
    Essa paz que sinto em minha alma, é porque eu amo ao meu Senhor.
    Não olhe as circunstãncias, não, não, não, olhe o seu Amor, seu grande Amor.............

    Então Woltony, é assim que Jesus faz em nossas vidas, qdo confiamos, qdo depositamos verdadeiramente nossas esperanças n'Ele, só Ele pode todas as coisas. É Ele quem faz um paralítico andar, é Ele quem faz um cego enxergar, é Ele quem salva.
    Então meu primo vcs estão indo pelo caminho certo, o Senhor é fiel, a sua vontade é soberana.
    Que Ele lhes dê sabedoria e graça para atravessar esse vale.
    Vocês estão sendo carregados nos braços do Senhor, tenha essa certeza que Ele está cuidando de todos os detalhes. E no final de tudo isso iremos dar toda honra e toda glória, ao Senhor Jesus Cristo.
    Amém!!!

    Jesus os ama!!!

    Bjos.
    Silvana Márcia.

    ResponderExcluir
  3. Depois da superação, a paz
    Monique Renne/CB/D.A Press

    Ao lado dos netos, Sirlei e Osiris se preparam para passar um Natal inesquecível
    Em um prazo de cinco anos, a professora de educação física e pedagoga Sirlei Barros, 61 anos, ouviu por duas vezes que tinha apenas um mês de vida. A primeira foi em 2004, quando descobriu um câncer no intestino e outro no fígado, e a segunda, em 2008, quando entrou em metástase por novos tumores no pulmão e na coluna. Nesse mesmo ano, depois de 56 sessões de quimioterapia e com o câncer ainda presente, Sirlei pediu um tempo para os médicos. Viajou com o marido para Florianópolis e lá ficaram por dois meses, aproveitando o sol. De volta a Brasília, já em 2009, um novo diagnóstico deixou a equipe médica perplexa: os tumores tinham praticamente desaparecido. E não voltaram mais.
    Se o resumo da história já emociona, todo o enredo, contato ao vivo pelo casal, é ainda mais surpreendente. Talvez pela cumplicidade que carregam no olhar, ou pela certeza da cura que mantiveram durante todo o doloroso processo. “Nunca aceitei essa realidade (o diagnóstico de um mês de vida). A família pega firme nas mãos, os amigos cercam. Deus fica tão próximo, participando de tudo, que a resposta esta aí”, acredita.
    O marido, o coronel Osiris Barros, 61, também é protagonista dessa história. Foi ele quem recebeu o primeiro diagnóstico quando levou Sirlei à ginecologista por conta de uma dor que sentia na altura do quadril. A médica o chamou no canto e sentenciou: “Sua esposa tem câncer e está com um sério problema no abdômen. Corra para tratá-la, senão você vai perdê-la”. Sirlei foi internada no Hospital das Forças Armadas, ainda sem saber que tinha um tumor maligno.
    Naquele dia, ainda calmo, Osiris desceu as escadas do prédio rumo ao refeitório. Depois de dois lances de degraus, teve uma crise de choro, como se só tomasse consciência do que estava acontecendo naquele momento. “Senti que era o início de uma grande luta. Mas não perdi a fé de que ela se sairia bem de tudo isso.” Subiu as escadas, foi para o quarto e segurou a mão da mulher, que dormia.
    Os médicos disseram para Osiris que Sirlei era um caso perdido para a ciência, que teria apenas mais um mês de vida. Com uma intervenção cirúrgica de alto risco, podia chegar aos seis meses. “Falei para Deus que queria muito dançar na formatura dos meus netos. Pedi que me deixasse viver”, lembra Sirlei. A cirurgia deu certo e o tratamento quimioterápico foi indicado. Em 2005, Sirlei foi considerada curada e, para comemorar, passou alguns meses com o marido em Florianópolis. De volta a Brasília, mais um diagnóstico negativo. Pequenos tumores foram encontrados no pulmão e, mais uma vez , o prazo de um mês de vida foi dado. Osiris não conseguiu dar a notícia à mulher. Apenas se abraçaram e choraram. Passaram aquela noite rezando juntos. “Sabia que Jesus interferiria mais uma vez”, relata Osiris.
    Depois de muita quimio e um cansaço imenso, Sirlei quis dar um tempo. Viajou para o Sul com Osiris e lá iniciou um tratamento alternativo com uma planta nordestina chamada avelós. “A viagem foi ótima, voltamos em abril e, quando fiz um novo exame, constataram que os tumores reduziram e que eu estava fora de risco”, conta, emocionada. Desde então, o casal nunca esteve tão unido. “Hoje, vivo intensamente. E o Natal está aí para comemorar o nascimento de Cristo e a minha vitória. Minha vida foi transformada e vejo como é importante amar e ser amada. De braços abertos, espero o que Deus preparou para mim no próximo ano.”

    ResponderExcluir
  4. Olá amados...
    postei separadamente esta linda história, como a de vocês, que me emocionou ontem ao lê-la na Revista do Correio especial de Natal, acredito até que vocês conhecem um dos personagens... é o coronel Osiris, ele foi meu professor no CMB e acho que ele pode ter sido professor de vocês também, não sei... enfim...espero que ela possa inspirá-los!!!
    Amo muito cada um de vocês!!!
    Que vocês tenham uma ótima e abençoada semana, cheia de amor, paz e saúde!!!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Deus é amor! .... bem dai não tem mais nem o que comentar.... o amor reina na casa de voces, Deus reina ai na casa de voces....
    Força!
    bejos no coração

    ResponderExcluir
  6. olá queridos,

    Essa época é bem propicia para cumprimos este mandamento que Cristo nos deixou: "Amemos uns aos outros como Cristo nos amou" Vcs são um lindo exemplo deste amor, tanto entre vcs como com as pessoas que os cercam. Vcs são seres humanos incríveis!!!!!!!!
    Muito obrigada pelo amor e amizade de vcs.
    bjs no coração
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  7. Para voces...

    Desejo a você…

    Fruto do mato
    Cheiro de jardim
    Namoro no portão
    Domingo sem chuva
    Segunda sem mau humor
    Sábado com seu amor
    Crônica de Rubem Braga
    Filme antigo na TV
    Ter uma pessoa especial
    E que ela goste de você
    Música de Tom com letra de Chico
    Frango caipira em pensão do interior
    Ouvir uma palavra amável
    Ter uma surpresa agradável
    Noite de lua Cheia
    Rever uma velha amizade
    Ter fé em Deus
    Rir como criança
    Ouvir canto de passarinho
    Sarar de resfriado
    Formar um par ideal
    Tomar banho de cachoeira
    Pegar um bronzeado legal
    Aprender um nova canção
    Esperar alguém na estação
    Queijo com goiabada
    Pôr-do-Sol na roça
    Uma festa
    Um violão
    Uma seresta
    Recordar um amor antigo
    Ter um ombro sempre amigo
    Uma tarde amena
    Tocar violão para alguém
    Ouvir a chuva no telhado
    Vinho branco
    Bolero de Ravel
    E muito carinho meu.
    Carlos Drummond de Andrade

    A paz ; )

    ResponderExcluir
  8. Lu e Woltony, meu avô sempre dizia que o amor é a força mais poderosa do universo. Acho que isso casa bem com o que foi dito no post de hoje.
    beijos,
    Carol Saboia

    ResponderExcluir
  9. Woltony,
    Acabei de lê esse relato, lembra que te falei do avelós. Você falou com o Pr. Nilson?
    Procura se informar, porque o relatos de quem usou é de grande eficácia. Apesar que a Lú no momento não pode usar por causa da gravidez, pois ele é muito forte. Depois que Helena nascer podemos vasculhar, porque parece que só por aqui (Nordeste) é que tem com mas facilidade. Qualquer coisa, sabe que é só contar.
    Um gde abraço!!!

    Silvana Márcia.

    ResponderExcluir
  10. Oi casal lindo! Meu nome é Danielle e sou namorada do Reynaldo(amigo da Luciana do ex trabalho deles. Desde o dia que o Rey me contou sobre a Luciana venho acompanhando o Blog. Sintia vontade de falar com vocês, mas ficava acanhada. Hoje, especialmente tive a "coragem" de escrever, pois vi que vocês recebem a todos muito bem. Também tenho pedido muito para Deus que ilumine os médicos que estam tratando da Luciana e fortaleça seu organismo contra os efeitos colaterais dos remédios e intensifique os efeitos bons. Hoje fiquei imensamente feliz em saber que o tratamento está dando certo. Sou nutricionista funcional e quero dizer que estou a disposição para ajudá-los. Um grande abraço e que Deus abençõe vocês!

    ResponderExcluir
  11. Olá meus queridos amigos!! Que saudade de minha amiga linda! Sabe, Woltony, lendo suas palavras me lembrei daquela música dos Beatles (escrita pelo John Lennon) que diz "All you need is love". A letra é uma homenagem a esse sentimento tão maravilhoso que nos une, que nos faz pessoas mais felizes e que nos faz acreditar que a vida vale a pena e que tudo é possível quando desejamos bem profundo! Inclusive ela é tocada nesse filme que adoro!! Já assisti umas 10 vezes, hehe, acho um filme fantástico, sempre me emociono! Que bom que vocês também gostaram! E continuo sempre enviando o meu carinho e o meu amor a vocês, sempre desejando mto que vocês continuem no caminho da cura de minha amiga tão querida! Com certeza o amor de todos nós por vocês vencerá todas as adversidades! Sempre vou dormir pensando em vocês... Bem, meus queridos, apesar de estar escrevento tão tarde, quero que saibam que a primeira coisa que faço todo dia é vir aqui no blog! Hoje deixei pra postar com mais calma, agora à noite. Estou sempre com vocês, sempre torcendo e orando muito! Amo mto vocês!!

    ResponderExcluir