segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Buscando o equilíbrio

Olá amigos!

Como eu havia dito ontem, a Luciana teve uma leve recaída em relação a alguns sintomas. Hoje o que a incomodou mais foi a falta de ar. Você percebe que ela tem mais dificuldade a cada vez que inspira, que o ar entra mais difícil, fazendo um barulho como se algo estivesse estreito. Uma das possibilidades é que isso ocorreu devido a alguns remédios que foram reduzidos, incluindo o corticóide e a morfina. Esses dois remédios ajudam a desinflamar as vias respiratórias e a aliviar a sensação de falta de ar. Amanhã, vamos consultar o médico para ver o que ele diz.

Hoje a Luciana voltou à acupuntura. Ela tinha dado uma parada, mas agora a gente deve voltar a frequentar regularmente. O acupunturista é uma pessoa maravilhosa, que, desde o início, se sensibilizou com o caso dela. O bom da acupuntura é que você pode trabalhar várias coisas sem necessariamente ter que tomar remédios, trabalhando outros mecanismos para o equilíbrio do corpo. Não sou nenhum especialista, nem mesmo posso dizer se a acupuntura funciona para o caso da Luciana ou não, mas vejo que após algumas sessões, a Luciana se sente melhor, mais relaxada, com menos dores.

Tenho investido tempo em estudar sobre a parte nutricional de um paciente com câncer. Nossa, é impressionante quando você começa a ler e ver o tanto comemos coisas que trazem pouco ou nenhum benefício. Em compensação, existem vários alimentos que ajudam a prevenir e a combater as células cancerígenas, bem como ajudam o corpo a aumentar a imunidade. É certo que existem poucas pesquisas científicas de grande peso que comprovem isso, mas de outro lado existem vários estudos de universidades e centros de pesquisa que indicam bons tratamentos a base de produtos naturais e de uma alimentação correta. Isso sem falar na própria tradição popular, que sempre traz um fundo de verdade. Não que a gente faça tudo que a gente vê pela frente, mas algumas opções são bem lógicas e interessantes. Uma delas é a substituição do arroz pelo arroz integral e a diminuição do açúcar refinado.
Como o tumor se alimenta de glicose, devem-se evitar alimentos que se transformem facilmente em glicose. Isso sem falar nos alimentos que ajudam a evitar enjôos, aqueles que funcionam como antiinflamatórios e etc. Enfim, a gente procura se cercar do maior número de informações para aplicar o que a gente acha mais apropriado.

Nas últimas semanas, o cabelo da Luciana tem caído constantemente e agora já está mais ralinho. Uma coisa que eu vejo que sempre a deixa chateada é ver os cabelos dela caindo, seja no travesseiro, seja no chão do banheiro ou em outros lugares. Amanhã talvez ela raspe a cabeça. Ela vem falando que agora se sente mais preparada para isso e que não quer prolongar mais o sofrimento. Sei que na hora será um pouco difícil, mas acho que hoje ela está mais preparada para isso. Eu confesso que também fico com um frio na barriga, mas sei que será o melhor para ela.

Quando a gente sai, ela geralmente usa lenço ou alguma das perucas que ela comprou. Ela tem ficado linda, seja em um estilo ou em outro. Esses dias a gente aproveitou também para comprar algumas roupas de grávida para ela. Ela ficou linda! É legal porque aos pouquinhos, ela vai curtindo a gravidez seja vendo coisas para ela ou para a Helena.

Amigos, hoje o post está um pouco mais curto. A Luciana não tem conseguido dormir devido à falta de ar, o que lhe traz uma sensação muito ruim de tentar dormir e não conseguir. Ainda estamos buscando o equilíbrio entre os remédios e os sintomas dela. Eu vou ali agora ajudá-la.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

11 comentários:

  1. Não se esqueçam que a Nutri está aqui de plantão para qualquer coisa!!!Bjos

    ResponderExcluir
  2. Meu querido!!!

    Saiba que dia-a-dia a luta é constante. Vc sempre terá a melhor maneira de estar com sua esposa, seus filhos, SEMPRE.
    Qd estamos chegando perto do ponto de chegada, da vitória, sentimos que os segundos são infinitamente longos; mas o tempo chega. Portanto, coragem e bom ânimo, tudo vai passar e tempos de alegias e realizações felizes se aproximam.

    Na escola da vida, uma matéria difícil de se passar com êxito é o "desapego"; tanto material ou emocional o apego às coisas e/ou pessoas nos fazem sofrer. Por isso, Luciana, não fique triste com os cabelos que estão indo, sua cabeça é linda, perfeita e cheia de bons pensamentos. Não veja os fios de cabelos saindo de vc, mas vc se renovando por dentro e por fora. Modismo quem faz é o homem, tranformações é da parte do nosso Deus.

    Outra coisa, aprendam a ver a Lua, o "quarto minguante" sempre incomoda à gestante e a qualquer tratamento, mas logo vem a lua nova e tudo começa a melhorar. Pode observar esse ciclo. "Há muitas coisas entre o céu e a Terra...", acreditem.
    Olha, sempre que vier um momento de incômodos continuem reagindo com atitudes de coragem; Deus está muito feliz com a determinação e o amor de vcs pela vida, pela família.

    Estou e estarei sempre orando em favor da felicidade e prosperidade física e espiritual de vcs.

    Fiquem na Paz de Jesus e Maria de Nazaré.
    Bjs
    Tia Dete

    ResponderExcluir
  3. Luciana,

    "Um amigo de verdade faz bem demais da conta. Chega, aconchega e planta em nós o mais puro sentimento humano: o amor. Sem cobranças. Os amigos trazem alegria. Encantam. Ensinam. Ouvem. Enxergam-nos e em alguns casos "adivinham" de longe quando estamos angustiados. Afinidade? Ligação divina? Intuição? Pode ser tudo isso e muito mais.

    Especialistas de todo o mundo, estudiosos incansáveis, afirmam: a amizade promove o bem-estar de uma forma geral. As últimas pesquisas mostram que quando a gente se aproxima para valer, de coração aberto, criamos um laço tão forte que conseguimos vencer doenças, como a depressão, a obesidade e até o fumo. O estresse, tão comum da rotina de todos nós, pode virar a esquina e sumir da nossa vida quando temos uma rede de amigos de verdade. Quem convive com gente feliz tem mais chances de deixar os dias mais alegres. Li outro dia uma matéria com um estudo da Harvard Medical School. E ele prova que quando um amigo nosso fica contente, as nossas chances de rir à toa pelo simples fato de estar com ele são de 60%. Que alegria, hein?!"

    Pra vcs se tudodepender da amizade estão muito bem, aqui só percebo pessoas amigas, as vezes mais próximos as vezes menos como eu, mais o que é mais importante na mesma intensidade!!!!

    Um grande bj a vc e a família e muita força e sorte sempre!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu e Woltony!!

    Woltony, também tenho um friozinho da barriga quando penso em raspar o cabelo da Lu! O cabelo da Lu é lindo!! Mas a notícia mais que boa é que a quimio não afeta de maneira alguma a estrutura do cabelo e tão logo as sessões cessarem, ele volta a crescer como que era - tenho duas primas que passaram por esse processo.

    Então, como se diz, se não se pode evitar, aproveite como puder!! Conheço várias mulheres que rasparam a cabeça em algum momento da vida, como forma de perceber quem elas realmente são - perceber o que está dentro, o que não é material, como o "desapego" que a Lourdete mencionou acima. Para a mulher, costuma ser uma experiência forte, porque a gente tende a "se identificar" muito com o cabelo da gente!

    Então, Lu, abuse dos lencinhos, dos brinquinhos delicadinhos, das perucas, quando você sentir vontade... Mas, se puder, de vez em quando, para e se olha bem no espelho e vê que a sua essência tá ali, vibrando e linda como sempre foi e sempre será.

    Vou transcrever aqui uma parte de uma música que gosto muito, de uma cantora chamada India Arie. Por sinal, é sobre cabelo, rsrs! Ela é negra e americana e passou a vida inteira sofrendo com o cabelo, sempre tentando parecer branca... Até que ela fez exatamente o que estamos falando: raspou a cabeça!! E olha o que ela diz... Vou colocar a letra traduzida, porque é em inglês:

    Fevereiro de 2002
    Fui em frente e fiz o que tinha que fazer
    Porque era hora de mudar a minha vida
    Me tornar a mulher que sou por dentro
    Os dreadolocks de 97 se foram
    Me olhei no espelho pela primeira vez
    E vi: ei...!

    Eu não sou o meu cabelo
    Eu não sou esta pele
    Eu não sou essas expectativas

    Eu não sou o meu cabelo
    Eu não sou esta pele
    Eu sou a alma que vive dentro

    O assunto me empolga porque, um dia, quero fazer isso! Claro, Lu, que para você isso não foi uma escolha e o seu sentimento é diferente por isso... Mas estou aqui te dando força para que você possa aproveitar mais esse presente de Deus, mais essa oportunidade de se ligar intimamente ao amor incondicional de Deus por você.

    Um beijão no coração,
    Lu

    ResponderExcluir
  5. olá queridos,

    acho os lenços um charme, então creio que ela pode abusar do uso deles, compre vários combinando com as roupas, brincos e batom e vc verá que ficrá mais linda ainda. Tudo que mudamos em nossa vida sofremos o impacto da mudança logo, logo vc se acostumará com o novo visual. Vamos peseverar em oração e hoje Lú terá um dia mais tranquilo!!!!!!
    Amamos muito vcs!!!!
    bjs no coração
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiii!!!!!!!!!
    Nem preciso comentar que apesar da minha correria vcs estão em pensamento a todo instante.
    Ouvi uma música hj que gosto muito e lembrei de vcs, da beleza de ver o carinho de tantas pessoas e da força que a união de preces e orações têm trazido para nós (digo nós, porque me sinto parte integrante dessa luta!)
    A música diz em "Amigos para sempre, bons amigos que nasceram pela fé".
    Vcs se tornaram "Amigos pela fé" de todas as pessoas que cativaram e ainda vão cativar nessa batalha pela vida.
    Amo muitooooooooo vcs do fundo do coração.

    DanDan

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu e Woltony,
    Vocês são muito lindos e abençoados! Com certeza passar por aqui sempre me emociona e me fortalece =)
    Eu e as meninas da BrT estamos acompanhando sempre e fazendo um encontro em oração para a cura da Luciana todas as quintas-feiras.
    Temos certeza que o nosso Pai está encaminhando tudo para o bem da Lú e da Heleninha.
    Se cuidem...
    Beijos
    Bárbara

    ResponderExcluir
  8. Woltony

    Que legal você pesquisando sobre uma alimentação mais saudável. É um assunto tão importante e nós, mesmo até tendo uma certa consciência (?) sobre isso, temos dificuldade em adotar/buscar uma alimentação mais adequada (não aprendemos isso na escola, precisamos estudar/conhecer/treinar todo dia). Como muito bem disse a Lourdete sobre "desapego", acho difícil deixarmos também nossa alimentação inadequada. Acho que só tem um jeito: buscarmos em Deus a iluminação/força para nos aprimorarmos todos os dias.
    Luciana, o cabelo também é uma questão de hábitos/costumes. O mais maravilhoso é que o ser humano tem a liberdade de escolha, e que se realiza SENDO O QUE É, e não o que veste/usa ou exterioriza.
    Luciana, pedimos a Deus que tenhas uma boa noite de sono e um bom dia amanhã.

    Beijos,
    Vania e Fernando

    ResponderExcluir
  9. Força, amigos!! Muito legal a pesquisa sobre a alimentação, Woltony, acho que temos que ver todos os lados mesmo pra poder eliminar essa doença..

    Espero que a Lu tenha se sentido melhor hoje.

    Posso compartilhar uma alegria com vocês?

    Vou ser titia... estou tão feliz, afinal, uma criança é sempre muito bem-vinda!

    Beijos, meus queridos.

    ResponderExcluir
  10. Oi amigos
    Estamos passando para dizer que amamos esta família abençoada de Deus e continuamos em oração pela Lú e pela Helena. Estamos com vocês em todos os momentos de estabilidade e de variações sempre pedindo a fortaleça divina para sustentá-los na luta e chegarmos a vitória.
    Beijos em todos.
    Fiquem com Deus e nossa Senhora.
    Kelly e Sandro

    ResponderExcluir
  11. Oi, Woltony!! Nossa, que bom que a Lú voltou a fazer acupuntura! Eu gosto mto, meu cunhado fez o curso e tem uma clínica em Formosa. Eu não entendo mto, mas ele me diz que tem tido mto sucesso como os pacientes!! Acho que poderá ajudar mto a Lú, especialmente com as dores que ela sente e a dificuldade em respirar.. Tomara que dê tudo certo e a acupuntura a ajude!! E tomara Deus que ela volte a se sentir melhor, sem sentir qqr tipo de incômodo!! Fico mto triste qdo leio q ela tem sentido falta de ar e dificuldade para dormir.. Qdo leio isso fecho meus olhos e peço bem forte para que isso não aconteça novamente.. E que Deus alivie esses sintomas.. Tomara que corra tudo bem no resto da semana! Estou sempre orando mto! E pedindo mto a Deus por vocês.. Sobre o cabelo de minha amiga linda, acabei escrevendo no post de hoje (que tive a sorte de ler assim que foi escrito!), mas volto a repetir: amiga, vc fica linda de qqr jeito, viu!? E seu cabelo voltará a crescer no momento certo! Deus está no comando e faz tudo da melhor maneira para nós! E que legal que minha amiga tem curtido a gravidez!! Acho que era tudo o que vc queria, né!? Woltony, mto legal vc ficar lendo sobre a melhor dieta para a Lú! Isso só demonstra, mais uma vez, o seu grande amor por ela! Bem, amigos, até mais!! Mil beijos!!!

    ResponderExcluir