quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Resultado da ressonância

Ola amigos,

Hoje o nosso dia começou bem agitado! Logo pela manhã, a Luciana foi realizar o exame de ressonância magnética. Como a gente havia comentado, conversamos com o nosso médico ontem à tarde e fizemos a opção por realizar o exame sem contraste. O horário marcado era 08h30min, mas o médico falou que se a Luciana quisesse chegar mais cedo eles tentariam encaix-lá entre uma ressonância e outra. No fim, chegamos às 08:30, mas já estavam todos só esperando ela chegar! Assim, a Luciana já foi para o vestiário para se preparar para o exame... ela foi muito bem tratada por todos, desde a recepção até a sala de ressonância. Desde a primeira ressonância em SP, a gente sempre pede para que eu possa ficar na sala com ela. Assim, ela deita e entra no aparelho e eu fico sentado na ponta, colocando a minha mão sobre o pé dela, para que ela se sinta mais tranqüila. Só não dá para conversar, até mesmo porque o barulho da ressonância é ensurdecedor (tanto que a gente fica com aqueles protetores auriculares).


Após o exame, pedimos para conversar com a médica radiologista. Ela foi super simpática conosco. Procurou saber de todo o histórico da Luciana, desde quando ela tinha sentido os primeiros sintomas até agora. Ela perguntou também o que a Luciana estava sentindo agora, se ela estava se sentindo melhor após o início da quimioterapia e como estava o bebê. Eu vi que ela perguntava não só como médica, mas como mulher também. Ela falou que não conseguiu perceber nenhuma anormalidade no exame da Luciana. Nossa, foi mais um alívio para a gente!!! Ela explicou que o exame realmente não é tão preciso quanto o que é feito com o contraste, porém existem alguns artifícios para saber se existe algum tumor ou não, e ela não tinha achado nada. Ela falou também que concordava com a decisão de não usar o contraste. Porém, como a Luciana havia melhorado e não apresentava alguns sintomas mais graves de câncer no cérebro, não precisaríamos correr esse risco agora.


Quando terminamos a conversa, parecia que mais um peso tinha saído das nossas costas. Já na saída da clínica a moça da recepção pediu que aguardassemos um pouco, pois o médico que havia feito o PET/CT queria conversar conosco. Ele foi muito atencioso e inclusive mostrou algumas imagens do novo PET que foi feito. Poxa vida, foi muito bom ver a diminuição do tumor! Ele comparou algumas imagens do primeiro exame com o segundo, e dava para perceber que algumas áreas inclusive haviam sumido! Ele falou que a Luciana tem que continuar a quimio, pois essas lesões podem voltar a aparecer. O tratamento prevê seis ciclos de quimioterapia, com uma avaliação a cada dois ciclos. Junto com a avaliação da Luciana, a Helena também será acompanhada, principalmente através das ecografias.


Por falar em Helena, a nossa pequena tá que se mexe!!! Durante o exame de ressonância, principalmente devido ao barulho do aparelho, a Luciana falou que ela não parava de mexer! Amanhã, temos consulta com o obstetra, as duas serão avaliadas! Talvez seja feita a ecografia morfológica, onde o médico examina cada órgão do bebê, verificando se o mesmo está com o desenvolvimento normal. É emocionante ver o milagre da vida acontecendo, e temos certeza que esse milagre está acontecendo de uma forma perfeita dentro da Luciana, com a nossa pequena Helena.


Hoje tivemos um dia muito agradável, muito especial mesmo. Não porque tivesse acontecido algo inusitado, mas porque conseguimos conversar bastante. Falamos sobre as mudanças que aconteceram nas nossas vidas depois que descobrimos o câncer. Mudanças não só na nossa vida, mas na vida de muitas pessoas ao nosso redor. Uma das coisas que o câncer faz é trazer de uma forma muito realista a possibilidade do insucesso, da dúvida, do medo. Toda hora você se depara com uma informação nova ou algum sintoma que você não consegue classificar e aí a cabeça vai longe, pensando mil e uma coisas. Falando sobre as mudanças, não tem como negar que hoje nos sentimos muito mais próximos de Deus. É como se Deus tivesse nos trazido para mais perto dEle, sentimos a segurança que só Ele pode dar. Não que não tenhamos nossos momentos de fraqueza, mas agora sentimos de uma maneira mais forte onde está o nosso porto seguro. Enquanto escrevo, lembro do apóstolo Paulo, quando ele mesmo teme pela própria morte e comenta (2 Cor 1:8 e 9)


"Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos
sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de
desesperarmos até da própria vida.
Contudo, já em nós mesmos, tivemos a
sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita
os mortos
"



Não que tenhamos que abandonar os tratamentos ou achar que eles não são importantes. Claro que eles são! Porém a confiança está em alguém que é muito maior que nós, muito maior do que podemos imaginar e com certeza muito maior que o próprio câncer! Como esses dias a gente leu em um livro... o “C” de Cristo é muito superior ao “c” de câncer!


Amigos, antes de me despedir queria deixar mais um versículo, que está em Filipenses 4: 6 e 7


"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de
Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a
vossa mente em Cristo Jesus
."

Essa é paz que todo dia procuramos, a paz que não vem dos diagnósticos, das estatísticas, mas sim de Deus!
Obrigado mais uma vez por todo o carinho. Saibam que tudo o que vocês estão fazendo pela Luciana tem aumentado a paz no coração dela!

Um grande abraço e fiquem com Deus!


Woltony, Luciana, Pedro e Helena

PS: A Luciana colocou no final do primeiro post do blog (em outubro) as duas cartas que ela escreveu na época em que foi diagnosticada a TEP (Tromboembolia Pulmonar), época em que ela ficou internada na UTI. Só para ajudar a entender o processo do diagnóstico de TEP até o câncer.

17 comentários:

  1. Queridos amigos,

    Não há um único dia em que eu não me emocione lendo os seus relatos.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Wolty e LU,

    Eu nao consigo parar de chorar! O amor de Deus e taoo infinitamente grande, que nao da nem mesmo pra explicar. Como eu nao canso de falar, a Lu e a Helena sao frutos do sonhos de Deus.

    Eu fico feliz em saber que Deus esta cuidando, curando, tratando nao somente a Lu mas todos nos. Eu tenho aprendido muito, tenho visto as coisas de uma forma diference, mas o que eu tenho mais visto sao as respostas de nossas oracoes, o cuidado DELE como os filhos DELE.

    Contiuamos orando, e sabendo que nosso Deus soberando esta cuidando de voces.

    "Lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de vós" (I Pedro 5:7 ACF)
    Que perfeito descanso conseguimos quando ao vir ao Senhor Jesus, tomamos o seu jugo sobre nós, o jugo que Ele próprio sempre portou, e que Ele agora amorosamente impõe sobre todo o Seu povo. Ó, é um jugo suave e um fardo leve. O amor alegremente aceita o que o INFINITO AMOR impõe. Nós então ficamos satisfeitos em saber que cada um de nossos interesses é indescritivelmente precioso para Ele: que cada fio de cabelo está contado1; que cada lágrima é colocada em Seu odre2, e que cada sinal é notado. Nada pode ferir aqueles que Ele mantém como a menina do Seu olho3. Nosso único perigo é começarmos a planejar por nós mesmos e assim nos colocarmos praticamente fora de Suas mãos: - Ele irá nos trazer de volta, qualquer que seja o custo em sofrimento para nós, de modo a nos submeter INTEIRAMENTE às Suas amorosas e perfeitamente confiáveis mãos.

    Lu, eu acho que voce deveria escrever um livro! Pois eh o milagre e o amor de Deus operando na sua vida e na vida da Helena, das pessoas ao seu redor, e em todos nos, tem com certeza nos aproximado DELE.

    Lu , Wolty, Helena e Pedrinho,

    Nos amamos muito voces, voces estao constantemente em nossas oracoes e em nosso pensamento.

    To super feliz q a Helena ja esta nos dando alegrias com seus sinais de vida e do amor de Deus. Que Natal especial todos nos iremos ter! ;)


    Deus abencoe voces infititamente.

    Beijos abracos,

    Georgi e Eliane

    ResponderExcluir
  3. Nossa!Forte né? Não sei o q estou sentindo,entre choro,felicidade,arrepios,muito orgulho de vcs.mim ta atrapalhada,sei q dizer não.Mas estarei em festa com Deus por tantas maravilhas.Woltony,vc não existe,eu mulher,sei como é necessario um marido assim,em momentos delicados.Parabens cara,vc é os olhos de Deus.Luciana,meu coração explode,de tanta felicidade.amo vcs bjus.

    ResponderExcluir
  4. Meu amores!!!!

    Nosso Criador é infinitamente Bom. Só sofremos qd não conseguimos nos sintonizarmos a ele; qd somos imensamente vaidosos e egoístas.
    Hj, vcs e nós, não conseguimos sair mais da Sintonia Divina. Hj é tempo de ver o que a verdadeira Fé e a vontade de Amar faz conosco.
    A cada dia mais alegrias e o peso do fardo ficando mais leve. Helena está viva e vc também e isto é a resposta de Deus às nossas dores, às nossas súplicas.

    Fiquem na Paz do Divino Mestre Jesus e de Maria Santíssima.

    Bjs
    Tia Dete

    ResponderExcluir
  5. "Todos nós sofremos grandes mudanças em nossa vida, que são mais ou menos uma segunda oportunidade." Harrison Ford

    (Renato, Cris e Mariana)

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez me emocionei com o relato de vocês.
    Que boas notícias!!!
    Cada vez que vocês dizem que a Helena se mexeu meu coração dá pulos de alegria.
    Realmente “C” de Cristo é muito superior ao “c” de câncer!
    Acreditamos muito nisso.
    Beijos
    Elaine

    ResponderExcluir
  7. Nossa gente!!!!!Que felicidade!!! O que foi que eu disse??? É só acreditar e ter fé que tudo dará certo sempre!!!!! Estou muuuuiiiito feliz por vcs!!!Nossa nem tenho palavras para expressar a minha felicidade e cada vez mais acredito na bondade divina e bondade humana!!!!
    muitos bjs e sinta-se abraçada nesse momento!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Que ótimas notícias.
    Ficamos muito felizes em sabê-las.

    almos 38:9 Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.

    beijoS>

    ResponderExcluir
  9. Luciana e Woltony,
    Outro dia tinha entrado no blog de vocês, por indicação da Simone Pedra, uma amiga em comum. Me atrapalhe com a tecnologia e perdi o comentário...Hoje não quero deixar de lhes oferecer meu carinho e abraços, ainda que virtualmente. Minha família, como a de vocês, "acordou assustada" em 30/3 com um diagnóstico de cancer na minha mama direita. Fiz cirurgia com a retirada total da mama, dois ciclos de quimio (um com 4 sessões e outro com 8), e terminei a radioterapia na semana passada, e já curto o cabelo curtinho e renascido. Os exames realizados 6 meses após a cirurgia indicaram o acerto do tratamento; da fé em Deus (sempre); e do amor do meu marido, Jorge, da minha filha de 4 anos e 6 meses, a Laura, e de toda a família e amigos. Tenho certeza de que vocês continuarão a ser abençoados, e curtir muito Pedro e Helena. Que Deus lhes abençoe, hoje e sempre.
    Iluska - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  10. Nossa, mas que alegria ler essas palavras!!! Não posso descrever minha emoção e satisfação!!! Como é ótimo saber que o exame teve o resultado que todos esperávamos!!! Essa semana foi memorável, com notícias fantásticas!!!! Como estou feliz!!! E com toda certeza, para fechar a semana com chave de ouro, os exames com o obstetra também terão resultados excelentes e mostrarão que a Helena está com mta saúde e bem protegida!! Ah, como estou tranquila agora... Agora posso viver meu dia com alegria! A história de minha querida amiga já faz parte de mim, de minha vida! Ler o blog e saber que tudo está bem, que as coisas estão se encaminhando da melhor maneira, que Deus está sempre presente e guiando vocês é a melhor coisa do mundo! E com toda certeza, o câncer tem um "c" bem pequeno e não será páreo para todo o amor que sentimos por vocês!! Fiquem com Deus, meus queridos, estou sempre com vocês!! Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi meus amigos queridos,

    Como é bom receber notícias tão positivas!
    Que Deus continue cuidando da nossa amada Lulu!
    Beijocas otimistas,
    Bia

    ResponderExcluir
  12. Glória a Deus!!!
    Estava sem ler por alguns dias e fiquei muito feliz com os resultados. Tem uma música evangélica que diz " não vivo do que vejo, mas vivo do que creio" e Vocês estão vivendo pela fé e isso está trazendo cura e renovação! Deus continue abençoando essa família linda!!!Bjos da Cris

    ResponderExcluir
  13. Sabe Lú, mesmo estando longe, mas ao mesmo tempo perto com as notícias diárias do blog, contemplamos como O Senhor é fiel, como nossas orações chegam diante do trono, como o Senhor está no controle de tudo e de todas as coisas. Sabemos que já estar determinado tudo, mas o Senhor manda que oremos, para podermos ter comunhão com Ele, para podermos reconhecer que Ele é Deus, que Ele é o Deus do impossível, que tudo depende d'Ele, que o progresso que estamos vendo é permitido por Ele.
    Como fico feliz, de vê em quem vcs estão dependendo, em quem vcs estão confiando, em quem vcs estão esperando.
    Continue assim meus amados, porque o Senhor honra, quem reconhece que só Ele é Deus, que só Ele é capaz de mudar qualquer situação em quem nos encontramos, só Ele é capaz de nos tirar do deserto e nos colocar num manancial. É só Jesus a fonte.

    Que o Senhor continue conduzindo sua história e dando sabedoria a equipe que está cuidando dessas duas preciosidades aos olhos de Deus. Luciana e Helena.

    Um gde beijo.

    Silvana Márcia!!!

    ResponderExcluir
  14. Queridos, ontem estávamos conversando aqui em casa sobre essas situações que passamos e não entendemos. Meu pai falou algo muito certo, será que se Paulo não tivesse sido preso ele teria parado para escrever as cartas que nos deixou? Isso que a preocupação dele era pregar, pregar e pregar, mesmo levando o Evangelho Deus precisou dar uma parada nele para que ele fizesse Sua vontade.
    Vejo que a vida de vocês está sendo usada e fico muito feliz. Quem conhece a Jesus entende a minha alegria, né?
    Da citação que vocês fizeram hoje, Filipenses 4: 6, destaco "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" Com ações de graças, com ações de graças... Hoje nas minhas orações pedirei a Deus, suplicarei por vocês e, acima de tudo, agradecerei toda esta situação. Tenho certeza que ela é fruto de um dia vcs terem dito a Deus "eis-me aqui". Sei que Deus está usando vocês dessa forma porque não é qualquer um que se entregou como vocês.
    Estou a cada dia de olho neste blog e orando muito, tentando de longe estar com vcs e participar das alegrias de cada dia, um por um devemos viver e vejo que vcs estão vivendo dia a dia.
    Beijos e fiquem com a paz do Senhor.
    Clarissa. Meu e-mai é clamarzullo@hotmail.com, se vcs puderem me passar o telefone eu gostaria de tentar falar com vcs, se não for incomodar, lógico!

    ResponderExcluir
  15. Woltony e Lu, a cada vez que entro aqui no blog eu sempre me emociono... é impressionante! Vocês têm o dom da palavra e conseguem passar emoção ao escrever..

    Hoje fiquei com muita vontade de falar com a Lu, mas por outro lado sei que ela está mais em repouso e não quero de forma nenhuma atrapalhar, mas qq hora dessas eu quero trocar umas palavrinhas com vc, amiga!! Seu maridão sempre me dá muita atenção e tem toda paciência de ficar conversando comigo, uma graça!

    A notícia da ressonância realmente foi um alívio, confesso que eu estava um pouco tensa, aguardando o resultado. Mas Deus é mais! Ele é quem determina a direção das nossas vidas e nos resta somente aceitar.

    Vira e mexe eu lembro de um post de vocês no blog sobre um trecho da bíblia dizendo para não sofrer por antecipação.. eu não conhecia e confesso que vira e mexe eu me pego pensando na frase!

    A cada postagem no blog vcs me passam algum tipo de ensinamento, seja de amor, de compaixão, de cumplicidade, de felicidade, de união, de respeito.. são tanto sentimentos positivos e intensos que por diversas vezes fico "bege" com tamanha capacidade de vcs, meus amigos. Sinto muito orgulho de vcs, do fundo do meu coração.

    Sou um pouco confusa pra escrever, mas eu vou tentando!! kkkkk

    Fiquem bem meus amigos, estarei na torcida para que o exame da Helena seja o melhor possível.

    Milhões de beijos e abraços apertados.

    ResponderExcluir
  16. OLA QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA CONTIGO!!!!!!!!
    lEIA COM CARINHO VIU?
    QUEM DEU CREDITO A NOSSA PREGAÇÃO? E QUEM SE MANIFESTOU O BRAÇO DO SENHOR? PORQUE FOI SUBINDO COMO RENOVO PERANTE ELE E COMO RAIZ DE UMA TERRA SECA; NAO TINHAM PARECER NEM FORMOSURA OLHANDO NÓS PARA ELE, NEM UMA BELEZA VÍAMOS, PARA QUE O DESEJASSEMO0S. ERA DESPREZADO E O MAIS INDIGNO ENTRE OS HOMENS, HOMEM DE DORES, EXPERIMENTADOS NOS TRABALHOS E COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDIAM O ROSTO ERA DESPREZADOS E NAO FIZEMOS CASO DELE ALGUM. VERDADEIRAMENTE, ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES E AS NOSSAS DORES LEVOU SOBRE SI; E NÓS O REPUTAMOS POR AFLITO FERIDO DE DEUS E OPRIMIDO. MAS ELE FOI FERIDO PELAS NOSSAS TRANSGRESSÕES E MOIDO PELAS NOSSAS INIQUIDADES, O CASTIGO QUE NOS TRÁZ A PAZ ESTAVAS SOBRE ELE, E PELAS SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS. ISAIAS 53 1 a 5. beijos a todos

    ResponderExcluir