segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Fique bom logo Fanfarrão!

Olá amigos,


Ontem não escrevemos. Graças a Deus a Luciana vem melhorando e apesar de estar apresentando alguns sintomas, nada é tão preocupante quanto o que aconteceu na semana passada. Ela ainda sente muitas dores no estômago, um pouco de falta de ar e agora apareceram algumas descamações na pele com a presença de coceira também. O médico falou que isso pode ser um sintoma da quimioterapia que afeta a renovação das células da pele.
A razão de não termos escrito ontem foi que o nosso fanfarrão ficou um pouco dodói. Nós achamos que ele pegou alguma virose, pois o nariz dele está escorrendo muito e, principalmente à noite, ele tosse bastante. Ele não apresenta febre e o apetite dele está bom, porém, à noite, ficamos acordados porque ele acorda por causa da tosse. Essa é justamente a semana de baixa imunidade da Luciana... temos que tomar cuidade com isso.

A Luciana voltou a fazer a acupuntura regularmente. Nossa, na sessão de hoje foi até difícil tirá-la da maca, já que ela relaxou bem! Como falamos em um post passado, o tratamento é um somatório de vários elementos, que vão desde a quimioterapia até a acupuntura, passando por questões nutricionais e de estilo de vida.

Por falar em estilo de vida, tenho lido muito sobre como o estilo de vida pode afetar no aparecimento dos casos de câncer. Alguns autores dizem que quase todos nascem “programados” para algum tipo de câncer, porém existem diversos fatores que podem ou não abreviar o aparecimento da doença. Um deles é justamente o estilo de vida.
Esse livro que estou lendo relata o caso de um ator que teve um câncer e o mesmo desapareceu. Na época ele vivia uma vida voltada para o trabalho, se alimentava mal, descansava muito pouco e vivia muito estressado (quase como qualquer um de nós, né?). Ele atribuiu o aparecimento do câncer a esses fatores e decidiu mudar de vida. Porém com o passar do tempo ele caiu no mesmo estilo de vida de antes e por isso ele pensava o tempo todo: “Desse jeito eu vou acabar tendo uma recidiva”. Dito e feito! Meses depois ele voltou a apresentar câncer. Não que eu ache que isso explique tudo, mas sinceramente creio que a forma como levamos a vida influencia muito nas coisas que nos acontecem.

Desde que descobrimos que a Luciana estava com câncer, muitas coisas mudaram em nossas vidas. Agradecemos muito a Deus, pois temos visto que muito dessa mudança foi conduzida e guiada por Ele. O câncer traz consigo sempre um conceito de luta (é muito comum a gente escutar que “fulano” está em uma luta contra o câncer). Olha, é verdade! É uma luta mesmo...uma luta travada no dia a dia. Os sintomas do tratamento, as dúvidas que surgem toda vez que acontece algo diferente, a apreensão para saber se o tratamento está sendo efetivo ou não... e tantas outras dúvidas. Mas como qualquer luta, diversas lições podem ser aprendidas. Uma delas é a de viver um dia por vez. Cristo já disse isso em Mateus 6: 33 e 34

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos
serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia
de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

Antigamente eu pensava: “Como eu não vou me preocupar com o dia de amanhã?!" Poxa, eu passo boa parte do meu tempo planejando o que eu vou fazer nos próximas dias. Quando descobrimos o diagnóstico do câncer, nada era tão importante quanto o momento atual! Se a Luciana esta bem, podemos aproveitar! Se a Luciana não esta bem, vamos fazer de tudo para que ela melhore! Uma coisa de cada vez, passo a passo... amanhã a gente se preocupa com o que vai acontecer amanhã! Claro que, na prática, a gente acaba se programando para alguns eventos futuros, mas eu vejo que viver esses momentos futuros em detrimento do atual não é a melhor escolha.

Esses dias eu estava conversando com o meu pai sobre o caso da minha tia Dete (que sempre nos acompanha aqui no blog). Ela escorregou e caiu em casa, tendo uma fissura em uma determinada vértebra (graças a Deus ela está melhor e pediu para agradecer o apoio de todos). Falávamos também que a toda hora vemos pessoas que morrem de bala perdida ou acidentes. Em um determinado momento ele falou, de um modo bem despretensioso: “É... viver é perigoso”. Poxa, aquilo ficou na minha cabeça. A gente vive como se estivesse rodeado por uma bola de aço, mas na verdade vivemos em uma bola de sabão, tão frágil que qualquer coisa pode fazer com que ele estoure.

A grande razão talvez de eu estar falando essas coisas é para dizer que isso tem sido um grande aprendizado para nós, ainda que um aprendizado pesado e doloroso. O nosso bom Deus tem nos guiado de uma forma incrível! Eu vejo a Luciana e penso em como Deus tem agido na minha amada esposa, dando uma força sobrenatural para ela. Eu confesso que às vezes vejo a Luciana como um touro, daqueles bem fortes. Ainda que abatida pelas questões físicas e emocionais, ela segue em frente. Também me deixa muito feliz saber que é Deus quem tem dado para ela essa força e esse bom ânimo, permitindo que ela não desista da caminhada.

Amigos eu vou ficando por aqui. Gostaria muito de abraçá-los e dizer o quanto gostamos de cada um, o quanto desejamos um dia poder reunir todos vocês e comemorar a cura da Luciana, o nascimento da Helena e a nossa amizade. Quem sabe isso não pode acontecer mais rápido do que imaginamos! Eu já fiz o meu pedido de natal e tenho certeza que o nosso querido Pai já ouviu!

Um grande abraço e fiquem com Deus! Deixo um trecho do Salmo 103: 1-6

"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo
nome
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus
benefícios.
Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as
tuas enfermidades,
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de
benignidade e de misericórdia,
Que farta a tua boca de bens, de sorte que a
tua mocidade se renova como a da águia.
O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos
."

21 comentários:

  1. Oi Wolty, Lú, Pedro e Helena. Melhoras para o Pedrinho, logo logo ele estará bom, criança recupera super rápido né??Continuo aqui em oraçao e a disposição, como enviei um dia via SMS, em relação a alguma dúvida na parte nutricional.Um beijo carinhoso
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá queridos,

    Quão profunda e preciosa foi sua reflexão hoje Woltony!!!! daquelas da imprimir e ficar lendo de vez em quando para não esqucermos e sermos "consumidos" pelo nosso dia a dia. Tenho certeza que toda esta situação tem trazido transformações e questionamentos profundos para todos nós. Sou muito grata por vcs compartilharem toda a luta e, principalemnte, as lições conosco. Durante todo este processo, passamos a conhecê-los e admirá-los muito mais. Vários aprendizados preciosos são retirados daqui!!!! não me canso de agradecer a Deus por vcs em nossas vidas.
    Amamos muitos vcs e saibam que vcs(toda a família) são seres humanos muito especiais.
    Permaneçam na presença do Senhor, pois Nele encontraremos a verdadeira Sabedoria.
    Amamos muito vcs!!!!
    bjs no coração
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  3. Queridos Lu e Woltony,
    a Gianna estava do mesmo jeito semana passada: tossindo mas super bem, comendo e brincando. Resolvemos deixar passar e ela acabou melhorando. Acho que são daquelas viroses mesmo pois vi um monte de criança na maior tossideira. Só colocava soro fisiológico no nariiz dela para não acumular muco. Mas depois da questão de ordem "operacional" tenho que dizer que você realmente fez uma ótima meditação sobre os dias que têm passado. Viver um dia de cada vez é a coisa certa para todos. Claro que planejar é necessário mas não podemos "viver" o futuro. Então que vivamos o presente e que Deus continue a abençoar vocês como sempre abençoou. Sempre.
    Grande abraço,
    Marília, Dan e Gianna

    ResponderExcluir
  4. Oi meu primo;
    Fico a imaginar quão obra grande o Senhor tem para sua família.
    Qdo li hoje o seu escrito, veio logo a minha mente o povo de Deus, qdo não confiou no Senhor no deserto. Ex.16 e 17. Onde fala sobre a fome, e o Senhor dava o maná a cada dia, e o povo não confiou e pegava mais comida para o outro dia, e você sabe o que acontecia, o Senhor permitiu que ficasse podre, sabe pra que meu primo, pra que o povo aprendesse a confiar no Senhor sabendo que a cada dia Ele supriria.
    E é isso que o Senhor espera de nós, que vivamos a cada dia, sem se preocupar com o dia da manhã, porque o dia da manhã a Ele pertence.
    Domingo qdo a minha igreja orou pela Lú, fala a ela que a vi na mente com gde esperança no meu coração, ela lá no púlpito dando o testemunho de cura e salvação em Cristo Jesus. Dando o testemunho na ig., aqui em Fortaleza que orou por ela. Que benção né, será para a honra e glória do Senhor.

    Sinta-se abraçada pelo Senhor.

    Um gde beijo.

    Silvana Márcia

    ResponderExcluir
  5. Olá Woltony e Luciana,
    Estou impressionada com a força de vocês.
    Como fico pensando que às vezes somos mediocres com as nossas reclamações dos probleminhas do dia a dia.
    Fiquem com o Senhor e Filiz Natal.
    Bjs

    Diva Requião

    ResponderExcluir
  6. Poxa Woltony, suas palavras me pegaram de jeito!! Fiquei realmente emocionada, uma lição de vida! Aliás, o blog tb tem disso: nos alimenta a reflexão diária! Poxa, vc sempre termina nos agradecendo, mas hj faço questão de te agradecer pelas palavras tão bacanas, tão sinceras e tão profundas! Realmente, nosso estilo de vida dita quem somos.. É bem aquele ensinamento que diz que colhemos o que plantamos! Isso acontece fisicamente e espiritualmente, né!? O mais importante é que temos o livre arbítrio para mudar nosso estilo de vida e torná-lo melhor!
    Desejo melhoras para o Pedrinho fofo! Logo esse fanfarrão vai ficar 100% de novo! Essas crianças de hoje são bem fortes e se recuperam rápido!
    Que bom saber que minha querida está se sentindo melhor.. Todos os dias antes de dormir penso nela e em vocês, e peço a Deus para guiá-los nessa jornada de luta! Tb peço para que a cura esteja próxima! Continuem firmes, meus queridos! Tenham uma ótima terça! Beijos carinhosos...
    Christiana

    ResponderExcluir
  7. Queridos amigos, fico pensando em vocês e orando e penso que tudo pode parecer difícil, mas vocês estão nas mãos do Senhor e isso é maravilhoso. Estou passando o blog ao meu pastor.
    Pensando nisso de aceitar Jesus resolvi esclarecer o que significa, acho que nem todos entendem. Acredito que só vai somar aos amigos que lêem as postagens da Lu e do Woltony e dos amigos que estão na mesma fé.

    O que é aceitar Jesus?

    Você já foi convidado para muitas coisas nesta vida, certo? Para alguns desses convites você disse sim e a outros não. Hoje eu estou fazendo um novo e especial convite para você, aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador!

    Mas o que é aceitar Jesus?

    Aceitar a Jesus é a expressão usada pelos evangélicos para indicar duas coisas:

    1º - Aceitá-lo como Salvador
    Neste primeiro caso você estará concordando que é pecador, precisa de salvação, que o sacrifício de Jesus na cruz é suficiente para garantir a sua salvação e com isto não necessitará da intervenção ou intercessão de qualquer outro por mais privilegiado que possa parecer.

    É um ato de humildade, arrependimento e fé.

    2º - Aceitá-lo como Senhor
    Neste segundo caso você estará renunciando as coisas deste mundo para servir exclusivamente ao Senhor Jesus. Diz respeito ao plano prático da fé.

    Não é uma expressão da boca para fora; também não é apenas ir a uma igreja ou ser chamado de evangélico, envolve uma completa submissão ao nome de Jesus, à autoridade de jesus, sua palavra (bíblia sagrada) e a sua vontade.

    Ao aceitá-lo como Senhor estamos nos colocando na posição de servo para obedecer a sua palavra e renunciar nossas antigas crenças, costumes, hábitos e comportamentos que nos afastavam do Senhor Jesus.

    A bíblia usa o terno nascer de novo, para indicar que há necessidade de morrermos para o mundo e nascer em nova vida para Jesus.

    O ato de aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador lhe garantirá de imediato a salvação de sua alma e é o único caminho que temos para nos livrar da condenação do inferno e chegarmos ao céu. Parece horrível, mas é isso mesmo! Imagina que nós pais desse mundo temos regras, deixamos claro aos nossos filhos que em relação a certas escolhas ficamos de fora. Deus é educado e nos respeita, ele está esperando que façamos essa escolha de estar com Ele, de nos submetermos a Ele, para que ele atue em nossas vidas.

    O convite está feito, porém, a decisão é exclusivamente sua. Ninguém poderá forçá-lo a aceitar Jesus.

    Este aceitar está baseado no que diz em Romanos 10.9

    "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".

    Amigo, abre a tua boca agora e diz em voz alta a tua escolha, aceite Jesus como único Senhor e Salvador da tua vida!!!

    Amo vocês em Cristo Jesus!!!
    Clarissa Marzullo.

    ResponderExcluir
  8. Woltony,

    Tenha certeza que o nosso pedido de Natal é o mesmo. O Senhor já nos ouviu!

    Beijos
    Faby's e família.

    ResponderExcluir
  9. Olá Woltony!
    Estamos torcendo pela melhora do pequeno cantor!
    Adorei essa mensagem de hoje. A nossa vida é muito vulnerável mesmo, eu bem sei disso. Devemos saber aproveitar os melhores momentos para crescermos e nos sentirmos bem... é isso.
    Espero que a cada dia esse cancer vá embora... e que vcs possam aproveitar ainda mais esse amor em família.

    Continuem em Cristo!
    Beijos
    Dri e Xande

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse salmo,já me ajudou muito em momentos de meditação.

    Realmente, viver é tão pergioso,né? por isso temos que dar graças a Deus a todo momento pela vida que temos.
    Força pra vcs, virei sempre o blog!

    ResponderExcluir
  11. Olá Luciana, Pedro, Woltony e Helena!
    Dei ima passsadinha para desejar feliz Natal eque no no que vem vocês quatro estejam conosco na Serenata de Natal!
    Grnde beijos serenateiro!

    ResponderExcluir
  12. Lu, Woltony, quanto tempo...
    Tive notícias de vcs por uma amiga, que mesmo sem conhecê-los pediu para eu dar uma olhadinha no blog. Segundo ela, mais do que uma lição de vida, vcs transmitiam muito amor e muita fé. Curiosa, fui dar uma espiadinha, e logo que me deparei com o nome "lucianaewoltony", pensei: epa! eu conheço Luciana e Woltony!!!
    Mas a alegria de reencontrá-los, ainda que virtualmente, foi imediatamente invadida por uma onda de perplexidade ao ver o problema que vcs vem enfrentando. Várias interrogações vieram a minha cabeça, enquanto lembrava dos nossos tempos de colégio; eu que vi o início do namoro de vcs; a Luciana, sempre tão doce e tranquila, com um sorriso encantador... Demorei um pouco até entender tudo o que estava acontecendo mas acompanhar dia-a-dia o blog de vcs me motivou a entrar em contato, dizer que mesmo depois de todo esse tempo ainda me lembro com muito carinho de vcs... Ver a maturidade do amor que floresceu, a força e a fé que vcs transmitem realmente toca o coração da gente. Gostaria que vcs soubessem que desde o primeiro dia que li o blog me uni a vcs em oração, na esperança pela sua cura, Luciana, e pela saúde de Helena (sempre adorei este nome!). A todo instante que penso em vcs, elevo meu coração a Deus, pedindo, em oração, conforto e resignação nessa momento tão difícil que vcs vem enfrentando. Minha mãe, Maria Emilia, que participa da "liga feminina de combate ao câncer, no hospital de base, tb tem feito parte dessa corrente de fé. Ela deve postar um comentário em breve...
    Um grande beijo para vcs.
    Aline - CMB

    ResponderExcluir
  13. Vamos deixar combinado o seu desejo no último parágrafo?

    Aproveitamos para desejar à Você, Luciana, Pedro e Helena, nossos votos de um:

    Feliz Natal!

    http://elfyourself.jibjab.com/view/9p2syXJvjDWAlSPUQpLC

    (Renato, Cris e Mariana)

    ResponderExcluir
  14. Meu querido!
    Amanhã viajo para a casa da minha mãe (quase sempre chamo de minha casa também) em João Pessoa e não sei se conseguirei acompanhar os sucessos de vocês nessa luta, mas deixo meu carinho, minha torcida e meus pensamentos com vocês nesse Natal.
    Eu também, às vezes, penso que viver é perigoso, mas acredito que não devemos ter esse pensamento como base de vida, senão viveremos sempre com medo. Na verdade, viver é uma benção, um presente, uma oportunidade de evoluirmos espiritualmente. Do futuro, não sabemos.
    Desejo que a paz esteja com vocês, Lu e Woltony, que esse período de festas seja de muita alegria e serenidade e desejo de coração que essa onda passe logo.
    Adoro vocês, meus amigos!
    Un beso muy gordo!!!!!
    Muuuuuuuack
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Meus queridos e amados amigos! Passo para desejar a vocês e família um natal iluminado!! Que vocês passem momentos de muita paz, tranquilidade e amor nos próximos dias! Que o Espírito de Luz continue guiando e confortando vocês! Sei que papai noel atenderá o pedido de nós todos, que é um só: a cura de minha querida amiga... Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia amigos,

    Dois dias sem postagem??? Fiquei meio preocupada mais depois me lembrei que é Natal e vcs devem estar super atarefados com os preparativos!!!!

    Espero que tudo esteja bem com vcs e a Luciana se recuperando...
    Um grande bj e que o Natal seja maravilhoso pra vcs, tudo de bom hoje e sempre!!!

    Marília

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Espero que esteja tudo bem com a Luciana.

    Quero desejar à vocês um Feliz Natal, na Paz de Jesus e no Amor de Maria.

    Beijos
    Kelly Cristina - São Paulo

    ResponderExcluir
  18. Querida família, passamos aqui pra desejar um grande natal, que as esperanças se renovem em seus corações e que Cristo os abençoe sobremaneira , sem medida. Aprendemos nesse tempo a amá-los e admirá-los mais ainda por vermos a fé e a luz do Senhor nos testemunhos e na vida de vcs.
    Não esqueçam que vcs são amados do Senhor e estão em nosso coração e orações...grande bj Tati, Beto, Pe e Thales

    ResponderExcluir
  19. Olá queridos,
    Tudo o que o Wolty escreveu nos faz pensar no ano vivido e nas graças e dificuldades passadas. Viver um dia de cada vez nos dá a oportunidade de aproveitarmos cada instante e a presença de cada um que amamos em nossas vidas. Muitas vezes corremos tanto que não prestamos a atenção em gestos de amor e carinho, que na verdade é o que vale na vida. Vocês dentro desta tribulação tem nos ensinado bem a importância desta freada na vida e de se viver um dia por vez. Vocês são pessoas de Deus que mesmo nas dificuldades estão sempre dando amor ao próximo.
    Com a certeza a vida é um constante perigo e só estamos aqui lutando porque temos fé em um Deus maior que ilumina a nossas vidas e nos protege a cada risco.

    Desejamos a vocês um ótimo Natal e que o menino Jesus nesta noite de amor não nos deixe esquecer que a sua vinda é a prova maior do Amor de Deus, pois nos deu seu filho para salvar-nos.
    Seu presente Wolty também é o nosso e com certeza ele será recebido e muito festejado logo, logo.
    Nossa querida Lú que o menino Jesus traga o seu pedido e proteja a vida e saúde da nossa Heleninha (ou Ana como o Pedro fala). Que o papai well venha com uma barba bem grande (que dá "gostura" no Pedrão) e dê ao nosso músico muita alegria e felicidades.
    Muitos beijos Lú, Woltý, Pedrão e Heleninha.
    Amamos vocês, Kelly e Sandro.

    ResponderExcluir
  20. Luciana e Família

    Espero que seu Natal seja feliz e alegre...
    Porque coisas boas deverão contecer...à alguém tão especial como você!!!

    FELIZ NATAL A VOCÊ E TODOS DA SUA LINDA FAMÍLIA.

    Bjs, bjs,
    Lígia e Família

    ResponderExcluir
  21. Um Feliz Natal a todos vocês! Que Deus os abençoe!
    Beijos,
    Aline e Maria Emilia

    ResponderExcluir