quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A festa de Babette!

Oi amigos,


Nem acredito que esse ano está no fim!! No dia 01/01/2009, me lembro do Woltony dizer: "sinto que esse ano vai ser muito bom!" O ano foi passando e várias coisas foram acontecendo... algumas nos surpreenderam, mas eu não poderia dizer que o Woltony não teve razão, apesar de não esperar vários dos acontecimentos que fizeram parte desse ano!! O ano foi bom, aliás o ano foi ótimo e isso me faz lembrar de uma coisa chamada "graça". Se estou um pouco filosófica hoje, me perdoem... é fim de ano!! :-D


Quando lembro da "graça", lembro do livro do Philip Yancey, "Maravilhosa Graça". No capítulo 2, ele escreve sobre a famosa "Festa de Babette". Resumindo o resumo, no ambiente triste em que se situa a história, um pastor/ministro liderava um grupo de crentes de uma austera seita luterana. Lá, os poucos prazeres mundanos eram condenados, todos usavam roupas pretas e a alimentação consistia em bacalhau cozido e uma papa feita de pão escaldado em água enriquecida com um borrifo de cerveja. O velho pastor que mencionei acima tinha duas filhas, Martine e Philippa. As duas foram cortejadas, em suas adolescências: Martine por um jovem oficial da cavalaria e Philippa pelo famoso cantor de ópera, Achille Papin. Ambas, para cuidar do pai e para fugir dos prazeres da vida, respectivamente, abandonaram esses sonhos de amor. Quinze anos se passaram e as irmãs, agora, duas solteironas de meia-idade, tentaram assumir o papel do pai falecido, mas as coisas na vila já não eram as mesmas, enfim, a seita se estilhaçou.

Bem, resumindo, uma certa noite, as irmãs receberam, a pedido de Achille Papin, uma mulher que perdeu marido e filho durante a guerra civil na França, o nome dela era Babette. Papin dizia para as irmãs, em sua carta, que Babette sabia cozinhar e as irmãs, apesar de não terem dinheiro, ficaram com Babette durante doze anos. Ela trabalhava em troca de comida e um local pra dormir.

Um dia, Babette recebeu uma carta anunciando que uma coisa maravilhosa lhe havia acontecido: "todos os anos um amigo em Paris renovava o número de Babette na loteria francesa. Nesse ano, o seu bilhete fora premiado. Dez mil francos! As irmãs apertaram a mão de Babette parabenizando-a, mas lá no fundo seus corações desfaleceram. Sabiam que logo ela iria embora."

Babette, então, fez um pedido às irmãs: já que, naquele ano, elas iriam comemorar o centenário do nascimento de seu pai, o pastor falecido, ela gostaria de cozinhar uma verdadeira refeição francesa para o evento. Embora as irmãs fossem receosas da comida francesa, elas concordaram. Vários barcos ancoraram no vilarejo descarregando provisões para o grande dia: champanhe, vinho, tartaruga, trufas, faisões, presunto, estranhas criaturas que viviam no mar, entre outros ingredientes que, para as pessoas da aldeia, mais pareciam fazer parte dos preparativos de uma festa de bruxa.

Apenas onze pessoas, velhas e grisalhas, aceitaram fazer parte do jantar. "As irmãs ficaram satisfeitas ao saber que um hóspede inesperado se juntaria a elas: a senhora Loewenhielm, de noventa anos de idade, estaria acompanhada de seu sobrinho, o oficial de cavalaria que havia cortejado Martine tempos atrás, e que agora era general no palácio real."

Ao se iniciar a refeição, apenas o general comentou sobre a comida e a bebida, enquanto todos os outros apenas comiam as mesmas finas delicadezas raras sem nenhuma expressão ou comentário. "Quando o general entusiasmado elogiou o champanhe, um Veuve Cliquot 1860, Babette ordenou ao seu ajudante de cozinha que mantivesse o copo do general cheio o tempo todo. Apenas ele parecia apreciar o que estava diante dele."

Apesar dos outros convidados não comentarem sobre a comida, aos poucos, aquela comida começou a causar um efeito mágico sobre as pessoas, suas línguas se soltaram, eles falaram dos velhos dias em que o pastor ainda era vivo e tantas outras coisas maravilhosas aconteceram durante aquele jantar.

"O general, entretanto, não conseguia falar de nada além da comida. Quando o ajudante da cozinha trouxe o coup de grâce, codornizes preparadas em Sarcophage, o general exclamou que vira tal prato apenas em um lugar na Europa, no famoso Café Anglais em Paris, o restaurante que já fora célebre por ter uma mulher como chefe-de-cozinha. Cheio de vinho, o general levantou-se para fazer um discurso... no meio da simples congregação do pastor, foi como se toda a figura do General, com seu peito coberto de condecorações, fosse porta-voz de uma mensagem que tinha que ser transmitida. A mensagem do general era graça."


A cena final acontece no meio das louças para lavar, quando as irmãs percebem que ninguém havia falado com Babette a respeito do jantar:

" - Foi um jantar e tanto, Babette - Martine diz para começar.

Babette parece distante. Depois de um minuto ela responde: - Eu era a cozinheira do Café Anglais.

- Todos nós vamos nos lembrar desta noite quando você tiver voltado para Paris, Babette - Martine acrescenta, como se não a tivesse ouvido.

Babette lhes diz que não vai voltar pra Paris. Todos os seus amigos e parentes ali foram mortos ou feitos prisioneiros. E, naturalmente seria muito caro voltar para Paris.

- Mas e os dez mil francos? - as irmãs perguntam.

Então Babette deixa cair a bomba. Ela havia gasto tudo, cada franco dos dez mil que ganhara, na comida que haviam acabado de devorar.

- Não se assustem - ela lhes diz. - É isso que um jantar adequado para doze custa no Café Anglais."


Philip Yancey finaliza esse capítulo dizendo que "A Festa de Babette" é, não apenas uma história sobre uma ótima refeiçao, mas também uma parábola a respeito da graça:

"um presente que custa tudo para o doador e nada para o que recebeu. Isto é o que o General Loewenhielm disse aos carrancudos paroquianos reunidos ao redor da mesa de Babette:

`Todos nós fomos informados de que a graça deve ser buscada no universo. Mas em nossa loucura humana e nossa visão reduzida imaginamos que a graça divina seja finita... Porém, chega o momento em que nossos olhos são abertos, e vemos que a graça é infinita. A graça não exige nada de nós a não ser que a aguardemos com confiança e a reconheçamos com gratidão`

Doze anos antes, Babette aparecera entre aquelas pessoas desprovidas de graça. A graça veio àquelas pessoas na forma de uma festa, a festa de Babette, uma refeição desperdiçando uma vida inteira sobre aqueles que não a haviam merecido, que mal possuíam a faculdade de recebê-la. A graça veio como sempre vem: livre de pagamento, sem cordas amarradas, como oferta da casa."
É isso que tem acontecido em nossas vidas: temos recebido graça após graça durante esse ano de 2009. Talvez, não estejamos preparados para compreender a dimensão dessa graça (assim como no livro), mas sabemos que temos recebido graças diariamente. Temos recebido preciosidades dia após dia... vocês são uma dessas graças. Essas manifestações de amor, humanidade, desprendimento são uma prova disso.
Desejamos a todos vocês um ano maravilhoso com muitas alegrias, saúde, amor, paz e muita graça de Deus!!


Beijos com muito amor!


Luciana, Woltony, Pedro e Helena



Oi amigos,
Após o que a Luciana escreveu, gostaria somente de desejar a todos uma ótima passagem de ano e um 2010 repleto de amor, alegria, esperança e, como dito anteriormente, muita graça de Deus. Fiquei muito feliz quando vi que a Luciana escolheu essa estória para a nossa última mensagem do ano. Ela traduz algo que está muito presente em nossos corações e que vem nos acompanhando durante todo esse período: a graça infinita de Deus. A graça é muitas vezes difícil de descrever, porém muito fácil de sentir. Saibam que em todos os acontecimentos, vocês estiveram mais do que presentes conosco, e isso foi essencial em toda a recuperação da Luciana. Esse é um dos grandes presentes de Deus na nossa vida durante esse ano! Existem vários outros, como por exemplo, a gravidez da Luciana, a possibilidade de começarmos o tratamento correto para o câncer, a boa resposta à quimioterapia, o bom desenvolvimento da Helena durante a gestação, toda a ajuda que nos permitiu o suporte espiritual, emocional e financeiro, e até mesmo a criação desse blog, que nos aproximou de tantos amigos e permitiu que fizéssemos vários outros. Faltam palavras para descrever tudo isso... o que eu consigo pensar é só na palavra graça.
Meus queridos amigos, as nossas orações são para que, nesse ano de 2010, possamos comemorar juntos a cura da Luciana, o nascimento da Helena, perfeita aos olhos de Deus e aos olhos dos homens e que a nossa amizade possa crescer cada dia mais!

Que o nosso bom Deus possa conduzir todos os nossos caminhos! Um grande abraço a todos, fiquem com Deus e um feliz 2010!!!

Woltony, Luciana, Pedro e Helen

10 comentários:

  1. Meus queridos amigos,

    Daqui a duas horas, estaremos em 2010! Estou no "plantão da virada" (tive que trabalhar, né) e vim até o blog em busca de novidades. Amiga, adorei os trechos da "Festa de Babette" e de sua mensagem de que a vida não deve ser desperdiçada. Que tenhamos sabedoria para, diariamente, compartilharmos pequenos banquetes com nossos amigos. Alegro-me por participar desta corrente e receber, por meio de vocês, tantos presentes preciosos. Lu, você é uma graça, nas mais diversas acepções da palavra. Graça de graciosa e graça de divina. Que todas as graças se derramem sobre você no ano vindouro!!!! Simone, Nilton e Pedro. Santa Maria, 31 de dezembro de 2009.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo!!!
    Muita saúde e paz pra família linda de vocês, que Deus ilumine e guie seus caminhos nesse ano que acaba de se iniciar...
    Beijos e muitas saudades....

    ResponderExcluir
  3. ola queridos,

    adoro esta estória tb, há tb um filme sobre esta parabola. Daí podemos refletir sobre nossas vidas e escolhermos exergar cada dia como uma graça divina. Tenho certeza que muitas coisas perdem o sentido em quanto outras ganham novos. A amizade, o carinho e o amor de vcs são uma demostração desta graça de Deus em nossas vidas. Desejo que neste novo ano consigamos perceber cada vez mais a graça de Deus em nossas vidas, crendo que Ele afirma que tem o melhor paranos dar.
    bjs no coração e feliz 2010
    anne, beto, Bebeto e sofia

    ResponderExcluir
  4. Lú minha querida,
    Você tem essa capacidade de "surpreender".Quando todos se despedem do ano de 2009, reclamando, lamuriando, por tantos acontecimentos sofridos, você direciona seu olhar perspicaz em outra direção e faz ressaltar apenas os aspectos positivos de toda essa SAGA, e como se isso não bastasse, ainda converge a todos os seus "seguidores/admiradores" a olhar os acontecimentos pelo seu "OLHAR". Minha NORINHA amada, você é mesmo uma criatura impar. Cada vez mais me convenço,de que DEUS tem um GRANDE própósito pra você e pra todos nós que estamos ao seu lado.
    Posicionamentos como este, e tantos outros que você vem dando, tem sido uma quebra de paradigmas para muita gente que te acompanha (eu inclusive).
    Que Deus os fortaleçam a cada dia. Que em 2010 possamos encontrar as ferramentas certas para laborar nossas dificuldades.
    Amo vocês,um grande beijo!!!
    NILZA.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana,

    FELIZ 2010 para todos!

    Realmente você é um ser surpreendente e iluminado, pois até para falar de um ano inteiro, composto por 365 dias, você só encontra graças alcançadas, nunca relata fatos negativos. Que "pessoinha" iluminada é você!

    Só tenho que aplaudi-la, sempre, sempre, sempre...que maravilha ser uma sua "seguidora"!

    Um grande beijo e muitas felicidades, sobretudo muita saúde nesse novo ano que se inicia.

    Lígia e Família

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciana e Woltony estivemos no sul nestes dias de festas junto da famíliae .Estamos retornando é sempre animador ler o que escrevem.
    Quanto a Festa de Babete reaalmente é muito linda,aliás este é um livro que deceria ser lido por todos.
    Porque um menino nasceu um filho se nos deu;
    o governo está sobre ele os seus ombros;e seu nome será maravilhoro conselheiro,Deus forte,pai da eternidade,principe da paz.(Isaias 9:6)
    Desejamos um abençoado 2010.
    Maria Braga
    Desejamos a vocês um abençoado 2010.

    ResponderExcluir
  7. Queridos!
    Para mim o blog de vcs é uma benção. Me faz refletir. A fé de vcs contagia.
    Abençoado Ano Novo para essa família abençoada.
    Com carinho,
    Cristina

    ResponderExcluir
  8. Lu, Woltony, Pedro e Helena,
    estou com dificuldade de acesso à internet esses dias, mas hoje consegui e vim aqui correndo ler todos os posts acumulados! :)

    Fico feliz que o Natal de vocês tenha sido tão especial, e desejo que essa virada de ano renove as energias, para continuarmos a ter êxito nesse combate.

    Vocês são muito abençoados e realmente têm representado uma "quebra de paradigmas" pra mim e pra muita gente que está aqui acompanhando o blog. Obrigada, de coração!!!

    Um beijo bem carinhoso e que o ano-novo traga todas as bênçãos e maravilhas que vocês merecem!
    Com muito amor,
    Thaís.

    ResponderExcluir
  9. Luciana, menininha linda!!
    Como sempre, amei suas palavras, você nos surpreende cada vez mais, a cada post! Sou eu é quem estou sendo presenteada com sua estória e sua força, com exemplo de família e união de vocês...
    Você sempre está presente em meu pensamentos e orações...
    Tenho certeza que iremos testemunhar a maior graça de Deus neste ano de 2010!
    Muita força pra você! Você é 'gigante'!

    Forte abraço e beijo no coração!
    Bárbara

    ResponderExcluir
  10. Hoje, quase por acaso (quase, mas não foi), deparei-me com esse blog. Que bênção! Que testemunho edificante!
    Woltony, Deus abençoe ricamente sua família.
    Sandra
    Brasília/DF.

    ResponderExcluir