terça-feira, 3 de maio de 2011

Pensando sobre o dia das mães

Meus pequenos brincando no quarto!




Oi amigos,

Esses dias tenho andado um pouco pensativo com a proximidade do dia das mães. Sinceramente acho que estou muito mais preocupado com isso do que as crianças, até mesmo porque eles ainda são muito pequenos. Mas é que eu fico pensando nelas...e quanto dói mais quando o que acontece atinge os nossos filhos né? O Pedro vem lidando de uma forma tranqüila com a ausência da Luciana e a Helena ainda é muito pequenina para entender. Quando eu falo da forma tranqüila do Pedro, quero me referir que ele não fica chorando ou arredio, mas sei que ele sente falta dela.

Tem horas que procuro forças porque acho que a questão principal está na minha cabeça e no meu coração. E estou procurando esgotar ao máximo esse assunto para poder estar melhor nesse domingo. Pode até parecer sofrer por antecedência, mas a todo o momento fico pensando nos questionamentos que o Pedro pode fazer e imagino as melhores respostas a serem dadas. No fundo no fundo sei que de uma forma ou de outra Deus guardará sempre os corações deles, e apesar da tristeza da ausência, eles crescerão de uma forma segura e firme. Lembro sempre de um trecho da música Tocando em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira) que diz assim:








“Penso que cumprir a vida


Seja simplesmente


Compreender a marcha


E ir tocando em frente”


Talvez a minha luta diária seja essa...compreender a marcha e ir tocando em frente, do jeito que é possível, do jeito que Deus permite que seja. Hoje deixo também um poema do Carlos Drummond de Andrade, que reflete um pouco o que ando sentindo.

Para Sempre (Drummond)




"Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho."

Um grande abraço meus amigos e fiquem com Deus! Que Deus os abençoe sempre!

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

11 comentários:

  1. Oi Woltony

    Ahhhhh, se pudéssemos protejer nossos filhos de todos os sofrimentos,não é?
    Sabe, eu perdi meu PAI muito cedo, com cinco aninhos.Para mim.a coisa mais difícil que tinha era quando se paroximava o Dia dos Pais, eu sofria ao ter que dizer que não tinha PAI, sempre fazendo na escola meu presentinho para um tio querido.Mas, não havia o que fazer, por mais que tentassem me ajudar,o sofrimento era só meu ...
    E para te dizer a verdade, acho que só fui resolver isso adulta, com terapia.
    Assim é ....
    Não sofra em antecipação por seus filhotes, vc já faz muito, muito como um maravilhoso PAI!
    Das nossas emoções, não há quem saiba, só nós mesmos, não é verdade, além do mais, pode ser que não sofram, que lidem muito bem com a situação, isso vai de cada um.

    Bem, aproveito para desejar um Feliz Dia das Mães para sua mãe que trouxe ao mundo um Ser humano tão especial e à vc, pq não dizer que é também um pouco Mãe ...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Woltony,

    Como a Jaqueline disse, não é possível poupá-los dos sentimentos de ausência da mãe. Mas pode ajudar um pouco se, ao longo da vida, você e a família tornarem a Luciana presente na vida deles, mencionando para eles, por exemplo, que "a mamãe ficaria muito feliz de ver você agora", quando eles aprenderem algo novo, por exemplo, ou apontar alguma característica deles que se pareça com a mãe. É uma forma de incluí-la no dia a dia deles.

    No mais, siga o seu coração, que é sábio e seu maior aliado. Seja atento aos seus filhos, mas procure não deixar que a sua ansiedade "antecipe" os sentimentos deles. Deixe que eles mostrem a você o que estão sentindo, pergunte, deixe que eles se expressem. Isso é muito mais importante para a criança (e para os adultos também) do que qualquer coisa que você possa FAZER. Sentir que somos aceitos e bem recebidos é a maior cura que há.

    Estou certa de que Deus mandou para vocês 2 anjinhos, que herdaram o grande coração dos pais. Quem sabe eles também nos ensinam sobre o amor e sobre com lidar com as dificuldades de coração aberto?

    Um feliz dia das mães para vocês!

    Lu (PGR)

    ResponderExcluir
  3. Woltony,

    mesmo não comentando todos os posts, estou por aqui todos os dias.
    Acompanho o blog há muito tempo e tenho colocado vocês nas minhas orações para que Deus possa guiá-lo sempre!
    Quem poderá mesmo entender os mistérios da vida? Como é possível entendermos o porquê de tudo isso... porém temos a certeza de que Deus está conosco, sempre, apesar de tudo que possa acontecer e nos deixar tristes.
    Acredito que suas crianças vão se sair muito bem, eles têm a felicidade de ter uma família linda como a sua e da Luciana. Apesar da ausência física, a Luciana estará sempre guiando os caminhos deles.

    Um abraço e força!

    Adélia

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!!!

    Entendo bem suas aflições e dúvidas. Também fico um pouco apreensiva com essas datas. Apesar de frisar que a mãe da Duda está no céu, que me deixou aqui cuidando dela, qual o nome, enfim, tento de todas as maneiras que as lembranças da minha irmã não se apaguem da vida da Duda, me sinto extremamente apreensiva com essa datas.

    Sei que muitas vezes, são preocupações minhas, mas sei que deve ser aflitivo, não tanto hoje, mas quando ela estiver maior,a ausência de uma mãe na vida dela.

    Esse poema é tudo de bom, vou colocar no meu orkut, pois acho tão injusto eles tão pequenos terem que lidar com a falta, ausência da mãe. Não sou a mãe dela, mas nem gostaria de colocá-la numa bolha para ela não sentir as dores do mundo, na verdade o que me aflige é eu não saber lidar com a situação, não ter as respostas para ela, o que fazer, o que dizer???

    Mas não soframos por antecipação, como está na Bílblia "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

    Um feliz dia das mães para sua mãe, para a da Luciana, para você que tem feito o papel e com muita propriedade e para todas as mamães que visitarem seu blog.Que o Senhor Jesus, abençoe a cada uma na medida de cada necessidade!!!!

    Um abraço enorme e muita paz pro teu coração!!!

    Saúde sempre!!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  5. Oi Woltony!
    Venho acompanhando a historia de vcs a um bom tempo e sei que vc está sofrendo com a chegada dessa data tão importante que é para uma criança, mas Deus está te preparando para todas as adversidades que ainda aparecerão em sua vida.
    Você pode não estar vendo, mas você está completamente preparado para essas perguntas que surgiram ao longo do tempo, é que você está ainda meio adormecido com o sofrimento que está passando, mas tudo vai passar e você vai conseguir dar a volta por cima como deve ser e como a Luciana gostaria que fosse.
    Um grande beijuuu pra toda sua família e pra essas crianças lindas que são seus filhos.
    Feliz dia das mães.

    Jeane Carla.

    ResponderExcluir
  6. A Helena está com uma carinha melancólica na foto. Será que no fundo ela sente falta da Lu?

    ResponderExcluir
  7. Q Deus te ajude e vamos torcer pra td correr bem!
    Mamarazzi Week, dicas de blog e presente de dia das mães.
    E uma homenagem especial!
    Confira!
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  8. Oiii Woltony...
    Q foto linda, bem natural! a Helena é parecida demais com a Luciana!! Uma princesinha.
    Sei que não deve estar sendo fácil tudo o que tem passado, muitas vezes fico pensando no que posso escrever para poder te ajudar ou confortar, e realmente me falta palavras.
    Então nestas horas,ñ escrevo apenas peço a Deus que conforte o seu coração e que vc se sinta de alguma forma mais leveza na sua caminhada. Acho q tb tenho aprendido muito com tudo o que escreve no seu blog.
    um abraço.
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Querido Woltony,
    também estou aqui todos os dias mas às vezes o tempo corrido e até o sentimento me impedem de escrever em todos os posts. Eu fico extremamente emocionada quando entro no blog pois parece às vezes que foi ontem que aconteceu tudo.
    de qq forma, quero desejar pra todas as mamães um dia das mães muito feliz e que você possa alegrar seus filhos com a certeza de q eles tem uma mamãe que não está fisicamente mas que está com eles de coração e ao lado da mãe de todos nós, Maria. Amparando e protejendo.
    grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  10. As crianças estão lindas! Helena é a Lu pequenininha!
    Woltony, que Deus coloque paz no seu coração neste dia das mães! Certo é que Luciana estará junto de vc e seus filhos! Irradiando sua luz sobre sua linda família.
    Um beijo!
    Christiana

    ResponderExcluir
  11. Olá woltony! Seus filhos são lindos!!! Fico feliz pelo Pedro.
    Acho que essas datas mexe naquilo que ainda dói!!!
    Minha filha vai fazer quinze anos em julho,estou preocupada desde agora...alegria, lembranças, ausência ...tenho medo da dor. Mas enfim, "temos que compreender a marcha e ir tocando em frente". Então vamos lá!!!
    Que Deus te de tudo o que você precisar nesse dia.
    E um feliz dia das mães pra vcs!

    ResponderExcluir