segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um pouco de tudo










Oi amigos,



Desde que esse blog foi criado, vários acontecimentos importantes das nossas vidas ficaram registrados por aqui. As primeiras notícias sobre o descobrimento do câncer, os primeiros exames feitos, as nossas dúvidas e incertezas sobre a possibilidade de conciliar o tratamento com a gravidez, o início do tratamento quimioterápico e as conseqüentes dificuldades que foram surgindo a partir de então. Apesar desse cenário todo, várias coisas boas foram registradas aqui também. Por várias vezes comentamos sobre como Deus se mostrava bondoso e generoso conosco, pois mesmo durante as piores tempestades o amor de Cristo era sentido dia a dia. Uma vez eu li em um texto que durante um tratamento de câncer os sentimentos existentes tomam proporções maiores. Se antes existia insegurança ou medo, durante o tratamento isso ficará maior. Não é raro casais se separarem durante o tratamento quimioterápico, pois a rotina é desgastante tanto no lado físico quanto no lado emocional.




Uma coisa que me deixa muito feliz é olhar para trás e ver quantas coisas boas ficaram registradas aqui, quantas mensagens de amor, fé e perseverança foram deixadas para nós e em especial para a Luciana e para a Helena. Sei que em muitos momentos várias pessoas torceram, choraram e vibraram a cada pequeno passo dado, a cada conquista alcançada...mesmo que fosse apenas uma boa noite de sono ou a possibilidade de sairmos para jantar fora. Através do blog ampliamos o conceito de várias palavras, como solidariedade, amor, fé e também pudemos vivenciar na prática o que é o corpo de Cristo.




Estou falando tudo isso porque está se aproximando o um ano da partida da Luciana. Há um ano, nós estávamos em São Paulo e não mais retornaríamos para Brasília juntos. Essa proximidade, essa expectativa toda, me faz recordar e refletir sobre todo o processo do luto. Apesar de eu ter tido várias recordações duras essa semana, tenho aprendido que não existem muitas regras sobre como viver o luto e sobre como lidar com os diversos sentimentos conflitantes que explodem no coração. Ao mesmo tempo em que a ferida parece cicatrizada para alguns assuntos, para outros ela ainda parece com uma “casquinha” bem fininha e que a qualquer momento parece querer quebrar. A gente aprende a viver com a perda, a gente aprende a viver apesar da perda, apesar da ausência.




É inevitável dizer que a vida continua, pois sim ela continua, apesar de você estar sofrendo. Ela continua e muitas vezes mostra que apesar de toda a dor existem ainda muitas coisas boas, muitas flores a serem admiradas ao longo do caminho. Você retoma a amizade com alguns amigos antigos, você encontra pessoas novas que preenchem espaços e que te ajudam nos momentos onde tudo o que você mais quer é poder compartilhar um pouco do seu dia a dia. Você olha para os seus filhos e vê que eles precisam de você, que você precisa estar bem para que eles estejam melhores ainda e que isso será muito difícil se o seu coração não estiver em paz. Você percebe que não importa quantas vezes você caia, mas o que importar é a forma como você reage e levanta de cada um desses tombos. E o que anima é perceber que mesmo em um período “de escuridão” como é o luto, Deus coloca diversas coisas no seu caminho que te permitem levantar e seguir adiante.




Antes de me despedir queria parabenizar aqui duas pessoas muito importantes e que estão fazendo aniversário hoje (dia 22 de maio). Uma delas é um grande amigo meu, um verdadeiro irmão que tive a oportunidade de conhecer enquanto fazia faculdade. Nós morávamos na mesma república e apesar de aparentemente sermos bem diferentes (detalhe: ele é lutador de sumô e pesa mais de 130Kg), nos tornamos tão amigos que hoje eu tenho total liberdade de considerá-lo como um irmão. Ele esteve presente em vários momentos importantes da minha vida e me apoiou de uma forma incomparável nesses últimos meses. Seus comentários sempre espirituosos muitas vezes aliviavam o meu coração triste. Meus parabéns Flavio Tooru pelo seu aniversário!




A outra aniversariante é uma pessoa muito especial que tive a oportunidade de conhecer através desse universo virtual de blogs. Com uma história parecida de viuvez (contada no blog: http://naoquerooutrolugar.blogspot.com/) e com a disponibilidade de ajudar, ela ofereceu o seu ombro e a sua atenção para que eu pudesse voltar a encontrar algum sentido naquilo tudo. Em alguns momentos o aprendizado valia para os dois e quando olho para trás hoje vejo o quanto nos ajudamos e nos apoiamos. Meus parabéns Marcele por essa data tão especial!




Antes de me despedir meus amigos eu queria deixar um versículo para vocês, um versículo que em especial a Luciana gostava muito e que está no livro de Isaías, capítulo 41:



Isaías 41:10:




não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu
te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.




Um grande abraço meus amigos e fiquem com Deus!


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

5 comentários:

  1. Suas palavras são realmente inspiradoras!

    Tenha uma ótima semana.

    Adélia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mesmo! Concordo que, muitas vezes, nós nos apoianos mutuamente e acabamos ajudando um ao outro a enxergar coisas que estavam bem embaçadas pela dor.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Wolty, ao mesmo tempo que fico alegre por você está cada dia mais tranquilo (aparentemente), fico triste pela Lu, pois ela e se foi tão cedo deixando a família, os filhos e o seu Amor que terá que encontrar novos caminhos.

    Peço que Deus te abençoe em todos os seus sonhos, por onde quer que andares, enfim em todas as circunstâncias, pois a sua vida continua. E a vida é assim...

    ResponderExcluir
  4. Oi Wolty, que post lindo ( pra variar, neh?). Desculpas pelo sumico,mas algo de muito dificil aconteceu neste ultimo mes na minha familia. A minha mae foi diagnosticada com tres tumores no cerebro :(, e no decorrer deste um mes somente, muitas coisas aconteceram e hj ela ja se encontra em estado terminal. É duro, dificil demais. Ontem rebecemos a noticia de sua morte cerebral. Ela so respira e se alimenta com aparelhos.

    Neste tempo, vimos como os amigos sao importantes em nos apoiar, pq apesar de sermos quatro filhos + meu pai, a gente nao dava conta de tudo. E todos os dias, recebiamos uma noticia ruim atras da outra. Dificil engolir tudo isso. Nós mantínhamos nossa fé, enquanto outras pessoas que nem da familia sao, ficavam chorando por aih. NOS tinhamos que consolar as pessoas, pq nos acreditavamos que ela voltaria. Mas ontem, depois da noticia, td mudou. Meu coracao ja nao tem mais fé. Sabemos que agora Deus esta realmente levando ela da gente.

    A sensacao que tenho, é de que uma pedaco enorme esta sendo arrancado de mim, e que a unica coisa que eu posso fazer é assistir tudo isso sem poder fazer mais nada.

    Engracaddo como a vida é.... nao questiono o pq Deus decidiu isso pra gente, e que um dia a gente vai enterder a licao que hj nos esta sendo ensinada.

    Resolvi ler seus posts pq alguns deles (mas antigos) me acalmaram hj a tarde. Obrigada!

    Beijos,

    Pri

    ResponderExcluir
  5. Oi Woltony!
    Adorei esse post, totalmente inspirador!
    As crianças estão cada dia mais lindas e grandes... como o tempo passa. Um ano, nossa!
    Não tem jeito sempre vamos lembrar de uma forma ou outra, da nossa querida Lu.
    Bem, minha pequena já está com 7 meses e eu grávida de novo de 4 meses de outra menina. Como esse um ano mudou muito... muita coisa aconteceu.

    Espero que a cada dia vc e sua linda família continue com saúde e felizes, pois vocês são especiais e estão guardados em nossos corações.
    Beijos
    Dri Moufarrege, Xande, Nicole e Natália.

    ResponderExcluir