sábado, 7 de maio de 2011

Feliz dia das mães!!!

Oi amigos,



O post de hoje é uma pequena homenagem a essa que é um dos maiores símbolos de amor que pode existir nesse planeta. Uma homenagem a todas aquelas que cuidaram de nós quando ainda estávamos em seus ventres, que nos amavam antes mesmo de nascermos e que abdicaram de vários momentos para que pudéssemos ser quem somos hoje. Aqui vai uma tentativa modesta de homenagear todas as mães!



Meu primeiro referencial de mãe, não poderia deixar de ser a minha própria mãe (tudo bem...isso foi meio óbvio..rsrs). As primeiras imagens que tenho da minha mãe são sempre de muito carinho e muito amor. Lembro dela sempre me defendendo junto ao meu pai e me elogiando na escola para todos os professores (minha mãe era professora na escola em que eu estudava). Lembro dela fazendo os deveres de casa comigo e toda vez que eu batia na porta do quarto deles porque estava com medo na hora de dormir, era ela quem me colocava ao seu lado e muitas vezes fazia um leite quente para mim no meio da madrugada. Acho que herdei muito dela...o lado de gostar de falar de sentimentos, o cuidado em lembrar de datas importantes, o gosto pela cozinha e um pouco dos cuidados com a casa (esse aí eu fiquei em um meio termo entre a minha mãe e o meu pai). Te amo muito mamis querida!



Uma outra mãe que gostaria de homenagear é minha sogra. A Tia Márcia sempre foi um modelo de mãe para a Luciana e logo eu comecei a admirá-la também. Com um jeito de cuidar de todos e de tudo ao mesmo tempo, sempre levando todo mundo para todo lugar, ela sempre conseguiu ser um referencial de mãe para toda a família. Uma coisa que sempre me emocionou foi que a Tia Márcia sempre me tratou como a um filho e é realmente assim que eu me sinto. Esse carinho todo a gente também pode comprovar agora com os netos, principalmente com a Helena.



Outra mãezinha que queria citar é a minha irmãzinha! Lembro muito quando a Chelle me contou que estava grávida e de todas as transformações que aconteceram ao longo da sua vida. E algo que deixou a todos muito orgulhosos foi ver o quanto a maternidade lhe fez bem. Ver o quanto ela amadureceu e o quanto ela hoje está feliz com a chegada do meu novo sobrinho é algo que alegra a toda a família.



Queria homenagear também a todas as minhas amigas que são mães, incluindo aqui aquelas que ainda estão grávidas mas que vibram com o dia quando irão conhecer os seus pequenos. Queria também colocar o meu imenso carinho e admiração por aquelas que são mães e que também são viúvas. Desde que fiquei viúvo tive a oportunidade de conhecer (ou de me aproximar mais) de mulheres que ficaram viúvas e que vivem também o desafio de cuidar de seus filhos ao mesmo tempo que procuram reconstruir o que sobrou da vida. Mulheres como a Marcele, como a Rejane, como a Mirys, como a Luciene e como tantas outras que encontraram força, cada uma à sua maneira, e que desempenham com admiração o papel de mãe, dando toda a segurança e amor necessários para os seus filhos, ainda que aquela sensação de impotência ou culpa esteja sempre as visitando. Meu amor e admiração por cada uma!



Por último eu queria falar um pouco da Luciana. Eu sempre comentava que algo que me deixava extremamente tranqüilo era saber que as crianças tinham uma mãe como a Luciana, pois ela era sempre o referencial para mim. Ver como ela se realizava como mãe me fazia admirá-la ainda mais e para mim também era uma realização como marido e pai ajudá-la nisso. Lembro das diversas vezes que conversamos sobre os pequenos e de como ela se animava em fazer tudo certinho para eles. A Luciana nunca foi paranóica com algumas coisas...para ela criança tinha que ser independente, tinha que se sujar na terra e tinha também que ser obediente aos pais...naquele estilo que basta você olhar para ela obedecer. Poderia escrever páginas e mais páginas sobre ela, mas o que queria deixar como um dos pontos altos da Luciana foi todo o amor e cuidado que ela teve com a Helena durante a gestação. Ela não foi simplesmente “mãe” quando sentiu que deveria levar a gravidez adiante. Ela foi mãe e teve a fé de afirmar que ela sentia que a Helena era um presente de Deus e que Ele não iria dar aquela gravidez se não fosse para a Helena nascer. Lembro dela sair de uma quimio e querer dar uma volta em São Paulo para comprar o lustre provençal do quarto da Helena. Lembro dela querendo fazer um ensaio de grávida para mostrar para a Helena e de como foi emocionante a disposição que ela tinha para fazer um ensaio que durou quase 4 horas (para quem não viu as fotos: https://picasaweb.google.com/115008557015298544348/HelenaNaBarriga02#). Esse amor todo, essa abnegação e esse exemplo é que quero transmitir para as crianças, para que elas possam sempre conhecer a mulher maravilhosa e incrível que é a mãe deles! Eu te amo para sempre meu amor!



A todas as outras mães daqui do blog eu também queria desejar um ótimo dia da mães e que Deus em todos os momentos permita que vocês aproveitem esse dom maravilhoso que é a maternidade e que também os vossos filhos possam curtir cada minuto da companhia de vocês!



Um grande abraço e fiquem com Deus! Feliz dia das mães!

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

9 comentários:

  1. Queridso Woltony,
    agradeço o post! a homenagem foi linda. Nós, mães e pais, sempre desejamos isso: ser o melhor que podermos ser para nossos bebês e dar o melhor que pudermos dar em termos de carinho, honra e valores.
    Grande abraço,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  2. Oi Woltony

    Muito obrigada pela homenagem!

    Um Feliz Dia das Mães à VC e à Luciana, pois ela sempre será a MÃE de seus filhos!

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Woltony!!!

    Muito obrigada pela homenagem,um grande beijo em sua mãe e em sua sogra que vc tem como sua segunda mãe e a tds a qual vc admira.

    Um grande abraço.
    Vilma Serra Es.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!!!!!!!!!


    Queria pedir para você pensar bem direitinho sobre o blog, pois só de pensar em ficar sem notícias me sinto órfã.

    As suas ideias são ótimas, acho que você deveria colocar um pouco de tudo, falar sobre o câncer, sobre o desenvovlimento das crianças e sua trajetória pós luto.

    Mas, não desista do blog, ele é lindo demais para ser abandonado.

    Um beijo.

    Débora.

    ResponderExcluir
  5. Querido Woltony,
    Obrigada pela linda homenagem a todas nós mães do blog, e àquelas tão especias na sua vida... em especial à Luciana, que com amor, na essência da palavra, honrou (e honra, acredito eu) seu compromisso materno com o Pedro e a Helena.
    Gostaria que de registrar o quão este blog me ajudou e tem me ajudado a enfrentar momentos tão difíceis... primeiro durante o período da descoberta da doença (tão agressiva), do tratamento, depois, da partida, e agora da continuidade da vida... com a ausência diária sentida do Carlos... com os filhos Lucas e Ana Carolina, que como o Pedro tem 3 anos... períodos que coincidiram com as fases vividas neste blog.
    Saiba que você é muito especial!!! para todos que convivem e que mesmo à distância, se sentem tão perto... pois compartilham de sentimentos tão verdadeiros.
    Que Deus abençoe você e sua família!!!
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Woltony, se você quiser ler sobre isso, segue um blog sobre uma mãe viúva que decidiu tocar a vida para criar um pedacinho do seu amor que ficou dentro dela.
    http://www.parafrancisco.blogspot.com/

    Abração,

    Irene (mãe do Davi)

    ResponderExcluir
  7. Nossa, me emocionei demais com as fotos.
    A Luciana era linda mesmo! E com ctza foi um exemplo de mae que irá refletir na vida das crianças pra sempre.
    Parabéns pela bela homenagem.
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Wolt!

    Nossa, faz tempo que eu queria vir aqui deixar um recado! Passo, olho, bisbilhoto, fico pensando nas palavras e acabo não escrevendo! Ah, não! Que raiva de mim mesma! Quanta coisa tenho deixado para trás agora que meu tempo anda SUPER OCUPADO! hehehe

    Bem, n. 1 é sobre o dia das mães...além de pensar muito na minha mamãe, claro, pensei muito em vc (que agora é "pãe") e tb muito na Lú. Nossa! Eu sofria ao lembrar que não tinha mais mãe. Recebia aqueles emails-spans, tipo: "compre agora para sua mãe" e ficava triste ao pensar que não tinha mais mãe para presentear. Ficava tão triste e pensava no Pedroca e na Helena, que como eu, não têm uma mamãe visível (sim, nossas mamães são apenas invisíveis, pq elas existem, estão conosco todo o tempo, cuidam de nós e estão sim presentes! Eu creio nisso). :) Pensei tanto nas crianças e rezava para Deus não deixar ninguém perguntar a elas pela mamãe delas, nem mesmo os coleguinhas da escola. Imaginava que lá haveria apresentação para as mamães e pensava em como o Pedro-shakiro (que é tão aparecido) iria fazer... :( Confesso que, como vc, fiquei muito triste e tensa nessa semana tb. :(

    2o, quanto a parar o blog: Ah, Wolt, pára não! Entendo que ele teve uma importância especial enquanto a Lú estava dodoi (e a gente + todo mundo devia perturbar vcs querendo notícias). Mas ele ainda tem sua importância: para vc desabafar, para sabermos como estão as crianças e vc mesmo! Gosto de saber, de ver, de ouvir, mesmo que não escreva sempre. Por favor, continue! :)

    3o, é quanto ao dia de hoje, 15 de maio: é o níver da Lù e o batizado da Helena! :) Não me esqueci. Não fomos ao batizado pq, como o Pan deve ter lhe dito, chegamos de Goiânia muito cansados! Não deu mesmo! Mas acredita que fomos hoje ao cemitério e visitei minha mamãe e a Lú tb! (sempre faço isso. Visito as 2 e peço para minhã mãe ser a mamãe da Lú lá no céu e cuidar bem dela). :) Nunca pensei nisso antes, mas agora me bateu a ideia de pedir para a Lú cuidar da minha mãe lá tb! hahahahha. Bem, eu sei que de cuidados nenhuma das duas precisam mais, que elas estão ótimas, curadas e em paz. Mas cuidado eu digo dar carinho, beijinho, abraçar e ambas eram muito boas nisso! :) hehehe

    Wolt, o túmulo da Lú tá lindo como ela: bem verdinho, cheio de flores, com uma fotinha dela bem linda! Tava até adubado! hahahaha O da minha mamis, tadinho, tava uma vergonha! Enterraram alguém do lado dela e tava cheio de cimento, terra e com os vasinhos de planta revirados! Tadinha! Mas já organizei tudo e coloquei fotinha nova, e vou passar a regá-lo qdo for lá tb. Eu sei que essas coisas não importam nada. Mas é que lá é um local onde a gente pode ir para pensar um pouquinho exclusivamente nelas, longe da loucura do dia a dia. :) É legal que este local esteja bonito. Wolt, eu as amo tanto, mas tanto, mas tanto! Deus as levou tão juntinho, que eu penso nelas como mãe e filha lá no céu sabia? A Lú é como uma irmã pra mim tb, além de ser meu maior exemplo. Tenho certeza de que ela tão ótimas lá e minha mãe cuidando muito da Lú. E vice-versa, claro! Vou rezar agora por isso tb. :)

    Um beijo, Wolt!
    Amamos muito vc tb!
    Cuide-se.

    Raquel

    ResponderExcluir
  9. Lindo blog... li quase todinho em apenas 3 horas!!! Infelizmente apesar da história da Luciana não ter tido um final como de novelas e como eu tb estava torcendo pra que tivesse sido, ou seja, ela recuperada e com vcs três esse blog serve pra gente parar de reclamar de qualquer coisa na vida e dar + valor a vida e as pessoas que amamos. Nos faz refleitr que essa vida é realmente só uma viagem passsageiro e que nada na vida é definitivo e eterno (apenas nossa alma). Continue escrevendo nele e deixe ele ensinar as pessoas que precisam aprender a refletir sobre tudo isso... mesmo essa vida que vivemos é apenas emprestada por Deus.
    Fique com Deus e com mta luz e paz!!!

    Tudo de bom!!!
    Luciana

    ResponderExcluir