sábado, 9 de abril de 2011

Notícias do Pedro!

Pedro estava tentando entender o que o moço da janelinha estava falando.



Oi amigos,


O post de hoje é um pouco diferente dos outros que geralmente escrevo. A idéia é compartilhar algumas coisas da vida do Pedrinho, o que ele tem feito e as idas dele à escola.


No último post eu havia comentado que ele anda chorando para ir à escola e que isso estava nos preocupando. Aqui no blog eu não entro em muitos detalhes, mas como surgiram várias sugestões e também algumas dúvidas, resolvi explicar um pouco mais a situação.


Não posso dizer que sou um pai super experiente, mas penso que cada criança tem uma história própria e por isso mesmo é muito difícil comparar o que os nossos filhos fazem. Vejo casos em que duas crianças, na mesma casa e com a mesma criação, apresentam comportamentos totalmente diferentes. O Pedro entrou na escola ano passado, e durante todo o ano de 2010 ele foi bem tranqüilo para as aulas. Mesmo na tão temida semana de adaptação, ele surpreendeu a todos e praticamente não chorou.


O que sempre me preocupou para esse ano era a quantidade de mudanças que aconteceram na vidinha dele. Os principais exemplos são a ausência da Luciana, a saída da babá que estava conosco desde que ele nasceu, a mudança de apartamento, a minha mudança de turno de trabalho e a saída dele do turno da manhã para o turno da tarde...ufa! Se eu sendo adulto sinto todas essas alterações, eu imagino como ele não se sente!


Todo mundo da escola sempre foi sensível ao caso do Pedro. A escolha da escola sempre foi um passo importante para nós, porque o Pedrinho começou na escola durante o período de tratamento. O fato da mesma ser bilíngüe nunca foi o principal para nós..o que sempre nos preocupou era que ele se sentisse seguro e feliz na escola. Existiram outros motivos de ordem pessoal e familiar que nos levaram a colocá-lo lá. Nesse início de ano, eu como de costume, me reuni com a coordenação e com as professoras para explicar o caso do Pedro e o contexto dos últimos acontecimentos.


O que andei pensando nesse dias é que talvez tenha faltado um pouco mais da minha presença junto dele no momento de ir para a escola. E aqui falo não só da disciplina, mas principalmente do amor e segurança que ele sente em mim. Não sou dono da verdade, mas resolvi ficar mais perto dele nesses dois últimos dia. Na quinta ele ainda chorou, porém hoje já foi um dia mais tranqüilo. Durante o trajeto eu fui fazendo carinho nele, simplesmente segurando de vez em quando a sua mãozinha. Foi um alivio vê-lo chegando sem chorar e correndo todo animado para dentro da sala de aula. Agora é acompanhar para ver se ele continua melhorando.


Bem, uma outra coisa que queria compartilhar foi uma “pérola” que ele soltou esses dias! Estava assistindo TV com o Pedro e enquanto passava pelos canais de televisão eu caí na TV Câmara e o ACM Neto estava fazendo um discurso que me chamou a atenção. A tela era semelhante à foto que coloquei acima, com o ACM Neto e o moço que faz a tradução para linguagem de sinais. Vou tentar reproduzir aqui o diálogo com o fanfarrão:




Eu: Filho, olha como o moço tá falando bravo!


Pedro: Papai, eu não quero ver esse desenho!


Eu: Filho, espera um pouquinho porque o papai quer só ver uma coisa.


O tempo passa e percebo o Pedro prestando muita atenção. Logo depois ele levanta, chega perto da TV e aponta para o rapaz da linguagem de sinais:




Pedro: Papai?


Eu: Oi filho.


Pedro: Porque esse moço fala tão baixo???


Rrsrsrs...eu não me agüentei e tive que agarrá-lo ali mesmo! Depois eu expliquei para ele o que “aquela moço” estava fazendo.


Um grande abraço meus amigos e fiquem com Deus!!! Tenham um ótimo fim de semana e mais uma vez obrigado pelo carinho de sempre!


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

14 comentários:

  1. Hey Wolty!!

    O Pedro ta lindo mesmo!!! Acho que e normal o Pedro ta assim. Acho que com certeza todas essas mudancas foram muitas pra ele e eu acho que as vezes a gente acha q e birra ou nao entendemos o pq mas na verdade vc tem razao. Se ele tem feito varias coisas nao tao legais nos ultimos dias e somente pra chamar a atencao. E so pra mostrar que ele ta sentindo falta de alguma coisa. e eu acho q vc ta certo a tendencia e que ele vai melhorar, se vc passar a leva-lo na escola e dar mais atencao pra ele, mesmo que sejam por dois minutos. Acredite esses dois minutos na cabecinha do PEdro serao o suficiente pra ele nao se entristecer e acredite, que ele nunca vai esquecer. Crianca lembra cada coisa que e inacreditavel. Eles tem uma memoria de deixar qualquer adulto com a boca aberta.

    Acho q e normal a gente na correria do dia a dia, esquecer desses pequenos detalhes, com as criancas. Ainda mais vc, agora um pai e uma mae ao mesmo tempo, com tantas coisas a fazer, tem que pensar muitas vezes sozinho em todas as decisoes e tal, e normal vc nao dar tanta atencao ao PEdro e a Helena. MAs acho q agora vc ja sabe, as vezes eles querem so o Pai ou a Mae, na ha vovo ou vovo que resolva a situacao.

    Eu sei que vc tem sido perfeito como pai e nao tenho duvidas que vc tem feito o melhor pra eles.

    Parabens Wolty, mais uma vez, vc como sempre e um espelho pra gente.

    Que Deus te abencoe e toda a sua familia.

    Lembre-se estamos sempre orando por vcs!!

    Amamamos vcs!!! :)

    Eliane e Georgi.

    ResponderExcluir
  2. Woltony,

    penso que esse comportamento do Pedro é normal, pois ele ainda é muito novinho e se nós adultos sentimos a falta de um "dengo", imagine uma criança?!?! Acredito que você é um pai muito carinhoso e presente, mas a vida diária é tão corrida, que algumas vezes sem nem ao menos perceber deixamos pequenos detalhes pra trás e esses podem fazer uma enorme diferença para o outro.
    Tenha fé que foi só uma fase e que daqui pra frente tudo irá caminhar cada vez melhor, pois você é um ótimo pai e amigo e o melhor, já está buscando a solução para esse "problema".
    Só lembrando...ainda vou conhecer os seus 2 amores.

    Um beijo para vocês 3 e um final de semana feliz!

    ResponderExcluir
  3. Ótimooo!

    Pedrinho é demais!!!!! hahhaha

    Beijos,

    Clarice

    ResponderExcluir
  4. Esse fanfarrão me mata de rir.... kkkkkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo,
    Que Deus continue te abençoando, em especial te direcionando na criação de seus lindos filhos. Adoro as histórias deles!
    Estou sempre por aqui, sempre!
    Tenha uma ótima semana!
    Sempre penso em minha amiga querida e a saudade jamais se desfaz!
    Um forte abraço!
    Da amiga de sempre,
    Christiana

    ResponderExcluir
  6. Oiê Woltony,

    Como tudo isso,me faz feliz,e me faz sorrir.. me lembro de meus netinhos,eles ainda estão pequeninos,a mais velha tem 1 ano e 2 meses,ainda não fala tudo assim explicadinho,tó sonhando com está hora...rsss.
    Quanto ao choro do Pedrinho,vc está certo, levando ele a escola,fazendo carinho,ter mais tempo pra ele, priorizar os pequenos detalhes, e dizer para ele também elogios, tipo" Meu filho vc já está um rapaizinho, daqui a pouco é um homem,grande e vai ajudar o papai a cuidar da Helena"...ele se sentirá mais forte e responsavél,isso trará a ele uma certa Maturidade... vc é um Pai excelente, todos nós fazemos o possivel por nossos filhos,fique em paz, um grande abç a vcs 3, Nadir.

    ResponderExcluir
  7. Woltony,
    Mechendo aqui no google e encontrei seu site...
    Que maravilha de espaço...
    Não sabia desse seu cantinho...
    Bom que vou poder acompanhar um pouquinho do Pedro, já que agora estamos em horário diferentes na escola...
    Que bom saber q ele esta lindo e super esperto...
    Saudades desse fofucho..
    Parabens pela linda familia..
    Beijinhos
    Miss Dani

    ResponderExcluir
  8. Já tentei postar esse comentário algumas vezes . É só para que você saiba que continuo sempre lendo o blog e me nutrindo de tantos relatos tocantes! Grande abraço
    PS: Tenho uma filha da mesma idade do Pedro! Cada dia é uma novela!

    ResponderExcluir
  9. Woltony,

    com certeza tudo dará certo e o Pedro se adaptará cada vez mais à escola. Você é um pai tão carinhoso, certamente saberá conduzir muito bem essa situação! Cada post seu é uma mensagem de esperança e amor para todos nós que acompanhamos o blog.

    uma ótima semana para você e as crianças,

    Adélia

    ResponderExcluir
  10. Privilegiados são os pais,
    Pois só eles podem ver crescer,sob seus olhos e cuidados, aqueles que irão mudar o mundo.
    Grande abraço,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  11. Querido Woltony,
    criança é demais mesmo. Você anota essas "pérolas"???? Eu tenho um caderninho onde anoto as da Gigi e já comprei o caderno pra anotar as do Nathan.
    Comprometa-se mas não se preocupe. Isso é normal. Criança às vezes, independente da semana de adaptação, dá umas crises pra entrar na sala. Como você mesmo disse, cada criança tem seu jeito. Alguns entram e tchau outros vez ou outra dão uma rateada...
    Poxa, eu acho o Pedrinho levando as coisas muito bem depois de tudo que passou. Imagina qunato tempo ele ficou sem o cantinho dele, com os papais fora pra tratar da Lu. Ele na verdade é muito maduro.
    E parafraseando John Lennon, tudo que nós precisamos é de amor. Você deu mais amor, ele ficou mais calmo.
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  12. Wolt,

    Adorei a historinha... O Pedro tem cada uma... rs
    Olha, estou orando pelo fanfarrão há algum tempo e tenho certeza que as coisas vão se ajeitar. Já estão se ajeitando, não é mesmo? O céu está ficando mais claro. O sol ainda há de sair. :)

    Bjos,
    Sheila

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Adoro o jeito tranqüilo que você escreve. É muito bom acompanhar os progressos dessa família linda de vocês.

    Você ganhou um selinho. Instruções em http://encontrandodrhodgkin.blogspot.com/2011/04/linfoma-linfame-ganhei-um-selinho-uau.html

    Abraços,

    Carin

    ResponderExcluir
  14. Que fofura! Devem ser deliciosos esses momentos.
    Abraço

    ResponderExcluir