sábado, 23 de abril de 2011

Meu sábado de páscoa

Oi amigos,

Para o post de hoje eu trouxe uma expressão que uma vez li em um estudo bíblico e que tenho me identificado muito, principalmente desde que me tornei viúvo. Nesse estudo, o autor falava da importância de se viver o sábado de páscoa. Como amanhã celebramos a páscoa, achei pertinente falar sobre isso.


Para mim o feriado da páscoa é a principal data cristã pois é nessa data que lembramos do sacrifício feito pelo filho de Deus. É na sexta que lembramos de todo o sofrimento e entrega de Jesus por nós, pois mesmo sendo condenado injustamente Ele aceitou a sua missão e deu a vida para que pudéssemos ser salvos e assim termos acesso à vida eterna. No domingo nós celebramos a páscoa, o renascimento, pois foi no domingo de páscoa que Jesus ressuscitou, vencendo assim a morte. Então se na sexta temos o sofrimento do nosso salvador, no domingo temos a vitória com a ressurreição. Até aí tudo bem...mas o que será que aconteceu no sábado?



No estudo que eu mencionei, o autor fala de como será que os discípulos reagiram após a morte de Cristo. De como eles podem ter ficado com medo, de como alguns podem ter se desesperado ou mesmo perdido a fé, afinal de contas o que existia era apenas uma promessa que ao terceiro dia Cristo ressuscitaria, mas como a bíblia mesmo comenta, alguns só vieram a entender isso depois que Cristo havia ressuscitado.



Sem querer transformar esse post em um estudo bíblico, porque então eu me identifico com essa expressão? Porque de uma forma ou de outra, acho que eu (e muitos de nós) vivemos no nosso “sábado de páscoa”. Estamos em algum ponto, em algum lugar entre um acontecimento trágico (no meu caso a morte do meu grande amor) e o dia em que esse sofrimento cessará. Enquanto isso a gente vive as nossas dificuldades, o nosso desespero e superação (ou a tentativa) de cada desafio que a vida nos oferta.



Hoje foi um daqueles dias bem difíceis, recheados de momentos de lembrança e tristeza. Engraçado que tem dias que eu já sinto que serão assim desde a hora em que eu acordo. Não sei dizer se são dias ruins...até acho que não são. Só sei dizer que são dias difíceis. Hoje eu acordei com aquele “instinto de família”. Acordei pensando nas coisas que precisam ser feitas aqui em casa. Fiz mil planos para o dia, desde passeio no parque da cidade a almoço na casa dos avós da Luciana. Mas na hora em que eu cheguei na cozinha eu já sabia que tudo isso seria um pouco pesado, pois eu sentia no peito a dor da saudade. A lembrança dela apareceu quase que instantaneamente, pois a gente sempre conversava o que ia fazer no dia. Eu preparava o nosso café da manhã e ela dizia que o meu sanduíche era sempre mais gostoso, por isso ela esperava eu fazer o dela. Ela gostava do pão de sal que tinha “bico” e eu de uma forma automática já o deixava sempre separado. Por mais que eu fizesse as coisas para ela, isso nunca foi pesado porque ela sempre estava do meu lado. O que eu quero dizer com isso? A nossa relação nunca foi pesada, pois sempre caminhávamos animando e valorizando um ao outro. Então hoje procurei pensar em fazer um dia não só com ela...mas para ela...do jeito que ela gostaria que eu fizesse para a nossa família.



Porém hoje nada foi tão difícil quanto arrumar alguns papéis antigos. Ao longo do tempo a gente acumulou uma quantidade enorme de papéis, livros e documentos e muitos desses estavam encaixotados. Eles ficam em um cantinho do escritório e eu nunca tomei coragem de abrir e separar o que precisava ser jogado fora ou o que merecia ser guardado. Muita coisa era puro lixo mesmo. Contas antigas, papéis que a gente nem sabe porque um dia guardou. Volta e meia apareciam algumas fotos antigas, alguns exames de gravidez ou algumas agendas onde anotávamos o que tínhamos que fazer. Mas uma das caixas foi diferente. Não sei bem porque, mas uma das caixas continha um pequeno tesouro da nossa história. Lá eu vi quase todas as cartas que trocávamos. Vi também alguns bilhetinhos que a gente trocava durante as aulas e também a nossa foto no aeroporto, no dia que ela viajou para fazer intercambio nos EUA (isso foi no final de 1994). Vi as cartas que várias amigas escreviam falando do quanto ela era especial e do quanto elas se orgulhavam em tê-la como amiga. Vi até uma cartinha da Luana confidenciando várias coisas para a Luciana (até liguei para a Luana e falei que só li a carta porque a mesma de 1998!). Depois de várias lembranças eu tive que fechar a caixa e decidi continuar em outro dia. Ali, sentado no meu escritório e com os olhos cheios d’água eu me vi novamente acompanhado apenas de lembrança e solidão.



Ler tudo aquilo foi muito intenso para mim. Tínhamos tanta cumplicidade que quase nada ali era novidade, porém esse mergulho nas lembranças me fez reviver aqueles pensamentos de “não pode ser verdade que ela se foi!” ou então de querer pegar o telefone, ligar e escutar a voz doce e suave dela falar: “Oi amore!”. Tem horas que até eu mesmo me surpreendo com a intimidade e cumplicidade que conseguimos construir ao longo de todos esses anos.



Assim, eu me vejo no meu sábado de páscoa, porque apesar de toda essa tristeza, sinto que Deus colocado também em meu coração um sentimento de esperança, um sentimento que Ele continua cuidando de mim, da Luciana e da nossa família e que um dia esse sofrimento todo cessará.



Uma Feliz Páscoa meus amigos e que o nosso senhor Jesus possa sempre habitar no coração de todos vocês!



Um grande abraço,


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena.

15 comentários:

  1. Woltony, em 23/04/2005 perdi minha querida avó paterna e hoje pela manhã eu estava lembrando dela e fui ler sobre a SAUDADE e a frase abaixo me chamou a atenção.

    "Saudade é a presença constante da ausência física de quem gostamos, mas que está em nosso coração."

    Esta semana minha cunhada perdeu a avó e quando fui conversar com ela pude perceber que o tempo passa e ameniza a saudade doída, pois nos primeiros anos de falecimento da minha vó, eu falava nela e chorava bastante e nem éramos tão próximas, pois ela morava em outro Estado e só nos víamos anualmente, mas o choro era inevitável e hoje quando penso ou falo nela, posso até chorar, mas isso ficou mais tranquilo, pois sei que ela se foi, mas permanecerá sempre viva em meu coração, através das boas lembranças, dos bons momentos que ela nos permitiu que ficassem marcados para sempre. E minha cunhada ainda chorosa, até por ter tido sempre uma relação muito próxima com a avó dela, falava da dor da perda, da dificuldade em voltar a casa dela, pois sabe que irá chorar bastante e eu disse pra ela ir, chorar quando sentir vontade e que o tempo vai passar e se encarregar de transformar a dor em lembranças boas, pois só sentimos saudades do que foi bom. Assim está acontecendo com você a Luciana apesar da ausência física está Viva em seu coração, através das lembranças do que vocês souberam viver juntos.
    O amor verdadeiro jamais morre em nossos corações.

    Meus votos de um Feliz domingo de páscoa para você e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!!!

    Hoje é um dia daqueles em que não tenho palavras...

    Feliz páscoa para todos!!!!!!


    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  3. Um bom momento para refletirmos sobre a nossa posição na Terra, sobre o nosso papel diante dessa imensidão. Tenha uma Feliz Páscoa junto à sua família e a certeza de que Deus estará sempre conosco!

    ResponderExcluir
  4. EU NUNCA VI UM AMOR TÃO SINCERO.VC É MUITO ESPECIAL E O SEU "DOMINGO" VAI CHEGAR. DEUS TE ABENÇOE.


    LIDIANE DANTAS
    FORTALEZA-CE

    ResponderExcluir
  5. Woltony, muito interessante sua reflexão neste post! Desejo uma Feliz Páscoa à sua família e que Deus continue consolando o seu coração e direcionando os seus passos. O amor e o respeito entre vc e sua amada é uma grande inspiração para todos nós. Linda demais a história de vcs! Ah, e de repente vc poderia postar algumas dessas fotos para vermos, não? Grande abraço, irmão.

    ResponderExcluir
  6. Feliz Páscoa e q Cristo continue vivo e presente em sua vida.
    Fiz um balanço geral das férias. Confira. Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  7. Querido Woltony,
    desejo q a sua "sexta" seja um exemplo para todos nós e que seu sábado seja apenas um momento de crescimento para entrar no domingo Santo. Uma vez Santa Gianna disse antes de falecer para o marido dela: não é justo entrar no Reino dos Céus sem sofrimento. E é isso. Como poderemos viver a imensa alegria de poder ter a graça e misericórdia de Deus de entrar na vida eterna se não passarmos pela sexta e pelo sábado?
    Continue no seu caminho, de fé e amor.
    Grande abraço,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  8. Oi, Woltony...
    Sou médica e pertenço a uma denominação evangélica. Fiquei sabendo do ocorrido com sua esposa através de amigos.
    Então, resolvi adicionar seu Blog para ver de que maneira sua experiência de vida pode auxiliar outras pessoas que passam pelo mesmo problema. Eu mesma perdi meu pai aos 2 anos de idade e tenho um irmão que tinha 3 anos na ocasião. Sei que não é fácil.Mas, Graças a Deus, sempre houve pessoas que estiveram presentes em nossa vidas e tornaram possível hoje sermos adultos com coração sarado.Claro que a ausência dele nos acompanha até hj, mas sabemos que Deus sempre esteve no controle de todas as situações em todos os momentos.Que Ele possa estar com vc suprindo todas as suas necessidades e de seus filhinhos. Que vcs sejam abençoados por ele hj e sempre.
    Grande abraço.
    Laís.

    ResponderExcluir
  9. Vc escreve tão lindo.
    Quando crescer quero ser um amor assim pra alguém. :)
    Dia feliz.
    Com carinho,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  10. Woltony:

    Lidar com a perda de alguém que amamos e tem forte significado em nossas vidas não é fácil, mas o tempo vai amenizando. Como sempre digo a dor da perda diminui e o que fica mesmo é a saudade e as doces recordações no seu caso, da Luciana.

    Forte Abraço!
    Ikki

    ResponderExcluir
  11. Sem palavras. Vc precisa escrever logo o livro do Blog! Além da linda história, é um potencial tremendo nas analogias e redação.
    Abraço para toda família!!!

    ResponderExcluir
  12. Woltony, ler esse post hoje me deu um aperto no coração...tocou no fundo da minha alma e foi como se pudéssemos vê-lo sentir toda essa onda de sentimentos que você descreveu de forma simples mas tão profunda. Essa comparação que você fez entre o significado da páscoa e esse momento que você está passando é bem interessante e verdadeira. Achei especialmente espetacular esse post. Um abração para vc e as crianças!

    ResponderExcluir
  13. Acompanho a sua historia a cerca de 6 meses e confesso que me emociono com cada postagem sua. Tive uma prima que também engravidou enquanto tinha um câncer raro de boca mas ela sobreviveu ao nascimento e ainda acompanhou cerca de 4 anos da vida de sua filha, mas a doença voltou e ela veio a falecer. Ao ler essa história lembrei de você e decide compartilhar: JOVEM MÃE COM CÂNCER SACRIFICA A PRÓPRIA VIDA POR FILHO EM AINDA EM GESTAÇÃO. http://www.oguardadeisrael.blogspot.com/2011/04/exclusivo-jovem-mae-com-cancer.html

    ESPERO QUE LEIA E GOSTE, É UMA LIÇÃO DE VIDA...

    ResponderExcluir
  14. Woltony,
    O amor de vocês é muito lindo!
    Tão especial, com tanto carinho, respeito, amizade...

    Não teve como não imaginar tu e a Luciana no café da manhã e as trocas de gentilezas entre os dois...Fiquei sorrindo e lembrando dela com carinho.

    Nos momentos em que a tristeza vier, lembre-se que a Luciana quer te ver feliz!

    Um grande abraço,
    Vania e Fernando

    ResponderExcluir
  15. Quero dizer que sua historia e muito bonita,sei que não posso imaginar a sua dor,mas só sei que Deus tem um grande progeto em sua vida.Que ele te dre a você muitas força para lutar por você e pelos os seus filhos!!!!!!!!Que Deus te guarde.

    ResponderExcluir