segunda-feira, 18 de abril de 2011

Existe hora certa?


Pedro e Helena brincando no parquinho perto de casa!




Oi amigos,


Esses dias vi em um blog uma discussão que volta e meia me perguntam. Não sei se isso se aplica exatamente a mim, no momento que estou passando, mas é algo que eu imagino que um dia vai chegar. Por vários fatores talvez um dia chegue. A pergunta feita lá no blog das meninas (http://3xtrinta.blogspot.com/2011/04/conte-seu-dilema-qual-e-hora-certa-de.html) é a partir de quando uma pessoa viúva pode começar a namorar e paquerar. Assim, eu resolvi compartilhar aqui um pouco o que eu penso sobre isso.


Pode até parecer um clichê, mas realmente acho que não existe um tempo certo. Acho que não existe tempo certo para o luto, nem tempo certo para paquerar nem muito menos para voltar a amar alguém. Conheço pessoas que estão há vários anos sem ao menos ter namorado alguém, sei de uma outra que com 4 meses já estava namorando, ao passo que outras começaram a namorar e viram que ainda não estavam prontas.


Uma vez ouvi que o coração é uma porta com a maçaneta virada para o lado de dentro. Tem horas que a gente quer deixar a porta fechada...mantê-la assim parece ser mais seguro, mais perto da nossa zona de conforto. E qual é a hora de abrir a porta? Essa sempre será uma boa pergunta a ser feita...


Eu gosto muito de metáforas. Tem horas que acho que elas explicam em uma frase o que eu não conseguiria explicar com um texto todo. E para isso eu penso que o nosso corpo é sábio. Sabe quando você está doente, com uma infecção intestinal por exemplo, e alguém vem e te oferece um x-tudo? O corpo sabe que aquilo não fará bem a você...que ainda não é chegada a hora de você comer aquilo. Acho que o coração é sábio também...chega uma hora que você pensa em estar com outra pessoa e aquilo simplesmente não cabe, não dá! Mas, no mundo das hipóteses, pode ser que um dia a gente se faça essa pergunta e talvez as nossas reações sejam diferentes...que voce pense em estar com alguém e um sorriso apareça nos lábios...


Falando um pouquinho agora sobre as crianças, o Pedro e Helena estão super bem. A nossa princesa está andando por todo o lado agora! Ela já responde a algumas perguntinhas balançando a cabeça fazendo SIM ou NÃO, manda beijinhos, dá “tchau”...enfim, tá encantando todo mundo!


O Pedro está melhorando na questão de ir para a escola. Esses dias ele tem chorado bem menos e toda vez que chego na escola para pegá-lo ele está super animado, falando que adorou brincar com os amiguinhos e dizendo para a professora que não precisa chorar, porque no outro dia ele voltará para a escola. Como ele mesmo fala, “eu vou mas volto!”


Um grande abraço meus amigos e desejo de coração um ótimo fim de semana. Fiquem com Deus.


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

13 comentários:

  1. Bom dia queridos!!!!!

    Minha irmã faleceu em junho de 2008, tinha cinco anos de casada e a Duda tinha apenas 10 meses, desde então ela mora conosco,pois meu cunhado não tem condições de criá-la e também era a vontade de minha irmã que nós ficássemso com ela, graças a Deus não tivemos problemas com isso, tudo muito natural.

    Minha vó fez cem anos no começo do mês e fizemos uma grande festa familiar e nessa festa meu cunhado apresentou sua nova namorada à família.Sempre pedi muito a Deus que ele conseguisse superar e encontrar uma pessoa maravilhosa que o ajudasse a reconstruir a vida.

    Mas conhecer a nova namorada me baqueou um pouco, acho que por sentir que minha irmã foi esquecida e que sua partida se concretizou. Nosso coração é muito contraditório, fiquei feliz por ele, mas me entristeceu ver que realmente ela não volta e essa dor só continuará no meu coração e dos meus pais.

    Mas enfim, essa hora chegará para você também, é natural, o curso da vida não para e quando a dor se acalmar você vai encontrar uma pessoa maravilhosa para dividir a vida. E você disse muito bem, seu coração te dirá a hora certa.

    Seus filhos estão realmente umas fofuras, lindos demais, fico meuito feliz que estejam bem, cheios de vida e esperança...

    Muita saúde e paz pra vocês!!!!


    Débora.

    ResponderExcluir
  2. O que mais importa é ser feliz.
    Com as lembranças que aquecem o coração ou com a novidade, o que vale é a alegria presente na vida.
    Te desejo a felicidade, sempre.
    Abraço,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  3. Não há tempo para ser feliz, seu coração vai dizer. E o importante é querer ser feliz.

    Lidiane Dantas

    Fortaleza - Ce

    ResponderExcluir
  4. EI Woltony,nao sao viuva,mas vou fazer uma comparacao c voce;perdi minha bebe ha´7meses,nasceu e 4dias depois faleceu.Sofri demaaaaaaaaaais e ainda sofro,ainda choro.hoje,ja´estou bem melhor do que no comeco do ano,por exemplo.Comeco a sonhar com outra gravidez...o que quero te dizer e´ o seguinte;nos ficamos nao e´?vamos procurar levar da melhor maneira,nao vamos esquecer isso nunca!Ainda mais vc que tem frutos desse amor,seus filhos.Voce E´ NOvO,nao pode fazer deste momento um calvario p a vida toda.Tenha seu tempo,seu luto,e´um momento seu!Mas,vc pode sim encontra uma pessoa boa,que te fara´feliz e que valera´a pena,por que nao?Voce fez tudo que podia nao e´?EU tbem!Infelizmente nao podemos fazer mais nada,a nao ser viver um dia de cada vez.Seu coracao sabera´ o momento,nao existe um tempo certo,EXISTIRA´ sim a pessoa certa.Seu coracao sabera´,temos que tentar superar tudo,sei que nao e´facil.SOnho sim ,ja´sofri demais e vou realizar meu sonho de ser mae, vou recomecar.Recomece tbem!ABRacos vc e as criancas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Woltony,

    acredito que para tudo tem a hora certa. Cada um tem um tempo próprio!

    Bom saber que o Pedro está mais adaptado.

    Torço para que tudo corra bem e que vcs sejam felizes, cada vez mais.

    Bjs e boa semana,

    Adélia

    ResponderExcluir
  6. Olá Woltony,
    Não há resposta exata a esta questão...Mas...
    Acredito que com o tempo, isso pode realmente se tornar mais claro na vida de quem perdeu uma pessoa amada.
    Eu desejo que quando chegar o seu momento, que Deus te abençoe com uma pessoa que venha apenas acrescentar mais amor a sua família.
    A Luciana foi o seu grande amor, e esse amor com certeza irá durar para sempre, pq ela fez parte da história da sua vida, mas não podes esquecer que a história continua sendo escrita, ela com certeza estará sempre cuidando de vcs e desejando sempre o melhor, e o melhor estará sempre no amor, na alegria e na continuidade da vida!
    Não tenha medo de amar novamente, não feche seu coração, não busque na solidão uma zona de conforto, pq vc pode estar se privando tb da sua felicidade e tb a felicidade de seus filhos, quando chegar a hora se vc permitir, tenho certeza q vc saberá que a pessoa que entrar na sua vida, estará entrando não para substituir a Luciana, pq ela sempre será insubstituivel, mas sim para dar continuidade a felicidade que vcs(como familia) merecem!
    Leia Eclesiastes 3...
    Eu li seu post hoje e de cara me veio este capitulo na mente...
    Um abraço
    Bia

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acho que não existe tempo certo, o cedo ou tarde depende da intensidade do que se foi vivido....apesar de ter perdido o esposo `a poucos meses, sei q a minha capacidade de amar continua comigo, não foi com ele. Embora não queira q essa hora um dia chegue...sei q ela vai chegar!!! a mim assusta!!!Sera um desafio a enfrentar tanto qto os outros....mas o momento agora é do luto....Peço a Deus força para vencer, e q Deus tbém continue dando a vcs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Woltony!

    Fico muito feliz de ver você fazendo esses questionamentos. Me alivia muito ver o caminho que você tomou para lidar com a sua vida após essa perda tão grande: o do coração. Ouça o seu coração, respeite-o, acredite nele. Ele saberá exatamente o momento certo para você dar novos passos. O tempo é seu, cada um tem um ritmo. Deus te abençoe, sempre.

    Lu (PGR)

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu sou Bárbara Lins.. não tenho blog, nem costumo sair lendo.. mas hj lí o blog de Luciana, e é uma história linda, que infelismente não teve uma contiinuidade tão feliz, e que o fim poderia ser adiado,, mas, inifelismente Deus não quis assim, e tenha certeza que esse foi o melhor para vocês, não sei expliicar qual foi a parte boa, mas tudo tem umm lado positivo e tem horas que somos obrigados a ver esse lado positivo.. Querria falar que admirro muito você Woltony, parabéns pela força. E viva, ame, sorria, chore, grite, e pule como sse fosse seu ultimo dia.. Tenho essa "frase" como meu dilema diiário!

    Abraço!!!

    :)

    ResponderExcluir
  11. Olá Woltony, seus filhos estão umas fofurinhas! Quanto à sua pergunta, penso que não há mesmo uma resposta pronta porque as coisas acontecem naturalmente. É claro que o vazio deixado pela Luciana na sua vida é insubstituível mas com certeza vc está vivo e o ser humano tem a necessidade de encontrar alguém com quem possa compartilhar a vida. Vc é uma pessoa especial e Deus conduzirá até vc uma pessoa tb especial que vai lhe ajudar inclusive a cuidar dos seus filhos e acalmar o seu coração.

    ResponderExcluir
  12. ... reafirmando: o que foi dito por Ismenia:
    "Deus conduzirá até vc uma pessoa tb especial que vai lhe ajudar inclusive a cuidar dos seus filhos e acalmar o seu coração"...

    ResponderExcluir
  13. Olá Wolty,
    Sua pergunta é mais do que natural e DEUS vai te dar a resposta na hora certa. Quem escolheu o que você está passando não foi você. Se Deus achou que era o momento da Lú e permitiu que você continuasse é pq vc ainda tem muito a fazer. O fato de você ter alguém jamais vai representar que você esqueceu ou deixou de amar a Lú ou colocou um ponto final na história. Mas, vc poderá experimentar novo sentimento e ser feliz também com seus filhos e outra pessoa.Bem, temos um amigo que tb perdeu a esposa com CA e hoje reconstruiu sua vida com uma outra pessoa maravilhosa. É isso que desejamos a você, na hora certa, no tempo de Deus!

    ResponderExcluir