quarta-feira, 6 de abril de 2011

Detalhes que fazem a diferença

Oi amigos,



Dizem que vida é feita de detalhes e que são esses detalhes que fazem toda a diferença. Na minha vida, principalmente depois que a Luciana faleceu, um somatório enorme de detalhes hoje fazem a diferença na forma como encaro as coisas ao meu redor, seja com a minha família, seja com os meus amigos ou mesmo no meu trabalho.

Nem sempre tem sido fácil acompanhar a forma como as coisas mudaram. Mudar nem sempre é fácil, ainda mais quando as mudanças são feitas sem o seu consentimento, totalmente contra a sua vontade. Se hoje eu repito o versículo bíblico que “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” é por confiar que Deus é bom e que Ele é e sempre será Deus, o meu pai. Aos meus olhos humanos, não consigo enxergar em que ponto hoje a minha vida é melhor que antes.Na minha contabilidade de perdas e ganhos, o que sinto que perdi é muito maior do que o que ganhei, porém continuo confiante que tudo aconteceu debaixo da soberania de Deus, onde Ele não abandona nenhum de seus filhos.

As crianças continuam crescendo e se desenvolvendo muito bem. Na segunda tivemos a consulta da Helena e o pediatra foi só elogios à nossa pequena princesa. Ela tem ganhado peso e crescido acima da média, chegando agora bem perto de uma criança que nasceu a termo. Toda a parte neurológica, motora e cognitiva estão ótimas e agora ela já caminha para o seu oitavo dentinho. Como eu já havia comentado, ela está andando por todo lugar, se achando uma verdadeira andarilha! No último fim de semana eu fui ao shopping comprar uma nova sandalinha para ela e fiquei realizado por poder acompanhar esse desenvolvimento que ela está tendo. A cada dia que passa ela se parece mais com a Luciana. A forma de sorrir, a sua boca e o jeito que ela me olha muitas vezes me remetem a vários momentos meus com a Luciana. É lindo ver um pedacinho dela nas crianças.

O Pedro está cada dia mais “sapequinha”. Todo dia ele aparece com uma nova “pérola”! Nos últimos tempos temos tido alguma dificuldade em fazê-lo ir para a escola. Quase todo dia é sempre uma dificuldade...ele começa a chorar e diz que quer ficar em casa. A escola que ele estuda é bilíngue (português-inglês) e a Tia Márcia sempre fala que a escola é legal, que lá ele vai aprender a falar inglês para conversar com os super heróis lá na Disney. Porém esses dias a gente presenciou um desabafo do fanfarrão. Enquanto ele se arrumava, já meio choroso ele falou (vou tentar escrever do jeito que ele fala):” Eu não quelo falar inguês e nem quelo falar com os super helois na Disney!”. Isso quando em plena terça feira ele chega para mim e fala: Papai, hoje é domingo e eu não preciso ir para a escola! O que nos deixa um pouco mais tranquilos é saber que, mesmo com essa dificuldade, assim que ele chega na escola ele fica bem, brincando com os coleguinhas e sendo simpático com todo mundo. Quando eu chego no fim da tarde para pegá-lo ele fala: Papai, hoje eu nem “cholei”! Depois ele sempre me dá um beijo e um abraço bem gostoso!

Em relação a mim, sempre que me perguntam eu falo que estou bem. Não posso dizer que estou ótimo, mas se eu falar também que estou triste eu estaria mentindo. Eu tenho momentos de tristeza mas também tenho vários momentos de alegria. Tenho aprendido muitas coisas, muitas vezes a duras penas, em várias áreas, mas talvez a que eu mais tenha dificuldade seja nos relacionamentos interpessoais. Como me comportar da melhor forma, como agir do jeito certo e na hora certa e principalmente como dizer não a várias situações são alguns dos meus desafios. Tenho começado inclusive a trabalhar alguns pontos com a minha psicóloga, pois vejo que o fato de eu ter ficado 17 anos da minha vida com a Luciana me protegeu de várias coisas. Tínhamos um relacionamento maravilhoso, onde um cuidava do outro e onde não precisávamos ter nenhum tipo de malícia. Tudo era leve, tudo era gostoso e tranquilo. Viver fora dessa realidade é uma grande mudança para mim.

Ontem aconteceu uma coisa aqui no trabalho que me fez pensar muito nisso. Tenho gostado muito do trabalho aqui do tribunal e o que mais tem me chamado atenção é a equipe com quem eu trabalho. São pessoas muito simpáticas e sempre solícitas. Ontem eu estava trabalhando e escutei um dos amigos aqui ligar para a esposa e dizer simplesmente que ligou porque estava com saudade de ouvir a voz dela. Como ele mesmo comentou uma vez comigo, ele tem 25 anos de um casamento tranquilo. Escutar ele falar aquilo foi disparar um flashback na minha cabeça. Essa era a minha rotina com a Luciana. Ligar, escutar a voz dela, falar que ela era linda e perguntar várias vezes ao longo do dia: “Eu já te falei que te amo?”. Tudo isso fazia parte desse conjunto de detalhes que comentei no início do post e que agora não tenho mais. Resta agora pedir e confiar em Deus que me prepare e me capacite sempre para o que virá.

Um grande abraço meus amigos e fiquem Deus! Que Deus os abençoe sempre!



Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

16 comentários:

  1. Deus é fiel, Woltony!
    Ontem, estava meio triste e precisei desabafar com a esposa do meu pastor, que me falou algo que mexeu muito comigo. Ela disse: "Sei o que vc está passando, mas o mais importante é que eu sei que a sua vida está no centro da vontade de Deus, pois vc está cumprindo um propósito que é dEle. Porém, isso não quer dizer que esteja livre do sofrimento. Veja o caso de Maria. Vc conhece alguém com um propósito de vida mais importante que o dela? Ainda assim, veja como ela sofreu! Primeiro, por ser virgem e ter um noivo que teve que entender e aceitar o propósito de Deus. Depois, na hora do parto, teve que "fugir", mesmo carregando o filho de Deus".
    O resto da história a gente conhece e sabe que, depois de tudo, ela entendeu o motivo pelo qual passou por tudo isso. Refleti sobre o que ela me disse e entendi que um coração submisso ao Pai e convicto da sua fé confia e descansa no Senhor, apesar das dificuldades das circunstâncias, e isso me deixou melhor, pq sei que a vontade que deve prevalecer é a dEle e não a minha.
    Eu contei essa experiência só pra te dizer uma coisa: Ele vai te capacitar, pq vc está no centro da vontade dEle. Apenas confie!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: mais importante que o propósito de vida de Maria, só o de Jesus, mas Ele é Deus, né? :)

    ResponderExcluir
  3. Woltony,
    Que Deus te ajude a, como disse a Ticiana, seguir o exemplo de Maria e procurar entender os caminhos que Deus reservou pra você e para seus filhos!
    Tudo de bom e todas as bênçãos sobre a sua família!
    Abraços,
    LuTTy

    ResponderExcluir
  4. Oi Woltony,
    Acompanho seu blog desde que a Luciana escrevia. Orei muito por ela, e tinha certeza de que ela ia ser curada, tamanha era a fé de vocês. Depois que ela se foi, vc serviu de exemplo para mim: de força, fé e bondade.
    Nunca comentei aqui, pq não tinha - e ainda acho que não tenho - a palavra certa.
    São tantas coisas que eu queria escrever-lhe, que não caberia aqui, Então, hoje arrisquei escrever pq uma colega minha perdeu o marido num acidente de carro e, como vc falou que andava lendo uns livros sobre o luto, pensei em comprar um pra ela e gostaria que vc me indicasse, se puder.
    Um abraço,
    Valquíria
    (valpiher@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Wolt,
    Já estávamos ansiosos por um post seu!
    Nem preciso dizer aquele blá blá blá de sempre, que todos eles são lindos e verdadeiros.
    A companhia da Luciana vc não terá mais fisicamente mas espiritualmente sempre haverá contigo! E, acho que é isto que não está te deixando triste!
    Conte sempre com as pessoas que te amam verdadeiramente. Nós estamos aqui prá tudo que vc precisar!
    Vc é um super, hiper, mega amigo!!!
    Adoramos vc!
    Clarice e Clarinha

    ResponderExcluir
  6. Meu filho apresentou dificuldade em se adaptar na escola nas primeiras semanas, mas acho temeroso o Pedro ainda apresentar resistência depois de tanto tempo. Acho importante falar inglês, mas muito mais importante para uma criança de 3 anos é estar em um ambiente que ela se sinta bem. Hoje em dia, depois de 2 meses na escola, meu filho pede e chora porque quer ir antes para a aula. Conheço a escola do Pedro e não acho um ambiente saudável para crianças. Uma escola que não tem nenhum árvore, que o parquinho é todo artificial. A minha prioridade é a felicidade do meu filho.

    ResponderExcluir
  7. Woltony,
    acho natural o Pedro se comportar assim para ir à escola. Às vezes a criança pode apresentar uma certa resistência, sem que isso tenha grande relevância. O importante é ele se sentir bem e se mostrar feliz quando vc vai buscá-lo.
    De qualquer modo, acredito que Deus te dará a sabedoria necessária para conhecer seu filho e decidir pelo melhor para ele.
    Torço muito pela felicidade de vcs todos, fico muito feliz por saber que vc está se sentindo melhor pois acompanho o blog de longa data, desde quando a Luciana escrevia. Vocês todos são pessoas especiais e merecem tudo de melhor! Que Deus os abençoe sempre!
    Abraços,
    Adélia - PGR

    ResponderExcluir
  8. Olá Woltony e família,
    Eu te falei q a Helena é o rostinho da Lú!Aliás, vc até me disse que muita gente fala isso. Os filhos são mesmo a herança de Deus. Tenho certeza que o carinho e os momentos com eles sempre lhe trarão conforto e lembranças felizes!
    Deus continue os abençoando!

    ResponderExcluir
  9. Oi Woltony...
    concordo com o anônimo acima...não acho normal a criança não se sentir a vontade na escola depois de tanto tempo...15 dias eu acho q é suficiente p sentir a adaptação.
    Falo isso pq minha filha estudou em uma ótima escola ano passado e era um "parto" faze-la ir a escola. Ela chorava dizia que não queria ir...bem igual ao Pedro.
    Eu achava q era normal e deixei ela o ano todo, só serviu p traumatizá-la mesmo...ela passou as férias do começo do ano todo preocupada pq teria q voltar p escola...esse ano coloquei ela em outra escola, tb muito boa...e daí sim q percebi q o problema não era minha filha e sim a escola...essa q ela vai hoje ela adora!!! Ela está indo muito bem...esta se desenvolvendo bem...está muito mais articulada e esperta...e sem medos.
    As vezes nós como pais, achamos q uma escola q aos nossos olhos parece ótima é o melhor aos nossos filhos, e isso pode ser ilusão.
    Sempre passo no seu blog e nunca comento, hoje resolvi escrever por ter passado isso com minha filha tb.
    um abraço;
    Bia.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!

    Já estava bem aflita sem notícias, é engraçado como a gente cria hábitos que vão sendo acrescentados em nosso cotidiano. Detalhes que fazem a diferença, como bem disse você.

    Engraçado que já falei várias vezes que muito dos seus sentimentos e experiências são totalmente compartilhados por mim e hoje não foi diferente, pois assim como você, após a morte de minha irmã, milhares de coisas boas aconteceram na minha vida, mas além de eu não conseguir me alegrar muito com elas, parece que minhas perdas sempre são maiores que os meus ganhos e acho que sempre será assim, pelo menos pra mim.

    Admiro muito a sua fé e sua experiência como pai, pois sinto que você é um pai fantástico e seus filhos serão pessoas seguras e felizes, que saberão viver e onde pisar, não serão deslumbrados e nem mimados, serão amados e amáveis.

    Claro que existirão momentos difíceis, momentos em que você realmente vai sentir falta da Luciana em alguma decisão, mas Deus vai te dar sabedoria para tomar sempre as melhores decisões para enfrentar todos os obstáculos na criação dos seus filhotes, assim, como eu sinto que Ele vai me ajudar na criação da Duda e tem me ajudado...

    Desejo muita saúde e paz pra vocês, que os babies continuem crescendo firmes e fortes e que o Senhor te abençoe na medida das tuas necessidades em todos os sentidos da sua vida.

    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  11. Olá Woltony, boa noite!

    Eu também já estava ansiosa por notícias, mas entendo que com o tempo as atualizações vão ficando mais difíceis, então só tenho a agradecer por você continuar nos confiando a sua amizade e atenção.
    Tenho uma colega de trabalho que também é funcionária da escola do Pedro e fala muito bem de lá, aliás não só ela como outras colegas também.
    Hoje li a frase abaixo e me lembrei de você.

    "Onde existe fé, sempre brilha a esperança."

    Um abraço, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Wolt,

    Meu filho também estuda nessa escola e simplesmente aaaammmmaa... Mas, cada indivíduo, tem seus gostos, suas particularidades, sua individualidade. Às vezes nós não nos sentimos bem num local e outra pessoa se sente, entende!? Ano passado ele estudava na Creche do Assefe e detestava... a creche é maravilhosa, mas por algum motivo ele não gostava de lá. São coisas que não se explicam... Nossa eu fiquei muito insegura quando troquei ele de escola, muito apreensiva mesmo, mas a escola me surpreendeu em todos os aspectos. Ele vai super contante puxando a mochila e na hora de ir embora sai dando bye bye pra todo mundo e perguntando pelos amiguinhos.
    Sabe, quando vc for levá-lo para a escolhinha, explique que lá é legal, que ele vai aprender muitas coisas, que depois vc volta e vão brincar muito juntos...sabe, deixe claro que lá é muito legal, que ele vai ter que ir pra escola, que todas as crianças vão para a escola... criança é esperta, elas preferem ficar em casa com o papai do que ir pra aula e fazem manha tentando alcançar seus objetivos, não podemos ceder pois não há negociação quanto a isso, então, nesse momento vc tem que ser firme e passar segurança pra ele... se vc olhar para ele com aqueles olhos inseguros ou marejados ele vai perceber.... e claro, por outro lado, avaliar também, se é com relação à ecola que ele não se sente bem pois daí já é outra coisa, se for isso mesmo não tem jeito... daí é melhor procurar outras.
    Olha, mas tenta mais um pouquinho, é bom demais pra criança aprender outro idioma logo cedo, é bem mais fácil, eles são muito inteligentes... é uma questão de adaptação mesmo...ele ficou doente, mudou de turma, teve carnaval, tudo isso quebra o ciclo da convivência, tenha paciência e passe segurança pra ele (nem que para isso vc tenha que fingir...rs...) que ele ficará bem.
    Abs!

    ResponderExcluir
  13. É sempre bom ficar atento ao comportamento da criança na escola.
    Não querer ir não é bom sinal.
    E o ensino bilíngue é relativo.
    Isso pode ser feito no horário oposto, em cursos externos.
    Nem sempre o que um adulto acha bom, serve para uma criança.
    Esse é o principal termômetro. O Pedro precisa se sentir bem no ambiente escolar.
    Fique sempre atento aos sinais do seu filho.

    ResponderExcluir
  14. Louvado seja o Senhor pela sua fé e confiança nEle.
    Que ela se renove a cada dia.
    Um grande abraço e find feliz.
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  15. Ólá Woltony, uma amiga q acompanha sua história me falou do seu blog, ela acompanha a minha e disse q era parecida com a sua... tentei postar um comentário antes , mas acho q não deu certo.Lendo seus relatos, sei o q vc tem passado.Assim como vcs eramos um casal apaixonado, não faziamos nada sozinhos sempre juntos,eramos uma só carne,19 anos de casados, dois filhos, uma familia linda,a tradicional familia "doriana" segundo os amigos.Cheios de vida, planos e acreditávamos que envelheceríamos juntos. Mas um acidente no dia 21/11/2010, tirou a vida daquele que era a minha razão viver!!!!Que choque!!! senti como se alguém me cortasse e arrancasse o meu coração sem anestesia e ainda dizia: vc tem q continuar....continuar qdo os nossos sonhos ja não fazem mais sentido.... dor... saudades... não ter mais o beijos de boa noite e o abraço do retorno do trabalho...a familia completa na mesa nas refeições... proteção fisica e financeira...não ter com quem partilhar as decisôes, o peso da responsabilidade...ter que enfrentar a tempestade qdo tudo era tranquilidade.Como vc disse, tem q se viver um dia de cada vez,pois imaginar um futuro sem pessoa doi muito!!! Hoje ja não pergunto o porque???? Mas sim para que???? pois assim diz o senhor: eu é que sei q pensamento tenho a vosso respeito, pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim q desejais(jr29,11).Uma coisa é certa Deus sempre esteve no controle, e se ele nos deu o privilégio de termos o melhor, eu acredito que algo muito maior esta por vir!!! sim espiritual....coisas gdes e lindas.tbém tenho buscado muito a Deus... e ele tem amenizado a minha dor .Disse Jesus eu vim para que tenham vida e vida em abundância (jo10,10), e mais ele disse porque eu vivo vos tbém vivereis(jo14,19).Então nós venceremos.... Que Deus nos abençõe e cumpra em nós o seu querer...abraços. josmeire@live.com

    ResponderExcluir