quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Primeiro post de 2011!

Oi amigos,


Estou muito feliz por escrever o primeiro post de 2011! Incrível como o simples fato que um novo ano faz a gente pensar em uma nova fase, novos planos e novos desafios. Não que isso apague tudo o que aconteceu no ano passado, mas esse 2011 começa com um certo “friozinho” na barriga, com o medo natural de tudo o que é novo, ainda mais quando penso que terei que passar por muitas coisas sem o meu grande amor.

Ter a Luciana ao meu lado sempre foi uma experiência maravilhosa, em todos os sentidos. Nós tínhamos uma sintonia tão impressionante, que o simples fato de termos um ao outro nos permitia enfrentar qualquer coisa. A segurança de ter a sua alma gêmea ao lado. Lembro que toda vez que ela entrava para fazer algum exame, eu sempre entrava junto. Claro que isso não valia para tomografias e radioterapia (ainda que eu ficasse na sala dos técnicos), mas todos os demais eu ficava junto. Lembro de ficar com ela na sala de ressonância, sentado ao pés dela, apenas colocando a minha mão sobre o seu pezinho. Talvez ela achasse que fosse eu que estivesse passando segurança para ela, mas estar ali, naquela situação, também me fortalecia, uma vez que eu sentia que ali eu estava cumprindo a função que Deus havia me preparado: ser o seu marido, na alegria ou na tristeza...na saúde ou na doença.

Quando comecei falando sobre um friozinho na barriga para esse 2011, foi me referindo principalmente a tudo que penso que poderá acontecer. A mudança para o novo apartamento, o aniversário das crianças (meus Deus...em fevereiro Helena fará 1 ano e Pedro 3 anos), o primeiro aniversário dela sem ela e o meu amadurecimento como pai, como cristão e como viúvo. Isso são apenas algumas coisas...aquelas que a gente vê rapidamente quando joga uma lanterna sobre o calendário e vê o que pode ser importante esse ano. Como isso tudo será construído é uma boa pergunta...e é aí que vem o frio na barriga.

Esse fim de semana assisti a um filme chamado “Minha vida sem mim”. Muito bom o filme, apesar de um pouco triste. Nesse filme, uma moça de apenas 23 descobre que tem uma doença terminal e começa a pensar em tudo o que gostaria de fazer antes de morrer. No desenrolar do filme, ela pensa em tudo o que deixará após morrer (filhos, marido, mãe e pai...). Sem querer contar o filme, ele me fez pensar muito na Luciana, relembrar tudo o que ela me falava, os seus medos, os seus planos e os seus sonhos. Ela era tão incrível que mesmo o medo da morte não a fez abandonar o gosto pela vida! Ontem eu e a Tia Márcia lembrávamos que uma semana antes ela fazia planos de viajar e montar negócios. Lembrei que toda vez que ela se sentia um pouco melhor,ela queria sair, bater perna por São Paulo. Como fiquei com o coração na mão quando a gente foi na Rua Jose Paulino (paraíso para comprar roupa em SP). Ela estava cheia de dores na perna e não tínhamos tratado ainda uma das metástases ósseas. Nem isso foi suficiente para fazê-la para mudar de idéia. Mesmo com o coração na mão, foi lindo vê-la por entre as lojas “pechinchando” e conversando com as vendedoras.

Uma das características marcantes da Luciana foi ser sempre muito preocupada com os outros. Isso era em relação a tudo e a todos. Lembro muito dela dando conselhos sobre parar de fumar, fazer exames de prevenção, procurar ter uma qualidade de vida dentro de casa, cultivar o casamento e o relacionamento com os filhos. Esse tempo que passamos no hospital nos fez ver muita coisa, nos fez refletir sobre como levamos a nossa vida, sobre como muitas vezes não damos importância a coisas simples ou como não olhamos com o cuidado necessário para o nosso corpo. Pensando nisso, pensei em daqui para frente escrever um pouco sobre o que pudemos aprender durante esse período, uma vez que mergulhamos de cabeça em tudo o que dizia respeito a câncer e em todos os aspectos que essa doença afeta. Acho que isso seria algo que ela gostaria que eu fizesse e que vale a pena ser compartilhado.

Antes de me despedir gostaria de deixar um versículo e uma música que escutei ontem no rádio. O versículo é um trecho do livro de Eclesiastes

Eclesiastes 12:1

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus
dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer

Sobre a música, ela foi a “nossa cara” durante um período muito importante da nossa vida, que foi na nossa época de noivado. Coincidência ou não, era música de uma novela que sempre assistíamos juntos (Caboca). Segue abaixo o link e a letra

Céu De Santo Amaro
Caetano Veloso

http://www.youtube.com/watch?v=Zuhsqx9BvIw

Composição: Flávio Venturini / Arranjo: Johann Sebastian Bach

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu...
Com ela veio a paz, toda beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você...
Meu amor..Vou lhe dizer
Quero você
Com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei
Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor nos invadiu...
Então...
Veio a certeza de amar você...


Um grande abraço meus amigos! Que Deus abençoe sempre os caminhos de cada um de vocês! Contem comigo também, em qualquer coisa que eu possa ajudar.


Woltony, Luciana, Pedro e Helena

16 comentários:

  1. Oi, Woltony!

    Um feliz ano novo para você, os pequenos e sua família!!

    Que Deus os abençoe sempre. :-)

    Bjs,
    Lu (PGR)

    ResponderExcluir
  2. Oi Wolty.

    Que esse ano seja abençoado para vocês. Li uma vez em algum texto que é preciso ter força para fazermos tudo sozinhos (e eu sei que você tem) mas é preciso coragem para pedir ajuda. Vocês não estão só, tem anjinhos que te cercam e estarão sempre por vocês.

    Conte comigo sempre.

    Carol Porto Xavier

    ResponderExcluir
  3. Olá Woltony, feliz ano novo, que Deus esteja sempre no seu coração lhe dando forças para essa grande etapa de sua vida e de sua família!

    Abraços
    Juliana!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Woltony

    "Um herói é um indivíduo comum que encontra a força para perseverar e resistir apesar dos obstáculos devastadores." (Christopher Reeve)

    Abraço! Deus e a sua Luciana estarão sempre ao seu lado, principalmente lhe ajudando a ser um excelente pai.

    Obs: Que bom gosto o de vocês! A novela cabocla foi muito legal!

    ResponderExcluir
  5. ... Engraçado "Céu de santo Amaro" foi a música escolhida pelo Thi e pela Cele, para a entrada dele na igreja.

    ResponderExcluir
  6. É a música que cantei durante toda minha gestação para meu Léo. E o surpreendente foi que quando ele começou a falar as primeiras palavras, eu fui colocá-lo para dormir e cantei: ... na noite do sertão meu coração... e ele completou sem falar direito: só quer bater potii. Lindo.

    Que Deus abençoe vc e pode ter certeza que vc está sendo iluminado pela luz da Luciana.
    Grande abraço;

    Lidiane Dantas
    Fortaleza - Ce

    ResponderExcluir
  7. Wolty,

    Que boom te ver com o frio na barriga. Isso pra mim representa expectativas para o futuro.

    Se segura que 2011 so esta comecado!!!!

    Beijos

    Pri

    ResponderExcluir
  8. Olá Woltony,
    que 2011 seja um ano muito bom pra todos ai!
    Muita saúde para as crianças!
    Muita força para continuar!
    Que Deus abençoe a todos!
    Um grande beijo
    Thays

    ResponderExcluir
  9. Vi seu blog através do da Cele.
    Conheço bem sua dor.
    Tb perdi meu amor, meu marido, nesse ano de 2010. Estava grávida qdo isso aconteceu. Realmente pensar no 1º aniversário do meu pequeno sem meu marido me dói, ms vou ter q passar por isso.
    No meu blog venho tentando extravasar essa dor.
    Q vc tenha força e luz, espero q 2011 seja melhor para todos nós. Força, força, forçaa!
    Abçs,
    Lu.

    ResponderExcluir
  10. Oi Woltony

    Te desejo do fundo de minha alma que este ano seja para vc muito especial, que vc possa superar esta dor mais rapido, pq eu sei que é muito dificil perder uma pessoa tão doce e especial como foi a Lu para vc. aliás foi é sempre sera neh?

    Peço a Deus que te de muita força para que vc consiga realizar todos os seus objetivos neste novo ano, que vç continue sendo este pai e maravilhoso amigo, que vc possa ter muita paz e seja muito feliz com os seus dois tesouros e sua familia.

    Quero que vç sempre saiba que apesar de não conhecelos tenho muito carinho por vç, Helena, Pedro e toda a sua familia.

    Beijos:
    Vilma e Bruninha.
    Serra Es.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Incrível, hj li o que pensei ontem, queria saber como a Lú estava um pouco antes de partir, mais pelo fato de sempre ter demonstrado esperança e fé. E agora li que ela estava como sempre: AMANDO A VIDA COM MUITA FÉ E ESPERANÇA. Bem, desejo um excelente ano para vc, toda sua família e a família da Lú. Vcs foram os guerreiros em 2010 e sei que Deus guarda muita coisa boa para vivenciarem. Um abraço com carinho da Cris e Ale

    ResponderExcluir
  12. Oi Wolty!!!

    Feliz ano novo!! Que Deus te abencoe grandemente e te trag muita forca e guarra pra vc alcancar todos os seus objetivos!

    Amamos voces e estamos orando por voces sempre!!

    Abracos,

    Eliane e Georgi

    ResponderExcluir
  13. Feliz Ano Novo, Woltony!!
    Você, e as crianças, estão sempre em nossos pensamentos. Estamos torcendo muito, e temos certeza, que tudo correrá bem neste ano que se apresenta. Apesar de não escrevermos sempre aqui no blog, acompanhamos cada mensagem postada (desculpe, mas muitas vezes a emoção nos toma por completo e as palavras faltam...).
    A trajetória de vocês nos ensinou e, ainda, nos ensina muito! Da época em que nos conhecemos (naquele especial ano de 2005) guardamos a lembrança de como nos admirávamos da maneira como você e a Lu se tratavam (era única e incrível!). Lembro das inúmeras vezes que disse a ela que o casal Pedro e Aline queria ser como vocês quando crescesse, enriquece. A forma como vocês encararam tudo, desde a descoberta da doença... a crença, a luta, o companherismo, o carinho imensurável, nossa! Quantas lições de vida. E agora, mesmo depois de tudo que você, e toda a família de vocês passou não cessam os exemplos de união e amor, dando continuidade a tudo que vocês dois mais acreditavam. Aos amigos, resta (fora a imensa saudade) o sentimento de tranquilidade, pois temos a certeza de que Pedro e Helena estarão sempre protegidos e amparados, vivenciando o amor todos os dias (assim como os seus pais).

    Aline, Pedro e Luiza (seis meses de muita fofura!)

    ResponderExcluir
  14. *** No comentário acima onde se lê "enriquece", leia-se "ehehehehe".

    ResponderExcluir
  15. Feliz ano novo pra td a familia. O mais importante para iniciar o ano sem a sua amada, vc ja tem: Deus. Ele da conta do recado qdo vc nao conseguir. Bjs e fik com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Woltony, consegui atualizar e achei os posts de 2011, o problema é que agora vou querer ler tudo de uma vez rs, adoro estar aqui como ja disse. Leio esse blog praticamente todos os dias, e ele me traz uma paz...leio os posts, os versiculos, e até as musicas, obrigada por nos trazer coisas boas todos os dias. Que esse ano de 2011 possa ser um ano de renovações, e tenha certeza que a Lu olha por ti, todos os dias e, em todos os momentos. Almas gêmeas não se separam nem quando um precisa partir antes do outro. Abraços a vc e sua familia.

    ResponderExcluir