segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Papai, eu te protejo da tempestade!

Oi amigos,

Eu não poderia começar o post de hoje sem contar uma pequena coincidência que acabou de acontecer. Eu estava começando a escrever o post quando me deu uma vontade de ler o que havia sido escrito há um ano. Eu já tinha mais ou menos a idéia de como seria a postagem de hoje, o que eu iria falar e um versículo que está na minha cabeça esses dias. Mesmo assim, resolvi ler o post do dia 10 de janeiro de 2010 e o mesmo narra o início do tratamento de radioterapia da Luciana. Ler as palavras dela foi reviver aqueles dias, aquelas consultas onde realmente ela se sentia como um touro indo para o abatedouro. Foi reviver todas as incertezas e esperanças de mais um início de tratamento, da saudade do Pedro que sentíamos e que ela tão bem retratou. A coincidência a que me refiro se deve à escolha do versículo. Naquele dia, ela escreveu o mesmo versículo que eu iria colocar hoje! Engraçado né? O versículo está no livro de Mateus, no capítulo 6

Mt 6:21

porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Ela adorava esse versículo! Eu lembro bem que assim que ela conheceu esse versículo, volta e meia ela se confundia e me perguntava: “Amor, é onde esta o seu coração aí estará o seu tesouro ou é onde está o tesouro aí estará o seu coração?”. Era bem claro que ela gostava tanto desse versículo porque ela identificava que realmente o seu coração e os seus tesouros estavam no mesmo lugar.

Falando um pouco sobre esses tesouros, a Helena e o Pedro estão ótimos! A Helena foi ao pediatra na semana passada e o desenvolvimento dela está excelente. Ela cresceu acima da média e o único ponto que ficou um pouco fora da curva foi o peso. A gente brinca que ela é modelo desde cedo! Ficamos contentes porque ela está se desenvolvendo super bem, totalmente compatível com a idade dela. Esses dias tenho ficado impressionado em como ela está espertinha. Até birra agora ela está dando! Vê se pode? Experimenta não fazer algo que ela não quer para você ver...ela fica brava e até mesmo chora! Pode um negócio desses?

O Pedro também está cada dia mais esperto. Fico às vezes impressionado com o tanto que ele está falante...falante e questionador! Se deixar ele dá sempre uma sugestão sobre o que a gente tem que fazer, sobre o que devemos comer ou vestir. É muito bonitinho! Uma outra coisa que tem chamado a minha atenção é que nos últimos dias ele tem falado muito sobre a Luciana. Volta e meia acontece algo e ele fala: “Papai, isso é muito engraçado..vamos contar para a mamãe?”, ou então ele fala que quer ir para a “aquela casa”, a “casa do papai e da mamãe”. Nessas horas ele está se referindo ao apartamento onde morávamos, onde ele nasceu e onde ele tinha o quartinho dele, com todos os brinquedos que ele gostava. Uma outra coisa é que volta e meia ele fala ele se refere à Luciana, perguntando onde ela está ou mesmo afirmando que ela está com o Papai do Céu. Dá um aperto no coração ver ele falando isso, com aqueles olhinhos inocentes e lindos, olhinhos que a Luciana sempre amou. Enfim, eu vou pedindo a Deus que dê a sabedoria para lidar com cada situação e a paz no coração, no dele e no meu, para que os dias sejam sempre leves, na medida do possível.

Uma outra coisa do Pedro, que é justamente o que deu o título desse post, foi que esses dias eu cheguei em casa todo molhado, pois havia pegado chuva. Ele me recepcionou com o carinho de sempre e quando eu falei que estava molhado, ele falou para mim: “Papai, você tinha que ter me chamado que eu pegava o meu guarda-chuva!”. Como eu ia dar um banho nele, resolvi fazer algo diferente e falei que ele podia levar o guarda-chuva para dentro do chuveiro. Imagina se ele não adorou! Ele ficava todo compenetrado debaixo do chuveiro e eu observando tudo, agachado perto dele. Nisso, ele olhou para mim, passou o seu bracinho no meu pescoço, me trouxe para perto dele e falou: “Papai, eu te protejo da tempestade!”. Olha, eu tive que me segurar para não chorar perto dele....

Falando um pouco sobre mim, nesses últimos dias tenho andado um pouco pensativo sobre a minha relação com as pessoas. Logo no início desse processo do luto, haviam me dito que apareceriam várias pessoas querendo ajudar mas que isso diminuiria ao longo do tempo, pois a vida voltaria ao normal para elas, apesar do luto continuar para mim. Isso de fato aconteceu e continua acontecendo. Sei lá, é tudo muito estranho...talvez realmente não seja agradável para a maioria das pessoas falar sobre o luto ou mesmo elas não saibam como abordar um viúvo ou uma viúva.

Por fim, gostaria de compartilhar uma coisa que aconteceu comigo. Hoje, no dia onde faríamos 5 anos e 4 meses de casado, eu fui chamado em um concurso aqui em Brasília. Na época que saiu o resultado todo mundo falava que eu tinha chance de ser chamado, pois mesmo passando fora das vagas a minha posição não estava ruim. Hoje um grande amigo meu me ligou dizendo que o meu nome havido sido publicado no Diário Oficial. Eu já peguei a lista de documentos necessários e vou começar a providenciar tudo o que for preciso. Apesar disso ser uma ótima notícia, eu senti muita falta de poder compartilhar com a Luciana, e isso fez toda a diferença sobre a minha “animação”. Parece que uma das graças das coisas que dava graça era justamente poder compartilhar com ela! Ligar e escutar a voz dela, sempre tão empolgada, querendo comemorar e logo contar para todo mundo. A Luciana sempre foi a pessoa que mais torceu por mim, que sempre quis que eu crescesse e me destacasse. Ela era sempre a minha maior incentivadora. Encarar agora esses desafios não tem a mesma graça. Aliás, fazer isso agora sem ela é um desafio...

Amigos, eu vou ficando por aqui. Que Deus esteja sempre abençoando e iluminando a vida de cada um de vocês.

Um grande abraço!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

28 comentários:

  1. Meu irmão,

    O essencial é invisível aos olhos...
    Por mais que as pessoas se manifestem menos, ainda estão ao seu lado.
    Não deixe de sentir isso
    Vcs entraram para nossa família terrena de uma maneira inexorável.
    Acompanhamos e rezamos por essa linda e unida família que continua sendo meu exemplo de amor.
    Fiquem em paz e protegidos da tempestade
    Porque onde seu coração estiver, aí estará o tesouro...

    ResponderExcluir
  2. Woltony,
    Parabéns pela sua convocação! Que esta nova fase possa trazer mais alegria ao seu coração.Estamos muito felizes e torcendo bastante por isso!Apesar de não nos manifestarmos com tanta frequência aqui no blog acompanhamos cada post seu e oramos para que Deus possa sempre iluminar vocês.
    Um grande abraço dos amigos Gustavo e Marília Raulino.

    ResponderExcluir
  3. Oi Woltony!!

    Adorei ter conversado com vc via MSN aquele dia!

    Fico muito fweliz que seus filhos estejam bem, crescendo e se desenvolvendo como deve ser... o Pedro é muito fofo mesmo!

    Parabéns por ter passado no concurso!! Que Deus abençoe muito essa nova etapa de sua vida! Tenho certeza que a Luciana esta muito feliz por vc!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Essa postagem foi de arrepiar: o versículo igual, o Pedro dizendo que vai te proteger e tudo o que você escreveu.
    Sempre que leio o que você escreve penso o quanto você é forte, o quanto a Luciana era feliz por ter uma pessoa assim como você e o quanto você também é uma pessoa muito feliz por ter casado com uma mulher tão maravilhosa como você a descreve. Tudo de bom pra vocês!
    Parabéns pelo concurso, já passei em alguns fora do número de vaga mas está longe um pouco, mas não perdi as esperanças e continuo estudando :)
    Talita

    ResponderExcluir
  5. Oi Woltony,

    quando leio seus posts muitas vezes tenho um misto de sentimentos que são difíceis de ser expressados em palavras.

    Hoje fiquei muito feliz por saber da notícia do concurso. Deus vai colocando cada coisa na hora certa. Tenho certeza que, aos poucos, tudo irá se ajeitando. Desejo que neste 2011, a vida seja leve, como vc disse. Leve apesar de tudo. Que a fé seja um sentimento presente e te dê muitas forças para continuar caminhando, ao lado de seus filhos lindos (que estão lindo demais...). Achei a Helena a cara da Luciana e o Pedro é uma boa mistura de vcs dois.
    Fique bem!
    Um ano novo muito iluminado, na graça de Deus!

    Abraços,

    Adélia

    ResponderExcluir
  6. Woltony tenho um filho na idade do Pedro e ele me surpreende também, fico para morrer emocionada. São os melhores tesouros que temos.

    Fica bem com Deus, e parabéns pelo concurso.
    Lidiane Dantas - Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
  7. Olá Woltony !

    É verdade... tenho escrito menos, mas estou acompanhando (sempre que posso) os post e rezando para que cada dia vcs estejam fortes e buscando uma plenitude de vida sem nossa querida Luciana. A Nicole fez 3 meses, ontem, e eu fico por conta dela o dia todo. O tempinho que tenho venho na net e entro no blog. Estamos com vcs, viu?!
    Fico feliz que a Helena está ótima e o Pedro, um encanto...adoro ler sobre ele. rsrsrsr
    Parabéns pelo concurso, torcemos pelo seu sucesso profissional, pois como pai você já nos mostra como é excelente! :)

    Beijos em todos,
    Dri Moufarrege, Xande e Nicole

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo concurso!!!
    Vai ser bom mudar um pouquinho sua rotina e suas expectativas profissionais :)
    Parabéns tb pelos seus tesourinhos lindos e abençoados.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Woltony pode ter certeza que grande parte dos seus amigos continuam acompanhando você, mas como você afirmou é mesmo complicado para nós chegar em você e falar sobre a Luciana. É como cutucar em uma ferida que está longe de cicatrizar comentar sobre a morte da Lu principalmente porque falamos do grande amor da sua vida. Muitas vezes a gente não sabe como te ajudar, te confortar...A Luciana está muito feliz por você, pela forma como você tem vencido dia após dia as novas situações que vão surgindo e se desdobrando para que as crianças cresçam bem e felizes. Fico muito feliz que você tenha sido convocado no concurso, vai ser bom para você conhecer e fazer novas amizades,algo novo que Deus lhe proporcionou para ajudá-lo nesse momento tão difícil. Um abraço! Olha seus filhos estão mesmo muito fofos!

    ResponderExcluir
  10. Querido Woltony,
    A Blog-Família está junto de coração e em oração.
    Compartilhar sentimentos verdadeiros nos faz refletir sobre o que passamos ao longo desta vida... valorizar amizades e crescer...
    Tenha a certeza de que o Pedro e a Helena sempre te protegerá de qualquer "tempestade"...
    Parabéns pela convocação!!!
    Desejo que este ano seja de renovação para todos nós!!!
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Querido Amigo Woltony,


    Desejo com todas as forças do meu coração que o seu Ano Novo seja repleto de chuvas de bençãos, milagres e muitas graças de DEUS na sua vida e de seus lindos tesouros (Pedro e Helena).

    Não imagina o quanto fazem parte de minha vida e como me sinto próxima de vocês quando leio o seu blog diariamente. Eu sempre comentava com a Luciana que esse Blog é um Blog de Amor, Luz e União entre todos nós que somos irmãos em Cristo ... e é exatamente isso que eu continuo sentindo, muito Amor, Luz e União ... e tenho certeza que essa energia alcança cada uma das pessoas que por aqui passam.

    Tenho a plena convicção que o Blog continua sendo um projeto de Deus ( A Luciana me falou várias vezes sobre esse desejo no coração dela de criar e manter o Blog) e que tudo que você compartilha com essa grande família não tem sido em vão. Obrigada por nos dar a oportunidade de crescermos e evoluírmos junto com vocês. É sempre muito bom ter notícias dessa maravilhosa família e principalmente constatar que Deus continua permanentemente te honrando e te preparando para seguir em frente. Força e coragem sempre!!!!!!!!

    Fiquei muito feliz com a notícia do concurso, parabéns você é mais que merecedor.

    Pedrinho é realmente uma criança extraordinária, adoro escutar as travessuras dele ... Heleninha é um milagre de Deus!!! Eles estão cada vez mais lindos e especiais!!! Grandes bençãos Deus tem preparado para vocês.

    Com carinho e muiito amor !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Elane&Henrique

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde queridos!!!!

    Nossa, cada vez que venho aqui tenho mais certeza que leio meu próprio diário.Como pode a vida de pessoas que nem se conhecem serem tão parecidas???

    No dia em que minha irmã faleceu no dia 06 de junho de 2008, foi exatamente o dia em que fui nomeada em dois concursos que estava esperando.

    Meus amigos me ligaram cedo me avisando e mais tarde recebemos o telefonema do hospital informando da morte dela. É tão engraçado, a gente espera tanto para realizar um sonho e quando ele acontece se dissolve como fumaça, senti a mesma coisa que você, fiquei 'feliz' mas não tinha minha parceira para dividir, a pessoa que mais torcia por mim....

    Que esta nova etapa seja um divisor de águas na tua vida, que novos amigos, experiências, desafios preencha um pouco do seu vazio....

    Minha sobrinha também me surpreende demais ela é muito fofa, aliás, criança mesmo fazendo loucuras é uma inocência tão linda.Desejo tudo de bom pra vocês, com muita saúde e paz...

    Ah, também amo esse versículo.

    Abraços e parabéns por essa conquista!!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  13. Acho que a sua convocação é um sinal não só de que a Luciana está com vcs, como tb de que ela está intercedendo por vcs. Vcs merecem tudo de bom!
    Parabéns e força!
    Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela nomeação, Woltony!
    Parabéns também pelos filhos lindos e espertos e, principalmente, parabéns por ser quem você é.

    Desculpe se parecemos longe, às vezes realmente não sabemos o que dizer. Mas ainda que faltem palavras, saiba que estamos aqui para o que precisar!

    bjim
    Faby

    ResponderExcluir
  15. Woltony, acredite a Luciana esta ao seu lado ..Torcendo por você sempre...Ai esta a força e a verdade do amor em Deus...Abraços Adriana

    ResponderExcluir
  16. Meu querido amigo,
    Parabéns pelo concurso! Significa mto, vc merece! Tb sei q minha querida Lu pularia de alegria... E, com certeza, nos contaria mesmo a novidade!
    Woltony, meu grande amigo, peço para que vc seja sempre essa pessoa tão abençoada e querida.. Tb peço para que seus TESOUROS continuem brilhando e cheios de saúde, esses dois anjos lindos! Não me canso de ver os vídeos deles dois q vc postou nos últimos dias (da escola do Pedro, da fantasia do Batman e da Helena rindo). Tb não consigo deixar de ver a Luciana... Tb por isso sempre vejo os vídeos, pois a vejo sempre.. Olha, Woltony, vc merece tudo de bom nessa vida! Todas as vitórias! Mesmo com a distância, saiba que sempre estarei aqui, acompanhando o blog e torcendo por vc! Mesmo com a vida tomando o seu rumo, não deixo de me lembrar com carinho de minha amiga especial, de sentir muito por tudo o que aconteceu e de sentir a falta dela..
    Fique COM DEUS!!!!! Gosto mto de vc...
    Da amiga de sempre!
    Christiana

    ResponderExcluir
  17. Woltony,
    Comm muita alegria eu e Alessandro recebemos a notícia de sua nomeação! TST!!!!Show, vc merece. Deus está olhando por vc e sua família! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Ai q lindo o Pedrinho, e como ele te proteje das tempestades. A herança de Deus na terra são os filhos e vc tem muitas alegrias com eles e fruto de um amor admirável! Abraço

    ResponderExcluir
  19. Ei, Irmão!

    Qdo quiser ligar para a Luciana e compartilhar algo com ela... lembre-se que ela deixou esse blog aqui.
    É um canal
    criado por ela e através dela vc ganhou uma família que se conecta com a sua familia diariamente.
    Lembre-se: Nós estamos aqui!
    sem a mesma beleza e calor que o seu amor, mas com uma imensa ternura que te abraça a cada post
    beijos no coração

    ResponderExcluir
  20. Wolt!!!!!

    PARABÉNS!!!!
    NOSSA!!!
    QUE NOTÍCIA MARAVILHOSA A DO CONCURSO! :D
    Vc é demais!!!!
    2011 tá começando com o pé direito pra vc, hem? Que legal! Esse ano promete!!! Que legal mesmo!

    Qdo vai ser a sua posse? Queremos estar presente! :)

    Beijão!!!!

    Raquel

    ResponderExcluir
  21. Nós nunca abandonaremos vc.
    A vida continua, o luto diminui para as pessoas ao seu redor, mas o carinho por vc fica.

    Parabéns pelo concurso! Sabia que isso ia acontecer rapido!
    Se possivel, quero estar presente na sua posse.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Oi woltony,

    Que felicidade em saber da sua nomeação!!!!!! sabemos o qto Lu tb gostaria que isto acontecesse :). Sei que vc está caminhando bem, apesar das dificuldades. Deus te dará a força e a coragem necessarias para seguir caminhado. Tenho certeza que Lú estaria cheia de orgulho por vc por todos os papéis que tens desempenhado.
    Parabens por tudo!!!!!!
    bjs
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  23. Wolty,

    Voce é um pai abencoado. O Pedro e a Helena sao os milagres da vida na sua. Deus, atraves deles, esta te dando todo o suporte para que voce enfrente esse tempo de tanta dor e saudade de Lu, mas ve se pode o Pedro te falar uma coisas dessas???? Ele te projera sempre da tempestade pq voce eh e sempre sera um pai maravilhoso. Te admiro muito!
    E parabens pela nomeacao!!!!!!

    Que o Senhor te forlaleca e te conforte.

    Beijos,

    Pri

    ResponderExcluir
  24. Querido Woltony,
    desculpe a falta de ordem nas coisas que vou escrever mas vou começar te dando o parabéns pela convocação. O Juliano nos falou outro dia que estaria perto. O mais maravilhoso é que agora são menos viagens e mais segurança. Que bom, você merece isso e muito mais!!!
    Outra coisa, achei tão interessante você falar de como as pessoas podem ficar receosas em te abordar. Isso é um pouco verdade mas não por culpa sua. Todos te amam tanto e a Lu também que ficam preocupados em dizer algo pra te magoar. Acho que é assim.
    Queria te escrever uma coisa que nunca me lembro de falar para você quando a gente se encontra. A família de vocês é abençoada por Deus. Eu não entendo direito mas não sei se todos tem a oportunidade sagrada de ter um contato tão íntimo com Deus como o que vocês tiveram. Isso é uma dádiva. Desse encontro acontecem duas coisas: uma gratidão muito grande por perceber verdadeiramente como Deus está ao nosso lado (lembra das várias vezes em que vocês escreveram sobre pessoas e fatos que faziam vocês sentirem a presença de Deus); e uma sensação de retorno, de que se deve mostrar a todos como Deus é bom.
    Falo isso porque também sinto assim pois a experiência que tive por conta da gestação e nascimento da Gianna me mostrou que Deus está conosco em todos os momentos.
    Sei também que é difícil entender os caminhos do Pai e como eles podem ser sofridos, mas vi nesse processo que a Ele sempre nos ouve.
    Voltando ao que acontece após o encontro com Deus (ainda bem que pedi desculpas pela confusão textual logo no início), a questão de se ter vontade de mostrar o valor de Deus em nossas vidas. Acho que isso é uma das coisas mais importantes a serem feitas pois o testemunho que se dá vale tanto quanto uma pregação. Percebi em um retiro que organizamos há um ano que as pessoas se envolveram muito mais com o testemunho que demos do que com algumas palestras (não desmerecendo nenhuma), isso acontece, eu acho, porque o sentimento atrai e então fica mais fácil fixar a o valor das palavras.
    Escrevi tudo isso para que você possa levar em frente essa vontade de evangelizar, ou seja, de levar a Palavra de Deus por meio da experiência tão sofrida e tão cheia de exemplos que vocês viveram e do amor tão lindo de você e da Lu. Um amor que todos nós presenciamos como verdadeiro, sincero, digno e eterno.
    Desculpe a divagação, tá? Não sei se deu pra entender.
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  25. Olá Woltony!

    Parabéns pelo concurso, que você tenha muito sucesso! Com certeza, a Luciana está lá em cima intercedendo por vocês e mais... te aplaudindo muito.
    A Helena é uma princesinha e o Pedro sempre surpreendente!

    Deus é contigo!
    Um abraço fraternal!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns!!!
    Fico muito feliz por sua convocação!
    Quando passo mais que três dias sem olhar o blog, diversas vezes durante o dia me pego pensando: Como estarão? Quais as novidades, os próximos ensinamentos que irei ler... E quando reapareço, a surpresa, a emoção e o carinho que sinto por vc e sua família são sempre maiores! Desejo profundamente a alegria de vcs todos e sei que suas conquistas serão inúmeras, uma vez que já nasceu um vencedor, casou-se com o teu tesouro, é pai de um super herói e de um milagre que é a Helena!

    Grande abraço,
    Mageane(amiga coruja)

    ResponderExcluir
  27. Olá Woltony,
    Parabéns pelo concurso! que DEUS te dê graça no novo trabalho!!!
    Abraço,
    Hélica e Antônio.

    ResponderExcluir
  28. Woltony!

    Parabéns pela aprovação no Concurso!
    Muito sucesso e realização profissional para você!
    E, com certeza, a Luciana está muito feliz pela tua vitória!

    Um abraço,
    Vania e Fernando

    ResponderExcluir