terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Recordações

Oi amigos,

Hoje foi o último dia de aula do Pedro. O fanfarrão aprendeu também o conceito que férias significavam, como ele mesmo dizia, não precisar mais ir à escola. Acho que ele estava feliz e triste ao mesmo tempo. Bonito foi ver o olhar de saudade das professoras. Elas nitidamente haviam se apegado a ele, como também haviam se apegado aos outros alunos. Não sei se é coisa da minha cabeça, mas poderia afirmar que o Pedro conseguiu deixar uma marca no coração delas. Acho que também fiquei com um olhar pesaroso. Todas elas foram muito carinhosas e atenciosas com ele, pois sabiam do nosso contexto familiar e do quão era importante que ele se sentisse seguro e abrigado. Como já dizia minha mãe (e acho que todas as mães e pais), ficamos mais felizes quando fazem bem ao nosso filho do que quando fazem para a gente.


Estou aproveitando e enviando o link das fotos e do vídeo da apresentação de final de ano do Pedro. A filmagem está meio ruim porque eu não sabia se olhava para ele ou se filmava....rsrsrs.


http://picasaweb.google.com/102407337206617153216/PedroFimDeAno2010?authkey=Gv1sRgCIKV36Pn5vfpHA#

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=OtSYx3S04Zc


A Helena agora está toda brincalhona. Quando a Luana finge que vai pegá-la, ela logo quer fugir e dispara uma gargalhada mais do que gostosa. Eu hoje pude filmá-la dando uns sorrisos lindos. Prometo disponibilizar aqui, assim que eu publicar o vídeo

Não sei bem o porquê, mas hoje os textos estão meio desconexos. Acho que talvez reflitam um pouco como eu estou me sentindo...uma confusão de um bocado de coisa. Estranho? Pois é, também acho. Tem horas que parece que existem mais pensamentos e sentimentos do que pode suportar a minha mente e o meu coração, mas como numa lógica de UTI, procuro dar atenção àquilo que me parece mais importante.

Essa confusão talvez tenha começado quando hoje decidi montar o nosso cartão de natal. Todo ano nós montávamos um cartãozinho e enviávamos para os amigos. Nem sempre conseguíamos enviar para todos, pois sempre fazíamos tudo corrido e muitas vezes não dava tempo de entregar para todo mundo. Quando comecei a mexer em algumas fotos eu simplesmente travei. Não consegui continuar. Tem horas que a dor e a saudade paralisam e você se sente atordoado, como um lutador de boxe tentando se recuperar de um knock-out e cambaleando procura o seu canto.

Junto com algumas fotos li esse texto do Carlos Drummond de Andrade, que nos foi enviado quando a Luciana partiu. Talvez o texto demonstre um pouco essa sensação de vazio, essa angústia que vez ou outra vem e assola o coração e, para a qual, o único remédio é o tempo.


Tenho razão de sentir saudade, tenho razão de te
acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste e
sem te despedires
foste embora.
Detonaste o pacto.Detonaste a vida geral, a comum
aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridadesem prazo sem
consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave do que o ato sem
continuação,
o ato em si,o ato que não ousamos nem sabemos
ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banaisque eram
sempre certeza e segurança.Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizesteo não previsto nas leis
da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste


Amigos, hoje talvez eu não tenha muita coisa a acrescentar. Só consigo pensar agora que Deus permite que a gente continue, que a gente siga em frente, apesar da saudade, apesar da dor, apesar dos pesares.

Salmo 23:1-6

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos
verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso
refrigera-me a alma.
Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo
vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu
bordão e o teu cajado me consolam.
Preparas-me uma mesa na presença dos meus
adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Bondade e
misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na
Casa do SENHOR para todo o sempre.

Um grande abraço e fiquem com Deus
Woltony, Luciana, Pedro e Helena

14 comentários:

  1. Como dói ler isso.
    A Luciana estará sempre presente na sua vida, tenha certeza que ela está orgulhosa por tudo o que você tem feito.

    Infelizmente, nessas horas não podemos fazer nada além de oferecer o ombro amigo e pedir ao Papai do Céu para acalmar seu coração e te dar forças para seguir lutando.

    Grande Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Woltony! Minha prima me apresentou seu blog e eu ultimamente tenho passado sempre por aqui! Eu passei por um sofrimento muito grande tbm há quase 2 meses atras, perdi o grande amor da minha vida em um acidente de carro! Só Deus entende a dor que sentimos quando perdemos alguém tão essencial em nossas vidas, vc que perdeu sua Luciana e eu que perdi meu Angelo! Mas tenho fé que Ele nunca nos abandona e nos segura nos braços nesse momento difícil! Gostaria de te agradecer pelas palavras, mesmo não te conhecendo vc me da muita força pra continuar! Me inspirei em vc e tbm criei um blog, êh bom colocar alguns sentimentos pra fora ne? Desejo que você tenha um Natal abençoado e um final de ano com muita paz e tranqüilidade para o seu coração! Que Deus te abençoe e alivie cada vez mais a sua dor!
    Que

    ResponderExcluir
  3. Desejo do fundo do meu coração que DEus te dê forças e coragem para seguir. A saudade é eterna, mas a dor que ela trás vai passar.
    Fica bem.
    Lidiane Dantas
    Fortaleza -ce

    ResponderExcluir
  4. Oi Woltony ...

    Olha, tudo é muito doído, eu sei, mas permíta-me dizer:
    o vídeo do Pedro põe fim em qualquer dor que seja...rs

    Que coisa mais fofa!

    Parabéns paizão!!Você está fazendo tudo muito bem, pode ter certeza!!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Woltony, que coisa mais rica o Pedro, gente como e tem desenvoltura e muito a vontade com plateia hem! Parabéns, que filhos lindos vc tem, e como e bom tbém ouvir seus sorriso no audio do video.
    Que o Senhor conserve vc assim, lutador, guerreiro, persistente em fazer a vida do seus filhos e a sua feliz, por mais que os acontecimentos, os sentimentos teimem em doer.
    Deus te abenções

    ResponderExcluir
  6. Oi, Woltony!!

    Ando sumida dos comentários, mas venho sempre aqui "te ler" e nunca deixo de pensar em você e toda essa maravilhosa família.

    Adorei ver o Pedrinho em ação! Ele tem realmente muita presença de palco. Leva jeito pras artes, o menino! A Helena também está muito fofa! Quero muito poder conhecê-la em breve.

    Amigo, desejo que o Espírito de Natal lhe traga paz e acalente seu coração. Reafirmo que estou aqui para o que der e vier.

    Abraços
    Faby`s

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Woltony, pois seu filho é muito inteligente!
    Quero parabenizar o Pedro também, pois foi o mais animado da turminha, dançou bem bonitinho, alegre e sem falar no cumprimento à pláteia. rsrs
    Com certeza a mamãe está mais do que orgulhosa do filhão.
    Quanto a Helena imagino a fofura.

    Um beijo no coração de vocês!

    ResponderExcluir
  8. Olá, td b? Conheci seu blog pelo blog da Miriane e me encantei sua garra e superação diária pra criar esses pequenos maravilhosos.
    Vou voltar sempre por aqui.
    Bjs e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Querido Woltony,
    é difícil mensurar a tristeza e a saudade. Eu me vejo em situações de mãe que me fazem lembrar da Lu, imagina você, como deve lembrar dela, do abrir ao fechar dos olhos, diariamente.
    Só tenho a desejar que neste Natal você consiga se inspirar nas suas crianças lindas!!! E let it shine...
    Linda demais a apresentação... Presença de palco é pra poucos, viu?
    beijos,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  10. Woltony,
    o vídeo do Pedro foi a melhor coisa que vi na semana.
    Não há como não ficar apaixonada!!
    Que performace!! Que fofo!!
    E o final da apresentação? Mt lindo!!! Parabéns!!
    e obrigada por dividir um momento tão especial.
    Posta o vídeo da princesa, quero vê-la rindo tbm!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito esperto esse Pedrinho... adorei ver! Bjs p/ todos

    ResponderExcluir
  12. Eita Pedrinho. Esse vai ser da pa virada, rsrsrsrs. Lindo demais!!!

    Te desejo um Natal abencoado. Que Deus te mostre o caminho a seguir e que sua dor seja aliviada.

    Te desejo um 2011 de muitas conquistas e sucesso.

    Um beijo grande pra voce e pras ccas.

    ResponderExcluir
  13. Wolt!

    Esse seu post do Drummond me fez chorar um rio de lágrimas!

    Sabe, tenho estado muito sensível neste fim de ano (logo eu, que sempre fui muito segura e forte), choro umas quatro vezes por dia, só de pensar na minha mãe ou na Lulis. Não adianta onde eu esteja ou o que faça: qquer coisa que me fizer lembrá-las, ativa o choreiro.

    Caramba! Pra mim, esse ano pra lá de dífícil está custando a terminar...tô louca para que ele "vá embora" logo e leve um pouco de tanta tristeza que ficou (se é que isso é possível). Neste primeiro ano de perdas, muito difício não se entristecer nas datas especiais que a gente costumava celebrar juntos! Dia 21 de dezembro seria o aniversário da minha mãe; 25, o Natal, sem mencionar os nossos animados amigos-ocultos de fim de ano... Quanta perda! Às vezes parece que nem a chegada da Valentina ou da Helena conseguem amenizar...a saudade bate muito forte e tudo o que queria era que elas estivessem conosco aqui tb...

    Bem, amigo, hj nem uma msg otimista consegui escrever aqui no blog. Me perdoe o baixo astral, mas acho que sei exatamente como vc se sente às vezes. Vamos esperar tudo isso passar um pouco mais e enquanto isso, seguirei seu exemplo: fé em Deus e pé na estrada. :D

    Um beijo muito especial de fim de ano para essa família MARAVILHOSA e que eu amo demais! :D

    Raquel, Álvaro e Valentina

    ResponderExcluir
  14. Eu acompanho sempre o blog desde mais ou menos o quarto mes pq 2010 realmente foi um ano dificil eu tbm tive bastante problemas com saúde minha bb nasceu 6m e passou 3 m na UTI e depois meu filho apareceu um cisto no cerebro...eu trabalhava no Ciman com sua mãe e graças a Deus 2010 acabou fico mto emocionada com a sua história mas te acho um super-herói por estar passando por esta saudade e ter a preocupação de não afetar as crianças..Parabéns Woltony e com certeza a Luciana está mto orgulhosa do pai de seus filhos..Tudo de bom em 2011....Andréa

    ResponderExcluir