quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mais uma reflexão sobre a morte





Oi amigos,


Hoje é dia de finados. Não sei explicar se é em função da data, se é porque ontem saiu uma matéria sobre o blog no Correio Braziliense ou se foi a chuva de lembranças entre ontem e hoje que me fizeram pensar muito na Luciana e também sobre a morte. Uma outra coisa também que aconteceu é que em virtude do câncer do ex-presidente Lula, o assunto “câncer” tem sido muito debatido.

Em alguns momentos aqui no blog eu comentei (ainda que superficialmente) como foram os últimos dias antes da Luciana partir. Sem querer ser repetitivo, queria somente trazer um texto que li hoje e que fala sobre morte. Na verdade o texto fala sobre eutanásia, mas o trecho que transcrevo aqui faz uma reflexão sobre algo que a gente pensava naqueles dias. Lembro que os médicos diziam que a Luciana não era mais caso de UTI, pois caso acontecesse algo (uma parada respiratória, por exemplo), a UTI não ajudaria em nada na melhora dela, mas somente retardaria algo inevitável. Assim, queria colocar aqui esse trechinho que talvez sirva como reflexão.

“Mas eu pergunto: a vida não será com a música? Uma música sem fim seria insuportável. Toda música quer morrer. A morte é parte da beleza da música. A manga pendente num galho: tão linda, tão vermelha. Mas o tempo chega quando ela quer morrer. A criança brinca o dia inteiro. Chegada a noite, ela está cansada. Ela quer dormir. Que crueldade seria impedir que a criança dormisse quando o seu corpo quer dormir.
A vida não pode ser medida por batidas de coração ou ondas elétricas. Como um instrumento musical, a vida só vale a pena ser vivida enquanto o corpo for capaz de produzir música, ainda que seja a de um simples sorriso.

Admitamos, para efeito de argumentação, que a vida é dada por Deus e que somente Deus tem o direito de tirá-la. Qualquer intervenção mecânica ou química que tenha por objetivo fazer com que a vida dê o seu acorde final seria pecado, assassinato.

Vamos levar o argumento às suas últimas conseqüências: se Deus é o senhor da vida e também o senhor da morte, qualquer coisas que se faça para impedir a morte, que aconteceria inevitavelmente se o corpo fosse entregue à vontade de Deus, sem os artifícios humanos para prolongá-la, seriam também uma transgressão da vontade divina. Tirar a vida artificialmente seria tão pecaminoso quanto impedir a morte artificialmente – porque se trata de intromissões dos homens na ordem natural das coisas determinada por Deus.

A vida, esgotada a alegria, deseja morrer.”

Um grande abraço meus amigos e fiquem com Deus. No próximo post trago mais notícias nossas!!

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

9 comentários:

  1. Woltony,
    Mais uma vez me emocionei com a história de vocês...
    Acompanho o blog desde o início, rezei muito pela Luciana e pela Helena e fiquei muito triste porque estava viajando no dia 27 de junho e só soube do falecimento dela após a missa de sétimo dia...
    Continuo te admirando pela força que demonstrou durante o tratamento e após a partida da Luciana. E agora te parabenizo pela decisão de manter o blog, mesmo que nem sempre você tenha vontade de escrever, pelo que a matéria fala a respeito de como a internet pode ajudar as pessoas. Com certeza vocês receberam muito carinho das pessoas que acompanham vocês por aqui, mas até agora não tinha bem me dado conta do que pode significar a outras pessoas poder contar com a sua experiência e sua capacidade de compartilhar.
    Quero que saiba que o blog é um ótimo meio para que a gente, que está longe, possa acompanhar você e as crianças e continuar desejando o seu bem!
    Abraços carinhosos,
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Wolt, que linda a foto de vcs!!!!

    Nossa, que família linda, MARAVILHOSA, vcs são!

    A Luciana, com certeza, iria ficar tão orgulhosa desta matéria! E vc escolheu uma foto linda dela! Ela ia amar!

    Parabéns, Wolt!

    Um super beijo e CONTINUE COM O BLOG, PLEASE! :D

    Raquel T.

    ResponderExcluir
  3. Sabe Wolty, hj tbm ficando muito na minha mae que perdi em maio tbm pro cancer.... entao, oha o que eu achei e foi para direto no meu FB;

    "Love is stronger than death even though it can't stop death from happening, but no matter how hard death tries it can't separate people from love. It can't take away our memories either. In the end, life is stronger than death.”

    ResponderExcluir
  4. Como vcs estão lindos na foto! :)

    Faço ideia de quantas pessoas vocês ajudaram ao longo do tempo por decidirem compartilhar.

    Não canso de agradecer a vocês por tudo que aprendi aqui e mais ainda: Por dividirem e o carinho e esse amor tão lindo conosco.

    Obrigada!

    Que o fim de semana seja lindo.

    Beijo,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito bacana a matéria do Correio. Espero que você e as crianças estejam bem, sob a proteção de Deus e da Lú. Abração!

    ResponderExcluir
  6. Olá... Woltony, achei o blog por puro acaso, estava procurando o blog do casamento da minha cunhada que se chama Luciana também e no meio deles vi o nome "Luciana e Woltony" me lembrei do seu nome, por não ser um nome comum, trabalhei um tempo com o irmão da Luciana e uma pessoa que o conhece é muito minha amiga e me lembro de ter visto as fotos do casamento de vcs, que por sinal me marcaram bastante, fotos de vcs dois sempre tão lindos e emocionados, me lembro de ver o brilho nos olhos dela e pensar "um dia vou ter alguém que faça meus olhos brilharem desse jeito"... bom, não tive contato algum com vcs, mas mesmo assim de alguma forma vcs marcaram minha vida e ao ver esse blog hoje fiquei curiosa pra ter noticia de vcs... só não imaginava as noticias que encontrei... fiquei triste e chorei, mesmo sem conhece-los eu vi nos olhos de vcs alegria, felicidade, amor e superação... me emocionei com esse blog e a partir de hj, vou acompanha-lo constantemente...
    Parabéns pelos lindos filhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei essa matéria no correio! ainda mais quando a gente acompanha, lê o Blog.

    fica com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Você nos abandou Woltony?
    Some não, isso gera saudade!
    Beijo,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir