terça-feira, 2 de agosto de 2011

Desabafo

Oi amigos,


Uma das frases que mais ficaram marcadas durante todo o processo do tratamento da Luciana e que freqüentemente escrevíamos aqui era que estávamos aprendendo a viver um dia por vez, sem nos preocuparmos tanto com o dia de amanhã. Naquele contexto fazia todo sentido, pois cada dia era repleto de surpresas e o fato de termos um dia bom não era garantia que o dia seguinte seria do mesmo jeito. Após o falecimento da Luciana, apesar de todos os pesares e das dores inerentes ao luto, a vida voltou a colocar o seu ritmo e logo eu estava trabalhando e cuidando dos compromissos do dia a dia. Eram as coisas com as crianças, o trabalho, o dinheiro, as empregadas e tudo o mais que faz parte do nosso cotidiano. Porém é engraçado como mesmo com uma rotina, ainda me deparo com alguns momentos onde me lembro daquela frase e vejo como ela é verdadeira, independente da época. Tem horas que me sinto tão perdido que não vejo outra saída a não ser viver um dia por vez.


Tem dias que me sinto perdido em relação às crianças. Fico me perguntando se estou sendo um bom pai ou não. Fico me perguntando, numa daquelas divagações inúteis, se não teria sido melhor eu ter partido e a Luciana ficado, pois acabo achando que ela lidaria com diversas coisas melhor que eu. Tem horas que me pego com várias dúvidas e aí me falam que ser pai é isso, que isso não é exclusividade minha. Vejo muitas vezes o Pedro chorando de manha e me pego pensando que tenho que fazer a melhor coisa para ele, que preciso ser firme e ao mesmo tempo carinhoso. Coloco a Helena no colo e fico contemplando o pequeno milagre que está ali comigo e na responsabilidade e honra que Deus colocou na minha vida. Sei que me cobro muito, todo tempo e a toda hora, mas quem me conhece sabe que eu sou assim.


Tem dias que me sinto perdido em relação a Deus. Não que eu tenha deixado de acreditar no meu querido Pai e em todo o seu amor por mim, mas hoje para mim é fato que eu ainda guardo um certo ressentimento. Sinto que preciso colocar alguma coisa para fora, algo que eu não sei bem ao certo o que é mas que atrapalha o meu relacionamento com Ele. Sinto que Ele me ama tanto mas meu coração ainda está relutante. Às vezes eu acho que preciso de algo parecido com o perdão. Como se eu tivesse que perdoar Deus. Muita ousadia da minha parte né? Eu, um simples mortal, tendo que perdoar Deus, o criador do universo! Mas na minha cabeça, supondo um quadro imaginário onde fosse possível abraçar Deus, eu não sei se seria um abraço daqueles entusiasmados, tipo de dois namorados quando se encontram. Talvez fosse um abraço “com ressalvas”, tipo quando você abraça aquele amigo que te decepcionou mas aí vocês chegam à conclusão que vale a pena continuar a amizade. Sinto que até mesmo as minhas orações hoje não são mais tão fervorosas quanto antes, mas no meu íntimo eu anseio por me tornar um cristão cada dia melhor, com o coração mais entregue a Deus.


Tem dias que me sinto perdido em relação ao meu coração. Esses dias me perguntaram se eu aceitava que a Luciana havia partido e que ela não voltaria mais. Meu primeiro ímpeto foi responder que sim, que sabia que ela havia partido e que eu não poderia tê-la mais de volta. Mas aí comecei a pensar em algumas coisas que faço e vi que talvez eu ainda não tenha aceitado tão bem isso. Hoje mesmo conversava com a minha psicóloga e falávamos sobre a importância de aceitar essa transição do Woltony casado para o Woltony viúvo. Esses dias ouvi a mesma coisa de outra amiga psicóloga. Já ouvi até que sou mais casado do que muita gente casada por aí. Sei que é preciso seguir em frente, mas às vezes me confundo em como fazer isso. Nessas horas eu vejo que ainda dói muito. E que talvez eu ainda não tenha entregado a Luciana completamente para Deus. Que eu ainda reluto em muitas coisas e não consigo equacionar diversas equações no meu coração. Que a música mudou e eu preciso aprender a dançar um novo ritmo, apesar de lembrar o quão bem eu dançava a música antiga.


Tentar achar a resposta para todas essas dúvidas é algo que parece estar além das minhas forças. É como tentar ouvir um filme em inglês sendo que você ainda não saiu do nível básico. Você não sabe o que eles falam, você não está entendendo nada e ninguém aparece para te explicar. E foi daí que lembrei da frase de viver um dia por vez. E assim encontrei algo que me trouxe um pouco de conforto, pois eu falava para mim mesmo que estava fazendo o meu melhor, independente de qualquer coisa. Que apesar de toda dor eu já havia andado bastante e que muitos progressos haviam sido feitos. E que mesmo com tantas dúvidas, Deus ainda me amava e ainda estava no meu coração. E que momentos de angústia sempre vão existir, porém nos resta pedir a Deus sabedoria, paz e amor para agir da melhor forma.


Salmo 32:8


Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.


Um grande abraço meus amigos e fiquem com Deus!


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

13 comentários:

  1. Bom dia Woltony.

    Olhando pela janela do vizinho (sou desjanelada outra vez) vejo um céu completamente azul, cheio de mil e uma possibilidades pra quem tem a incrível missão de se encontrar.

    Encontrar respostas para nossas dúvidas é uma arte diária.
    A gente dorme com uma certeza e acorda com milhões de perguntas todos os dias, invariavelmente.

    Que Deus te mostre o caminho em todos os aspectos da sua vida, e te dê de presente certezas.

    Seus textos estão cada dia mais lindos e envolventes. Parabéns.

    Dia feliz pra você e seus pequenos.

    Beijo,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  2. Woltony....não deixe de acreditar na força maior que é Deus. Não guarde ressentimentos dele por isso. Luciana é um ser muito evoluído. Sua missão é muito maior. Ela com certeza está ao seu lado e ao lado de seus filhos. E ela partiu para uma viajem. Uma viajem que para mim é apenas para preparar as chegadas. Vocês vão se encontrar um dia e isso é fato. E viverão a eternidade juntos para sempre....pense que isso é apenas transitório. Logo, logo vocês estarão juntos. O que são 50 ou 60 anos perto da eternidade?? Desculpe se estou falando alguma besteira. Mas não deixe de acreditar no reencontro de vocês e nem em Deus. Não fique triste com ele. Perdoe e peça perdão. Pois como diz a oração de São Francisco de Assis "É Perdoando que se é perdoado". O amor de vocês é o mais puro e lindo que já vi.
    Na vida cada passo é um passo, e tudo tem um objetivo. Sei que alguns são difíceis de aceitar. Mas chegará um momento em que entenderemos.
    Rezo por Luciana, por você, pelos seus filhos....
    Luciana está cuidando de toda família isso eu tenho certeza. Pois mesmo não a conhecendo, sei que ela é um ser evoluído e especial.
    Desculpe pelas minhas palavras.
    Que Deus te ilumine sempre, você e sua família.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sempre leio seu blog e acho que é muito natural se sentir perdido quando você perde um ente querido, independente do tempo.

    Pelos seus posts, percebe-se que você é um ótimo pai.

    As pessoas querem nos ver bem, mas ás vezes as circunstâncias da vida acabam afastando a almejada felicidade. Li uma reportagem que a felicidade plena é inexistente. Nós buscamos apenas o bem-estar, que é uma conjugação de fatores como carreira, relacionamentos, filhos.

    Se eu estivesse no seu lugar, eu estaria deprimida, não sei se conseguiria tocar a vida em frente em um ano e conheço muitas pessoas que levam anos pra aceitar a perda do familiar.

    Por mais que acreditamos em Deus, na vida eterna, não temos plena consciência do significado da morte. E acabamos não aceitando, mesmo sabendo que esse destino é de todos, independente das circunstâncias.

    Torço para que você supere as dificuldades, lute pelos seus lindos filhos e tenha uma vida plena !! Sua esposa, onde estiver está olhando por vocês !!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Querido Woltony,

    você é uma pessoa muito especial, pois em cada post vejo que você nos passa um aprendizado. Outro dia li um texto que fala um pouco sobre o seu desabafo, irei te enviar por e-mail para que leia também.

    Medite:

    "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

    Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus." (2 Coríntios 1:3-4)

    "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam." Tiago 1;12

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia queridos!!!!!

    Eu já disse várias vezes e repito novamente, sei exatamente o que você disse em cada palavra e me sinto assim, exatamente assim, apesar de minha irmã ter partido há 3 anos.

    Muitas vezes me sinto perdida, principalmente em relação a educação da minha sobrinha, em como fazer e agir em muitas situações e se estou fazendo as escolhas certas e ainda pensando em como minha irmã faria, isso me entristece, cansa, estafa.

    Também já perguntei muito pra Deus por que ela e não eu??Eu não tinha nada que me prendesse a esse mundo, marido, filhos...ela sim, tinha tudo isso, mas no fundo tem um porquê, e Deus sabe a resposta direitinho...

    Depois da morte da minha irmã também me senti traída por Deus, afinal acreditei piamente na cura, que Ele daria escape, cura, que de algum modo ela se libertaria dessa maldita doença e não foi o que aconteceu, pelo menso não da maneira que eu queria e eu sei que estou errada em cobrar qualquer coisa de Deus, pois devemos amá-lo acima de qualquer coisa, assim como Jó, que perdeu 10 filhos, esposa, tudo e continuou fiel a Deus...mas ainda não consegui abraçá-lo com amor incondicional...

    Enfim, parece que os sentimentos e as fases de quem perde alguém que se ama é bem parecido...Mas sei que Deus tem um propósito em tudo isso e no tempo certo estaremos preparados para continuar a viver por inteiro nossa vida espiritual e material..

    Que o Senhor sare nossas feridas e dores...

    Não se preocupe você é um excelente pai, dos melhores que já conheci, você é muito dedicado e seus filhos serão cidadãos de bem, pessoas maravilhosas e muito amadas...

    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  7. Querido Woltony,
    já pensava em te dar mandar um e-mail depois de tanto sem você escrever aqui.
    Desejo que você se sinta bem nos braços de Deus. Não sei bem o que te dizer mas só quero que você pense sempre quão afortunado você é apesar de toda dor que passou e passa.
    Tente afujentar os pensamentos de revolta com pensamentos de gratidão.
    Uma tia me fala que a melhor forma de passar o dia é agradecendo por tudo. Pelos filhos, emprego, família etc.
    Aquilo que ainda dói, entregue nas mãos de Deus. Peça o colo de Maria.
    Sei que é difícil se sentir confortado diante de tanta coisa mas você pode ser o pai que deseja (na minha opinião você já é o pai mais dedicado e atencioso que conheço). Não se cobre tanto.
    Fácil falar, eu mesma me cobro muito e fico o tempo todo pensando que não faço o suficiente.
    Continue sua caminhada, você tem uma bela história ainda a seguir.
    Fique bem, fique com Deus.
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria muito de sentir alguma fé em Deus, infelizmente não possuo esse dom. Quando meu marido morreu e minha vida desmoronou, senti muita falta de ter fé, até tentei, mas não consigo acreditar em nada mesmo, só acredito na dor que sinto, no quanto não sei quem sou mais, e assim como você, também acho que seu eu tivesse morrido, ele saberia cuidar bem melhor das situações e de nossa filha de 7 anos.
    A morte, a dor e o luto nos colocam em situações bastante difíceis de serem administradas, não existe como aceitar o vazio e a falta de identidade que isso nos causa.
    Eu também até hoje não consigo acreditar que não vou mais poder abraçar, conviver, conversar, sair para jantar,e todas as coisas boas e ruins que fazem parte de um amor.
    Nesse tempo aprendi também que um dia todos perdemos, mas, é duro!
    É a primeira vez que escrevo e nem sei porque escrevi hoje, acho que porque estou me sentindo muito só e me identifiquei com as coisas que você falou hoje.
    Não acompanhei o blog desde o inicio, pois nunca me passou pela cabeça que houvesse tanto sofrimento nessa vida, na realidade, nessas mortes, que não temos como cosiderar no minimo inadequadas.
    Nossas historias não são iguais, porem os sentimentos são muito semelhantes.
    Mas, por tudo que li, você está se saindo muito bem com suas crianças, tenha certeza que melhor do que eu com a minha, mas quem sabe, um dia vou conseguir...

    ResponderExcluir
  9. oi Woltony,sempre te acompanho aqui e pela primeira vez vi vc com "ressentimento de Deus".Sempre achei meio "hipócrita" como vc sempre falava de DEus.Nunca acreditei uqe vc tivesse toda esta fé que mencionava.Na verdade,quando as coisas sempre dão certo,nunca duvidamos Dele.só duvidamos de sua existência quando perdemos eu parente,filho esposo,ficamos paralíticos,etc.Na alegria,nunca questionamos!Após tudo o que passei,ainda tenho minhas dúvidas também quanto a Ele,mas,vc tem que acredditar muito em Deus.não pela Luciana,mas pela Helena que nasceu perfeita enquanto sua esposa estava em tratamento...vc sabe!só te falo uma coisa,procure encarar pela doença dela que vc irá superar mais fácil.Sei que é muito difícil,como sei...

    ResponderExcluir
  10. Oi Woltony,

    Segue o teu destino,
    Rega as tuas plantas,
    Ama as tuas rosas.
    O resto é a sombra
    De árvores alheias.
    Vê de longe a vida.
    Nunca a interrogues.
    Ela nada pode
    Dizer-te.
    A resposta
    Está além dos deuses.

    Fernando Pessoa
    grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  11. Querido amigo
    Adorei o post, acho que é bem por ai: temos que ser sinceros com Deus e conosco para que Ele possa tratar as feridas.
    Feliz por vc!

    ResponderExcluir
  12. Woltony,

    Acho sua sinceridade preciosa. É muito bonito ver a maneira como você fala das suas dificuldades mais profundas, sem tentar maquiar. Dessa forma, o seu desabafo se torna o meu desabafo. Não que eu já tenha passado por algo semelhante a você ou tenha tido as mesmas dúvidas... Mas quando você abre o seu coração dessa maneira, algo no meu coração também se abre.

    Tenho certeza de que você está no caminho certo e que, quando o momento chegar, Deus te mostrará o caminho desse "perdão".

    Beijo no coração,
    Luciana (PGR)

    ResponderExcluir
  13. Quero falar contigo sobre esse post... Tia Idê

    ResponderExcluir