quarta-feira, 20 de julho de 2011

Olhando para o coração

Oi amigos,


Sempre achei que fosse mais fácil escrever quando a gente olha para o coração e consegue entender, ainda que um pouquinho só, o que está se passando nele. Assim, bastaria a gente olhar e traduzir em palavras o que se passa dentro da gente. Na teoria tudo é fácil né?


Olhando para o meu coração esses dias eu vejo que voltei a pensar muito sobre a morte e sobre a fé. Tenho certeza que isso foi muito em virtude da partida da Ana Luiza. Olhar aquele rostinho tao bonito, tao puro e cheio de vida me fez acreditar na sua cura, me fez acreditar na sua completa recuperação. Por vezes eu achei que as coisas estariam perdidas mas aí acontecia algo inesperado, algo que desafiava a lógica e assim os dias iam passando. Quando ela saiu da UTI entao..nossa, que alegria!!! Pensava nos pais e na angústia de sentir as mãos atadas, na fé que direcionava cada oração a favor da cura dela. Mesmo com os últimos acontecimentos, com as convulsões e com a cegueira que se instalava, eu acreditava. Cheguei a orar para Deus e falar que Ele permitiu que a Luciana fosse, mas que Ele curasse aquela pequena princesa, para que eles tivessem a alegria de tê-la sempre ao lado e não ter que conviver com a sua ausência. Para que ela continuasse a encantar o mundo com aquele sorriso encantador. Mas se existe algo que para mim ficou muito claro é a soberania de Deus. Naquele momento é a vontade dEle que prevalece. Como já diz o versículo “Agindo Deus, quem impedirá?”. E assim a Ana Luiza partiu. Ela partiu ensinando muitas coisas, mas também deixando aquela pontada de frustração, pois a pergunta mais óbvia a se fazer é “Porque?”, mas essa a gente aprende logo que não tem resposta.


Ainda em relação ao coração, tenho nos últimos tempos sentido muita saudade da Luciana e de tudo o que a gente viveu, da história que construímos juntos. Essa saudade às vezes vem dolorida, às vezes não. Mesmo sentindo que já evolui em muitas coisas relacionadas ao luto, sei que existem algumas caixinhas que precisam ser abertas para serem tratadas, e que eu vou mantendo fechadinhas, escondidas. Sei que chegará o tempo certo de abrir e tratar cada uma. Até porque sinto que Deus não quer me ver sofrer para sempre e pode ser que seja necessário abrir o meu coração para que Deus coloque, se for da vontade Dele, uma outra pessoa. Sei que isso acontecerá no tempo Dele, apesar de todos os sentimentos que hoje aquecem o meu coração.


Nos últimos dias eu tenho aproveitado muito as crianças. Tenho me deliciado com as novas descobertas do Pedro e também curtido muito todos os cuidados com a Helena. Ela está cada vez mais linda e especial. Venho pensando na benção que é ser pai de duas crianças maravilhosas e de também ter a oportunidade de acompanhar o crescimento deles. Apesar de sempre me cobrar muito, vejo que hoje consigo passar boa parte do tempo com eles e assim observar como eles se parecem e ao mesmo tempo são diferentes. Peço a Deus sempre sabedoria para amá-los e educá-los, ainda que para isso tenha que negar algumas coisas ou mesmo permitir que passem por certas frustrações.


Amigos, vou ficando por aqui e aproveito para deixar uma pequena frase muito linda do Pequeno Príncipe:


“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...”


Um grande abraço a todos e fiquem com Deus


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

12 comentários:

  1. Oi querido

    Pois é, e há que se perguntar também:

    Porque é que a gente fica heim?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!

    Não via a hora de ter post novo e mais uma vez me identifiquei imediatamente com ele.
    Também fiquei assim com a partida de Ana Luiza..é inevitável, cada palavra de força que disse à Carol e ao Marcos, cada palavra de vitória que liberei, cada versículo que escrevi e aí ela vai embora.....

    Fico frustada da mesma forma que clamei e supliquei ifinitas vezes, noite e dia pela vida da minha irmã, pela vida da Luciana e por tantas outras e não fui atendida.

    Aí lembro da Soberania de Deus e do versículo que diz: "Visto que os teus dias estão determinados, contigo está o número dos meses;e tu lhe puseste limites, e não passará além deles". Jó 14.5.

    Eu fico feliz que você tenha conseguido caminhar e vencer as etapas do luto, eu ainda não consegui abrir as minhas caixinhas, gostaria de expurgar tudo isso, mas tem sido muito difícil pra mim.

    Desejo do fundo do coração muita paz pro teu coração que toda dor passe logo, sei que uma hora você encontrar alguém especial novamente e vai voltar a ser feliz (nessa parte da sua vida)...

    Educar filhos é muito difícil, não existe regra e nem uma fórmula mágica, mas nesse meio tem amor, carinho, compreensão e também muitos nãos e frustrações...Os filhos aprendem com os pais que a vida é difícil e que é necessário saber lidar com as coisas boas e ruins, faz parte....Dói em nós, mas é necessário para que eles cresçam!!

    Dias maravilhosos pra vocês, com muito amor e paz!!!

    Abraços enormes e beijos estalados nas suas fofuras!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  3. Sabe Wolty, quando eu fico sabendo que o cancer fez outra vitima, mais uma fez o cancer ganhou,me pergunto tbm "porque". Acho que pra gente os propositos e razoes Dele nao fazem sentido nenhum as vezes. Mas acho tbm que se isso aconteceu é pq essas pessoas que tanto amamos ja fizeram o que tinham que fazer.

    Que Deus de muita forca pra essa familia gurreira. A perda é pra sempre, a saudade é pra sempre, e nos que ja passamos por isso sabemos que o pior nao passou. O vazio que fica nao tem como ser preenchido, aquela sensacao de que a vida perdeu totalmente o sentido é latente e persistente e vida demora a se reinventar.

    Meus sinceros sentimentos.

    ResponderExcluir
  4. Woltony querido,
    Deus nos quer felizes, sempre.
    E apesar de não entermos seus designos, se conhecessemos o fim desde o princípio e pudessemos escolher, escolheríamos Seus caminhos.

    Beijos no trio lindo.
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom...vc não me conhece, mas hoje eu estava navegando e acabei chegando ao seu blog. Seu post chamou minha atenção, li todos os outros e acabei me sensibilizando com a sua história dolorida de vida e com o amor eterno que vc sente pela sua esposa!
    Sempre tive medo de ter uma história como a sua, perder a pessoa amada, dessa forma tão dolorosa..não sei como iria reagir, como ia ser meus dias. Estou noiva, mas vez ou outra ainda me pego pensando nisso - e se Deus permitir que isso também aconteça comigo ou com os meus?
    Ao terminar de ler seu blog logo senti vontade de ligar para o meu noivo e dizer o quanto eu o amo e sou feliz ao lado dele. Sempre tivemos a certeza de que temos que cuidar muito bem de quem amamos hoje, pois não sabemos o que nos reserva amanhã ou daqui a 5 minutos, mas hoje suas palavras me fizeram entender ainda mais o que significa amar no hoje! E logo também rezei, como sempre faço e pedi a Deus que cuidasse da nossa saúde!
    Admiro a sua força e a sua coragem em continuar lutando e tentando encontrar um sentido em tudo isso! Filhos lindos, tenho certeza que são eles que servem de forças pra você e são eles também que eternizam a presença de sua esposa!
    Também sou psicóloga e vejo que o trabalho da profissional que te acompanha tem dado bons frutos - uma caixinha de cada vez, tudo no seu tempo!
    Mesmo não te conhecendo rezei hoje por você, pelos seus filhos e pedi a Deus que te desse muita força!
    Que Deus te abençoe, sempre!
    Um abraço e um beijinho em seus lindos filhos!

    Alessandra

    ResponderExcluir
  6. Difícil entender o ser humano... Coração do outro é terra que ninguém anda. Deus, porém, conhece-nos a fundo e nos sonda e escolhe caminhos e pessoas para trilharmos e compartilharmos, mesmo quando tudo parece escolhas nossas... Independente da nossa vontade, do nosso querer Ele está no comando e ama incondicionalmente e só permite o sofrimento como uma forma de crescermos em sabedoria, graça e fé... Deus nos prova para nos aprovar... Ele fez isso com Abraão! Assim também caminhamos nós nessa vidinha aqui, sob o olhar misericordioso dAquele que nos criou, nos ama e para Quem um dia retornaremos, pois estamos no mundo, mas não somos do mundo. Não existe "se" nem "por quê", para aqueles que creem e confiam no Pai. Seja fiel a Ele na sua fé e Ele, mesmo que você não perceba, já providenciou TUDO!!! Creia!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos!!

    Recebi esse devocional hoje e veio de encontro a tudo oq ue estamso falando, achei muito legal!!

    Sem Mágica

    “Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.” (Ezequiel 37:7)

    Fui alertado por um leitor atento e quero ser sensível à voz de Deus sobre o que falo e escrevo. Esta meditação é fruto do que creio e mediante este alerta, pelo qual sou grato e pedi permissão para usar.
    Quando colocamos nossa fé na operação sobrenatural do Senhor, não podemos esperar mágica. Profetizarmos sobre o osso seco de uma crise financeira não é bilhete de loteria nem cheque ao portador. Meu Deus é poderoso para fazer cair dinheiro, contratos, perdão de dívidas – literalmente do céu. Mas faça sua parte e continue estudando, se aperfeiçoando, trabalhando. Devemos profetizar sobre um casamento tão morto quanto um osso seco, mas as feridas continuarão lá e quando forem curadas (pois eu creio que são) as cicatrizes ficarão lá. Podem não incomodar, não sangrar, não infeccionar e talvez nem coçar. Mas estarão lá.
    Deus fará a parte Dele e tenho visto curas físicas espetaculares, da pessoa acordar lúcida de uma isquemia cerebral, há mais de duas semanas fora de si. Simplesmente acordou. Oramos, algo aconteceu, foi o Pai. Mas também tenho visto servos de Deus sofrendo e até mesmo morrendo de câncer sem serem agraciados com uma cura. E claro, também tenho visto gente sendo tratada pela medicina com ou sem sucesso, graças ao toque do Senhor. Deus é soberano, não importa o meio que decida usar.
    Se formos falar tudo que vai em nosso coração faltará espaço. Mas o recado é simples e direto: ore com a mesma fé não importando se a resposta venha montada em uma lesma ou num alazão. Creia no mesmo Senhor e Deus Vivo, quer o milagre seja imediato ou consuma anos. Seja obediente como Ezequiel, seja algo simples ou impossível.

    “Senhor, ajuda-me a ser autêntico na Tua presença, pois não sou naturalmente bom nisso. Quero te obedecer independente de ser attendido como eu quero ou de outra forma.”

    Mário Fernandez

    Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2011/07/21/sem-magica/

    ResponderExcluir
  8. oi WOltony,tenho tanta a escrever...de setembro p cá(desde que minha bebe de 4dias faleceu),ainda me pergunto se Deus existe mesmo!?Ainda pergunto por que comigo?Tbém pedi que Ele curasse ela,supliquei...Bom talvez Ele a tenha curado...sempre acreditei em DEus,sou católica,e já estava muito difícil passar por esta situaçao com Ele,pensei entaõ que sem Ele seria pior.E foi mesmo.O momento em que me revoltei foi muito pior.E de uns tempos p cá,decidi me agarrar em alguma coisa,e pedi p que Ele tirasse minhas mágoas.Estou em paz,ainda choro ,tenho meus momentos,saudades,mas sei que minha filha tinha problemas.E procuro pensar:será que aguentaria ve-la sofrer,ou ver uma criança correndo,estudando,falando "mamãe" e ela não!?será que eu teria todo um suporte financeiro p isso?Acho que seria egoísta querer ela asssim!Então,não sei se estou certa ou errada,o melhor jeito que achei para ludar com minha perda há quase 1ano ,foi voltar a crer em Deus,crer que ELE não quis meu sofrimento,nem o dela,e que sim ,só Ele poderá me dar uma criança saudável.Então,no caso de sua esposa e da A lUÍSA,li que elas estavam sofrendo.Pense então que se ela descansou e apesar de tudo,vc tem a HElena!Minha vida hoje,voltou ao normal...

    ResponderExcluir
  9. PARTE 1/3
    Não sei se saber o “porquê” de certos acontecimentos diminuiria nossa dor ou nossa preocupação.. se, de fato, seria benéfico para nós. Quantas vezes mães e pais simplesmente poupam os filhos de explicar tudo, 100% das vezes, não porque não querem esclarecer os fatos aos filhos mas porque sabem que os filhos, por diversos fatores mas principalmente por causa da falta de maturidade, simplesmente não entenderiam? Mães e pais sabem que algumas explicações causariam mais confusão do que de fato, conforto. Eles simplesmente agem como devem agir pq sabem o que é melhor, pq vêem lá para frente, sabe que uma atitude deles hoje pode contrariar o filho, mas no futuro, tudo será benéfico? Não sei até que ponto o “saber o porquê das coisas” diminui a dor, até que ponto, saber de tudo, não causaria muito mais pressão do que suportaríamos. Deus sabe o que podemos suportar e não permite que coisas maiores do que nossas forças venham sobre nós. Isso é bíblico. Se Deus não me esclarece algo é simplesmente porque eu não preciso saber. Deus não é um Deus de joguinhos, Ele não se alegra com nossa angústia ou falta de respostas. Pelo contrário, Ele pede simplesmente que tenhamos fé. E a fé, biblicamente, é a certeza das coisas que não se vêem... fé não é o conforto de ter todas as respostas. Eu nem sei o que nossa natureza limitada faria com todas as respostas. Provavelmente meteríamos os pés pelas mãos. Deus pede para que depositemos nossa confiança nEle, pq Ele está agindo, mesmo que a gente não entenda nada do que está acontecendo.. você entregou a vida para Quem? Sua vida não é de Deus? Então é Ele quem está no controle... não é outra pessoa não.. nem você mesmo.. é Ele.... Ele só age naquilo que nós entregamos para Ele... Deus não é mau educado para meter a mão naquilo que não deixamos.. Ele é cavalheiro, amoroso, doce e gentil.. Certamente não se agrada com pessoas morrendo de doenças dolorosas.. Não é o plano de Deus doenças... mas COM CERTEZA Ele fortalece quem busca a Ele... Deus transforma em benção tudo aquilo que parecia somente destruição. Ele usa a vida de seus filhos para perpetuar valores em um tempo em que as pessoas estão cada dia mais insensíveis e cruéis. Infelizmente o ser humano se comove e se quebranta muito mais durante as tempestades... não é Deus que provoca as tempestades mas Ele certamente as usa para fortalecer as pessoas que passam por elas e aquelas próximas. Nossa vida nessa terra é um sopro comparado com toda a eternidade que estaremos ao lado de nosso Criador. Deus viu na Luciana uma pessoa muito especial, alguém que não esmoreceria em sua fé mesmo diante de todos os momentos difíceis que passaria fisicamente. Deus também viu em você o companheiro ideal para ela, que nesse período em que passaram juntos seriam exemplos, em várias áreas da vida, para muitas e muitas pessoas. E sei que foi Deus quem colocou no coração da Luciana que ela iniciasse esse blog para que vocês compartilhassem a história de superação e fé de vcs. Eu acho que vc nesse momento está envolto ainda em sua dor, e é incapaz de vislumbrar o impacto que causou e causa a história de vcs, todo o quebrantamento e frutos que o exemplo de vcs causa nas pessoas... e eu acho também que só na eternidade Deus mostrará para cada um as conseqüências de nossas ações. Eu não tenho dúvida de que, se vc continuar perseverando, na eternidade, Deus falará “Estou feliz com o que você fez com o tempo que Eu te dei na terra, estou feliz com suas posturas, suas ações testemunharam meu Nome de maneira que essas vidas foram tocadas e vc foi usado para que a fé dessas pessoas fosse fortalecida”.. daí Ele numerará todas as pessoas, e muitas pessoas que vc nem conhecerá pessoalmente, que foram tocadas e quebrantadas pelo seu bom testemunho.

    ResponderExcluir
  10. PARTE 2/3

    Uma vez vi um documentário sobre missões, e um evangelista muito querido, mudou-se para outro país com sua família a fim de fazer a obra de Deus. A igreja avançava e a sociedade gradativamente era restaurada, o que deixava os narcotraficantes do local enfurecidos. Enquanto ele voltava certa noite de uma grande reunião, Deus revelou a esposa que ele seria assassinado naquela noite pelos traficantes, mas que a sua morte causaria um impacto tão grande na comunidade que esta passaria por um grande avivamento. E apesar da dor imensa, ela liberou seu marido naquela noite para Deus pois confiava nEle e sabia que estamos nessa terra por Ele e para Ele e para fazer a Sua vontade. Naquela noite houve o assassinato e houve uma comoção tão grande, um despertamento espiritual tão intenso que, com a morte daquele homem de Deus, Deus pôde resgatar da morte espiritual milhares de pessoas que passaram a viver em Cristo, que sentiram-se impactadas por esse acontecimento, que deram abertura para que Deus fosse Senhor de suas vidas. Deus continuou sustentando aquela viúva, aquela família, e nos momentos de aflições, a Graça de Deus se manifestava maravilhosamente na vida daqueles que ficaram. Deus não trabalha com mártires, Deus trabalha com pessoas comuns. Ele usa mulheres, homens e crianças. Somos todos dEle, e um dia retornaremos a Ele. A menina que você mencionou no post anterior, a Ana Luiza.. eu não tenho dúvidas que está com Deus agora, que nesse período curto de vida aqui na Terra, Deus pôde trabalhar em centenas de pessoas por meio da vida dela... trabalhou e ainda trabalhará muito mais... quem sabe Deus não a recolheu para Si nesse momento para poupá-la de algo pior lá na frente? Ninguém sabe.. o que sabemos é o que a Bíblia fala do caráter de Deus, que Ele é bondoso, justo, misericordioso, que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, que não precisamos temer mal algum pois Ele está conosco, que Ele transforma toda a desgraça em bênçãos, que Deus é um Deus pessoal.. Ele olha para cada um, individualmente.. Ele não trabalha em série, Ele cuida e conhece intimamente, cada um, e sabe cada dor, cada lágrima, medo, preocupação, carência, ansiedade, cada luta que vc, Woltony, passa... É na chama que Ele nos purifica, mas Ele não desvia os olhos, não nos esquece e não nos deixa sermos consumidos.. Deus ainda tem muita alegria para sua vida, muita mesmo. Se Ele já não tivesse mais assuntos contigo aqui, vc já estaria na glória. Deus respeita nosso tempo, e nosso luto.. respeita nossos sentimentos, e os trata, a medida que paramos de nos agarrarmos a eles, chorando por estar sangrando. Quando mostramos nossa carne machucada, o médico dos médicos age. Ele também espera que reajamos e usemos a espada espiritual que temos (A Palavra) para rebater cada pensamento de desespero ou tristeza que tenta nos afligir... não deixe que o mal sussurre mentiras no seu ouvido, não “vá levando” deixando seu coração amortecido pq esse é o caminho para que passemos a levar uma fé “mais ou menos”, no fundo, no fundo messsssmooo, ressentidos pq “Deus permitiu isso...” ...e esse sentimento é perfeitamente humano e normal.. por isso temos que identificá-lo sempre afim de não comprometer nossa comunhão com Deus.

    ResponderExcluir
  11. PARTE 3/3

    Não se impressione com a maldade, com os males desse mundo, com o sofrimento.. é na fraqueza que a graça de Deus se mostra mais maravilhosa... Não estou fazendo apologia ao sofrimento, mas somente afirmando o que vemos em toda a Bíblia, e na vida de qualquer um que confia.. quanto maior a luta, maior a vitória, Deus tem grandes planos para vc e para os seus, Ele não está lá longe, Ele nos fez Seu Templo, descanse na Paz de nosso Sr. Jesus, a paz que Ele afirmou nos dar, e aquilo que Ele ainda não te explicou, vc ainda não precisa saber. Eu acho que Ele está falando contigo, afinal Ele até usou um burro para falar com servos dEle, pq não usaria alguém para mandar uma mensagem na internet, né? Hahaha Tenha Paz.. vc ainda vai testemunhar os feitos maravilhosos que Deus fará em sua vida, vc ainda fará como José no Egito, perceberá que todo o mal que sofreu (ser traído pelos irmãos, vendido como escravo, sofrer calúnias, parar na prisão), tudo isso foi um treinamento para que Deus o colocasse como senhor do Egito... Deus honrará a sua fé, vc testemunhará os grandes feitos que o Senhor operará em sua vida e por meio de sua vida. Por fim, não muito para o coração não... o coração é frágil, olhe para Quem permanece inabalável, olhe para Deus, pois Ele é Quem, certamente, restaurará completamente seu coração, sua mente, sua vida, Quem te sustentará sempre. Um grande abraço de sua irmã em Cristo Jesus, de Curitiba-PR, Helga.

    ResponderExcluir
  12. Woltony,
    o temor a Deus coloca-nos acima de tudo.

    E mais, um homem que encontra a sua alegria em seus filhos é um homem muito nobre.

    Grande abraço e um final de semana abençoado!

    ResponderExcluir