segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quase um ano



Oi amigos,


Sempre me perguntei como seria quando estivesse perto de completar um ano da partida da Luciana. Em todos os textos que já li e mesmo nas conversas com a minha psicóloga, existe esse marco cronológico do um ano. Imagino que uma das razões seja porque em um ano você consiga passar por todas as datas importantes, todas aquelas datas que te fazem lembrar da pessoa amada e que muitas vezes você se perguntou em como seria se ela estivesse aqui presente.


Uma das coisas que embaçam um pouco a minha visão é que ao longo desse ano muita coisa mudou nas nossas vidas. Não falo simplesmente da ausência da Luciana, mas falo de coisas como o fato que estamos em uma casa nova, que o Pedro é uma criança bem diferente de um ano atrás, que a Helena hoje em dia anda pela casa toda e começa a se expressar já falando algumas palavras, que eu estou em um trabalho novo...enfim...muitas coisas mudaram e fica difícil comparar a realidade que temos hoje com a vida que tínhamos um ano atrás. O que dói muitas vezes é imaginar em como seria se ela estivesse aqui, em como seria gostoso vê-la acompanhando o desenvolvimento das crianças e como faz falta a companhia dela em todos esses momentos.


Nas nossas famílias nós temos alguns exemplos de casamentos felizes e duradouros, mas confesso (sem falsa modéstia) que nenhuma união era com a nossa. Tínhamos um relacionamento muito maduro, muito tranquilo e muito seguro. Sabíamos dos defeitos um do outro e com o tempo aprendemos a inclusive gostar disso, a levar na brincadeira. Existia um pouco de ciúme, mas algo que chamávamos de um “ciúme saudável”. No final a confiança um no outro era tão grande que tranquilizava qualquer dúvida ou suspeita. Eu imagino que muito dessa confiança foi adquirida no período que passamos namorando a distância. Era comum ela sair com as amigas aqui em Brasília enquanto eu saía com alguns amigos lá em Campinas. Mesmo assim, nos falávamos todos os dias e conseguimos construir uma intimidade tal que nos permitia sentir perto um do outro, mesmo estando longe. Outra coisa muito legal que existia entre nós é que a nossa relação não era “desigual”. O que estou querendo dizer com isso? Muitas vezes a gente observa alguns casais em que um dos cônjuges se doa muito mais que o outro, carregando aquele casamento (ou namoro, noivado...) nas costas. Ou então a gente escuta coisas do tipo “ela merecia uma coisa melhor”. Com a gente graças a Deus não era assim. O bom é que isso era algo que os nossos amigos observavam e falavam para a gente, o que sempre nos enchia de orgulho um do outro. Era sempre enchendo a boca que nos apresentávamos como o “marido da Luciana” ou então a “esposa do Woltony”.


Pensando de outro lado, porque será então que casamentos assim acabam tão cedo e também de uma forma tão trágica? Sei que nós não somos os únicos exemplos. Conheço outras pessoas que também viviam vidas felizes e que por fatalidades hoje se encontram separadas dos seus amores. Em compensação, muitos casais vivem infelizes durantes anos e anos! Existem também aqueles casos em que as pessoas simplesmente resolvem estar com alguém, ainda que aquela pessoa não seja muito bem o que ela gostaria que fosse. Já cheguei a escutar de algumas pessoas divorciadas que elas preferiram que o cônjuge houvesse morrido porque aí as lembranças que restariam seriam melhores (confesso que quando escuto isso eu penso: Elas não sabem o que falam...). Difícil imaginar a lógica que está por trás de tudo isso e porque Deus permite que certas coisas aconteçam assim. O que conforta é saber e confiar na bondade dEle, ainda quando Ele permite que algumas coisas ruins aconteçam conosco.


Falando um pouco das crianças agora, tenho ficado cada dia mais feliz com o desenvolvimento deles. Helena está cada dia mais linda e mais esperta. Seu desenvolvimento está ótimo e volta e meia eu penso no milagre que é a vida dela. HelsdfasdfPedro também está ótimo e cada dia aparece com uma pérola nova. Ontem brincávamos de regar as plantinhas do jardim do bloco e ele vinha com o seu regadorzinho e falava: Papai, agora eu vou regar. Conte comigo! Tudo isso sendo observado atentamente pela Helena, que se divertia muito mais colocando a mãozinha na água que saía do regador. Muito fofos!


Amigos, que Deus abençoe a semana de cada um de vocês e que ela seja repleta de muitos momentos felizes!


Um grande abraço. Amo vocês.


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

12 comentários:

  1. Momentos felizes...a vida é isso. O resto é aprendizado.

    Felicidades...

    Lidiane Dantas
    Fortaleza

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!!!!

    É, um ano se passou...o tempo é tão contraditório, para algumas coisas passa tão rápido, para outras é uma entenidade cada segundo!!

    Quando a gente perde alguém querido, a gente se pergunta muito porque, porque uma pessoa tão boa se foi enquanto tantas pessoa ficam aqui fazendo mal aos outros, alguns se matando enquanto outros estão lutando tanto para viver, ou como a gente pode perder alguém tão precioso enquanto tantas pessoas estão maltratando e desejando mal a quem deveriam amar...

    A vida é tão complicada, tão cheia de mistérios, mas o que nos move a continuar é crer que Deus sabe tudo, possui todo entendimento e sabe o porquê de ter acontecido coisas boas e ruins com a gente....

    Desejo toda sorte de bençãos do Senhor pra vida de vocês e que esta data passe com muita tranquilidade e paz!!Muita serenidade!!Queria te dizer tantas coisas, mas às vezes, as palavras são 'inócuas'.

    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que nesse ano que passou as coisas foram se ajeitando dentro do possível. As crianças se desenvolvendo com saúde, um novo emprego, uma nova casa e o apoio da família sempre presente! Tenho certeza que todos que leem o seu blog torcem para que tudo corra bem. Essas fotos que você colocou estão uma graça! Os meninos estão muito lindos. Tenho certeza que a mesma amizade e amor que unia você à Luciana une e unirá sempre você a seus filhos. Parabéns! Você merece tudo de bom, tudo!
    Abraços,

    Adélia - PGR

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar a sua história. Me junto à torcida e lhe envio muita vibração positiva.
    Parabéns! As crianças estão lindas!

    ResponderExcluir
  5. Querido Woltony,
    são pensamentos que estão além da nossa compreensão humana, nos resta pedir a ajuda de Deus para nos iluminar e seguir em frente como você está fazendo com tanta sabedoria e principalmente serenidade.
    Devo dizer que nunca percebi momentos de desespero nos posts de vocês. Já vi momentos de dor, angústia, tristeza, cansaço, mas sem fé, não vi.
    Eu rezo por vocês sempre, pelas crianças e tenho que confessar que, tendo certeza que a Lu está com nosso Pai no céu, rezo pra ela sempre proteger vocês e até todos nós pois vi na força e coragem dela uma moça que sabe o que significa a Palavra de Deus e que fez o que pôde por todos que estavam ao seu redor. É confortante saber que uma pessoa que é tão querida está bem.
    Desejo que a segunda-feira seja de paz para vocês e que a benção de Deus esteja em cada minuto desse dia que vai ser difícil não ser triste.
    Você está pensando em celebrar alguma Missa?
    Nos avise, por favor.
    E as crianças estão lindas! Pedro com carinha de danadinho e Helena toda fashion... Umas gracinhas!
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  6. Oi Woltony!
    O tempo passa mesmo muito rápido.
    Parece que foi ontem que conheci vcs...
    Que delícinha os meninos, lindos demais.
    Desejo que o Senhor Deus esteja com vcs a cada passo, dando tranquilidade e confort em todos os momentos.
    Grande abraço,
    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  7. Oi woltony,concordo com vc em tudo.Passados 9 meses da partida de minha bebê,hoje já não questiono mais.Sou casada há quase 3anos,muito feliz,temos toda uma estrutura de família,carinho,amor,dinheiro suficiente p o que precisamos.Me questionei muito;por que comigo,se foi algo que fiz eM "outras vidas",se não merecia,enfim,não obtive resposta.Me revoltei,quase perdi minha fé,cheguei a jogar quase todos os meus santos fora.Sério!Não adiantou nada.Hoje,não questiono mais,procuro pensar que Ele fez o melhor p minha bebe que tinha problemas.E para continuar seguindo,prefiro acreditar que Ele me restituirá numa próxima gravidez.A dor é imensa.Os questionamentos só nos ferem mais.Choro quando vejo "mães" jogando seus bebês.Vou pensar o que?Então procuro pensar que Ele aliviou um sofrimento nosso futuro.E vou seguindo...

    ResponderExcluir
  8. Que lindo vocês no jardim!

    A Helena está muito graciosa, muito linda! O Pedro muito lindo também! Parabéns Papai!

    Um grande abraço,
    Vania e Fernando

    ResponderExcluir
  9. Woltony, bom dia!

    Que linda família! Deus tem cuidado de vocês e com certeza da Luciana.
    Imagino a felicidade dela vendo o desenvolvimento dos seus filhos a cada dia.
    Há um ano o post era a pedido de um milagre pela cura da Luciana, hoje os posts tem citado um outro milagre que é a Helena cheia de saúde e vida. Deus sabe de todas as coisas!
    Quem dera hoje estivéssemos vendo a foto de uma família constituída por 4 pessoas aqui na terra, porém, a vontade de Deus não foi a nossa e agora
    são três aqui e uma no céu. Mas, o confortante é saber que tem um grande anjo zelando por vocês. Creia nisso.
    Que o dia 27 seja de boas lembranças, saudades e de muita serenidade, como era a aliança de vocês.

    Que o amor de Deus não cesse na vida de cada um de vocês!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu amigo,

    Realmente as coisas estão muito diferentes hoje. Apenas um ano depois... Mas penso que isso foi um presente de Deus pois como você mesmo disse, fica difícil comparar as realidade de antes e de agora. E, aos poucos, uma nova rotina de forma.
    As crianças estão cada dia mais lindas e a Helena está aos poucos aparecendo e conquistando seu espaço. Essa menina é muito iluminada! :) Parece um anjinho. :)
    Beijos,
    Sheila

    ResponderExcluir
  11. Querido Woltony
    Essa foto me deixou sem palavras... linda demais! Esses pequenos nos enchem de vida!
    Bjo,
    Ale

    Ps. Já tem o horário da missa?

    ResponderExcluir
  12. Woltony,

    Acompanho s blog desde o início e apesar de tudo é muito bom ver a vida continuar e seus filhos tão lindos.

    Vi que nos últimos posts vc tem questionado muito se continua ou não o blog.

    Vai ser uma pena se vc desistir, mas posso te dizer que essa é uma decisão que não somos nos que tomamos, chega um momento que o blog começa a ter vida própria e de repente quando a gente menos espera ele acaba sozinho.. O importante é não fazer dele uma obrigação chata e sim um prazer...

    um abraço

    ResponderExcluir