terça-feira, 29 de março de 2011

Morrer não é o fim


Eu e as crianças no aniversário da Helena


Oi amigos,


Uma vez me perguntaram como é escrever um blog, como eu escolho o assunto sobre o qual vou escrever no dia. Quando montamos o blog, a ideia era colocar o nosso dia a dia do tratamento e de todas as coisas que o envolviam. Lembro que a Luciana sempre escrevia no início, até que ela chegou e falou: Amor, hoje você vai escrever...afinal o nome do blog é Luciana e Woltony! Em vários momentos fomos criticados, principalmente pela exposição que isso causava ou por muitas vezes os nossos textos parecerem ser pesados demais. A gente até comentava que a realidade era muito mais dura do que o que estava ali escrito e que nos guiávamos pelo que o nosso coração falava na hora. Claro que muita coisa ficou de fora, porque achávamos que não valia a pena escrever, mas quando algum assunto ficava no nosso coração durante um tempo, fatalmente a gente trazia para cá.


Esse fim de semana eu estive em São Paulo, visitando alguns amigos. Foi muito rever pessoas tão queridas e poder conhecer outras que só conheço através do blog. Conversamos muito sobre a Luciana, sobre as crianças e sobre o desafio do luto e dessa nova fase. Por uma coincidência, o dia 27 de Março caiu num domingo, justamente o dia da semana em que a Luciana faleceu. Hoje estava pensando na coincidência de estar em SP num domingo onde lembramos os nove meses da partida do meu grande amor e enquanto pensava nisso fiquei sabendo que o ex-vice-presidente José Alencar havia falecido, no mesmo hospital onde a Luciana havia feito o tratamento. Ainda comovido com o falecimento dele, resolvi escrever um pouco sobre a morte.


Como sempre, não é a minha ideia fazer um tratado filosófico sobre a morte, mas sim falar um pouco sobre como hoje eu vejo a morte. Uma preocupação que eu via que as pessoas tinham comigo, especialmente os mais próximos, era se eu teria vontade de acabar com a minha própria vida, uma vez que eu e a Luciana sempre fomos muito unidos e que também falávamos que a nossa vontade era morrermos juntos, pois não conseguíamos imaginar viver um sem o outro. Eu nunca tive vontade de me matar, mas tenho que confessar que a vida perdeu muito a graça. Antigamente eu brincava com a Luciana que a minha vontade era que vivêssemos pelo menos uns 50 anos de casados e aí morrêssemos os dois bem velhinhos. Falava até que tinha o sonho de sermos um casal de velhinhos bem bonitinhos, daqueles que exalam amor e companheirismo. Hoje em dia procuro não fazer muitos planos ou pensar se vou viver muito ou pouco. Quando penso em futuro, penso mais nas crianças do que em mim mesmo.


Um outro detalhe é que a morte deixou de ter aquela conotação tão pesada. Conversava isso no sábado com uma amiga que também é viúva e que perdeu o marido (um grande amigo meu) há 5 anos. Não que a gente ache que a morte é algo bom, mas encaramos com mais naturalidade quando alguém morre. Esses dias eu fui ao cemitério aqui de Brasília e prestei atenção na quantidade de pessoas que faleceram após a Luciana. Fiz uma conta bem “no chute” e deveria ter mais de 500 pessoas entre jovens, crianças, idosos, vítimas de acidente ou mesmo alguma enfermidade. Mais de 500 histórias diferentes, cada uma com sonhos, lutas, alegrias e tristezas. Ali, naquele lugar, a gente não procura comparar se uma dor é maior que a outra, mas nos solidarizamos com quem fica, com quem agora chora e sente saudade.


Esses dias eu ouvi algo muito interessante. A pessoa falava que ninguém aceitaria correr uma maratona se não soubesse que a mesma teria um fim. Ninguém aceitaria correr quilômetros e mais quilômetros se não tivesse a expectativa quem um dia cruzaria a linha de chegada. E o que hoje nos dá esperança é saber que essa linha de chegada não está aqui, não se chama morte mas se chama vida eterna. Como falava aquele vídeo do Zac Smith que eu coloquei em um dos últimos posts, tenho certeza que agora a Luciana está curada. Que o que tanto oramos finalmente se concretizou e que ela está sendo muito mais bem cuidada agora. Sem falar tanto em convicções religiosas, sei e sinto que ela está bem e que de alguma forma estamos unidos, independente da distância.


Falando um pouco das crianças, a Helena hoje começou a andar sozinha! Estamos todos muito felizes e muito animados! Ela já esta com 6 dentinhos e a cada dia está mais espertinha. O Pedro tem se desenvolvido super bem e está melhorando a adaptação na nova turminha na escola. Hoje conversei com a professora e a mesma falou que ele é uma criança ótima, em alguns momentos um pouco tímido, e que é muito esperto e colaborativo.


Amigos, desculpa se o tema principal do post hoje foi um pouco pesado, mas realmente a morte do Jose Alencar me tocou profundamente. Chegamos a encontrar com ele duas vezes lá no hospital e em uma delas ele conversou com a Luciana.


Antes de me despedir, gostaria de deixar uma frase que li esses dias sobre a morte:


A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace (Victor Hugo)



Um grande abraço meus amigos e fiquem com Deus!


Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

17 comentários:

  1. Woltony

    conheci o blog pela Mari e já o li praticamente todo a alguns dias. A Luciana foi um exemplo de amor, força e coragem, e, você é a resposta de que almas gêmeas existem. O seu amor pela Luciana salta da tela do computador, assim como seu amor e dedicação aos seus filhos. Desejo que você siga sua vida feliz e que possa continuar amando e sorrindo.
    Beijo no seu coração
    Juju

    ResponderExcluir
  2. Oi Woltony ...

    Linda a foto de vocês!
    Mas vou te contar um segredinho...rs,fiquei chateada ... como assim, encontrou amigos blogueiros em SP e nem me chamou?....rs

    Tá bom vai, desta vez passa ...

    Beijo grande e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Woltony

    Há muito tempo que acompanho o blog, a luta da Luciana, de vocês dois porque você também a ajudou encarar esta doença até o fim.
    Também fiquei comovido com o falecimento do José Alencar e digo que tanto ele como a Luciana foram exemplos de perseverança, de luta e acima de tudo, de amor a vida.
    Tenho a mais absoluta certeza que a Luciana está bem a onde quer que esteja. Olhando por você, o Pedrinho e a Heleninha.

    Forte Abraço e que a paz de Deus esteja com você.

    ResponderExcluir
  4. Woltony, quanta maturidade!
    Você realmente é uma pessoa muito especial!
    Também fiquei comovida com a morte do José Alencar, pois ele também foi um exemplo de força e fé, passou muitos anos lutando pela vida, porém acredito que agora chegou a hora do descanso e que Deus já o acolheu em seus braços.
    Quanto a Helena, que momento de alegria...ela deve está muito lindinha andando! Preparem-se e ganhem resistência para acompanhá-la, pois daqui uns dias ela estará correndo pra lá e pra cá. rs
    Tenho certeza que o Pedro é mesmo um bom aluno, esperto e colaborativo, pra mim alunos assim são nota 10.

    Fique em paz e tenha uma boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite a todos!!!!

    Você tem toda razão, a morte do José Alencar me tocou muito também....parece que todas as emoções do dia em que minha irmã faleceu vieram como avalanche no meu coração.

    Apesar de ter toda certeza que minha irmã está bem, não consigo não pensar nela e na falta que ela me faz todos os dias.

    Desde o começo eu adorei a ideia do blog, mas não se preocupe com críticas, pois se formos parar para ouvi-las a gente não faz nada, ficamos parados, pois nunca iremos agradar a todos, pois Jesus que é perfeito não agradou a todos, que dirá nós.

    Você tem sido um excelente pai e as crianças, eu sei, que estão se desenvolvendo muito bem e serão crianças muito felizes....

    Muita saúde e paz pra todos vocês!!!!!

    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  6. Lindo seu texto! Eu amadureci muito depois que conheci seu blog. Sempre tive muita dificuldade em lidar com a morte e estou aprendendo muito com a sua experiência.
    Deus abençoe vc e sua família, em nome de Jesus AMÉm!

    ResponderExcluir
  7. Os textos sempre concretizam a minha fé.
    As crianças estão cada vez mais lindas. Você nem imagina como é gratificante vê-los crescer.
    Obrigada.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo.

    Sua história de vida e a de sua família são muito inspiradoras. A morte é a única certeza que temos e sua maturidade ao lidar com ela é muito notável.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá AMIGO,
    O assunto é pesado pois infelizmente temos essa fraqueza em nao saber lidar com isso. Mesmo pq a separação física é muito dolorosa.Mas, ao mesmo tempo, me alegra ler e perceber o quanto Deus tem te carregado no colo nesse momento. Que Deus continue abençoando sua família. Eu tb creio na vida eterna ao lado do nosso Deus e irmãos. E creio que a Luciana não sofre mais como lhe falei em um mail.
    Quando soube do falecimento do José Alencar lembrei da Luciana, pois vcs tinham postado na época mesmo até do apoio que ele deu à ela. Deus alivia as dores!
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Woltony,

    Não nos cansamos de repetir o quanto aprendemos com nossas visitinhas ao blog.

    O assunto não é tão pesado se damos a ele um pano de fundo que é o amor entre vc e a Lú.

    Todas as coisas que lemos aqui, sobre qualquer assunto que resolva postar no dia, sempre nos remete ao fato de vcs terem pensado e elaborado juntos.

    Não conseguimos mesmo imaginar vcs dois, um sem o outro. E cremos, com a mais absoluta das convicções, na presença constante da Luciana entre vocês. Amparando, guiando e torcendo pela continuidade de seus passos e das crianças.

    Continua lindo o amor de vcs! A forma como vc o eterniza!
    É realmente uma lição de vida, de amor e de fé!

    Por aqueles depoimentos que tinha dado a alguns dias, oramos e rogamos para que uma luz invadisse seu coração e o aquecesse novamente com o amor de Jesus. Amém, Senhor! Obrigado pela vida do Woltony e de toda sua família.

    Fiquem com Deus!
    As crianças, como sempre, fofíssimas!!

    Abraços,

    Thais e Santos (CMB)

    ResponderExcluir
  13. Oi menino,
    Espero que esteja tudo bem com você e as crianças. Lembre-se sempre que todo dia temos a oportunidade de ficar novinhos em folha, porque a cada dia uma nova página da nossa vida se apresenta totalmente em branco para que nela possamos registrar momentos da nossa história. Que vc possa "escrever" linda história futuramente. mais um conselho: começa a moderar teus comentários... já é tempo, viu?
    Bjs
    Tia Idê

    ResponderExcluir
  14. Woltony, eu sempre leio o seu blog e até hoje só vejo comentários de pessoas que te desejam o bem e que torcem por sua felicidade,aliás eu sou uma delas, pois acho a sua história muito linda, apesar de todos os acontecimentos e sei que Deus te ama muito.

    Deus ilumine você e seus filhos fofos!

    ResponderExcluir
  15. Woltony,
    Achei a foto maravilhosa! A Helena está linda e o Pedro cada vez mais fofo.
    Saiba que mesmo quando o assunto é pesado você consegue tratá-lo de uma forma que sempre fica mais ameno. Fiquei também bastante comovida com a morte do José Alencar. Ele também foi um exemplo de luta e amor.
    Adorei a frase que você deixou!
    Beijos
    De sua e sempre amiga,
    Dani

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post, como sempre.
    A Bíblia mesmo nos ensina que o viver é Cristo e o morrer é lucro. A morte realmente não deve ter uma conotação tao pesada, mas ser encarada com naturalidade como parte do processo da nossa jornada, mesmo que essa parte as vezes chegue cedo demais.
    Post novo na área! Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  17. Olá, querido Woltony!

    ficamos muito triste em não podermos comparecer à festinha da Helena, como te falei por e-mail. Mas, fico muito feliz todos os dias que leio o teu blog e sinto o quanto maduro e confiante você se torna. Eu sempre tive essa percepção da morte. Não somente pelos preceitos da doutrina que abracei (espírita), mas porque sempre vivenciei a morte de perto, pois perdi meus avós muito cedo e meus pais sempre nos ensinaram a encarar essa etapa com naturalidade. Essa certeza que vc tem agora, que a Lu está curada, é real. E ela está muito, muito orgulhosa em ver como você é forte e um pai maravilhoso. Parebéns por tudo! Beijos da Família Saltarelli.

    ResponderExcluir