quinta-feira, 24 de março de 2011

Algumas recordações


Helena na loja que a Luciana mais gostava. Acho até que ela queria levar esse sapato!



Oi amigos,


Essa semana eu tive a oportunidade de conhecer e conversar com alguns amigos que conheceram o blog, em tempos diferentes, e que nos acompanharam, que torceram pela Luciana, pela Helena e por todos nós. Pessoas que mesmo sem nos conhecer pessoalmente, se sensibilizaram com a história da Luciana, por ver uma menina tão jovem lutar bravamente contra um câncer, defendendo a sua própria vida, a vida da sua filha e tudo mais que a cercava.

Na época, escrever o blog era muito diferente. Lembro de quando a Luciana chegou para mim e disse: “Amor, eu sinto que Deus quer que eu compartilhe essa história com mais pessoas. Você me ajuda a escrever um blog?”. No outro dia, quando acordei, ela já estava “fuçando” na Internet e toda animada me mostrava o layout que tinha escolhido. O nome? Bem, o nome era o mais óbvio para a gente. Tudo nosso sempre foi lucianaewoltony. Além de ser uma coisa única (quem mais tem esse nome..rsrsrs) era algo que a gente sentia que resumia bem o que sempre fomos. Sabe aquela coisa da gente andar sozinho pela rua e as pessoas perguntarem para mim “Mas cadê a Luciana?” ou para ela “Mas cadê o Woltony?”. Era tão bonitinho vê-la escrevendo! Luciana sempre escreveu muito bem e digitava muito rápido também. Ela morria de rir porque enquanto ela escrevia em alguns minutos, eu muitas vezes levava quase uma hora para escrever. Ela sempre revisava o que eu escrevia e vice-versa.

Na primeira vez que ela ficou internada em SP, ela pegava o notebook e passava horas comentando sobre cada mensagem escrita. Lembro como se fosse hoje ela sentada na cama, “plugada” na bomba de infusão enquanto tomava quimioterapia. Quando chegava algum médico que ela não queria muito falar, ela ficava olhando para o computador e simplesmente ignorava que o médico estava lá! Pode até parecer um pouco de falta de educação, mas nessa primeira vez que ela se internou isso acontecia quando viam falar da gravidez. O oncologista e o obstetra do hospital (que não foi o que a tratou depois) procuravam falar dos riscos que existiam e que ela se preparasse para tomar qualquer tipo de decisão. Era até engraçado porque ela fingia que eles não existiam! Ela olhava para mim com uma cara de “eu não agüento mais esses caras” e pedia para eu ver tudo com eles. Quando ficávamos sozinhos ela confidenciava o que lhe angustiava e juntos pedíamos a Deus para mostrar qual era a sua vontade. Definitivamente o aborto nunca esteve nos nossos planos. Segundo ela mesmo falava, Deus não a deixaria ficar grávida para depois realizar um aborto.

Aqueles momentos foram bem marcantes e na minha cabeça foram apenas uma pequena amostra de tudo o que viria acontecer. Chegou um momento em que tínhamos até saudade daqueles primeiros tempos, onde conseguíamos controlar vários sintomas apenas com remédio e podíamos fazer alguns passeios sem depender tanto da estrutura do hospital. Eu converso até hoje com algumas pessoas que estiveram conosco lá em São Paulo e eu sempre comento que vários dos nossos melhores momentos aconteceram durante o nosso pior momento. Lembro até hoje quando ela raspou a minha cabeça e tiramos aquelas fotos, nós dois carequinhas...rsrsrs. Eu queria tanto ficar igual ela e também queria que o Pedro não achasse estranho ela estar sem cabelo, afinal de contas tanto eu quanto ela estaríamos carecas. Ele achou o máximo aquela história de estarmos sem cabelo! Quando ela saía, ele logo apontava para a peruca e falava: “Mamãe, a peúca!” Ela se acabava de rir e dizia: “Filho, você me coloca em cada uma!”

Uma vez perguntaram aqui no blog como é chegar em casa e ver as coisas da Luciana. Algumas coisas foram dadas, outras guardadas e outras ainda estão pela casa. A Luciana não chegou a ver o apartamento depois que a mudança foi feita, então as coisas estão em lugares que não eram os nossos. Acho que se estivesse no antigo apartamento tudo seria ainda muito mais doloroso, mas como a nossa história não foi feita nessa nova casa, as recordações muitas vezes são confusas. Eu esses dias vi as perucas que ela usava, vi os lenços que compramos lá no hospital e um outro lenço que eu comprei e ela nunca chegou a usar. Domingo eu estava no shopping com a Helena, com o Pedro e com os meus pais e por coincidência fomos à loja que ela mais gostava. Eu não me recordava de nenhuma das vendedoras mas uma delas se aproximou e falou que se lembrava de mim, inclusive do dia quando eu comprei o lenço (aquele que nunca foi usado). Pensei na ironia de estar ali agora com a minha filha, sem ao menos poder levar uma lembrança para a Luciana.

Apesar de tudo isso ser pesaroso, hoje as recordações não são tão doloridas quanto antes. A saudade ainda existe e é forte e a solidão ainda me coloca de joelhos, mas a lembrança do que vivemos, as coisas que Deus tem feito por mim e pelos meus filhos me dão um novo ânimo para continuar. A ferida não desparece, mas a gente aprende a conviver com ela.

Amigos, antes de me despedir gostaria de deixar um trechinho da bíblia que está no Salmo 33: 20-22

Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo

Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome

Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti esperamos



Do fundo do coração desejo que Deus abençoe cada caminho de vocês! Obrigado por todo o apoio e carinho que sempre nos deram.

Um grande abraço,

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

10 comentários:

  1. Oi

    Estarei sempre por aqui, caso precise de algo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, estava com saudade do seu post! Um dia ainda quero encontrar você e as crianças na rua e dar um grande abraço em todos! Helena está cada dia mais linda! Com carinho, Irene

    ResponderExcluir
  3. Woltony,comecei a ler seu blog ontem aqui no meu serviço.Tive que parar pq nao conseguia parar de chorar e como sou recpcionista nao tinha como atender os logistas chorando!
    Mais nao consegui parar de pensar no blog,e hoje estou aqui novamente lendo desde o primeiro post q Luciana escreveu!
    Quero te dar os parabens pelos seus lindos filhos,como a Helena esta lindaaa!
    Eu e minha colega de trabalho que tb esta lendo seu blog estavamos comentando agora pouco q exemplo de homem é vc,em nenhum momento abandonou a familia.
    Quero te desejar tudo de bom,e que Deus te ilumine sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!!!!!

    Vir aqui é sempre muito bm, venho todos os dias para ver as novidades, ver qula a lição do dia!!!

    Quando lei seus posts sempr epenso que estou diante do espelho, pois apesar deu ter perdio minha irmã e você sua esposa, os sentimentos, medos, angústias são parecidos.

    Minha sobrinha também de vez em quando chama pela mãe, quando a gente briga com ela e ela chora, aí eu sinceramente não sei o que dizer, o que fazer, fico meio atônita.....

    Como você disse a ferida não desaparece, mas aprendemos a conviver....

    Um forte abraço a esta linda família!!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempinho que eu quero te apresentar essa história aqui:
    http://celeirodavida.blogspot.com/2009/09/quem-foi-santa-giana-beretta-molla.html
    Vai lá e ler para veres como é Deus em nossas vidas, e , principalmente na tua e da Luciana.
    Um abraço,
    Tia Idê

    ResponderExcluir
  6. Sua filha está ficando linda!

    Desejo à vocês tudo de muito bom, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Woltony,

    Esse blog foi umas das otimas coisas que a Luciana fez, as palavras dela me fizeram repensar no sentindo da minha vida, e tbm pensar mais ainda nas pessoas que eu sei que precisam de mim, quero te agradecer por continuar com o blog, pois assim como ela vc escreve muito bem e esse espaço serve como uma forma de desabafo, eu te admiro muito por essa força, essa garra, essa determinação, por ter sido um excelente marido pra Luciana e por ser esse pai tao maravilhoso, continue sempre assim e se precisar conte comigo...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Woltony,

    Vc faz ótima reflexões e é muito bom acompanhar seu crescimento espiritual!!!! sabemos o qto Deus nos ama e nos cuida!!!! permanece Nele e verás a Gloria do Pai.
    bjs
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  9. Querido Woltony,
    sei que não devia mas ainda fico maravilhada com sua elevção espiritual. Você sabe o quanto nós torcemos por vocês e vamos torcer sempre por essa família tão linda e tão abençoada. Vivendo um dia de cada vez você está conseguindo seguir os planos de Deus (apesar de que não sou ninguémpara falar sobre isso) pois creio que o que você faz é do agrado Dele e da Lu também.
    Um grande beijo pra vocês e aguardo a visita em nossa nova casa!!!
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  10. Woltony,

    "Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria."
    Eclesiástico 2;9

    Tenha um excelente final de semana junto aos seus tesouros!
    Um beijo

    ResponderExcluir