sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sobre seguir em frente

Oi amigos,


Primeiro queria agradecer as diversas ligações, mensagens e emails em virtude do meu aniversário! Foi muito especial receber todo esse carinho, ainda mais numa data que misturou sentimentos tão conflitantes. Nada como um dia após o outro para as emoções acalmarem, até que venha uma próxima maré e o coração balance novamente.

Falando um pouquinho das crianças, está muito legal curtir essa fase deles, pois a cada dia aparecem mais novidades. Os dentinhos da Helena já estão bem aparentes e ela fica tão linda quando sorri aparecendo as duas pontinhas brancas! Ela está cada dia mais espertinha. Já podemos dizer até que ela está começando a engatinhar, ainda que muitas vezes ela comece, aí dá uma roladinha para o lado, e depois recomeça. O importante é que ela chega ao destino dela. O Pedrinho hoje foi a uma pizzaria com os meus pais e fez o maior sucesso com as mulheres...rsrsr. Meus pais disseram que ele fez um “jóia” para um grupo de moças que estava numa mesa e logo logo ele estava no meio delas! E ele veio contando essa história para mim todo feliz...rsrs. Eu brincava com a Luciana que ia chegar uma fase que iriam ligar para casa e falar para ela: “Por favor, o Pedro está? Aqui quem fala é uma amiga!”. Quando eu falava isso ela só respondia...não esqueça que tem a Helena!!!

Hoje eu queria falar um pouco sobre um assunto que foi tema da minha última conversa com a psicóloga e que é algo que muita gente fala para mim...a importância de seguir em frente. Essa frase é quase uma unanimidade, porém é muito difícil conceituar ou definir o que seja seguir em frente. Eu lembro que assim que a Luciana faleceu, alguém disse para mim que com o tempo as pessoas iriam voltar para as suas vidas, seus afazeres e eu iria continuar com a minha saudade, com a minha dor e com a minha lembrança, porém também com os meus afazeres. E que isso talvez causasse uma certa cobrança para que eu aos poucos fosse levando ou mesmo refazendo a minha vida, do jeito que desse. E o como fazer isso é que eu acredito que possa variar de pessoa para pessoa.

Desde que eu e Luciana nos conhecemos, passamos por vários momentos difíceis, momentos em que muitos apostaram que terminaríamos, momentos onde os conselhos que escutávamos era que devíamos aproveitar mais a vida, pois ainda éramos muito novos para um namoro tão sério. O que pensei foi que que sempre seguíamos o nosso coração, e graças a isso pudemos construir uma história de amor muito linda, da qual eu me orgulho muito e peço a Deus a oportunidade de poder contar para o Pedro e para a Helena. Meu maior desejo hoje é poder continuar essa história linda a partir de agora, mesmo depois de tanta coisa triste que aconteceu. Não que eu me sinta preparado para isso, muito pelo contrário. Ainda me sinto muitas vezes paralisado pelo luto, mas algo em mim começa a despertar. Construir uma história linda, assim como foram todos os anos de namoro, noivado e casamento...porém agora sem a presença física dela. Sinto que Deus nunca me abandonou e, ainda que muitas vezes eu tenha me sentido sozinho, sei que Ele está cuidando agora de mim e das crianças, bem como de todos os nossos familiares que ficaram aqui. Da Luciana, eu tenho certeza que Ele está cuidando.

Aproveito para deixar um trecho do Salmo 139, que a Luciana tanto gostava e que algumas vezes já colocamos aqui:

Salmo 139: 23 e 24

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus
pensamentos;
vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho
eterno.

Um grande abraço meus amigos. Fiquem com Deus e tenham um ótimo fim de semana!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena
PS: Hoje arrumando o Pedro observei que ele tem uma marquinha em cima do umbigo, igual ao da Luciana. Eu me emocionei muito ao ver isso. E aí pensei que ela está sempre presente conosco...

10 comentários:

  1. Querido Woltony,

    Esta história de amor não tem fim... ela se projeta no Pedro, na Helena e em toda família.
    O "seguir em frente" neste momento é fazer do luto uma luta!!! Uma luta contra os segundos, contra os minutos, contra as horas contra os dias... da dor, da ausência, da saudade... do vazio...
    Lute!!! você tem excelentes motivos...
    Seja forte e tenha fé!!!
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Woltony,
    é muito difícil passar por momentos difíceis e ainda ter que ficar bem, mas amado entregue-se ao Senhor e confie, pois só ele poderá te ajudar, porque ele conhece perfeitamente os desejos do seu coração. Como sempre digo os seus filhos são dois tesourinhos lindos que a Luciana deixou aqui na terra.

    “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Sl 27.14).


    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Wolt querido amigo!

    Lógico que seguir em frente sem o seu principal estímulo deve ser uma árdua tarefa ainda para você... mas isso será inevitável e agradeça todos os dias por ter uma família tão presente e filhos lindos em sua vida que te apoiarão em todas as suas decisões para te ver feliz!

    Olhar todos os dias para o céu e ver aquela estrela bem brilhante é como ver a sua amada e linda Luciana! Ela nunca sai de perto de você. Nunca!

    E quanto ao Pedrinho quem sabe, meu caro amigo, você um belo dia não se torne o sogrão dela, hahahah! Um sogro bem gente boa como você não seria nada mal né mesmo!? Ah, vai... a Clara vai ser uma norinha bem legal! Ela liga um dia na sua casa e pergunta: "oi tio, o Pedro está???" kkkkk

    Fique com Deus Wolt!

    Um carinhoso beijo,

    Clarice e Clarinha (pro Pedrinho!)

    ResponderExcluir
  4. Olá. Espero que esteja bem. Moro em Fortaleza. Conheci o blog esses dias, precisamente no último dia 19, por acaso, buscando algumas coisas na internet me deparei com ele. Li quase tudo. Me emocionei várias vezes e não pude de vir aqui deixar a minha solidariedade, o meu carinho e a minha oração, por você e pela Luciana. Certamente, onde ela estiver, está sendo guardada por Deus. Desejo que você consiga seguir em frente, pois mesmo sendo infinitamente difícil (e eu sei que é), é necessário, pelo Pedro e pela Helena. Parabéns pelos lindos filhos. Desejo que Deus esteja sempre ao seu lado.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo,

    Tem um tempinho que eu não passo por aqui pelos comentários, mas sempre estou acessando ao blog para ter notícias suas e das crianças.

    Não se cobre tanto com o seguir em frente, acredito que o tempo se encarregará de todos os detalhes. Pode ser que demore as coisas voltarem "ao normal" ou pode ser mais rápido do que você possa imaginar, mas o mais importante é que você está no caminho certo: com a mesma fé, com a psicóloga, junto da sua família e dos seus filhos.

    Pode contar sempre comigo e com o Alessandro para o que você precisar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Woltony,
    Que o nosso bom Deus possa preparar o seu coração para seguir em frente da melhor maneira possível, pois é assim que vocês e as crianças merecem.
    Por falar em crianças, estou encantada, elas estão LINDAS. Sempre digo para a Dany e para o Juliano que um dia quero conhecer o Pedro. Amo ouvir as suas estórias. A Helena eu conheci e fiquei impressionada com a sua beleza e doçura.
    Um grande abraço,
    Marília Raulino

    ResponderExcluir
  7. Querido Woltony,
    com a correria desses dias fiquei um tempinho sem escrever no blog. Primeiro gostaria de agradecer as palavras carinhosas sobre o nascimento do Nathan. Nós estamos bem, graças a Deus!
    Agora ao post... Ontem estava lendo um livro da Santa Gianna (Santa Gianna, médica, mãe e esposa - um holocausto pela vida) e a história de vocês sempre me faz recordar muito o que a Santa Gianna e o marido Pietro viveram. Em especial, estava lendo sobre a reação do Pietro após a morte da esposa. Ele falava do vazio que sentia e da dor de ver os filhinhos crescerem sem a mamãe fisicamente. Mas após todos esses anos nós vimos que Deus cuidou de todos com amor e os filhinhos agora são adultos casados e felizes. Pietro faleceu há pouco tempo, com 94 anos, e em todos esses anos ele falou que a oração o segurava e dava força.
    Continue orando, Woltony, seguir em frente - em minha opinião - não significa apenas fazer os afazeres e etc mas também conseguir aprender com a dor e transformá-la em algo divino. E isso você já faz há algum tempo! Te admiro muito por tudo.
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  8. oi woltony,

    A cada dia vc verá um pedinho da Lú nos meninos. Ela os deixou aqui com vc e sempre estará presente por meio deles. Tenho certeza que Deus o capacitará para este desafio que é seguir em frente e continuar sendo este pai maravilhoso que vc é para s crianças. Permaneça na presença de Cristo onde todos os tesouraos da sabedoria estão escondidos.
    bjs
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  9. Vi seu blog e a história de amor de vocês é incrível. Serve de exemplo para muitas pessoas, pode ter certeza.
    Ontem, assistindo a uma pregação de um pastor pela TV ele disse que existem pessoas que não fazem da sua existência um mero acaso, mas que conseguem ser exemplo, ser luz no mundo. Tenho certeza que sua linda esposa foi sal da terra, luz do mundo.
    Nada que as pessoas digam vão influenciar ou diminuir a sua dor, que é uma coisa tão íntima, mas tenha certeza que o Senhor Jesus está olhando por você e por todos nós. E que a sua amada está ao lado dele, olhando por sua família.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei sabendo do blog a partir do programa Happy Hour e resolvi ver do que se tratava e conheci a história de vocês. Que lindo! Ao mesmo tempo triste, por tanto sofrimento, mas lindo do ponto de vista humano. O amor que você tem por minha xará e o amor que é possível perceber na família como um todo. Lendo os posts pude perceber o quão vocês são abençoados, por que há famílias que jamais passariam juntos a barra que vocês passaram. Realmente, o amor de Deus está presente nessa família. Tive uma amiga que passou por esse problema. Ela também se foi. Enfim, apesar de não me conhecer te desejo tudo de bom e força pra cuidar dos filhotes. Também tenho duas filhinhas.

    ResponderExcluir