quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A saudade que não passa

Olha a foto dos meus dois tesouros!!!

Oi amigos,

Muitas vezes já escrevi aqui falando sobre a filosofia do viver um dia de cada vez. Nem preciso dizer que a adoção a esse estilo foi meio que obrigatória, desde que descobrimos o câncer. Não existia um dia sequer que era igual ao outro. O ruim é quando a gente percebia um certo padrão, ou seja, existia uma seqüência de dias onde alguns acontecimentos incomodavam muito. Claro que era bom quando a gente percebia o contrário e uma maré de dias bons nos visitava.

Bem, de uma certa forma isso ainda acontece hoje. Eu falei no post anterior que não imaginava que o dia de finados fosse me abalar tanto, uma vez que para mim todo dia seria como o dia 02 de Novembro. Mas eu me enganei. Eu me enganei por um detalhe que me escapou. Quando falei aquilo estava pensando só em mim, mas durante o dia eu pude ver o quanto várias outras pessoas sentiam a falta da Luciana, o quanto a consideravam especial, principalmente quando eu fui ao cemitério. E isso me tocou profundamente. Fiquei emocionado ao ver meus familiares chorando por ela...fiquei emocionado ao ver que existiam outras flores, fora aquelas que eu já havia colocado. Fiquei emocionado ao pensar que um sem número de pessoas tinha lembrado-se dela naquele dia, pessoas que eu nem conheço mas que só pelo fato de desejarem algo bom para a minha amada já me deixam feliz.

Impressionante como a saudade não passa. Eu sempre falava para a Luciana que eu a amava mais do que ontem e menos do que amanhã. Eu só via o meu amor, o nosso amor, aumentando. E isso hoje, mesmo depois de mais de quatro meses que ela partiu, ainda é verdade. As sensações são diversas e a falta que ela me faz são coisas que não consigo medir nem explicar.

Hoje me peguei olhando as fotos do nosso casamento. Tem horas que eu olho e não acredito que tudo isso aconteceu conosco...que aquele casal tão feliz na foto hoje não está junto, que aquela moça tão linda com o seu sorriso foi vítima de uma doença horrosa. Por mais que eu saiba que construímos uma linda história, por mais que eu saiba que aquele casal foi abençoado com duas crianças lindas e eu fui muito abençoado por ter tido a oportunidade de viver tudo isso, não tem jeito...eu sinto muita falta dela...muita mesmo.

Escutei uma música hoje no rádio. Tem momentos que algumas músicas nos pegam dê surpresa. Como aquela onda que vem quando você menos espera e te dá uma rasteira. Mas nesses casos eu não me incomodo. Nem sempre é ruim chorar de saudade. Aqui vai a letra.


Orfeu
http://letras.terra.com.br/toni-garrido/1618830/
Toni Garrido

Mar sob o céu, cidade na luz;
Mundo meu, canção que eu compus;
Mudou tudo agora é você.

A minha voz que era da
amplidão;
Do universo, da multidão;
Hoje canta só por você.

Minha mulher, meu amor,
meu lugar
Antes de você chegar era tudo saudade.

Meu canto
mudo no ar;
Faz do seu nome hoje o céu;
Da cidade
Lua no mar estrelas no chão;
Aos seus pés entre as suas mãos;
Tudo quer alcançar você

Levanta o sol do meu
coração
Já não vivo nem morro em vão
Sou mais eu porque sou você

Minha mulher, meu
amor, meu lugar:
Antes de você chegar era tudo saudade.

Meu canto
mudo no ar;
Faz do seu nome hoje o céu;
Da cidade
Lua no mar estrelas no chão;
Aos seus pés entre as suas mãos;
Tudo quer alcançar você

Levanta o sol do meu
coração
Já não vivo nem morro em vão
Sou mais eu porque sou você

Um dia eu escutei essa música, prestei atenção na letra e achei linda. Na mesma hora eu mandei um email para ela. Em seguida liguei para o trabalho dela, pedi para ela abrir o email e cantei para ela. Minha voz é péssima mas acho que ela gostou. Valeu a intenção né?

As crianças estão bem, graças a Deus. Pedrinho já esta bem melhor e a Helena está se revelando uma devoradora de papinhas. Muito bonitinho! O dentinho dela já está aparecendo bem e já estamos esperando nascer o próximo.

Amigos, vou ficando por aqui. Procurei colocar um pouquinho o que tem se passado no meu coração. Um pequeno retrato de como estou me sentindo. Obrigado por estarem comigo.
Antes de me despedir, deixo um versículo que li hoje:

Salmos 86:8

Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às
tuas obras.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

19 comentários:

  1. Boa tarde!!!
    Nossa as crianças estão cada dia mais lindas,é a melhor parte disso que Deus vem abençoando eles cheios de saúde...Parabéns pelas joias raras que Deus deu a vcs...obrigado por compartilhar a sua historia conosco,é dificil explicar sobre o sentimento saudade,porque ele vem um misto de sentimentos,que nós pega e jamais deixa passar,a unica coisa que pode acontecer e Deus jogar um balsamo a cada dia para aliviar a dor da saudade,pq passar nunca vai passar,estou orando por vcs todos,falar e dizer força,é muito facil para quem diz o dificil é quem vive um situação igual a sua,então o que vou dizer a você é pense no poder Deus que pode aliviar a dor...
    Que Deus Abencoe vcs todos....
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acompanho seu blog há um tempo mas nunca comentei porque nunca acho palavras para descrever o que sinto, sempre fico muito pensativa com seus blogs e sempre desejo as melhores coisas que uma pessoa pode desejar a outra.
    Acho que se todos tivéssemos a consciência do quanto somos frágeis seríamos pessoas melhores a cada dia.
    Parabéns por ser esse paizão e homem apaixonado pela Luciana, obrigada por compartilhar essa história tão linda e emocionante com a gente.
    Tudo de bom pra vocês!
    Talita

    ResponderExcluir
  3. Que seus caminhos sejam de luz.
    E que muitas energias boas cheguem até vc e seus pequenos.

    Grande abraço.
    Lidiane Dantas - Fortaleza Ce

    ResponderExcluir
  4. OLÁ WOLTONY!
    É MTO BOM LER SUAS PALAVRAS, É UM SINAL Q VC NÃO TEM GUARDADO TODO SEU SOFRIMENTO E SAUDADE. ACREDITO Q TODOS NÓS Q ACOMPANHAMOS VCS GOSTARIAMOS DE ALIVIAR UM POUCO A SUA DOR E SAUDADE, MAS INFELIZMENTE QUEM TEM ESSE PODER É SÓ DEUS. ENTÃO O QUE NOS RESTA FAZER É CONTINUAR A ORAR POR VC E CLAMAR A MISERICORDIA DE JESUS EM SUA VIDA. MESMO ASSIM; SABENDO Q É A UNICA COISA QUE PODEMOS FAZER, NOS SENTIMOS UM POUCO IPOTENTES. MAS VAMOS EM FRENTE, NÃO PODEMOS MUDAR O Q ACONTECEU, MAS PODEMOS TENTAR VIVER MELHOR A CADA DIA. FORÇA QUERIDO!!!
    FIQUEM COM DEUS E PARABENS PELA LINDA FAMILIA.

    SOLANGE E VALDIR (ITU/SP)

    ResponderExcluir
  5. O Pedro é muito parecido com você, e essa gatinha com a Luciana.

    Estão sentados no sofá o Woltony e a Luciana ...

    ResponderExcluir
  6. OI AMIGO DO CORACÃO!!

    OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEUS PENSAMENTOS CONOSCO,SAIBA QUE A CADA POST SEMPRE TIRAMOS ALGO PARA REFLEXÃO!! ABS

    LEILA TOMASSINI

    ResponderExcluir
  7. Meu querido amigo,
    Como sempre, fico mto tocada e emocionada com suas palavras... Palavras de amor incondicional, palavras de saudade, palavras de quem se revela ser uma pessoa tão especial e iluminada. Hj, confesso, chorei por dentro ao ler suas palarvas... Dói em meu coração pensar que não podemos mudar o que se passou...
    Nesse dia 02 eu pensei mto nela e em vc's... Pensei em como seria pra vc... Confesso q não tem um dia sequer que eu não pense em minha amiga Luciana, minha amada amiga... E não tem um dia sequer que eu não deseje profundamente que tudo fosse diferente!
    As crianças estão LINDAS!!! Dois anjinhos! Bom demais qdo vc coloca fotos deles!!
    Meu querido, fique com DEUS! Que Ele continue guiando seus passos e te amparando! Estamos todos com vc!
    Um beijo!
    Da amiga de sempre,
    Christiana

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o comentário da Deborah, faço minhas as palavras dela.
    Ah, que fofos os dois irmãozinhos sentadinhos juntos!

    Beijos para vocês 3!
    Força e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Wolty!!!

    Eu to super emocionada! Eu nao consigo parar de chorar! :( Eu sei que a Lu e lembrada todos os dias, todos os dias a gente pensa nela, mas eu tinha em mente que dia 2 de novembro, seria um dia especial dedicado a ela.

    Enfim, eu queria compartilhar com vc algo que eu aprendi (por isso te perguntei aquele dia sobre vc ir visitar a Lu)! Meu marido e Bulgaro (Bulgaria) e a primeira vez que eu fui pra Bulgaria foi em dezembro/2008 perto do Natal. Quando eu cheguei la, a primeira coisa que eu vi e me chamou atencao, foram fotos de pessoas falecidas. AS fotos estao expostas em tudo quanto e lugar. Nos postes, no lugar a onde a pessoa faleceu (por exemplo na rodovia, em caso de um acidente), nos portoes das casas, nos telefones publicos, na parede de um mercado... em qualquer lugar literalmente falando!! Eu fiquei assustada quando eu vi aquele monte de fotos de pessoas que faleceram em todo o lugar.

    Quando eu cheguei na casa da Avo do meu marido, tinha la uma foto do tio do Georgi, falecido em 1997. O mais interessante e que eles nao colocam somente a foto da pessoa, mas eles colocam uma mensagem. As mensagens geralmente falam o quanto a pessoa era especial e amada, e o quanto de saudade ela deixa. AS mensagens sao lindas, algumas falam que por mais que a pessoa nao estava aqui, ela sempre estara nos coracoes e na mente das pessoas que ficaram.

    No comeco, eu fiquei bem assustada, achei estranho, mas ai depois eu comecei a ver tudo completamente diferente. Na Bulgaria e comum as pessoas cuidarem do tumulos dos falecidos. Tem ate "competicao" do tumulo mais bonito, do mais cuidado. Sem contar, que o fato deles cuidarem do tumulo da pessoa falecida significa o quanto eles se importam/amam com a pessoa, mesmo que ela nao esteja mais aqui presente. Esse ano foi um ano muito dificil pro meu marido, pois ele perdeu o avo em abril e a avo agora em setembro.

    Eu estive agora em julho na Bulgaria, consegui ver a Avo dele ainda viva, e nos fomos visitar o tumulo dos Avos falecidos, e eu fiquei chocada quando eu cheguei la. No Tumulo, tem um jardim, com flores, grama verde, velas muito mas muito bonito. Embora o avo dele tivesse falecido a alguns meses, eu vi que o pai dele sempre vai la, pra cuidar, regar as flores, colocar mais velas etc.

    Eu sinceramente nunca vi tanta dedicacao a pessoas que ja se foram, em nenhum outro pais, como as pessoas na Bulgaria. E triste, mas ao mesmo tempo e bonito de se ver, que a morte realmente nao e o fim de tudo.

    Eu ainda nao conheci Brasilia, mas com certeza no dia em que eu for ai, com certeza eu vou visitar a Lu, e deixar as minhas marcas de saudade no tumulo dela. Eu sei que a dor nao passa, o tempo nao passa, a saudade nao acaba, so aumenta, que nao tem como explicar os sentimentos tao misturados na cabeca, mas queria te dizer que eu oro por voce todos os dias, pra que Deus te de forca e entendimento, pra conseguir caminhar sem a sua alma gemea.

    AS criancas tao lindas, e meu Deus o Pedroooo ta enormmmmeee!!! Ele ta muito mocinho ja!!! To boba de ver!! Eu lembro da primeira foto dele o ano passado com a guitarra! E agora!! Ele ta muito grandinho!!! Certeza que ele sera um super irmao pra Helena!!

    Nao vejo a hora de ver os outros dentinhos da Helena!!

    Um grande abraco, do fundo do coracao! Amamos voces hoje e sempre! E lembre-se vc estara sempre sempre sempre nas nossas oracoes!!

    Te amamos, um otimo fim de semana! Deus te abencoe!

    Eliane e Georgi

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhh não q belezura e delícia de bebês!!!!!!!!
    Minha nora cada dia mais independente :)
    bjs
    Nitya

    ResponderExcluir
  11. Lindos!!!
    Pela foto parece que o menininho é a cara da Lu, né?! Não a conhecia pessoalmente, mas vendo as fotos acho os dois bem parecidos.
    Que Deus abençoe vocês!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi woltony,

    Tb me emocionei muito ao ler o post hoje, realmente tb não consigo acreditar em tudo que aconteceu!!!! Acho que termos que engolir tudo e esperar a aceitação chegar. obrigado por compartilhar tudo conosco, vc faz a gente repessar sobre nossa vida e as coisas que valorizamos.
    Deus te cuide todos os dias!!!!!!!
    As crianças estão fofas demais :)
    bjs
    anne, Beto, bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  13. DEPOIS DE PRESENCIAR DOIS FAMILAIRES SEREM LEVADOS AO ENCONTRO DE DEUS POR ESTA DOENÇA, HJ VIVO A PROCURA DE RESPOSTAS E DE SINTOMAS, MINHA IRMA DIZ Q ESTOU PIRANDO,MAS SÓ QUERO CONHECER ESTE INIMIGO QUE NOS RONDA, E PODER ME PREPARAR PARA CASO ELE ME ATAQUE EU SAIBA ME DEFENDER, E FOI NESTA BUSCA QUE ENCONTREI ESSE BLOG, LINDO, DISCRETO E QUE NOS MOTIVA A TER FÉ E PERSEVERANÇA, VC É UM GUERREIRO COM FORÇA INCALCULAVEL, PENSE QUE DEUS ENVIA ANJOS PARA NOS GUIAR A SUA ESPOSA FOI UM DESTES ANJOS E SAIBA QUE OS ENSINAMENTOS QUE ELA DEIXOU FICARÃO PARA SEMPRE, DESEJO COM TODO MEU CORAÇÃO QUE VCS SEJAM FELIZES.CONTINUAREI A LER E A ORAR POR PESSOAS QUE NÃO CONHEÇO COMO A LUCIANA MAS SABENDO O QUANTO AS ORAÇÕES SÃO PRECIOSAS.

    ResponderExcluir
  14. Querido Wolyony,

    É muito bom ver crianças amadas... seus semblantes são sempre serenos e felizes, Pedro e Helena estão cada dia mais lindos!
    Recebi ontem uma mensagem por email e gostaria de compartilhar com você e com pessoas que estão passando por este momento tão delicado... Vale a pena dar uma olhada, são dicas importantes e valiosas, o endereço é http://www.funerariapax-julia.pt/site1/index.php?view=article&id=75%3Aluto-ajude-se-a-recuperar-quando-o-seu-conjuge-morre&option=com_content
    Tenha fé e força!!!
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Oi Woltony!
    Faz tempo que não escrevo... mas tento acompanhar o blog para saber como estão vc e as crianças.
    Bem, tive a Nicole dia 10 de outubro e desde então eu e o Xande estamos nos habituando a nova rotina de pais.
    Quando leio sua dedicatória, vejo o quanto eram grandes pais para o Pedro e como está sendo agora com a querida princesa Helena. Suas palavras de como ser pai e marido nos fortifica a cada dia com seu exemplo de amor, carinho, e perseverança.
    Woltony, é linda a demonstração de afeto que tem por todos que o cerca. Acredite em suas palavras!
    No dia 3, encontrei a Luana votando lá na Dom Bosco, eu ainda estava grávida. Não teve jeito, Luciana estava presente em nossos pensamentos, pois ela tb votava lá... Que saudades da Lu, linda, querida, sorridente e amável com todos!
    Sabe, eu e o Xande vira e mexe falamos de vcs. Pode ter certeza que estão em nossas orações e desejamos que seus filhos cresçam saudáveis e felizes!

    Um grande abraço e um fraterno beijo a todos.
    Com carinho,
    Dri Moufarrege, Xande e Nicole

    ResponderExcluir
  16. pois é amigo ha exatamente quaze tres anos que tbm passamos por isso com nossa princesa
    que Deus a levou em um tragico acidente..tbm casada deixou uma filha linda a Livia na epoca com tres aninhos rescem completados. e nossa princesa se foi com apenas 28 anos..então de todas as dores e saudades etc.....aprendemos que Deus precisou dela no céu,e que aki a missão dela havia terminado...como sua esposa viveu pouco mas intensamente e foi mt feliz!!
    e hj Deus nos da forças,para que as vejamos as duas estrelinhas que mais brilham no céu...Deus o abençoe e a seus lindos filhos tbm...abçs

    ResponderExcluir
  17. Querido Woltony,
    Ao ler essa última postagem fiquei imensamente emocionada com sua palavras, e sentir seu sofrimento, mais também percebo o tanto que vocês são queridos e amados...
    O amor que te cerca é o grande motivo do teu consolo.
    Acredite você é um ser de luz!
    De onde a Luciana estiver ela estará te guiando para que você sempre escolha o melhor para todos.
    A Helena está linda! E o Pedro a cara da Mãe.
    Bjs
    Lígia Amaral.

    ResponderExcluir
  18. Hey Wolty!!

    Espero que esteja tudo bem!! Temos orado muito por voce!
    Uma otima semana no amor e na misericordia do Nosso Pai

    Saudades!!

    Eliane

    ResponderExcluir
  19. Woltony

    Parabéns pelas preciosidades! Elas são lindas! Lindas!

    Pedimos a Deus que te traga sempre muita força e fé. Cuide-se bem!
    Estás em nosso coração.

    Sentimos saudade da Luciana. Sempre pensamos nela.

    Um abraço,
    Vania e Fernando

    ResponderExcluir