quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mas o amor é maior..


Calma papai, já estou indo!

Momento pai e filha
Oi amigos,

Eu estava relendo o meu último post e depois fiquei pensando que não sei se fui tão claro. Às vezes é meio difícil para mim entender o que estou sentindo..imagina só traduzir isso em palavras! Quando escrevi sobre seguir em frente e sobre construir uma história bonita, foi pensando que talvez daqui a alguns anos, quando olharmos para trás, veremos que passamos por grandes provações e sofrimentos, mas que mesmo assim conseguimos fazer tudo isso de uma forma tão bonita quanto a situação permitia. Existe uma frase de Eça de Queiroz que diz “Se tua dor te aflige, faz dela um poema.” Para exemplificar, eu até cheguei a pensar em uma conversa hipotética. Imagina que daqui a uns 20 anos, alguém pergunte para o Pedro, para a Helena ou para qualquer pessoa sobre a minha história com a Luciana. Eu imaginei que uma resposta possível seria: “Ele viveu 17 anos com o grande amor da vida dele...uma linda historia de amor... depois que ela faleceu ele sofreu muito..mas depois a vida dele e dos filhos também foi repleta de poesia, ainda que houvesse sofrimento...que aquele amor não foi esquecido, muito pelo contrario, foi um exemplo principalmente para os filhos. Deus os guiou e os sustentou em todos os momentos.”Mas claro...isso é só um exemplo....

Por falar em Pedro e Helena, os dois estão ótimos. O Pedrinho esta cada dia mais engraçadinho...imitando todo mundo! Agora ele começou a imitar o pediatra. Ele pega um boneco do papai noel e fica fingindo que está auscultando. O engraçado é que ele faz do mesmo jeito que o médico dele faz! Depois ele examina a boca do boneco e diz que se ele se comportar vai ganhar um balão do homem aranha! Quando eu contei para o pediatra ele começou a rir! A Helena está super espertinha, engatinhando cada dia mais rápido. Os dois dentinhos já estão bem aparentes e é lindo vê-la sorrindo! Na última consulta o médico falou que ela está com um desenvolvimento ótimo e que ela é bem proporcional (peso x altura). Ela está comendo e mamando muito bem. O próprio pediatra fala o quanto ela é um milagre.

Ontem eu discuti com a arquiteta o projeto para a reforma lá de casa. Não é propriamente uma reforma, mas mais uma “maquiagem”...a idéia é colocar a casa da forma mais aconchegante possível. Isso tudo está sendo bom, porque sei que a casa vai ficar mais bonita e espero que as crianças gostem muito dos quartinhos novos, mas para isso eu devo me desfazer de alguns móveis. Sei que são apenas coisas materiais, mas como cada uma delas tem uma história, eu sempre fico tentando reaproveitar tudo. De qualquer forma, eu volta e meio me pego pensando que a Luciana iria gostar muito do projeto...apesar de saber que ela seria capaz de dar meia dúzia de sugestões que fariam toda a diferença e que deixaria tudo mais bonito!

Esses dias ouvi uma frase muito linda, do filme Tristão e Isolda. A frase é assim: “Não sei se a vida é maior do que a morte, mas o amor é maior do que ambas.” Às vezes me pego pensando se um dia eu a reencontrarei, se ela ainda sabe o quanto a amo ou se onde ela está ela é capaz de sentir o meu amor por ela. Sei que existem várias explicações para essas perguntas...mas prefiro simplesmente pedir a Deus que cuide dela por completo, que a proteja e guie sempre.

Uma outra coisa que tem me feito lembrar muito dela é a proximidade do Natal. Ano passado nós falamos o quanto sempre fomos empolgados com o Natal e com todos os preparativos. Arrumar a árvore, tirar foto do Pedro, comprar novos enfeites...tudo isso era uma festa. Eu pretendo montar novamente a árvore de natal e fazer boa parte das coisas, mas não sei se será fácil...aliás, tenho certeza que não será.

Ontem lembrei de uma frase que escutei lá no hospital, enquanto conversava com uma mãe que acompanhava o filho, de apenas 10 anos, em um tratamento de leucemia. Ela falou assim: “Me perguntam se eu não me revolto contra Deus, se não penso em abandoná-lo. Mas como abandoná-lo se é justamente agora que eu mais estou precisando dEle!” Engraçado como foi justamente assim que me senti logo depois que a Luciana partiu..e ainda hoje me sinto muito assim. Já tive momentos de angústia, de raiva, de me sentir injustiçado...mas mesmo nessas horas eu me sinto abraçado...suportado por Ele mesmo. Muita gente fala que tem me achado forte...mas o que sinto é que se não fosse por Ele, eu jamais estaria assim. Afinal de contas, nada pode nos separar do amor de Deus...não por nós...mas pelo imenso amor dEle.

1 Tessalonicense 5: 17 e 18

Orai sem cessar.
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em
Cristo Jesus para convosco
Amigos, vou ficando por aqui. Que Deus esteja sempre a guiar e iluminar a vida de cada de um vocês!

Um grande abraço,

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

18 comentários:

  1. Amigo,

    Em cada novo post percebemos seu amadurecimento perante a dor do luto. Vejo o quanto os horizontes estão abrindo diante dos seus olhos.
    Fico feliz quando vejo vc falar do amor de Deus de uma forma tao sublime.. de filho para Pai.

    As crianças estão lindas! O Pedro tá um gato, um morenão lindo... cada dia mais parecido com a Luciana. A Helena então... uma princesinha, desfilando esses arranjos de cabelo, um mais lindo q o outro.

    Continuo rezando por vocês, sempre.
    E não se esqueça: Dias melhores virão... Como diz Eddie Vedder... Better days will come true!

    Beijos com carinho da amiga q se preocupa muito com vc,

    Su.
    I'm with you.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo!

    Os seus tesourinhos estão cada vez mais fofos!
    Eu acredito que a Luciana onde estiver, continua se sentindo amada e te amando também, pois em vida ela deixou bem claro que se sentia muita amada e com certeza isso não morreu.
    Quanto a sua relação com Deus, é normal que diferentes pensamentos tenham passado em sua cabeça, mas continue firme se entregando sempre nos braços do Senhor Jesus.

    "Quem está perdido em Deus está achado neste mundo."
    Padre Fábio de Melo

    Um abraço fraternal.
    Kátia

    ResponderExcluir
  3. Oi Woltony...

    Como seus filhos estão fofos.Adoro post com imagens, acho que nos faz sentir mais próximos, apesar da distância.
    O Pedro acho que se parece bastante com a Luciana, não é?

    Um grande beijo para esta linda família...

    ResponderExcluir
  4. Me emociono muito com suas palavras. Desejo que Deus continue abrigando você e seus filhos. Pedro e Helena são lindos. Parabéns! Minhas orações e sinceros votos de energias positivas, cheias de luz e muito amor.

    ResponderExcluir
  5. Sempre que passo por aqui me emociono bastante com a história linda de amor da sua família. Seus filhos estão lindos e darão suporte para vc superar toda essa dor.
    Obrigada por todos os ensinamentos que vem passando para todos nós.
    abraço.

    ResponderExcluir
  6. Belas palavras, Woltony!!
    Não tenha dúvidas, ela sente seu amor, foi como vc escreveu o amor é maior que a vida e a morte! É ele quem nos une, para toda a eternidade!!!Acredite!!! Suas orações e declarações de amor chegam a Luciana como chuva de bençãos e devem lhe fazer muito bem.
    Um sentimento tão bonito quanto o existente na vida de vocês não deixa de existir. Deus sabe o que faz e deve permitir que a Luciana continue sentindo suas vibrações de amor, Woltony!!!
    As crianças estão lindas!! Parabéns, papai coruja!!!
    Fique bem e que Deus continue abençoando a todos nós e nos dando a oportunidade de seguir em frente.
    um abraço apertado
    Thays

    ResponderExcluir
  7. Bom dia linda família!!!

    Seus filhotes estão cada dia mais lindos, meu Deus...Como Deus é soberano e memso na dor nos mostra que faz o impossível...

    Você tem toda razão sem Deus não somos nada, não suportaríamos tantas lutas, dores, sofrimento.Quando minha irmã faleceu, meu cinhado num momento de dor e desespero pegoua Dua no colo e perguntou porque Deus foi tão injusto com eles dois...

    Fiquei triste com essas palavras, mas entendi a dor dele.Eu também me senti, não injustiçada, mas traída, pois acreditava muito que o milagre iria acontecer na vida da minha irmã, mas enfim, aos poucos as coisas vão clareando e a gente acaba entendendo que Deus vê além e que nada pode nos separar do amor de Deus...

    Que os teus desejos se realizem e que você consiga, ainda que com dor e sofrimento, escolher o caminho da felicidade....


    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  8. Querido Woltony,
    Que lindas crianças!!! É muito bom começar o post vendo o Pedro e a Helena.
    Deus está mais próximo que você imagina... Ele está dentro de você!!!
    Quanto ao "seguir em frente" tenho a exata sensação de Fernando Sabino:" De tudo, ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando... A certeza de que precisamos continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.... Portanto devemos: Fazer da interrupção, um caminho novo ... Da queda, um passo de dança... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte... Da procura, um encontro..." (e eu acrescento, para este momento) o reencontro...
    Seja forte e tenha fé!!!
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Seus meninos são lindamente fofos.

    Parabéns por terem um ao outro.

    Beijão,

    Vivian.

    ResponderExcluir
  10. Woltony,

    lindíssimas suas palavras de hoje. Para mim esse é sem dúvida um dos posts mais bonitos do blog. A frase sobre o tamanho do amor - maior que a vida e maior que a morte - é realmente fantástica!

    Tenho absoluta certeza de que, no futuro, a história de amor de vocês vai ser lembrada com orgulho pelas crianças. Aliás, os meninos estão lindos, cada dia mais fofos e espertos. São um presente, um grande presente que a Luciana deixou.

    Abraços,

    Adélia - PGR

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo,

    Suas palavras e suas reflexões como sempre tão tocantes! Sempre me fazem ficar mais perto de minha amada amiga, de quem tanto sinto saudade.
    Que Deus continue te mostrando o caminho certo e as portas a serem abertas. Estou sempre aqui, por vc! Sempre lendo suas mensagens e enviando todo o meu carinho!
    Um forte abraço!
    As crianças, cada dia mais lindas!! Pedrinho está cada vez mais parecido com nossa Lú!

    ResponderExcluir
  13. Oi Wolty!!

    As criancas estao lindas!!
    Eu so queria te dizer que eu estou orando por voce sempre!!!

    Parabens por essa familia linda que voce tem.

    Que Deus te abencoe grandemente e sempre te ilumine e te de forcas em tudo o que voce fizer!!

    Um grande abraco,

    Amamos voces hoje e sempre!!

    Eliane e Georgi

    ResponderExcluir
  14. Olá, Woltony,

    Que lindas as crianças!

    O Pedro está um rapazinho (aconselhando o papai)!

    E a Helena, que fofura! Uma gracinha!

    Uma linda família e, como escreveste, com muita poesia e com o exemplo do amor da Luciana sempre presente.

    Bom final de semana,

    Um abraço,
    Vania e Fernando

    ResponderExcluir
  15. Oi....

    Nada pode te explicar o quanto meu coração se dilacerou e sofreu agora.....pois até um pouquinho mais cedo eu não conhecia um amor tão lindo como este e tão triste partida.....nem sei como te dizer o quanto chorei de tristeza ao mesmo tempo de alegria pela sua menininha.....se pudesse te dizer algo...nem diria....pois meu coração esta em pedaços.....você e sua familia são únicos....sinto muito.....mas quem sabe dizer que antes viver dois minutos felizes e seguros do amor do outro,a viver uma vida...na completa insegurança....pois nem minha carinha bonita me deu esta segurança que a sua tristeza te deu...deu a vocês dois...a certeza de que um amor pode sim ser verdadeiro e superar tudo...até a morte.
    Sinto muito,pois tenho uma filha de cinco anos e sei do quanto elas vivem em um mundo de fadas e anjos....e o quanto uma mãe seria importante agora,Mas eles tem a vocês...nunca confie na palavra de mais ninguém....seus filhos acima de tudo...viu....quem quiser você que ame seus filhos...nunca se esqueça...
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  16. Querido amigo,

    acompanho o seu blog a bastante tempo, porém nunca escrevi. Quero dizer que mesmo não te conhecendo compartilho sempre todos os momentos que você escreve aqui, sempre me emociona muito. A sua amada Luciana com certeza está orgulhosa de você e acima de tudo tranquila por saber que os filhos de vocês tem um pai tão cuidadoso e amável, tenho certeza que no futuro o Pedro e a Helena vão contar toda essa história com os corações cheios de orgulho e amor, pois eles são imensamente amados. Como você escreveu o amor sempre é maior e isso fica guardado nos nossos corações pra sempre onde quer que a gente vá! Muito obrigada por compartilhar conosco a sua história, vocês estão nas minhas orações semanais.

    Um grande abraço,

    Vanessa da Alemanha

    ResponderExcluir
  17. Woltony
    Fiquei muito emocionada com a história de vcs.
    Muita força amigo...Tenha certeza que vc é um escolhido de Deus.
    Vou deixar aqui uma música muito linda do Kleber Lucas (cantor Evangélico)que me veio a mente agora.

    Aos Pés da Cruz

    Meu Jesus maravilhoso és
    Minha inspiração a prosseguir
    E mesmo quando tudo não vai bem
    Eu continuo olhando para Ti.
    Pois sei que Tu tens o melhor pra mim
    Há um segredo no Teu coração
    Oh! Dá-me forças pra continuar
    Guardando a promessa em oração.

    Firme, oh! Deus está o meu coração
    Firme nas promessas do Senhor
    Eu continuo olhando para Ti
    E assim eu sei que posso prosseguir.

    E mesmo quando eu chorar
    As minhas lágrimas serão
    Para regar a minha fé
    E consolar meu coração
    Pois o que chora aos pés da cruz
    Clamando em nome de Jesus
    Alcançará de Ti Senhor
    Misericórdia, Graça e luz

    Teu grande amor não cessa
    Eterno não tem fim
    Quão grande És Tu Senhor,
    Quão grande És pra mim
    Tua graça é o meu refúgio
    Descanso no Teu poder
    Maravilhoso és, Maravilhoso és
    Pra mim.

    Misericórdia, Graça e luz.
    Misericórdia, Graça e luz.

    Carla

    ResponderExcluir
  18. a tua mudança pra seguir em frente pode começar com o layout do blog... troque!
    A Luciana tá lá com Deus! Lembre-se dela sim, mas siga a sua vida aqui, vá viver seus filhos. Eles estão morando contigo já?
    "Pensai nas coisas lá do alto" ==> pergunte pra Deus o que ele quer que vc faça pra servi-lo, ocupe o pensamento com isso agora, 24h por dia.
    "orai sem cessar" ==> ore pelos outros no mínimo 90% da sua oração, e ore pra ter um coração amolecido pra deixar o Espírito dar a voce as coordenadas.
    Muitas coisas grandiosas estão preparadas pra voce! A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável! E Ele é fiel e não falha. Palavras dEle.

    ResponderExcluir