segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Detalhes...

Oi amigos,


Esses dias foram um pouco corridos. Os compromissos no trabalho estão aumentando, têm surgido mais algumas viagens e no meio do dia a dia a gente vai procurando se organizar. Eu acabei de chegar de viagem (estava em SP) e no avião vim pensando sobre várias coisas.

Eu e a Luciana sempre tínhamos um cuidado muito grande um com o outro. Eu penso e vejo que a nossa vida era recheada de pequenos gestos de carinho, pequenos gestos que me fazem lembrar de uma música do Roberto Carlos que diz : “detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grande para esquecer...”. Nessas viagens que faço minhas recordações são geralmente sobre esses detalhes. Tínhamos um costume de fazer uma pequena oração antes de cada viagem. Assim que o avião começava a andar, ela apoiava a cabeça no meu ombro e pedia a Deus que protegesse a nossa viagem. Eu depois fazia o mesmo. Começamos isso na nossa primeira viagem juntos e mantivemos esse nosso pequeno ritual até a última. Eu ainda hoje faço essa oração, agora sempre lembrando do seu rosto apoiado no meu ombro.


Outra coisa que pensei é que o luto é uma coisa muito difícil de entender...parece que é diferente de tudo o que a gente já ouviu falar sobre frustrações ou superações. Esse fim de semana eu fui a um casamento de uma amiga muito querida. Não é o primeiro casamento que vou depois que a Luciana se foi. Os outros que fui eu até que fiquei bem, melhor do que eu esperava. Pensei que nesse seria a mesma coisa...mas não. Eu desabei. Desabei de um jeito que até eu me surpreendi, pois acabei demonstrando. Ao ver a noiva, tão linda quanto ela merecia estar, lembrei muito da minha esposa...do quanto ela brilhava naquele dia do nosso casamento. Lembrei do seu jeito de sorrir, lembrei dela sorrir abaixando a cabeça quando falei que iria beijá-la e tirar todo o seu batom. Lembrei da emoção das pessoas ao vê-la entrando na igreja. Enfim...acho que não existem regras, não existem comportamentos esperados.


Mudando um pouco de assunto, essa semana estou tentando me animar com algumas coisas. Uma delas é que estou pensando em ajeitar algumas coisas em casa, fazer uma pequena reforma. Eu mal me mudei e já estou querendo mexer né? Mas tem algumas coisas que acho que vão dar um toque especial, principalmente no quarto das crianças. Acho que a Luciana iria gostar também.


Eu hoje também tive uma ótima notícia, logo pela manhã. Nasceu o Nathan, filho da nossa queria amida Marília. Parabéns para essa família tão especial, que tanto esteve conosco durante vários dos momentos mais difíceis que tivemos. Amigos são um grande presente de Deus.


O Pedrinho esses dias ainda está um pouco resfriado, porém também tem acordado algumas vezes à noite com pesadelos. Eu não sei exatamente porque, mas ele acorda muito assustado, se debatendo, e só colocando ele no colo que ele acalma. Isso me faz lembrar muito de quando ele era menorzinho...volta e meia ele acordava assustado ou então conversando enquanto dormia. A Luciana também muitas vezes tinha pesadelos e conversava a noite. Quantas vezes eu tinha que acalmá-la, abraçá-la ou segurar um pouco a sua mão para que ela pudesse voltar a dormir tranqüila. O bonitinho era que ela não lembrava de nada no outro dia.


Helena continua super fofa, agora com o segundo dentinho já despontando. Nem preciso dizer que ela fica bem agoniada, toda hora querendo coçar o dentinho. Hoje ela me deu um sorriso que me fez sentir muito especial...é tão bom saber que uma criaturinha tão pequena fica feliz em te ver!


Amigos, vou ficando por aqui. Esses dias falei que comentaria algumas coisas sobre a nossa vida né? Uma espécie de pequena biografia. Pois bem...um detalhe que a gente gostava de falar era que a Luciana nasceu no dia 15 de Maio de 1977, em São Paulo. Eu nasci no dia 15 de Novembro de 1977 (exatamente 6 meses depois), em Brasília. Por coincidência, o Pedro nasceu em Brasília e a Helena nasceu em São Paulo, no mesmo hospital que a Luciana. Apesar de eu ser mais novo 6 meses, a Luciana sempre aparentou ser bem mais nova! Como falavam, ela sempre teve uma carinha de bebê....


Antes de me despedir, deixo um versículo que li esses dias e que venho meditando:


Salmo 33:4

Porque a palavra do SENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel.

Um grande abraço meus amigos e tenham uma ótima semana! Fiquem com Deus!


Woltony, Luciana, Pedro e Helena

14 comentários:

  1. Que Deus abençoe muito a sua família...
    abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Difícil... é a palavra que consigo achar para tudo isso. Que Deus SEJA na sua vida, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão quando diz que não há regras. o coração não tem regras. Um beijo no seu coração, Woltony.

    ResponderExcluir
  4. O amigo do coracão!

    Ontem no dentista ,lendo uma revista veja,li um texto sobre luto que me lembrou você,o trecho que mais me tocou fala assim:"Só superamos a tristeza de uma perda ,quando entendemos que perder não é sinônimo de não ter.Que quem partiu já não está no mundo mas pode existir em nós."Achei muito lindo!
    Bom resto de semana para você!
    Abs LEILA TOMASSINI

    ResponderExcluir
  5. Woltony, que o Senhor esteja enxugando tuas lágrimas, quando elas vierem. E que a cada dia teu coração possa ser renovado de esperança em Cristo.

    Grande abraço!

    Vitor e Gi

    ResponderExcluir
  6. Hey Wolty!!

    Eu imagino o quao dificil deve ser ver o casamento de algum amigo querido passando por tudo que vc esta passando!! O luto realmente e algo muito complexo de entender e eu acho que e normal voce ter altos e baixos. Alem de ser tambem tudo muito recente, a gente sente tanta saudade e e tudo sao vazio sem ela que paracem que nos estamos sem ela a uma eternidade. :(

    Acho que o fato de voce tambem ter viajado por alguns dias e ter ficado longe das criancas e da familia, devem ter contribuido para essa recaida.

    Eu nao tenho muito mais o que falar pra voce, mas eu tenho orado muito pelas criancas e principalmente por voce. Tenho pedido a Deus acalmar seu coracao e pra te ajudar a aliviar essa dor e esse sofrimento indescritivel.

    Te amamos hoje e sempre e voce estara sempre em nossas oracoes!!

    Um grande abraco!!!

    Eliane e Georgi.

    ResponderExcluir
  7. Oi Woltony!
    Há algum tempo acompanho sua história com a Luciana, no dia que ela faleceu sofri mto, sem nem ao menos conhecê-la.
    Admiro mto vc, como homem e ser humano.
    Percebo que vc tem um caráter imenso, e sei o quanto amava sua esposa.
    Mas só agora tive coragem de comentar no blog de vcs.
    Desejo do fundo do meu coração que vc seja muito feliz com seus filhos, e sei que a Luciana está do lado do Senhor.
    Vou deixar uma frase pra você que ouvi quando meu pai faleceu e que levo comigo.
    “Saudade é o amor que fica”
    Um forte abraço pra vc e força acima de tudo!

    ResponderExcluir
  8. Woltony, acompanho o blog há algum tempo. Para ser exata, bem antes do quadro de saúde da Luciana ter-se agravado. Tantas vezes eu quis falar mas, sabe quando você não encontra as palavras que poderiam traduzir com precisão o que se passa no seu coração? Pois é! Foi isso que senti muitas vezes e ainda sinto quando recordo os últimos acontecimentos. Meu coração se enche de uma "coisa" que não sei ao certo o que é; e nem sei porque sinto. Nunca perdi alguém querido, tampouco alguém que eu amasse, mas quando repenso sobre esses fatos alguma coisa realmente me perturba e, isso, deixa-me pensativa.

    Bem, nem sei porque escrevi isso.

    Enfim, que Deus esteja sempre ao seu lado, amparando-o e protegendo a todos que você ama.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Wolty,
    Adoro os seus posts!
    Ao lê-los, sinto como se a nossa querida Lu ainda estivesse entre nós.
    Não sabia que ela era mais velha que você. A danadinha nunca me contou esse detalhe! :)
    PS: Adorei te encontrar aquele dia na quadra.
    Beijão,
    Bia

    ResponderExcluir
  10. Fique com Deus meu amigo e em paz.

    bjs

    Aline

    ResponderExcluir
  11. Woltony, como eu já te disse outras vezes, que Deus esteja contigo em todos os momentos, principalmente quando vierem as lembranças que por hora te alegrará ou entristecerá.
    Os seus filhos são bençãos que Deus te deu para te dar força na caminhada.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Woltony, sou uma amiga da Márcia e estou postando para expressar meus melhores sentimentos. Que Deus sempre ilumine sua família linda.
    "Com quem se parecem os anjos
    Com aquela velhinha que devolveu sua carteira outro dia?
    Com aquele motorista que disse que seus olhos iluminam o mundo quando você sorri ?
    Com aquela criancinha que lhe mostrou a maravilha das coisas simples?
    Com aquele homem pobre que lhe agradeceu a esmola com o olhar mais grato possível?
    Com aquele homem rico que lhe mostrou que tudo é possível se você apenas acreditar?
    Com aquele estranho que apareceu bem na hora em que você estava perdido?
    Com aquele amigo que lhe tocou o coração quando você pensava que não tinha amigos para ajudá-lo?
    Com o sorriso de bom dia dado por algum desconhecido?
    Os anjos aparecem em todos os tamanhos e formas, todas as idades e tipos de peles.
    Alguns têm sardas, outros têm covinhas...
    Alguns têm rugas e outros não.....
    Eles aparecem disfarçados como amigos, inimigos, professores, estudantes e etc.
    Eles não deixam endereços e nada pedem em retorno.
    Às vezes usam chinelos, não mostram as asas.
    Outras vezes pedem para lavar e passar..
    Eles são difíceis de achar quando seus olhos estão fechados.
    Mas estão em toda parte quando você escolher vê-los." E VCS TERÃO SEMPRE UM ANJO NA VIDA DE VOCÊS, ESTE ANJO SE CHAMA LUCIANA.

    ResponderExcluir
  13. Woltony, pode ter certeza que ela olhou por todos nós em durante o casamento. Eu me enchi de alegria ao ver tantas pessoas que amo por perto. Na cerimônia d vcs, me recordo de comentar com meus pais q a Lú parecia flutuar e que gostaria de ter sorriso tão lindo qto o dela. Assim foi graças a Deus! Obrigada por iluminar tantas pessoas com o exemplo de homem q vc é. Mírian Murata

    ResponderExcluir
  14. Olá, lendo esta história de dor só sabem o quando é forte quem passa, mas caro pai, creia somente em Deus concerteza ele dará força sempre e vai agradecendo a DEUS cada dia pela força que ele tem te dando para enfrentar estas grandes barreiras.
    Deus é contigo seja qual for sua situações ele está sempre presente em nossas vidas
    diga tudo eu posso aquele que me fortalece em Cristo jesus Amén.
    que deus te abeçoe

    ResponderExcluir