segunda-feira, 29 de novembro de 2010

5 meses - "O essencial é invisível aos olhos..."

Oi amigos,


Essa semana começa com a expectativa que Novembro está chegando ao fim e logo logo Dezembro dará o ar da sua graça. A gente percebe que o fim do ano está se aproximando quando vê que panetones começam a ser vendidos nos supermercados e que as ruas, as lojas e os shoppings já estão decorados para o Natal.

Pensando no fim do ano, eu fico pensando que talvez a nossa vida seja feita de projetos, de ciclos, com início, meio e fim. Existem coisas que tem ciclos menores (uma viagem, um curso de férias) e outras que tem ciclos maiores (um emprego, um namoro, uma moradia). Daí eu me pergunto se existem coisas que são eternas...coisas que resistem mesmo quando a situação, a realidade e a obviedade mostram que já acabaram. O que vejo é que essas coisas existem sim...talvez só não estejam disponíveis aos nossos olhos. Como já diria a frase célebre do Pequeno Príncipe: “O essencial é invisível aos olhos”. Acho que é nesse terreno, das coisas que são invisíveis aos olhos, onde mora tudo que é eterno.

No último sábado, dia 27 de Novembro, completou-se 5 meses da partida da Luciana. Só de pensar nisso um nó se forma na minha garganta e novamente os meus olhos se enchem de lágrimas. No momento que escrevo escuto uma música que gostaria de ter escutado com ela, de um filme que também gostaria de ter visto ao seu lado. Possibilidades, conjecturas e histórias que não aconteceram. Mas que só de pensar em como teriam sido me fazem rir com o canto da boca. Sim..tudo com ela era intenso e leve ao mesmo tempo, surpreendentemente bom. Não consigo acreditar que já se passaram cinco meses...às vezes acho que foi apenas um mês...às vezes acho que foram dois anos...tanta coisa mudou, tanta coisa aconteceu de lá para cá. Já me mudei de apartamento e agora estou reformando-o. Arrumei um novo emprego e conheci muitas pessoas novas, pessoas que se aproximaram simplesmente com o intuito de me apoiarem, de ajudar o meu dia a ser um pouco menos pesado. Mas uma das coisas que mais me impressiona são as crianças.

Pois é...Pedro e Helena...nossa, como eles estão crescendo...cada dia uma coisa nova! Pedrinho agora está tirando a fralda e para surpresa de todos ele está indo melhor do que esperado! Não quisemos fazer isso antes porque eram muitas coisas acontecendo na vidinha dele e não quis correr nenhum risco de estressá-lo. Mas ele está tirando de letra...claro que no início ele “batizou” alguns cômodos...agora ele só grita e pede “Xixi!!!” e logo saímos correndo para o banheiro com ele. Bonitinho é vê-lo falando depois: “Eu já sou rapaz...não molho nada!!”. Eu comprei várias cuequinhas para ele e ele agora está se achando! A Helena está engatinhando super rápido, mordendo tudo o que vê pela frente e com um sorriso cada dia mais fácil. É tão gostoso colocar ela na cama e ficar mordendo ela inteirinha, escutando o seu sorriso e ver os seus olhinhos brilhando enquanto olha para mim...esperando a próxima mordida!

Voltando ao início dessa postagem sobre coisas eternas, conheci também ao longo desse tempo pessoas que passaram por situações parecidas. Pais que perderam filhos, filhos que perderam pais...esposas que perderam seus maridos, maridos que perderam suas esposas. Alguns mais novos que eu...outros bem mais velhos. Alguns mais recentes, outros nem tanto. Alguns que chegam para mim e dizem que já estão mais bem preparados, que o seu processo de luto está mais maduro, outros que falam que ainda não se conformaram e que ainda se revoltam com tudo o que aconteceu. Mas em todos eles, pelo menos naqueles que tive a oportunidade de conhecer, em algum momento a saudade bate mais forte, o choro irrompe e aquilo que é invisível aos olhos mostra para o mundo exterior que ainda está lá. Não quero ser nenhum pensador nem filósofo, mas o que penso é que o amor é eterno. E a saudade desse amor e de tudo o que ele representa, dói demais.

Antes de me despedir, quero deixar um versículo do livro de João, que lembrei agora:

João 16:33

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por
aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo

Um grande abraço, uma boa semana e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

PS: A música que estou ouvindo é o tema de um filme chamado “A partida”. É um filme japonês que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Um filme bonito que trata com sensibilidade a questão da morte.
http://www.youtube.com/watch?v=qtVf-KkpX1w&feature=related

10 comentários:

  1. Oi Wolty,

    Imagino como esta dor volta ao pensar na sua Luciana, na vida que tinham e o que ainda poderia tanto acontecer....mas é isso, só Deus que sabe de cada detalhe nosso e do que será cada novo dia.

    A vida é um processo de perdas mas também ganhos de um valor imensurável. Esta perda tão dura e sofrida infelizmente aconteceu para vocês mas tenho certeza que encontrarão maneiras de atravessar esse duro capítulo da vida. E, de alguma forma, encontrarão um lugarzinho bem especial para abrigá-lo no coração.

    Conte comigo sempre.

    Carol Porto Xavier

    ResponderExcluir
  2. oi woltony,

    Este período nos faz lembrar muitas coisas: boas e ruins. Mas sabemos que no futuro seremos um reflexo da maneira que lidamos com tudo isto. Sabemos que Cristo vai cuidar da sua dor e transformá-lo numa pessoa ainda melhor. Permanece com Ele!!!!!
    bjs
    anne, Beto, bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  3. Querido Woltony,
    eu amo a história do Pequeno Príncipe tanto que esse é o "tema" do quartinho do Nathan e de tudo que faço pra ele. Você deve se lembrar do chá-de-bebê em que dei um pirulito com a imagem do Pequeno Príncipe e a frase que você cita. Realmente, o essencial é invisível aos olhos. Lembro que falei pro Dan que escolhi essa frase pois por mais que ele fosse ganhar presentinhos nesse dia o essencial era realmente perceber o amor de todos aqueles que estiveram lá aquele dia. Inclusive você e o Pedroca!
    Acho lindo demais as coisas que você escreve. Meu coração sempre sai mais amadurecido, ainda que eu tenha chorado, sorrido ou apenas pensado sobre o que você disse.
    Essa época vai trazer muitas lembranças sim mas queria te deixar uma frase que você colocou em um post do ano passado em que você falou que via a Lu olhando com tanta alegria pras coisas de Natal que aquelas eram memórias que você guardaria na sua cabeça (algo assim).
    Eu vou lembrar daquele cartão lindo que dizia que milagres acontecem todos os dias, e é verdade.
    Os olhinhos lindos da Helena e do Pedro - reflexo do olhar meigo da Lu - são a prova disso.
    Fique em Deus e estamos sempre rezando por sua família.
    Beijos,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  4. Olá Woltony, imagino como foi esse dia. Mas, a passagem bíblica que vc postou é exatamente o que descreve esse ano na sua vida. Tenha boa ânimo, Deus está contigo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Woltony, concordo plenamente com você...o amor verdadeiro é eterno.

    Fica com Deus amigo!

    ResponderExcluir
  6. Meu querido amigo,
    Mais uma vez, fico com os olhos marejados e muito emocionada com suas palavras e mensagem. Se vc soubesse como eu queria que tudo tivesse sido diferente! Q nossa querida e amada Lú ainda estivesse aqui fisicamente, junto com vc e com seus lindos filhos!
    Que Deus continue te amparando e te mostrando o caminho e te animando. Q vc consiga superar as maiores dificuldades e tenha força para continuar em frente. Q Deus te ajude a lidar com a saudade!
    Um forte abraço!
    Da amiga de sempre!
    ps: as histórias que vc conta das crianças são demais, adoro todas!

    ResponderExcluir
  7. Woltony querido,lendo seu post me lembrei do que Paulo diz em I Coríntios 13...

    Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

    Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

    E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

    O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

    não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

    não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

    tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

    porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

    Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.

    Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino;
    quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

    Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

    Dia feliz pra vc.
    Abraço,Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Wolty!!!

    Lindo lindo lindo post!!!
    Que Deus te abencoe muito e sempre te de forcas pra superar todas as dificuldades!!!

    Amamos voces!! Estamos orando sempre por voces!!!

    Hoje e sempre!!!

    Grande abraco,

    Eliane e Georgi

    ResponderExcluir
  9. Querido Woltony

    Há alguns dias não lia o blog e hoje resolvi ler todos os posts atrasados!

    Você é muito especial mesmo... nos faz chorar, rir, pensar e, o mais importante, nos faz amar! Suas palavras soam como música, numa melodia linda que nos faz crescer, amadurecer e perceber que verdadeiramente " O essencial é invisível aos olhos"! Sua amada estará orgulhosa de você!

    Parabéns pelo niver (atrasado!!!) e pelas crianças maravilhosas!

    Bjo grande,
    Alê, Léo, Patrick e Paloma

    ResponderExcluir
  10. É amigo, a saudade dói, mas com certeza senti-la significa que valeu a pena ter vivido o/com o objeto de nossas saudades!
    Lindas as suas palavras, de emocionar como sempre!
    Obrigada por dividi-las!
    Fique bem e que Deus nos permita seguir em frente e aprender a ter gratidão pela saudade que pede para que nossos amores sejam visíveis aos nossos olhos, tocáveis por nossas mãos por pelo menos mais uma vez!
    Um grande beijo!
    Thays

    ResponderExcluir