quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Quatro meses sem o meu amor...

Oi amigos,

Já passa da meia noite e estou aqui, prestes a escrever mais um post enquanto a minha cabeça tenta concatenar algumas idéias nesse dias tão difícil. Hoje faz 4 meses que a Luciana partiu. Ainda tenho dificuldade para falar isso...tento de alguma forma suavizar a expressão, como aquela pessoa que para mexer em um machucado toca bem devagarzinho, já esperando a dor que com certeza vai acontecer.

Poxa vida, mas qual a diferença entre hoje e ontem? Ou entre hoje e amanha? Tecnicamente nenhuma...a não ser a grande diferença que hoje nós lembramos mais claramente como foi o dia 27 de Junho, enquanto nos outros dias parece que os pensamentos são mais misturados entre as lembranças e o presente, entre a falta e a saudade. O meu sogro hoje já acordou chorando, revendo algumas fotos da Luciana. Quando nos encontramos, os olhos já se entreolharam reconhecendo que por trás deles existia uma alma que chorava pela perda de uma filha, de uma irmã, de uma neta, de uma cunhada, de uma nora...de uma esposa. Não tem jeito...a saudade não passa...o vazio não diminui...a dor continua....a gente simplesmente vai aos poucos convivendo com tudo isso.


Hoje levamos a Helena para fazer o teste da orelhinha, exame que ela tem que repetir desde que saiu da maternidade. Como ela não ficava quietinha (ta tão esperta essa princesa!), vamos repetir o mesmo exame na semana que vem. Hoje o Pedrinho estava bem manhosinho...criança quando fica doentinha parece que fica mais manhosinha, não é mesmo? Nada que um bom colinho e umas brincadeiras de cócegas não resolvessem. Hoje graças a Deus ele não teve febre. Daqui de onde estou escrevendo escuto de vez em quando as tosses dele. Com fé em Deus amanhã ele já estará bem melhor.


Essa semana eu viajo novamente. Vou na sexta para Uberlândia e volto no sábado. Às vezes essas viagens cansam um pouco...principalmente por estar longe das crianças. Tenho procurando ficar mais tempo presente com eles, seja com o Pedro ou com a Helena. Ainda é tudo muito louco pensar que acumulo as funções de pai e mãe ao mesmo tempo. Não digo que sou mãe porque esse lugar sempre será da Luciana. Não queria que isso atrapalhasse a formação deles como pessoa e peço a Deus a oportunidade de fazer da melhor forma possível o meu papel, dando o suporte emocional que eles tanto precisam, ajudando e guiando sempre na formação do caráter e dos valores. Agradeço a Deus também por ter familiares que tanto ajudam nisso.


Hoje faz um ano que começamos o blog. Lembro da Luciana perguntar para mim no dia 26 de outubro: “Amor, como se faz um blog?”. Eu nunca tinha feito um, então falei como eu achava que seria e ela pediu a minha ajuda. No outro dia (dia 27 de Outubro), quando acordei ela já estava sentada na frente do computador, toda compenetrada. Ela me olhou com um olhar de quem estava entusiasmada com alguma coisa e falou: “Baby (ela me chamava muito de baby), vem ver como está ficando o blog!”. Ela nem esperou eu acordar...já foi fuçando e criando esse espaço aqui. Todas as cores e textos iniciais foi ela quem colocou. A única coisa que coloquei depois foi o contador. Ela falava que serviria para se comunicar com todo mundo e manter todos atualizados. Isso sem dúvida foi um dos grandes motivos dela querer criar o blog. O que talvez nem todos saibam é que ela sempre dizia que sentia algo no coração, que sentia que Deus queria que ela compartilhasse essas história com outras pessoas e que criar o blog era algo que Deus colocava no coração dela. O nome veio naturalmente, pois tudo que fazíamos era sempre assinado como lucianaewoltony. Assim, ela sempre repetia para mim: “ O blog é nosso!”. Quando ela escrevia, eu revisava...quando eu escrevia ela revisava. A Luciana sempre escreveu muito bem (muito melhor do que eu), então aos pouquinhos ela foi me dando algumas dicas e me ajudando a escrever de uma forma mais agradável. Nunca imaginávamos que tantas pessoas nos acompanhariam e torceriam por ela, pela Helena, pela gente. Isso com certeza fez muita diferença no tratamento, pois receber todo esse carinho revigorava as suas forças. Parece que eu ainda a vejo, sentada na cama do hospital lendo os recados ou então pedindo para eu ler para ela, quando ela estava se sentindo muito cansada.


Hoje eu olho e não consigo entender como estou aqui, escrevendo para vocês. Quatro meses sem o amor da minha vida são uma eternidade. Não faço mais planos...ou melhor, meus planos se resumem a 24 horas. Continuo vivendo um dia de cada vez.

Amigos, fiquem com Deus. Acho que aproveitei hoje para desabafar um pouco. Obrigado pelo “ombro virtual”.


Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

20 comentários:

  1. Saudade de alguém que não está mais conosco é uma dor que não se mede...só posso desejar-te muita força para enfrentar esse vazio.
    De vez em quando,me pego pensando em vcs...em como as coisas aconteceram tão rápido e chego à conclusão de que apenas DEUS para nos fazer entender que existe um propósito para a nossa vida. Acredite nisso, Woltony! A Luciana teve uma missão aqui e agora ela está ao lado do Pai. Com certeza tudo isso faz parte do "plano de Deus".
    Essa semana, eu entrei na Sé de Lisboa (eu moro em Portugal) e, como era a primeira vez que eu entrava lá, fiz um pedido pra vcs, além de orar pela Luciana, claro. Que Deus continue te dando força para viver um dia de cada vez.
    Um abraço da sua irmã em Cristo, Carina.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme, de alguma maneira, lembra muito o amor de vocês!!!http://www.youtube.com/watch?v=JBfLgZg7ZIs&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Oi Woltony ...

    Que coisa louca é viver não?

    Fui, depois de ler seu post, dar uma olhadinha lá no início.

    Quanta, mais quanta experiência de vida adquirida em apenas um ano.

    Eu tenho comigo, que encontrar nossa alma gêmea é sem dúvida a forma MAIOR que Deus nos proporciona para crescermos como seres humanos.

    Já parou para pensar no tamanho de HOMEM que vc é hoje?
    Na tua grandeza?
    E tudo proporcionado por tua LUCIANA, mesmo na dor, ela é quem te faz a cada dia ser muitas coisas mais do que era antes de tê-la.

    Isto não é fantástico,de uma complexidade sem limite?
    E sem dúvida ela deve ter sido uma pessoa muito especial por ter aceitado esta missão e você tão especial quanto por ter e estar tendo a oportunidade deste crescimento, tanto nas alegrias como nas dores.

    Continue crescendo infinitamente, assim como ela o está, brilhando com uma luz infinita e sempre iluminando seus passos e de toda a família ...

    Um abraço forte guerreiro!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Woltony!
    Já faz bastante tempo que estou sentindo a necessidade de vir aqui escrever para você sobre um livro que eu li.
    Eu acredito que vc seja católico pq vc fala em missas e o livro é do Padre Marecelo, mas mesmo que vc ñ fosse, eu te indicaria pq é um livro q ñ é de religião, é de Deus.
    Neste livro tem um capítulo que eu li todo pensando em vcs (vc e sua família) e o capítulo é o 7 - A ressureição de Lázaro.
    O livro é baratinho e te afirmo que vale muito a pena ser lido diversas vezes porque nos ensina MUITAS LIÇÕES.
    Fica na paz de Cristo pq ele é Pai e quer nos ver felizes ;)
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Woltony querido, Assim como a Luciana, eu tenho certeza que foi Deus que colocou esse desejo no coração dela.

    Foi pensando em mim! Aprendi tanta com coisa com ela, com vcs dois.

    Ela escrevia lindadamente mesmo, colocava o coração, por vezes vou lá nos primeiros dias pra matar a saudade.

    Mas você como blogueiro tem se saído lindamente. Não nos abandonou, e aqui fica meu muito obrigada por isso, e está escrevendo cada dia mais lindo!

    Um grande abraço e descanse nos braços do Pai.

    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  6. Woltony,

    "... A morte não nos separará, tal como não separou o Senhor da comunidade dos discípulos.
    Nunca estaremos distantes uns dos outros e, por isso mesmo, prometeu Jesus que estaria ao nosso lado até ao fim dos séculos!..."

    Adriana e Carlos

    ResponderExcluir
  7. Realmente..."Qual diferença entre ontem e amanhã? Se temos q aprender a lidar com a saudades q aumenta a cada dia...
    Força sempre brother...
    Nitya

    ResponderExcluir
  8. Wolty,


    Apenas passei pra te lembrar o qto nos daqui do Blog sempre torcemos e continuaremos torcendo por voces . Que Deus continue te dando toda essa forca que voce tanto precisa. Mande um abraco bem carinho aos pais da Luciana por mim,ok?

    Beijos

    Priscila

    ResponderExcluir
  9. Querido Woltony,

    Toda esta força que você está tendo se resume em apenas uma palavra AMOR... que nunca se apagará, mas que, ao contrário, sempre se propagará, principalmente através de seus anjinhos Pedrinho e Helena.
    Siga sempre sua intuição e seu coração, você saberá exatamente como proceder a cada momento, por mais complicado que seja...
    Viva um minuto de cada vez e que cada minuto seja melhor que o anterior.
    Que Deus te ilumine sempre!!!
    Tenha uma boa viagem.
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Woltony,
    lembrei de vc hoje enquanto assistia o bate-papo da Ana Maria Braga com a atriz Aracy Ballabanian. Não sei se você sabe, mas a Aracy perdeu tudo que tinha há 14 anos, num incêndio que destruiu a sua casa. Ficou só com a roupa do corpo mesmo. E aí ela contou que uma vez a Nair Belo procurou o Chico Xavier quando perdeu um filho e perguntou: "Por que eu"? Ao que o sábio Chico Xavier respondeu: "Por que não você"? Acho que o que o Chico quis dizer é que o sofrimento vem para todos, não escolhe porta para bater. Não é porque você fez alguma coisa que desagradou Deus, ou porque tem que pagar algo que fez de errado numa vida anterior...é porque somos apenas mais um na multidão. Graças à Deus, no meio da tristeza pela ausência da Lu, você tem dois filhos maravilhosos para olhar todos os dias e dizer: tenho motivo para prosseguir!

    O link para a entrevista com a Aracy é: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1626857-18173,00.html

    Fica com Deus.

    Abração,

    Irene Lôbo

    ResponderExcluir
  11. Meu querido,
    Mais uma vez, suas palavras me tocam profundamente.. E me fazem refletir sobre mtas coisas... Tb me fazem sentir mta saudade de minha querida amiga, que jamais esquecerei..
    Posso, através de suas palavras, sentir um pouco do que vc está sentindo.. E imagino como tudo deve estar sendo pra vc...
    É por isso que sempre, em minha mente, em meu espírito, eu peço por vc, por seus filhos, pela família de minha amada amiga.. Peço por todos vocês, para que consigam superar, consigam conviver com isso, consigam voltar a fazer planos... Em especial vc!
    Ouvi uma música do Renato Russo, mto especial, e lembrei-me de vc! E são as palavras que, hoje, quero lhe dizer: "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã! Mais uma vez, eu sei. Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã. Espera que o sol já vem..."
    Não duvide disso, meu amigo: o sol voltará a brilhar pra vc!
    Um super beijo!
    Da amiga de sempre,
    Christiana

    ResponderExcluir
  12. Com certeza a sua dor é profunda, mas graças a Deus você tem duas inspirações que te fazem prosseguir...
    Que o Senhor Jesus lhe dê forças e coragem para seguir o seu caminho e viver um dia de cada vez.
    Boa viagem!

    Beijo, Deus é contigo amigo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Wolty!!

    Pois eh! Sao somente quatro meses mas parece uma eternidade. A Sensacao que eu tenho e que a Lu era como um anjo que veio aqui e nos deixou saudades.

    Eu tambem amava quando ela escrevia. Eu lembro que eu postei varias vezes aqui no blog que eu tava com saudades dela, quando ela escrevia. Ela tinha um jeito unico de escrever, eu nao sei exatamente explicar o que, como mas, mas as palavras dela me tocavam tanto que nao tinha um post dela que eu nao chorava quando eu lia. AS vezes eu penso que e como se Deus colocasse palavras na mente da Lu, ela escrevia como se fosse um anjo. Ela tinha algo unico, o jeito que ela escrevia, as mensagens que ela trazia, eram simplesmente unicas.

    Eu lembro quando a gente mandou um artigo pra voces, sobre cancer do pulmão, e eu tava tao preocupada em ajudar que eu nem li o que estava escrito, so mandei direto por email pra voces, mas ai depois meu marido leu, e me falou q o artigo trazia estatísticas de vida bem ruins para pessoas com câncer de pulmão, e eu lembro que eu chorei chorei mandei um email pra Lu pedindo desculpa.... e eu fiquei arrasada me sentindo culpada, mas ela toda doce e linda me escreveu, que nao tinha problema, que as mas estatísticas nao a preocupavam.... Eu lembro que depois que eu li o email dela eu chorei mais ainda... eu queria so poder tai em Brasilia e dar um abraco nela.... era a unica coisa que eu pensava. Enfim.... a dor e grande, mas so Deus mesmo pra preencher no vazio que fica.

    Quanto as criancas, eu imagino que a Helena deve estar super esperta e eu torco tanto pra que ela se pareca com a Lu!!! O PEdrinho doentinho... haa vou orar por ele, pra ele ficar bom logo!!

    Deve ser dificil viajar e deixar as criancas.... imagino mesmo como e dificil... Mas Wolty peca forcas a Deus, eu tenho certeza que Ele vai te dar!

    Coloca algumas fotos suas, com as criancas quando vc tiver tempo. Ou se nao coloca elas no picasa ai a gente tambem pode ver.

    Estamos orando sempre por voces! E nos amamos voces demais! Vc sabe que vc pode contar com a gente sempre!! certo!!

    Obrigado por compartilhar sua vida conosco, obrigado por nos ensinar a cada dia algo novo, obrigado por tudo!! Com certeza voce e um presente de Deus nas nossas vidas!

    Amamos voces hoje e sempre! E um otimo fim de semana!!!

    Wolty, voce vai estar em Brasilia dia 2 de novembro ? Voce ta pensando em visitar a Lu ? Se voce for, manda lembrancas por nos, e diga a ela que estamos com muitas saudades!

    Um Grande Abraco,


    "Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche."


    Eliane e Georgi.

    ResponderExcluir
  14. Querido Woltony,
    desejamos sempre que a presença de Deus esteja com você e com todos dessa família linda (sua mãe e irmã, Matheus, tia Márcia, Juliano e a Dani, Luana) para dar a fé necessária sempre. Sabemos que não é algo que vai ser curado mas pode ser amenizado com o tempo e a alegria de ver os frutos que a Lu deixou inundarem a vida de vcês, cada vez mais, com amor e alegria.
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  15. Querido amigo,

    força, paz, fé, ânimo...

    Com carinho,
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  16. Oi Woltony,

    Como é bom ouvir momentos vividos com a Lu.
    É tão presente toda lembrança que só aumenta minha admiração por ela. Esse início do blog, como ela escolheu as cores, letras, tudo tem tanto carinho envolvido que só refletem mais e mais a carinha dela...
    Desejo sempre muita força. Acredito que olhando a Helena e o Pedro esta força se torna maior a cada instante.
    Beijos
    De sua e sempre amiga
    Dani

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!!!

    Hoje mais uma vez você falou tudo....

    "Os olhos se entreolharam reconhecendo que por trás deles existia uma alma que chorava pela perda de uma filha, de uma irmã, de uma neta, de uma cunhada, de uma nora...de uma esposa. Não tem jeito...a saudade não passa...o vazio não diminui...a dor continua....a gente simplesmente vai aos poucos convivendo com tudo isso."


    Ontem pensei no momenro em que li no blog você anunciando a morte dela, soltei um gemido de dor mesmo e meu namorado se assutou e perguntou o que foi e disse a ele que não era nada, mas na verdade foi um gemido de dor, pensei muito na Luciana e na minha irmã Daniela e pensei, mas como meu Deus???Por que esta dor não passa???

    Conviver, essa é palavra, conviver...

    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  18. Querido Woltony :
    Estamos orando sempre por voCê e pelas crianças .Deus ,na sua misericórdia vai pouco a pouco curar sua dor .A saudade fica ,mas a dor vai passar,meu querido .
    Estamos com voçê !
    Ana Paula e Antônio

    ResponderExcluir
  19. Woltony,

    Todas as vezes que você narra algum fato ou alguma característica da Luciana me pego pensando, revisando e concatenando idéias. É duro aceitar algo que não entendemos ou que custamos muito tempo para entender.
    Mas, a cada dia, a cada post, a cada mensagem vejo algum propósito realizado. E quando completamos 1 ano de blog penso em quantas coisas foram mudadas, em quanto crescemos em Deus, em quanto refizemos nossos planos e quantas vezes choramos, sorrimos e quantas coisas Deus tem exposto no coração de cada pessoa que pôde vivenciar essa história.
    Poderia ser apenas um sonho, aprenderíamos, acordaríamos e colocaríamos em prática, sem nenhuma dor, mas é muito mais duro que isso...
    Mas, Deus sabe o tamanho do fardo que podemos carregar, ele nos tem desenhados em suas mãos... e a nós resta crer, confiar, a Ele tudo entregar e viver como Ele planejou.

    Força e Fé!

    Abraços,
    Thais e Rodrigo (Santos - CMB)

    ResponderExcluir
  20. Oi, Wolt!!!

    Desculpa estar um pouco ausente do blog, mas neném no 1o mês toma tod o tempo da gente! Vc sabe como é! :)

    Como o tempo passa, né, meu amigo!

    Hoje eu também me peguei pensando em quanto tempo faz que a minha mãezinha faleceu..vão fazer 7 meses! Às vezes, nem acredito que ela já se foi, outras parece que foi há tanto tempo...essa noção de tempo é mesmo relativa (e esquisita!).

    Essa semana estive pensando muito na Helena...sabe que ela se parece (e muito!) com a nossa Valentina!?!? Eu não sei se é porque neném é meio "tudo igual", mas eu acho as duas muito parecidas! Vc vai ver!

    Também tive um insight e queria te ligar para perguntar algo, mas vou fazer via blog mesmo e qquer coisa vc me liga pra gente conversar mais a respeito: tive pensando se vc não gostaria de oferecer à Helena mais um leitinho do peito. Sei que ela já está grandinha (já passou dos 6 meses), que já introduziu alimentos sólidos, mas se vcs desejarem por algum motivo que ela tome ainda um pouquinho de leite do peito, eu estou TOTALMENTE à disposição para ajudar! :D (aliás, seria uma honra e um prazer fazer isso pela filhota da Lú e sua!).

    Graças a Deus, tenho tido BASTANTE leite e a Valetina se farta e ainda sobra muito! :). Tenho bombinha elétrica para tirar e todo o esquema para esterelização (cuido disso bem direitinho, pode confiar). Se vcs quiserem, como disse, tô à disposição e pra mim não seria inconveniente algum. Qquer coisa, me liga!

    Bem, amigo, vou ficando por aqui e desejando a vc mais força do que nunca! Vc tem sido um paizão (sempre foi) e as crianças têm muita sorte de ter este super-pai por perto! :)

    Um gde bjo e cuidem-se! :)

    Raquel

    ResponderExcluir