sábado, 16 de outubro de 2010

Em São Paulo

Oi amigos,


Estou escrevendo hoje aqui de São Paulo. Nesse exato momento, estamos aqui no hotel e o Pedrinho e a Helena dormem tranquilamente no quarto. Hoje o pessoal foi dar uma volta na rua 25 de Março e eu e o Mateus ficamos com as crianças aqui.

Até pensei em aproveitar o tempo e tirar um cochilo porém sabe quando o corpo está cansado e a cabeça insiste em não descansar? Toda vez que volto para São Paulo é assim...e estar aqui com as crianças agora me fez pensar em muitas coisas.

Uma delas foi justamente escrever o blog daqui de São Paulo. Quantas vezes a gente falava que estava voltando para São Paulo ou que não agüentava de saudades de Brasília que pensei na ironia que agora é escrever sem tê-la ao meu lado. Aliás, o período aqui em São Paulo foi tão intenso que andar pelo aeroporto de congonhas só me faz lembrar a Luciana. Como ela estava muito cansada, a gente sempre pedia uma cadeira de rodas para que ela se poupasse e ainda assim ela queria ajudar. Sempre falava que dava conta de levar alguma sacola ou mesmo a minha mochila. Ela passava distribuindo sorrisos e procurava passar uma mensagem de ânimo para todos que encontrasse. Nem sempre tinha paciência para usar a peruca e mesmo assim não se importava se os outros olhassem. Claro, isso não era todo dia...às vezes ela usava um lenço ou ficava com a peruca até o calor incomodar (ela era muito calorenta e a peruca esquentava muito). Esse jeitinho dela despertava algo nas pessoas. Algumas vezes a gente percebia um olhar de pena, mas muitas pessoas se aproximavam querendo ajudar, querendo ser simpático com ela. Lembro até de uma vez que estávamos vindo para São Paulo e o comissário fez um sorteio de algumas sacolas ecológicas durante o vôo. Antes do sorteio ele falou baixinho para ela: “Fica tranqüila...uma já é sua!”. Maior marmelada né? Isso sem falar nas inúmeras pessoas que vinham trazendo mensagem de esperança, que diziam que orariam por nós ou que falavam que conheciam algum tratamento e se comprometiam a buscar mais informações. Isso nos tocava tanto que colocava em nosso coração um sentimento que ainda existe muita bondade, que ainda existe muito amor no mundo. E foi isso também que sempre chamava a nossa atenção aqui no blog...o amor que cresce sem fazermos algum esforço. Tem uma frase de um autor chamado Gibran Khalil Gibran que diz que “É belo dar quando solicitado; é mais belo ainda dar sem ser solicitado; mas por haver apenas compreendido." Não tenho nem como agradecer toda a ajuda que vocês nos deram e que continuam dando, quase sempre sem serem solicitados, mas por haverem apenas compreendido.

Hoje durante o almoço conversava com o Mateus sobre como parece que as coisas vão ficando mais difíceis. A gente falava que a saudade vai crescendo e a impressão que dá é que isso vem do fato de sabermos que a Luciana não voltará, que não teremos mais a oportunidade de abraçá-la ou mesmo de escutar a sua voz. Enquanto isso, a vida parece nos empurrar para frente, colocando outros tipos de problemas a serem resolvidos e outros tipos de perguntas a serem respondidas. E o pior é que não adianta se esconder...é com você mesmo que ela está falando e se você não se mexer, as coisas não se resolverão. Difícil é só fazer isso com o coração triste, com a carência de não ter mais a sua alma gêmea ao seu lado, compartilhando todos os momentos da sua vida. Sabe aquela sensação que você está dançando com alguém e de repente essa pessoa sai e você fica ali, no meio do salão, sozinho, vendo todos dançarem enquanto a música ainda continua a tocar. Pois é, às vezes parece que me sinto assim.

Amigos, não quero ficar passando uma imagem de tristeza somente. Apesar de tudo, sinto que Deus tem nos conduzido e proporcionado diversas coisas boas. Tenho conhecido pessoas maravilhosas e mesmo aos trancos e barrancos, muitas coisas boas tem acontecido. Só o fato das crianças estarem ótimas já me deixa feliz e agradecido. Além disso eu voltei a trabalhar e estou colocando aos pouquinhos as coisas em ordem lá em casa. Tenho também feito um acompanhamento com uma psicóloga que também tem me ajudado, até porque tudo no luto é muito confuso. Parece que a quantidade de emoções envolvidas é muito maior do que você pode suportar. E outra coisa que me ajuda muito é escrever aqui...aliás, hoje foi um exemplo típico. Acho que chego agora nas últimas linhas me sentindo muito melhor do que quando comecei a escrever!

Ah, não esqueci dos pedidos para colocar fotos novas! Vou providenciar umas fotos mais recentes das crianças para colocar.

Antes de terminar, vou contar só uma pérola do Pedro. Hoje a gente assistia Discovery Kids e estava passando uns macacos, mais precisamente um orangotango. Como eu achei que ele não saberia o que era, eu falei assim: “Olha filho, o tamanho do macacão!”. Com um olhar de quem queria me ensinar algo ele se vira e diz: “Papai, isso não é um macaco, é um MORANGOTANGO!”. Bom de mais né?

Um grande abraço a todos, um ótimo fim de semana e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

24 comentários:

  1. Kkkkkkkkkkk!!! "morangotango" é? Adorei!!!
    Ótima viagem pra vcs todos!!
    Abração!

    Att,
    Amiga coruja.

    ResponderExcluir
  2. Coisa linda, amei o morangotango....

    Fica com Deus Woltony.
    Abraço.

    Lidiane Dantas
    Fortaleza -Ce

    ResponderExcluir
  3. Woltony,

    Como me sinto bem em saber que está se divertindo com as crianças, a lembrança sempre está presente, e algo mais, que está dentro dos nossos corações que nunca sairá, mas graças a Deus você tem a alegria das crianças que é tudo em sua vida. Ame, brinque e se divirta com seus lindos filhos que a Luciana lhe deixou de PRESENTE.

    bjs tia Maria Dária

    ResponderExcluir
  4. Adorei o moragotango...kkkk
    Eles são uma benção em sua vida...bem sabes que nosso Pai maior,através do amor de sua vida,te presenteou com essa dádiva.
    Que Ele te traga...mais e mais forças,mais e mais fé,mais e mais amor no coração...brilho no olhar,vontade de viver,de construir,crescer e ver crescer!
    Como digo para alguém especial...
    Você sabe SER e FAZER FELIZ!
    E nos presenteia sempre,com lindas LIÇÕES de amor e VIDA!
    Abraço no coração.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz de saber que tem tantas pessoas especiais do seu lado e juntos encontrarão, mesmo com toda a dor, muita cumplicidade, amor e Deus principalmente.

    Infelizmente sua Luciana não está mais com vocês, mas os exemplos que ela deixou a todos são mais uma razão para seguirem em frente perpetuando estes lindos sentimentos e gestos que ela ensinou.

    Morri de rir da história do Pedrinho e em breve sua Helena trará mais pérolas junto com ele. Não é?

    Um grande beijo e fiquem todos com Deus

    Carol Porto Xavier

    ResponderExcluir
  6. Como é bom saber notícias de vocês...fico contente em saber que os seus filhos lhes transmitem muita alegria e lá no céu, com certeza a Luciana está muito orgulhosa disso.

    Aproveite a viagem e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida família!!!!!

    Saudades de escrever aqui, mas os seus posts são sempre o que tenho sentido, então falar mais o quê se você já disse tudo???

    Queria dar os parabéns à sua irmã(bem atrasado), eu acho que é uma das mais lindas relações que existem é de irmãos e fiquei tão tocada com o carinho de vocês que perdi a voz, a fala, as palavras sumiram, de repente me deu uma inveja de você, pois eu nunca mais terei a minha para me abraçar e isso sinceramente me dói muito ainda.

    Quando você falou em impotência me identifiquei muito, acho que os piores sentimentos que já vivi, foi não poder ter feito mais do que fiz pela minha irmã, o sentimento de que tudo o que você faz é insuficiente para mudar o cenário é horrível, eu te entendo muito.....

    Eu como você, percebo as maravilhas que o Senhor tem feito em minha vida, são tantas coisas bacanas que têm acontecido comigo, pessoas novas, viagens, conhecimento, crescimento, mas no fundo no fundo todas essas coisas boas se tornam meio vazias, pois a pessoa que mais comemoraria comigo não está presente, então tudo é meio cinza....

    Sei que você comprtilha conosco os teus mais profundos sentimentos e entendemos bem que o momento de luto é muito difícil, mas mesmo na dor você tem continuado a viver e com grande dignidade e isso é importante demais!!!

    Desejo a vocês toda sorte de bençãos, que todo sofrimento traga sentimentos bons, nos faça pessoas melhores e mais preparadas para a vida.

    Deus cuida memso de nós, pois deixou a Duda com suas travessuras e o Pedrinho e Helena para alegra sua vida com suas gracinhas...

    Adorei, o Pedrinho é fofo demais!!!

    Abraços em toda a família!!!!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  8. Oi Wolty!!

    Que saudades!! Fazia tempo que eu queria escrever, mas ultimamente a vida aqui anda uma loucura. Eu chego em casa taooo cansada que eu mau vejo o computador... emails... enfim.... Mas eu queria te dizer que eu admiro sua coragem.

    As vezes eu me coloco no seu lugar e eu me vejo sem condicoes de suportar e passar por tudo que vc passou e esta passando. Eu sei que mesmo com Deus do nosso lado, as vezes e muito dificil compreender os propositos Dele.

    E muito dificil. Eu oro tanto a Deus, para que se um dia um dos propositos Dele for levar alguem que eu ame muito, eu sempre peco a Ele pra me preparar antes e muito bem, pq Deus sabe que eu nao suportaria perder uma pessoa que eu amo tanto.

    Como diz o ditado, Deus sempre nos da uma cruz que a gente pode carregar, eu nao sei o quanto verdade e essa frase, mas as vezes eu acredito que Deus permite certas coisas pq Ele quer nos mostrar algo ou nos ensinar algo. Ate parece, as vezes pensando dessa forma nos podemos ter a impressao que Deus quer nos punir por algo que nos fizemos, ou Ele nao nos Ama assim tanto, pois se Ele nos amasse Ele nao tiraria a coisa mais importante das nossas vidas...

    Mas ao longo do tempo, Deus tem me ensinado e me mostrado tantas coisas, que eu nao tenho como pensar que Deus queria nos punir, ou que Ele seja vingativo, ou que Ele nos ama o suficiente.

    AS vezes eu me pego perguntando, como uma crianca, mas pq Deus permitiu tantas coisas ? Pq Deus nao fez isso ou isso ou isso ? Sao perguntas que as vezes me tormentam, mas eu acabo olhando para a biblia e eu acabo achando palavras que me confortam e eu comeco a pensar que certamente em pouco tempo, Deus podera me responder cada uma das minhas perguntas.

    Enfim estou um pouco filosofica hoje, mas queria te dizer que Deus tem sido maravilhoso com voce. Ele tem te dado forca e Ele tem te conduzido no caminho certo, tem de ajudado a tomar as decisoes certas. Eu tenho certeza que Deus tem o poder e Ele quer te completar Ele quer tirar essa solidao de dentro de voce, e Ele quer te mostrar que voce nao esta sozinho. Voce simplemente tem um pai, que e dono de todas as coisas e que conhece todas as coisas, e que te Ama e quer o melhor pra voce. TEnha certeza que se vc chegar de coracao aberto a Ele e pedir a Ele para que Ele te complete e para que Ele tire transforme essa solidao em amor, Ele o ira fazer. Eu tenho certeza.

    Um grande abraco, uma otima semana e que Deus te abencoe grandemente e derrame o amor e a paz Dele sobre voce. Estou orando para que Ele te envolva com seu amor e te mostre o quanto voce e especial para Ele.

    Estou feliz que as criancas estao bem, que voce tem uma familia e uma irma maravilhosa! Parabens Michele atrasado, mesmo eu nao a conhecendo ela esta sempre em minhas oracoes!

    Amamos voces hoje e sempre!

    Eliane e Georgi

    ResponderExcluir
  9. Querido Wolt!

    Primeiramente não posso deixar de registrar minha admiração pelo Pedrinho... ele é muito espirituoso, talentoso, pensa rápido e tem umas tiradas exclusivas! Esse menino vai longe. É um fofo, maravilhoso e inteligente!

    Depois percebo como Deus tem operado na sua vida de maneira positiva. Ele tem te conduzido, por mais difícil que seja, a passar pelos lugares que você passou com a Luciana, estar com pessoas que vocês estiveram juntos de maneira que você sinta a falta mas que lá no fundinho você percebe que nunca está só, ela está sempre contigo.

    Como é bom te ver voltando à SP com as crianças saudáveis, felizes com um pai tão especial como você! Lógico que não é nada fácil dançar uma música linda sozinho mas o positivo é saber que fisicamente você dança só, mas em espírito e no seu coração você dança com sua alma gêmea! O pior é você dançar uma música com uma pessoa e mesmo assim se sente sozinho... e graças à Deus você teve a sorte de ter um verdadeiro AMOR! E a terá sempre em seu coração!

    Muito feliz ainda de saber que está conduzindo sua vida, ajeitando o cantinho de vocês e aos poucos tudo vai se colocando no seu lugar.

    Fiquei muito feliz mais um dia de ler o blog, é uma verdadeira injeção de superação e ânimo!

    Fique com Deus você e as lindas crianças!

    Com todo o carinho do mundo!

    Clarice e Clara

    ResponderExcluir
  10. Oi Woltony,
    fiquei um tempo fora de casa, viajando a trabalho e acabei não acessando o blog.
    Agora quando eu ia desligar o computador, resolvi passar por aqui pra saber como vc e as crianças estão e li algo que parece que foi escrito pra mim: " E o pior é que não adianta se esconder...é com você mesmo que ela está falando e se você não se mexer, as coisas não se resolverão."
    Eu estava bastante desanimada, mas ta ai, como você escreveu, temos que nos mexer!
    Muito obrigada!!!
    Bjs e tudo de melhor para você, para os pequenos e para a Luciana.
    Que Deus os abençoe sempre!
    Thays

    ResponderExcluir
  11. rsrs!!!
    Nossa Pedrinho! o que mais eu amo na vida,
    e ver uma crianaça linda e inteligente como
    vç.
    Beijinho ta meu morangotanquinho ah de um beijinho em Helena também e papai.

    Vilma Serra ES.

    ResponderExcluir
  12. Querido Woltony,
    pensei que ia te responder sobre a saudade e o amor mas o morangotango do final me desconcertou...
    Estou rindo até agora!!!
    Criança é bom demais!!!
    Beijos a todos,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  13. Vir aqui é aprender a cada dia que o Deus da minha vida é infinitamente maior que todos os problemas que tenho.

    Muito obrigada por tudo que tem me ensinado a cada dia.

    Um abraço de morangotango!

    Orangotango do Pedrão = morango + tango. Delicioso!

    ResponderExcluir
  14. Woltony, esse Pedro eh uma figura..... MORANGOTANGO! hahahahahahaha....to chorando de rir. Alias, essas perolas do Pedro veem da Luana. Ele teve a quem puxar.

    Olha sabe de uma coisa,lendo seu post me faz lembrar de como eh bom ser brasileira (o). Apesar de ter conhecido tantas pessoas boas do mundo todo, te digo que existe algo entre nos que nao se encontra facilmente. Dificil explicar exatamente o que eh. A nossa solidariedade e simpatia sao incomparaveis. Apesar de tanta coisa ruim acontecendo aih no Brasil, tambem acontecem o dobro de coisas boas pq nos somos assim mesmo. Ainda bem que o "jeitinho brasileiro" do comissario, foi feito pro bem e sao essas coisas que nos faz acreditar em dias melhores.

    Estamos contigo Wolty. Em oracoes sempre.

    Priscila

    ResponderExcluir
  15. Oi Woltony! Que bom que vcs estão bem! Fico feliz. No momento preciso de um favor seu... pois temos uma amiga aqui na PGR que precisa da indicação de um pneumologista para a mãe dela, pois foi descoberto recentemente 2 tumores no pulmão e ela tá muito preocupada! Trabalhamos com a Bianca e conhecemos a Luciana desde que ela estagiava no antigo prédio da PGR. Pedimos encarecidamente que vc nos forneça se possível o telefone dos médicos que acompanharam a Lu aqui em Brasília.
    O telefone daqui é 3105-5320 - Cecília
    Obrigada,
    Cecília

    ResponderExcluir
  16. Ai gente, fui lendo o texto me inspirando pra falar sobre a saudade que vai aumentando com o passar do tempo, aí o Pedrinho me faz gargalhar..... kkkkkkk
    Até esqueci o q ia dizer!
    Fofo demais e inteligente!!!
    Um orgulho pra vc, hein paizão?
    Beijooo nos 3.

    ResponderExcluir
  17. Oi Wolty,
    Como as crianças são uma benção em sua vida. Amei a tirada do Pedrinho. bjo para tda família!

    ResponderExcluir
  18. Só para dizer que mesmo não comentando, sempre leio os posts também acompanho de longe tua história de vida e amor. Deus os abençoe...

    ResponderExcluir
  19. Woltony,

    O morangotango deste post me fez pensar no quanto é bom focarmos no que realmente nos faz sentir bem. Lembrar da Lú e do sorriso dela nos faz bem, prestar atenção no morangotango do Pedrinho é bom demais, ver a Helena abrir o sorriso ao ver o pratinho dela de comida então...é a coisinha mais fofa do mundo!

    Nunca deixa de prestar atenção nas pequenas coisas da vida, pois elas são as melhores.

    Mírian Murata

    ResponderExcluir
  20. Meu querido,
    Mto bom ler suas palavras, saber como vc tem se sentido.. Infelizmente, estou tão corrida com meu atual trabalho, mas sempre passo aqui e hj quis deixar registrada minha passagem por aqui! Pra vc não se esquecer que estou sempre aqui, mesmo de longe, acompanhando sua história e revivendo junto com vc a saudade de nossa querida Lú, que jamais cede.. Tenha um resto de semana abençoado, que Deus continue te fortalecendo, te guiando, colocando paz em seu coração.. Coloque sim fotos, são sempre tão lindas e adoramos ver!!
    Um super beijo!
    Da amiga de sempre!

    ResponderExcluir
  21. Olá Woltony! No final, porém, será uma grande festa de reencontros.

    1Ts4:13-18

    "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

    Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

    Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

    Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

    Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

    Um grande abraço!

    Vitor e Gisele

    ResponderExcluir
  22. PASSANDO PARA TE DESEJAR UM BOA NOITE!QUE GRACINHA SEU FILHO.KK
    BJS
    AMORECA

    ResponderExcluir
  23. Querido Wolt

    Depois de alguns dias sem passar por aqui, aproveitei para ler uns posts antigos... Meu coração ficou apertado ao ler sobre a quadra onde morávamos. Um turbilhão de lembranças despencou sobre mim...

    Mas aí, logo em seguida, vem o Pedro com o morangotango!!! A tristeza foi embora e até agora estou rindo sozinha!!! Ele é ótimo!!!

    São esses pequenos momentos que nos encorajam.

    Bjo de muita força pra vc
    Ale Barchini

    ResponderExcluir