quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cartas e Retratos

Oi amigos,


Essa semana para mim começou um pouco diferente das outras. No domingo, dia das eleições, eu viajei para São Paulo para alguns compromissos de trabalho. Foi uma daquelas viagens curtas porém cheias de atividades. Apesar de ter ficado pouco tempo, eu voltei muito pensativo. Aliás, ultimamente essa é uma das coisas que mais tenho feito...pensar.

Lá em São Paulo eu tive a chance de fazer algo que queria há muito fazer, porém estava com medo. É, a palavra certa talvez seja medo mesmo. Eu fui a um dos restaurantes que nós mais gostávamos de ir, um restaurante de comida japonesa. Em algumas oportunidades nós até já havíamos comentado sobre esse restaurante, pois um dos garçons se tornou um verdadeiro amigo nosso, um dos anjos que nos ajudou em São Paulo. Como queria muito vê-lo, resolvi ir mesmo assim. Apesar de não ter ido sozinho, em vários momentos senti aquela solidão, aquela que faz você se sentir só mesmo quando está acompanhado. Olhar a mesa onde sentávamos, o sofá onde a gente conversava enquanto a comida não chegava e onde ela descansava a cabeça no meu ombro, quando se sentia cansada...foi tudo muito emocionante. De qualquer forma, foi bom rever o meu amigo e poder receber o seu abraço. Senti novamente aquela sensação que Deus olha por nós usando os seus filhos.

A Helena e o Pedrinho estão ótimos. Depois do último post muita gente comentou que as crianças são muito parecidas com a Luciana. Vocês não sabem como eu fico feliz em ouvir isso! Eu não sou muito bom fisionomista, sinceramente, mas sempre brincava com a Luciana que as crianças poderiam ser parecidas com ela. Eu sempre a achei tão linda...

No início desse post eu havia dito que tenho andado pensativo. Na verdade eu acho que sempre fui mais introspectivo, mas talvez esses dias eu esteja mais. No geral eu passo muito tempo sozinho e acaba que durante esse período a cabeça pensa mil e uma coisas. Hoje em especial estava pensando sobre cartas e retratos. Esses dois objetos sempre foram muito presentes nas nossas vidas. Acho que já comentei que quando fui para Campinas, eu e a Luciana sempre mandávamos cartas um para o outro. Havia um certo romantismo nisso, pois diferente do e-mail, na carta a gente reconhece a letra da pessoa, sabe que foi ela mesma que escreveu e a letrinha da Luciana era tão linda, parecia de criança (ela ficava inconformada de eu achar a letra dela bonita...ela mesma não gostava). Eu distinguia de longe algo escrito por ela. Rubem Alves fala também que uma das coisas bonitas em cartas de amor é tocar no papel que antes foi tocado pela pessoa amada.

Em relação aos retratos, eu nem preciso dizer o tanto que gostávamos de fotografia pois a nossa casa sempre foi recheada de porta retratos, com fotos dos mais variados momentos e nos diversos lugares. Apesar de gostar de filmagens, eu particularmente prefiro retratos, pois ao vê-los o filme que se passa é na nossa cabeça, quando lembramos a história que está por trás da foto, o lugar, o que fizemos logo depois do clique ou até mesmo algo inusitado que aconteceu para conseguirmos aquela foto (Eu lembro de uma excursão toda parada, olhando para a Luciana tirando foto enquanto mostrava a barriga de grávida do Pedro!). Hoje eu andei na quadra onde eu e Luciana morávamos. A mesma quadra onde também a gente se conheceu. Andar lá foi como ver ao vivo um álbum das fotos da nossa vida. Ver a banca de jornal onde comprávamos picolé. O banco onde namorávamos. O parquinho onde brincávamos com o Pedro. A floricultura onde eu comprava flores para ela. A lanchonete onde tomávamos café antes de ir para o trabalho. Escutar as cigarras cantando (agora em Brasília começa a época das cigarras e na Asa Sul elas dominam o ambiente). Isso sem falar no apartamento onde morávamos. É triste saber que essas fotos, esse momentos, daqui para frente não terão mais ela...mas de qualquer forma é um álbum de fotos muito bonito de se ver...

Amigos, vou ficando por aqui. Obrigado por estarem sempre conosco e que Deus possa sempre abençoar a vida de cada um. Antes de me despedir, queria deixar algumas frases do Rubem Alves que li hoje:


“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer
voltar”

“Cartas de amor são escritas não para dar notícias, não
para contar nada, mas para que mãos separadas se toquem ao tocarem a mesma folha
de papel.”

“Amar é ter um pássaro pousado no dedo.”


Um grande abraço e fiquem com Deus.

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

18 comentários:

  1. Wolty!

    Saudades de voce!! E muito bom lembrar desses momentos unicos e ver fotos! So que as fotos, as memorias, as lembrancas, jamais sairao da sua cabeca.

    E triste que a Lu nao fara mais parte delas agora, mas e bom lembrar o quanto importante e o quanto feliz voce foi com ela em todos esses anos! Em todas as fotos, videos lugares....

    Agora vc ja parou pra imaginar como seria tudo sem a lu ? Imagina se vc nunca tivesse vivido esses momentos com ela ? Eu tenho certeza que seu vazio, essa solidao, seria muito maior das que voce tem agora.

    Imagine que vc nao tem a sua alma gemea agora com voce, mas que por outro lado, vc teve uma alma gemea (voce teve ela), voce viveu uma verdadeira historia de amor, e isso ninguem pode tirar de voce.

    Imagine aquelas pessoas que nascem, crescem e nao acham sua alma gemea, e elas acabam deixando a vida sem ter vivido coisas maravilhosas como vc viveu ? Aquelas pessoas que morrem sozinhas, pq nunca tiveram o amor de alguem, um amor verdadeiro ? Isso e muito triste.

    Eu conheco uma pessoa com 42 anos, que nunca teve um amor, nunca viveu uma historia assim, e as vezes quando eu paro pra pensar nessa pessoa, eu penso como deve ser triste nao ter tido a oportunidade de viver algo assim tao intenso e inexplicavel, Por isso eu te falo, eu imagino como e dificil, mas esses momentos sao eternos e ninguem nunca vai poder tirar eles de voce.

    Eu estou feliz que as criancas estao bem. Eu tambem estou feliz que vc tem recordado e pensado em varios momentos que voce e a Lu tiveram juntos.

    Saudade e algo que pode ser bom ou ruim. Mas oro para que fique sempre nos nossos coracoes a "boa saudade". Aquela saudade de que quando vc ta lavando a louca, vc lembra de uma musica, das manias, de algo que alguem que vc ama fez e te faz sorrir, te faz rir, te faz lembrar como foi engracado e unico e especial aquele momento vivido, aquele gesto que durou somente 3 segundos, aquele olhar, que fala algo.

    Pois eh, que fiquem sempre as boas memorias, as boas recordacoes e a boa saudade. Aquele que te completa e te faz lembrar desse momento unico vivido, que esta no seu coracao e ninguem nunca vai poder tirar de voce.

    Um grande abraco,

    Te desejamos uma semana abencoada na graca, amor e misericordia de Deus.

    Te amamos hoje e sempre , e voce sabe, vce esta sempre, sempre sempre em nossas oracoes. As criancas e toda a sua familia e a da lu tambem.

    Eliane E Georgi

    ResponderExcluir
  2. Oi, Woltony!

    Sempre me emociono com seus relatos, mas esse, particularmente mexeu ainda mais. Ao ler sua palavras um filme também passou pela minha cabeça.

    Lembrei-me do dia em que conheci a Lu, há 22 anos, embaixo do bloco onde morávamos. Creio que ela tenha lhe contado que nosso primeiro diálogo foi algo mais ou menos assim:
    Eu: "Você mora aqui?"
    Ela:"Sim, no 407."
    Eu: "Legal! Eu moro no 406. Quer um picolé de limão?"
    Hahaha!

    Lembrei também das nossas conversas na janela, das brincadeiras, fofocas de novela sentadas na escada...ah, como foi bom aquele tempo!

    Realmente, aquela paisagem, aquela quadra, não serão mais os mesmo sem ela. Mas jamais seriam o que são se a Lu não tivesse passado por lá. E certamente tudo ficou mais lindo porque um dia ela fez parte de tudo aquilo.

    Transformar essa saudade doída, numa "saudade boa" como disseram acima é só uma questão de tempo.

    Fique com Deus.

    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Querido Woltony, boa noite!

    O que deixo pra você hoje é:

    "A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração."

    "A saudade não mata, mas martiriza um sincero coração."


    Deus esteja sempre contigo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. É muita emoção ler esse blog...Woltony, vc me faz pensar em tantas coisas nessa vida...Agradeça a DEus por ter vivido um amor de verdade, por ter construído uma família feita de amor verdadeiro, por vc sentir saudades dos momentos das fotos...
    O pássaro nem sempre pousa em nossos dedos, e no seu a gente sabe que pousou.
    Abraço
    Lidiane Dantas - Fortaleza

    ResponderExcluir
  6. Meu querido amigo,
    Poxa... Estou mto emocionada com suas palavras... Tocaram-me profundamente... Esse amor puro, incondicional... Contagiante! Vc falando de minha amada amiga... Estou mto comovida... Como queria q vc's dois ainda pudessem ficar juntos aqui deste lado! Digo fisicamente, pois, espiritualmente, ela está sempre com vc, Woltony...
    Fique com Deus, meu amigo, a cada dia, em cada hora, em todos os momentos!
    Suas reflexões me levam a, também, refletir, e mto!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. O Wolt sempre surpreende com seus posts mais emocionantes e sinceros...
    Achava que estórias como essas só aconteciam em novelas... mas como fico feliz dele ser o grande merecedor do mais puro amor que recebeu da Luciana...
    Wolt, vc merece e como disseram, vc é privilegiado de ter vivido esse amor...
    Você merece pq te conheco e tenho a mais absoluta certeza de que a Luciana não poderia ter tido outro amor tão lindo, humano e verdadeiro, pq vc é assim!
    Fique sempre com Deus querido!
    Beijo,
    Clarice

    ResponderExcluir
  8. Bom dia queridos!!!!

    Mais uma vez meus olhas ficaram marejados, como estou no trabalho é meio complicado chorar, mas quase não consegui conter minhas lágrimas....

    Cada vez que venho aqui fico mais surpresa de me enxergar nele, suas palavras são minhas palavras, só não consigo expressá-las com tanta clareza e doçura quanto você.

    Eu perdim minha irmã recentemnte e meu namorado perdeu uma irmã também há algum tempo e de vez em quando ficamos falando sobre nossas lembranças com elas....

    Algumas vezes é bom lembrar de momentos tão legais que passamos, outras é tão triste pensar que não poderemos viver mais nada com elas...

    Lembrança é um misto de alegria e tristeza, de tudo de bom que já tivemos, vivemos, sorrimos e nunca mais teremos.

    Muita sorte na tua caminhada, muita força para seguir. Que o Senhor restitua o que lhe foi tirado, tudo pode ser restaurado dentro de ti....


    Abraços em todos,

    Débora.

    ResponderExcluir
  9. Querido Woltony,
    É muito emocionante ler o que você escreve. Parece que você consegue me colocar para dentro do relato pois é tão vivo e tão sensível que chega a dar nó na garganta.
    O que me deixa tranquila é perceber como você - com toda sua maturidade e sensibilidade - consegue levar essa dor e essa saudade de uma forma tão positiva. Você consegue transformar a vida dos outros e ao mesmo tempo amadurece sua relação com Deus. Você e a Lu são realmente dois seres iluminados que vieram para nos mostrar como a vida pode ser realmente bela, e simples...
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  10. Tão lindo... queria muito poder ajudar você nesse seu momento, mas moramos tão longe, né? Meu e-mail de contato:
    idenilce@gmail.com
    Abraços, Tia Idê

    ResponderExcluir
  11. Olha aí! Olha aí! Lindo como sempre! Tô por aqui! Qualquer coisa, grita.

    Abraço beeeeem paertado.

    ResponderExcluir
  12. Olá Woltony! Essa semana fiquei um dia internada no hospital Santa Helena por causa de uma infecção terrível na garganta. Enquanto estava lá, sendo furada milhares de vezes para tirar sangue, tomar remédio, soro etc me lembrei muito da Lú e da força que ela deve ter tido para suportar com tanta integridade toda aquela provação pela qual passou. Mas creia, vc foi parte dessa força, e o seu amor continua vivo, pulsando e isso é muito raro e lindo de de ver! Entregue seu futuro e seu coração nas mãos do nosso Pai, porque antes mesmo de nascermos, nossa história já estava escrita, e eu tenho absoluta convicção que a sua história ainda será repleta de momentos felizes. Há muita estrada a percorrer. Fique com Deus. Irene

    ResponderExcluir
  13. Como vc escreve lindo e emocionante.

    Não sei se já tinha essa habilidade, mas com o tempo de blog tem escrito de uma maneira mais tocante cada dia que passa.

    Sei o motivo...

    Escrever a verdade que vem do coração, lá do lugar mais profundo e querido da alma faz a beleza ser algo natural.

    Deus te abençõe.

    Com carinho,

    Vivian Antunes.

    Aaaa vc é meu convidado especial para a apresentação de natal do coral mais bonito do mundo. Depois de conto da data e o local.

    ResponderExcluir
  14. Estava aqui cantando a musica TU ÉS MINHA VIDA OUTRO DEUS NÃO HÁ, como não sei a letra toda resolvi procura la no google, então que me deparo com seu blog e comecei a ler a história de vocês, confesso que nunca passei nada igual, mas imagino a dor que esteja sentindo, na mesma hora até me arrepiei, mas que Deus esteja com vocês.

    ResponderExcluir
  15. Realmente:

    É uma história real muito triste a qual presenciamos, a qual não gostariamos nunca
    de passar, mais que Deus deu para vcs o colinho e o ombro o tempo todo, e que também fez com que aprendessemos o que é um verdadeiro amor.

    Woltony que Deus continue te dando muita força, amor e fé que este amor não venha se apagar jamais.

    Beijus nestes dois pitelsinhos lindos.

    ResponderExcluir
  16. Wolty,

    Voce me faz chorar. Saber que um verdadeiro amor realmente existe, me faz acreditar no amor.

    Love and hugs

    Priscila

    ResponderExcluir
  17. Wolty!

    Espero que vc tenha tido uma otima semana e fim de semana! Ja estou com saudades! E pensando em voces!!!

    Beijao e um otimo domingo no Amor do nosso Pai! :)

    ResponderExcluir