quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bolha de sabão

Oi amigos,


Estou escrevendo novamente de São Paulo. No último post eu estava aqui em virtude do aniversário de um grande amigo nosso, mas hoje estou a trabalho. Essas viagens geralmente são um pouco rápidas, sendo que nesse caso eu cheguei hoje e já estou de volta amanhã. Como eu falei esses dias, voltar para cá sempre me traz muitas lembranças, ainda mais porque o hotel onde estou dessa vez é bem perto do hospital onde fizemos o tratamento.

Falando um pouquinho das crianças, eu poderia hoje começar tentando resumir em uma palavra como eles estão: Viciantes! A cada hora que estou perto deles o tempo parece não existir e tenho que começar a me despedir uma meia hora antes, para ver se consigo sair no horário previsto! A Helena está com um sorriso muito fofo..viciante mesmo! O Pedrinho está numa fase super falante e argumentativa. Esses dias ele até me deu uma bronca e falou que ia me colocar no castigo... no cantinho da disciplina! Tive que me segurar para não rir!

Hoje também é aniversário do meu querido sobrinho e afilhado, o Guilherme. Ele está fazendo cinco aninhos e o Pedro foi lá numa festinha surpresa que fizeram para ele. Ele o chama carinhosamente de Guizão e o bonitinho é que ele sempre tenta imitar o Gui em tudo o que ele faz. Além de imitar, ele defende também o primo! Quando a minha irmã tem que dar uma alguma bronca, ele logo vai em cima dela e diz: “Não faz assim com o Guizão!!!”. É muito cheio de personalidade né?

Esses dias tenho pensado muito sobre o câncer e sobre tudo o que essa doença traz com ela. Eu li muita coisa sobre câncer, de livros e artigos técnicos a textos religiosos, passando também por livros de histórias de pessoas que tiveram câncer. Sem querer entrar no mérito de cada um deles, uma coisa que a gente percebe é que não tem uma pessoa que não saia mudada ou diferente depois de ter estado em contato com o câncer. Além do próprio peso que essa palavra traz, ela também traz uma outra coisa, que vem como um soco na boca do estômago ou como um choque entre dois trens: ela mostra que no fundo somos muito vulneráveis, que vivemos numa bolha de sabão que a qualquer momento pode estourar, e não numa bolha de aço, onde nos achamos indestrutíveis e eternos. Há um ano atrás, estávamos fazendo a punção que dois dias depois indicou que a Luciana poderia estar com câncer. Lembro da gente sentado na sala...da Luciana chorando sem parar e eu ali, parado ao lado dela, sem conseguir pronunciar uma palavra sequer. Total impotência. Só pensava que precisava ser forte...pedia a Deus por isso. Pedia por mim e pela Luciana. Pedia porque sentia que entraríamos na maior luta de nossas vidas! Hoje pensando nisso tudo lembro de uma frase de um grande amigo, que sofria de uma doença degenerativa. Um grande homem. Ele falava assim: “No fundo, somos todos pacientes terminais. A diferença, é que uns são mais conscientes disso do que outros”.

Tenho pensado também em como poder usar tudo o que passei para ajudar pessoas que estão passando por situações parecidas. Ainda tenho a idéia de escrever o livro, mas penso também em alguns outros projetos. Tenho começado a colocar isso para Deus, para que Ele me conduza e me guie nesse sentido, se essa for a vontade dEle.

Amigos, vou ficando por aqui. Talvez hoje o post tenha ficado um pouco denso...peço desculpas, mas era assim que eu estava me sentindo agora a noite.

Um grande abraço e fiquem com Deus. Amo vocês!


Woltony, Luciana, Pedro e Helena

15 comentários:

  1. É isso aí... Há muitas pessoas precisando de ajuda.
    Acho que vai ser muito bom pra você e ajudará a amenizar essa dor que sente...
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  2. Deus em breve vai mostrar o caminho Woltony. As dores em nossas vidas são ensinamentos.
    Vc tem muita experiência para compartilhar.

    Fica bem.
    GRande abraço.
    Lidiane Dantas - Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
  3. Querido Woltony,

    Fazendo uma reflexão sobre o que você postou, me lembrei de algumas palavras do Carlos em um dos momentos mais difíceis que enfrentamos ante esta doença que, literalmente, nos consumiu...
    Ele disse: "Claudinha é uma verdadeira luta de Davi e Golias... Quem é que não deseja triunfar na vida? Vencer, galgar passos cada vez mais firmes em direção ao sucesso, ao bem estar quer seja pessoal, familiar, profissional, e para nós, principalmente, em relação à saúde..."
    E continuou, "Quando a gente percebe a figura do gigante Golias, logo nos lembramos dos nossos “gigantes pessoais”, eles sempre revelam quem de fato somos: covardes ou corajosos... Nem sempre vencemos gigantes com uma pedrada como Davi, mas sempre vencemos fazendo menção do nome do Senhor.
    O que Golias esperava de suas armas, Davi esperava da parte do nome inefável. O nome, no pensamento bíblico não significa uma mera designação, nome é parte da personalidade... Com isso, “o nome do Senhor” é extensão de toda a sua potencialidade divina..."
    De repente, iniciamos a oração da serenidade: "Dá me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar aquilo que pode ser mudado e sensibilidade para distinguir entre tudo isso..."
    Dá para imaginar???
    Sejamos como Davi e que ao pronunciarmos o nome do Senhor tenhamos a confiança necessária em toda Sua potencialidade divina...
    Coragem!!! e muita Fé!!!
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Oi Woltony,

    Adorei a frase de seu amigo. É uma grande verdade mesmo.
    Acho importante, para todos, você ajudar aqueles que estão, de uma forma ou de outra, passando por algo parecido.
    Isso contribui muito e ameniza bastante as dores que esta doença envolve...
    Que bom ter notícias do Pedro e da princesa Helena. Eles são lindos demais!!!!!!
    Beijos
    Da sempre amiga,
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Aaa não peça desculpar pra gente não!

    Por gentileza, me permitam falar em nome de vocês, que assim como eu, acompanham esse refúgio: Somos todos seus amigos, e sempre que viemos aqui é pra ouvir o que vc tem vontade de falar, então por isso, não precisa se desculpar conosco.

    Grande abraço,

    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  6. Woltony,

    muito boas suas reflexões de hoje, aliás, como sempre suas palavras nos fazem pensar e dar mais valor à vida. Torço para que vc encontre a direção certa com a ajuda de Deus! Estamos aqui sempre em oração e pensamentos com você.

    um abraço,

    Adélia - PGR

    ResponderExcluir
  7. Oi amigo do coracão!!
    Nossa essa de hoje foi de doer lá no fundo da alma!! caramba pura verdade! beijos \\LEILA TOMASSINI//

    ResponderExcluir
  8. ... obrigada por tudo que vc e a luciana nos ensinaram. Esse blog toca o nosso coração de uma forma impressionante. Que Deus ilumine a sua vida e de seus filhos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos!!!

    Você realmente tem um dom maravilhoso, expressar em palavras o que se sente é para poucos.

    Como você disse até pronunciar a palavra traz um peso enorme, não é. E vivenciá-la não necessariamente como doente, mas como "co-doente", se é que essa palavra existe, é muito complicado. Acho realmente que ninguém sai ileso.

    Envelheci dez anos em 1 ano, amadureci muito, meus critérios e objetivos de vida mudaram completamente, meus sonhos e alvos são outros, a felicidade também...o que é ser feliz?????

    Deus tem seus propósitos e sei que minha experiência me despertou mais ainda às pessoas, não consigo ficar indiferente a dor das pessoas e minha experiência tem me ajudao a ajudar o outro.

    Com certeza com você não será diferente, mesmo que não queira os projetos surgirão, suas palavras são diferentes de antes, ontem você foi ajudado com uma oração, uma palavra, um gesto, hoje, você ajudará com uma oração, com uma palavra, um gesto, porque você conhece aquela dor, porque você passou por ela e entende o que o outro está passando.

    Deus tem um plano para tua vida e nada poderá frustá-lo, viu....Um gande abraço em toda a família linda que está no coração de Deus!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  10. Acompanho o blog desdo começo, a historia é linda demais, tambem estava gravida com poucas semanas de diferença da Luciana, chorei com vcs varias vezes, e orei , orei muito, acreditei... enfim minha filha a Laura nasceu dia 16/04 linda!! nasceu com um tumor no tornozelo, passou por exames, fez uma cirurgia pra a realizacao da biopsia, mas graças a Deus é bengnio, nao sabemos ainda que tipo de complicacoes isso ira trazer, pois mesmo bengno ele esta crecendo, e nesses meses de idas ao hospital do cancer vc e a luciana eram figuras presentes em meu pensamentos, como vc disse ninguem entra em contado com o cancer e sai igual...
    muita muita força ^^

    ResponderExcluir
  11. Woltony, a cada post que você escreve, eu fico mais pensativa e aprendo muito, mais muito mesmo. E o "bolha de sabão" me tocou bastante, me levou a uma profunda reflexão. Agradeço, por compartilhar tantos momentos conosco!

    Que você tenha um final de semana abençoada, juntamente com as crianças!

    ResponderExcluir
  12. Olá, sempre acompanho o blog...peço desculpas, por tal curiosidade, mas eu gostaria que você escrevesse nos dizendo se já sonhou alguma vez com a sua linda amanda Luciana.
    Eu torço por você!

    ResponderExcluir
  13. DEFINIÇÃO DE SAUDADE


    Artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista

    Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

    Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

    Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

    Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

    - Tio, - disse-me ela - às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

    Indaguei:
    - E o que morte representa para você, minha querida?
    - Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
    - É isso mesmo.
    - Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

    Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
    - E minha mãe vai ficar com saudades - emendou ela.

    Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
    - E o que saudade significa para você, minha querida?
    - Saudade é o amor que fica!

    Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

    Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.
    Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

    ATITUDE É TUDO!!!

    Seja mais humano e agradável com as pessoas.
    Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
    - Viva com simplicidade.
    - Ame generosamente.
    - Cuide-se intensamente.
    - Fale com gentileza.
    - E, principalmente, NÃO RECLAME!

    ResponderExcluir
  14. Querido Woltony,
    Tem alguns dias que quero escrever mas estava de licença médica mas era pra dizer que sonhei com você e a Lu, comigo e o Dan. Nós estávamos em uma piscina linda e falávamos sobre a lua de mel em porto de Galinhas (a nossa tb foi lá).
    A Lu estava linda e tão feliz. Foi um sonho muito tranquilo. Foi de sexta pra sábado.
    Hoje a Helena completa 8 meses! Que Deus abençoe todos vocês!
    Beijos,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  15. Oi Wolty!

    Com certeza nos somos muito frágeis. E com certeza e verdade que algumas pessoas tem mais consciência sobre o quão vulneráveis nos somos do que outras. Mas eu tenho aprendido ao longo dos anos, que realmente nosso tempo aqui e curto, e que nos nunca sabemos o dia de amanha. Eu sempre oro a Deus e peco a Ele que quando for da vontade Dele que eu va, que ele nao me deixe sofrer.

    As vezes penso também que com tanta crueldade no mundo, violência, miséria..... e tantas coisas ruins que aconteceram com amigos próximos, ou historias que ouvimos, que as pessoas que ja foram, estão melhores que nos aqui. O mais engraçado de tudo isso e que eu ja ouvi de varias pessoas, "nossa Eliane, para de pensar nisso", ou eu ja ouvi " nossa nao acredito que você pensa nisso"

    E difícil pensar sobre a morte, mas eu acho que nos ser humanos temos que ter muita maturidade pra pensar nesse ponto de vista. Eu tive algumas experiências sobrenaturais com Deus, e desde entao eu tenho em mente, que Deus e taooo perfeito, tao completo, tao poderoso, e que eu nao sou NADA perto Dele. Se voce parar por um segundo e olhar tudo a sua volta, (tudo o que Deus criou), a natureza, o céu, as estrelas, meu e tudo taoooo perfeito, que eu me sinto como um grão de areia. Meu se Deus criou tudo isso, e olha que realmente nos somos grãos de areia dentro do Universo, imagine.... como Deus e Maior que tudo, que qualquer coisa.

    AS vezes eu assisto documentários, sobre a criação do universo, ou sobre a vida no oceano, e nao tem como nao pensar na perfeição de Deus. Meu e tudo muito perfeito. Quando eu paro pra pensar na perfeição Dele da criação Dele, eu simplemente agradeço por mais um dia de vida que Ele me deu, eu agradeço a Ele pela pela minha família, e eu agradeço a Ele pelo amor que Ele tem por mim. E como eu sei que eu nao sou forte, eu sempre peco a Ele que quando for a hora Dele levar alguém que eu amo muito, que Ele me prepare e me de forcas, porque eu ja sei que eu Sem Ele nao sou nada.

    Com certeza Wolty, Deus ira te mostrar o proposito Dele, Ele ira te conduzir e te guiar e ira te mostrar o pq Ele permitiu que tudo isso acontecesse. Abra o seu coração, se entregue a Ele, e o restante Ele vai fazer.

    Eu tenho certeza que o PEdro e a Helena sao viciantes, assim como o Blog. MAnda algumas fotos deles pra gente ver!! De preferencia com voce junto.

    Wolty, Que Deus te abençoe grandemente e te de uma semana repleta de vitorias, realizações, amor e paz. Que Ele derrame o amor e a paz Dele sobre sua vida e conforte, e acalme teu coração.

    Estamos orando por voce(voces) hoje e sempre!

    Amamos voces!!!

    Um grande abraco,

    Eliane e Georgi

    ResponderExcluir