segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Três meses sem o meu amor...

Oi amigos,


Na filosofia de viver um dia por vez, a gente tem que estar preparado para aqueles dias que por definição serão mais difíceis do que outros. Aniversários e datas comemorativas são um exemplo. Assim, hoje é um daqueles dias que a gente já acorda com algo na cabeça...algo que na verdade foi dormir com a gente e que ao acordar ainda estava lá. Hoje faz exatamente 3 meses que a Luciana partiu.


Três meses é pouco ou é muito tempo? Tem horas que parece uma eternidade...tem outras que parece que foi ontem! Ainda lembro-me de estar no oitavo andar do hospital...escutar o choro da minha cunhada, ver os olhos vermelhos de todas as enfermeiras, do olhar ao longe da Tia Márcia, de sentir o abraço do meu pai e do meu cunhado, de ver o médico mal conseguir olhar para mim...e acima de tudo lembro-me de estar ao lado dela...no lugar que eu sempre quis estar e onde eu me sentia melhor, ainda que ela estivesse dormindo ou mesmo inconsciente.


Por vezes também parece que é uma eternidade, tamanha a quantidade de coisas que já aconteceram. Esses dias eu me olhei no espelho e me espantei com a quantidade de cabelos brancos. Será que eles já estavam lá e eu não percebi ou será que é uma das minhas mais novas aquisições? Olho para o mundo em volta e vejo a Helena crescendo e ganhando peso, vejo o Pedrinho cada dia mais esperto e já falando algumas coisas em inglês (a escola dele é bilíngüe), vejo o nosso apartamento, aquele onde moraríamos juntos, ganhando forma a cada dia (ainda que lentamente) e vejo tantos desafios, tantas escolhas que agora faço sozinho, porém imaginando em como seria se ela estivesse ao meu lado.


Hoje estava trabalhando e escutando música quando de repente o computador começou a reproduzir o vídeo que fizemos para ao aniversário de 2 anos do Pedro.Deveria estar na lista de reprodução. Foi então rever a Luciana de supetão! O mais incrível foi escutar a voz...a voz de quem a gente ama é algo que a gente não consegue explicar...não tem forma...não tem palavras...é aquela voz que faz a gente se arrepiar e o coração bater mais forte só de ouvir. Lembro quando a gente ainda namorava e eu ligava para ela. Tem desejo mais gostoso que torcer para que o seu amor atenda ao telefone? E a voz dela sempre foi tão suave e tão doce que quando morei em Campinas eu gravei um trechinho dela falando, só para tocar quando estivesse com saudades.


No meio de tantas lembranças, fui hoje com a Tia Márcia fazer o exame de ultrassom tranfontanelar da Helena. Não sei se todos lembram, mas quando a Helena nasceu, apareceu uma pequena hemorragia no cérebro e numa classificação de 0 a 3 a dela era 1. Isso implica em só fazer um acompanhamento e no exame de hoje mostrou que não existia mais nenhum sinal de coágulo. Ficamos muito felizes e senti um alívio no meu coração. Obrigado meu Deus por esse presente hoje.


Hoje a noite pedimos na missa uma intenção em favor da Luciana. É duro escutar o padre falar o nome dela no meio da lista das pessoas falecidas. De qualquer jeito a missa foi boa e teve um episódio muito emocionante. Em um determinado momento eles começaram a cantar uma música que a Luciana ouviu muito durante os últimos dias. Ela sempre pedia para repetir inclusive. A música é a seguinte:


Estás entre nós

Eliana Ribeiro

http://www.youtube.com/watch?v=6gGsS_JKoAY&list=QL


Tu és minha vida outro Deus não há
Tu és minha estrada a minha verdade
Em Tua palavra eu caminharei
Enquanto eu viver e até quando Tu quiseres
Já não sentirei temor pois estás aqui
Tu estás no meio de nós. Creio em Ti
Senhor, vindo de Maria
Filho eterno e santo, homem como nós
Tu morreste por amor, vivo estás em nós
Unidade Trina com o Espírito e o Pai
E um dia eu bem sei Tu retornarás
E abrirás o Reino do Céu Tu és minha força outro
Deus não há
Tu és minha paz, minha liberdade
Nada nesta vida nos separará
Em Tuas mãos seguras minha vida guardarás
Eu não temerei o mal Tu me
livrarás E no Teu perdão viverei.
Ó Senhor da vida creio sempre em Ti Filho
Salvador eu espero em Ti
Santo Espírito de amor desce sobre nós
Tu de mil caminhos nos conduzes a uma fé
E por mil estradas onde andarmos nós
Qual semente nos levará.


Um trecho da música, dentre tantos outros, que hoje me chamou a atenção foi a parte que diz “Em Tua palavra eu caminharei / Enquanto eu viver e até quando Tu quiseres”. Sempre penso que Deus deve ter tido um bom motivo para permitir que a Luciana tivesse partido e eu ficado. Se Ele quis que eu ficasse, eu sei que ele me ajudará e me capacitará a andar da melhor forma, “caminhando na sua palavra...até quando Ele quiser”.


Meus amigos, hoje eu teria tantas histórias para contar, tantas histórias que lembrei que acho que nem mesmo esse blog seria suficiente para comportar tudo que passou pela minha cabeça e pelo meu coração. Amo vocês, de coração. E posso dizer que a Luciana sentia a mesma coisa.

Um grande abraço, Woltony, Luciana, Pedro e Helena

26 comentários:

  1. Meu irmão,

    Impossível não chorar contigo e viver sua dor como nossa.
    Não tenho respostas e por mais que estudemos sempre nos deparamos com o mistério em nossa existência, o mistério de Deus...
    Receba só o meu abraço, o pensamento de amor que emano a sua família.
    Amor despertado em mim pelo amor que vcs me provaram existir
    A corrente de amor continua pela cura de sua dor (se é que se pode falar assim) e para o desenvolvimento de seus filhos.
    A gente pode não saber o motivo de tudo ter acontecido assim com a Luciana, mas sabemos tudo o que vcs conseguiram fazer ao transformar a vivência da dor em testemunho de amor. Amor ao outro e a Deus
    Deus que está envolvendo-nos com seu amor, cuidando da Luciana e das crianças e, de alguma forma, te dando forças para prosseguir.
    Deus que te deu de presente um amor genuino por uma mulher e que te deu a recíproca dela.
    O que vcs têm é único e prova que o tempo nessa terra, não é o mesmo tempo de nossas almas.
    Estamos aqui de passagem, mas o amor que sentimos não.

    ResponderExcluir
  2. Oi Woltony...

    Sabe,hoje parece que eu não tenho muito a te falar.
    Tem dias, que o melhor mesmo é ser ouvidos, não é?

    Pois bem, estou aqui te escutando...

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Woltony,

    Este canto, vejo a Luciana e o Raimundo juntos cantando lá no Céu. Amei, Adorei, e chorei.
    Lembranças, lembranças eternas.
    Nossos amores partiram deixando-nos com nossos corações dilacerados.

    Fique com Deus!

    Beijos tia Maria Dária.

    ResponderExcluir
  4. Woltony querido,

    Suas palavras, vindas assim do fundo do coração me emocionam sempre, muito.

    Nosso Deus eterno e maravilhoso vai continuar te capacitando a cada instante não só na educação dos seus filhos lindos mas em tudo o mais que você precisar.

    Grande abraço,

    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  5. Wolty!

    Que post mais lindo!! Poxa estou sem palavras. Nao sei nem por onde comecar e nem o que escrever! Acho que so o seu post, ja e o suficiente, e ja fala por mim mesmo. Seu post ja resumi um pouco das sensacoes que mesmo eu estando longe, se descrevem exatamente como as suas.

    Pois eh! Somente tres meses, ou meu Deus ja fazem tres meses ? Essa e a pergunta que eu me pergunto todos os dias. AS vezes, qdo eu sinto que faz tempo que a Lu se foi, vem as vezes aquela voz, pois eh, a saudade diminuiu? ou se vc tivesse com mais saudades, talvez vc saberia que sao somente tres meses ? (isso e o que eu sinto as vezes) mas na realidade as coisas nao sao assim!

    O tempo passa rapido, as coisas andam acontecendo muito rapido. E nao e culpa nossa que as vezes temos a impressao que aconteceu td ontem ou que faz tempo que aconteceu. E algo que Deus ja tem planejado, e tudo esta acontecendo conforme os planos Dele.
    Eu lembro qdo eu tinha 8 , 10 anos de idade, como o dia passava devagar, eu pensava o dia todo que quando eu chegasse em casa eu ia poder ir brincar na rua com o meus amigos. Hoje a criancada mal faz isso. Em alguns estados as criancas tem que passar o dia inteiro na escola e nao meio periodo como era na nossa epoca. Incrivel.

    Mas sinto que Deus, ainda vou repetir isso muito nos proximos posts, tem trabalhado muito na sua vida, tem cuidado muito de voce, e vc tem amadurecido tanto, que nao sei se vc ja parou pra pensar, ou percebeu o quanto vc cresceu (amadureceu) desde que a Lu partiu ?

    Talvez agora seu relacionamento com Ele seja ainda mais intimo e mais forte do que quando a Lu tava doente ? Talvez atraves do Milagre da Helena ter vindo perfeita ao mundo, vc nao exergue, como Deus pode transformar e mudar qualquer coisa, qualquer situacao ?

    Deus levou algo muito precioso de voce, mas ele tambem te deu algo muito, mas muito precioso tambem; A Helena.

    Deus tem a resposta para todas as perguntas e Ele e o caminho para a solucao de todas elas. Tenha certeza que o Reinado dele nao esta longe, e que daqui a um tempo, voce vai estar junto dela, e nao sera so por um tempo Wolty, sera para sempre! pra sempre!! :)

    Amamos voce, e toda a sua familia.

    Um grande abraco e obrigada por ser taooo especial, e fazer parte da nossa vida. Eu agradeco a Deus pela sua vida, pelo privilegio de ter conversado com a Lu enquanto ela estava aqui, e pelo privilegio de ter voce a cada post nos ensinando algo bom e novo.

    Amamos voce hoje e sempre. Estamos sempre, mas sempre orando por voce.

    Abracos do fundo do coracao,

    Eliane e Georgi

    ResponderExcluir
  6. Gente o primeiro comentário foi de arrepiar...
    Que presente vc recebe das pessoas que chegam aqui e te confortam com mensagens tão lindas...
    Não tenho nem palavras para te dizer...
    Mas meu carinho por você e sua família sempre estão presente no meu coração...
    felicidades

    ResponderExcluir
  7. Querido Woltony,

    Você é um ser iluminado, suas palavras retratam muito bem como és, conhecer e conviver com Luciana foi uma soma nesse ser que já nasceu pronto.
    A dor é infinitamente grande, somente o tempo pode amenizar esse sofrimento, mas saiba que de onde ela estiver estará com certeza proporcionando ao seu "coraçãozinho" o conforto pela separação material que aconteceu tão precocemente entre vocês.
    A caminhada é necessária, pois existem Pedro e Helena, eles serão a força que o ajudará a superar essa fase tão difícil.
    Você é um grande ser, e forte, pois Deus não nos dá um peso maior que podemos carregar.
    Beijos em todos.
    Sintam-se abençoados neste dia.
    Lígia Amaral

    ResponderExcluir
  8. Impossível ler e não se emocionar.
    O post de hoje me deixou completamente sem palavras.

    O relato de como foi o dia 27/06 me doeu mt... Acho q não pode existir dor maior do que ver seu grande amor partir e não poder fazer nada para evitar.

    Força sempre, amigo.
    Deus é contigo.
    Sua dor é a nossa dor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amados!!!!!!!!!!!!

    Nossa, como chorei...leio o blog e parece sempre que estou lendo o meu diário.

    Sei muito bem o que tens sentido e passado, a morte da minha irmã foi o divisor de águas na minha vida, tanto para algumas coisas boas como por exemplo, minha vida financeira.

    Mas, trocaria tudo isso e muitas outras coisas para tê-la de volta, para não ter que decidir coisas sozinhas, para não ter que estar com ela meses em um hospital, para não ter essa tristeza constante em minha vida, de não ter mais com quem dividir meus segredos, não ter mais a vozinha me chamando de Dé, não ter esse sentimento d eque poderia e devia tr feito mais..Passou um filme na minha cabeça...

    Woltony, desejo muita força pra ti, Deus sabe o porquê de nossas perdas, porque elas e não nós e com certeza Ele fez a melhor escolha, mesmo que eu e você não entendamos nunca, mesmo que a gente tenha se sentido traído por Deus, mesmo que a gente tenha se sentido só em algum momento.

    Deus está sempre contigo!!!Te dará forças para superar.....

    Estamos contigo!!!


    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  10. Post emocionante, Woltony, a ponto de eu nem saber o que dizer... Que o Senhor o console e dê forças para encarar um dia de cada vez e que os seus filhos lindos sejam motivos de alegria enquanto vc viver!

    ResponderExcluir
  11. WOLTONY, EU TBEM AMO ESSA MUSICA, MAIS A PARTE Q HJE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI ...JA NÃO SENTIREI TEMOS , POIS ESTAS AQUI... COMO E BOM ACREDITAR Q APESRA DE TODA DOR , DA LAGRIMA TEIMOSA, NÃO ESTAMOS SÓ, E O SENHOR QUE NOS REVIGORA, PORQUE EXISTE MOMENTOS, QUE NOS NA NOSSA FOÇA HUMANA ACHAMOS Q NÃO VAI DÁ, MAS LEVANTAMOS, VAMOS ADIANTE, PELA MISERICÓRDIA INFINITA DO SENHOR, ADMIRO MUITO VC, E AS VEZES QUANDO TO ACHANDO MEUS PROBLEMAS GRANDES DEMAIS, PENSO " E O WOLTONY, ENFRETOU MUITO MAIS QUE EU E TA INDO ADIANTE, QUER SABER VOU LUTAR TBEM"
    QUE O SENHOR SEJA O SEU REFÚGIO E PAZ !

    JULIA LIMA

    ResponderExcluir
  12. Wolty,

    Emocionante. Nem sei o que te dizer direito. Sempre oramos por voces e estamos torcendo para que a sua dor seja aliviada logo.

    Deus esta aih sim, todos os dias e Ele eh o unico caminho a seguir, por isso, qdo a dor aumentar de tal forma a te deixar cansado, ore. A oracao eh o nosso "telefone" com Deus.

    Uma vez eu li um email que dizia: "Ficar bravo com Deus de vez em qdo nao eh errado, eh humano". poxa , somos feitos de carne e osso, com sentimentos bons e ruins. Claro que sempre tentamos nos melhorar a cada dia, mas ainda somos humanos. E Deus eh Deus. Ele te entende e sabe o pq de sua dor e ( as vezes) revolta. Mas nunca se afaste Dele,pq Ele nao te deixara sozinho. Continue acreditando , Wolty. A Lu nao voltara pq ela nunca se foi. Ela esta aih dentro do seu coracao :)

    Beijos no coracao.

    Pri

    ResponderExcluir
  13. Ler o post hoje foi emocionante, pois já são 3 meses sem a Luciana, imagino a saudade que você carrega no peito, as lembranças de todos os momentos, enfim... se nós seguidores do blog sentimos, imagine você. Mas meu querido, com certeza ela estará sempre ao seu lado, cuidando de você e te amando muito. E quanto a Helena, quanta felicidade, só posso te dizer que Deus é fiel!

    Deus te conforte!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Woltony,

    Te disse hj que o post está lindo demais! Mas mais lindo ainda é ver o seu amor mais sincero em todas as suas palavras ditas acima.

    O tempo parece muitas vezes voar, mas a dor que algumas vezes queremos q voe, que vá embora parece que ela anda contrária ao tempo.
    Mas lembra que te disse que tudo vai se ajeitando? Sim, vai, lógico... cicatriza!
    Vc é um homem iluminado pela sua humildade em tratar as pessoas, isso te faz grande!
    Eu estou aqui para o que vc precisar em qualquer momento!
    Beijos para vc e nos lindos Pedro e Helena!
    Clarice e Clara

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Desde que conheci o blog, até hoje não passo um dia sequer sem vir aqui, apesar de sempre permanecer quieta, em pensamento e oração.

    Muita emoção!!!

    Deus lhes abençoe!

    Com afeto,
    Julianna Pestana

    ResponderExcluir
  16. Querido Wolty,

    Estamos e estaremos sempre ao seu lado, para o que você precisar. A sua dor também é a nossa dor.

    Como gostaríamos que esta história tivesse sido escrita de forma diferente. Mas, se Deus a escreveu dessa forma, é porque Ele possui um propósito, como você mesmo escreveu no post. Com certeza, a história ainda não chegou ao fim.

    Beijos dos seus amigos que muito te amam,

    Paloma e Max

    ResponderExcluir
  17. Querido Woltony,

    Neste momento tão delicado... fortaleça a fé no Senhor, pois só Ele para nos confortar...
    entregue todos os dias sua vida e a das crianças a Ele... e Ele continuará agindo de forma tão especial...
    Carinhosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  18. Woltony,
    apesar de não ter mais postado aqui, sempre leio todos os posts e continuo orando e pedido a Deus por vcs. Olha, cada post que leio, mais me convenço que vc deve transformar esse blog num livro. A forma como vc escreve é fantástica, nos faz vivenciar cada sentimento seu, é como fizéssemos parte da sua história. É incrível! Eu não sei muito bem o que dizer pra vc neste momento. Mas, qdo li texto no blog de uma amiga, que perdeu a mãe, tb de câncer, pensei logo em vc, pois, de uma certa forma, era o que eu sempre quis falar, mas não tive coragem, ou melhor, tive receio. Não deixe de ler! Fica com Deus! Abraços! Genara
    Segue o link:
    http://oracaosincera.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

    ResponderExcluir
  19. É o texto postado em 22/09/2010, Sofrimento Inexprimíveis, do Livro Derrubando Golias de Max Lucado, capítulo 10.
    Bjs! Genara

    ResponderExcluir
  20. Oi Wolty!

    Estou pensando em voce e nas criancas. Estou orando por voces todos.
    Um otimo final de semana, abencoado e na graca de Deus.

    Deus te abencoe,

    Amamos voces hoje e sempre!

    Um Grande Abraco,


    Eliane e Georgi.

    ResponderExcluir
  21. Querido amigo,

    A Lu partiu exatamente no dia em que celebrávamos o aniversário de 5 anos do Pepê. Eu visitei o blog pela manhã e não havia novidades. Só no dia seguinte eu li a mensagem que vc nunca queria ter escrito e nós não queríamos ter lido.
    Acho que isso, de uma certa forma, simboliza os inúmeros ciclos da roda da vida: alegria, tristeza, nascimento, morte...
    Creio, firmemente, que haverá outros ciclos para você. Neles haverá muitos momentos de felicidade, pois vc os merece. Nossa corrente, agora, perpetua a existência da Lu e se dirige para o seu restabelecimento. Conte conosco. Beijos, Simone, Nilton e Pedro.

    ResponderExcluir
  22. Woltony, sou Irene, casada, tenho um filho, o Davi, com um ano e três meses, e conheci recentemente a história de vocês e do anjo Luciana. Estou lendo o blog desde o início, e a cada dia peço luz para ela e para você e as crianças. Recentemente assisti o filme Nosso Lar, e, nesse lugar, que acredito que exista mesmo, os familiares voltam a se reunir e ser felizes, até um novo chamado de Deus. Creio que um dia você voltará a estar reunido com a sua Luciana. Independentemente disso, tenho a certeza de que ela está próxima a você, te guiando, sendo o teu anjo, e emanando energia positiva para que você dê conta da sua missão. Termino escrevendo uma passagem bíblica que a própria Lú colocou no blog em janeiro deste ano. Fique com Deus!!!

    João 16: 17-33
    Eis que vem a
    hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me
    deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo.
    Estas coisas
    vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas
    tende bom ânimo; eu venci o mundo."

    ResponderExcluir
  23. Também concordo que este blog deve virar um livro em homenagem à força e coragem com que enfrentou tamanha provação. Sou jornalista, conte comigo se precisar de alguma coisa.
    Fica com Deus!

    Irene

    ResponderExcluir
  24. Wolty,
    Que post emocionante. Eu já trabalhei em hospital e lembro dos pacientes que partiram e como me emocionei. Mas, quem trabalha em hospital não chora sempre, pois vira rotina. Mas, pode saber que a Luciana era muito especial e amada por muita gente. E sei que esse AMOR vai dar força para vcs seguirem adiante.Que bençao a saúde da Helena, ela é o verdadeiro milagre. E como lhe falei, a Luciana foi uma mulher completamente realizada nessa vida. Deus os abençoe sempre e torço de coração para que vc, sua família e toda família da Lú viva muita coisa boa!!!

    ResponderExcluir
  25. Wolt,
    Nunca sei como começar a comentar seus posts... só sei que tudo isso deveria virar um livro. É mais que uma lição de vida, mais que ensinar a alguém o que é amor.
    Pronto! Amor é isso.
    Inexplicável.
    Vcs são lindos e ela é o anjo da sua vida!
    Meu amigo, fique com Deus!!!
    E Pedro é a cara da Luciana (que coisa impressionante!)
    Beijo carinhoso!
    Clarice e Clarinha

    ResponderExcluir
  26. Fiquei muito emocionada,no momento mais difícil,Luciana conseguiu trasmitir muita segurança,confiança,com toda fortaleza,trasnmitindo amor e vida mesmo perdendo a sua.Realmente ela não pertencia a esse mundo.Mas saiba que tudo há um propósito de Deus porque ele é rei e Senhor de todas as coisas e de todos os mistérios.

    ResponderExcluir