domingo, 5 de setembro de 2010

Quando tudo começou...

Oi amigos,


O post de hoje é um daqueles que a gente passa um bom tempo pensando em como contar, em como começar. Quando escrevi o último post, eu estava sentindo muita saudade mas também estava feliz com algumas lembranças. Infelizmente hoje as lembranças não me deixaram felizes, porque hoje, dia 05 de Setembro, faz exatamente um ano que tudo começou. Apesar de sabermos que o câncer começou antes, embora seja difícil dizer quando, foi no dia 05/09 que a Luciana sentiu o primeiro sintoma. Uma dor muito forte no peito e nas costas, acompanhado de uma súbita falta de ar.


Hoje o dia já começou com essas lembranças. Nesse dia, foi feito o diagnóstico de Tromboembolia pulmonar (TEP) e a Luciana foi encaminhada para a UTI às pressas. A gente tinha um casamento para ir, e eu me lembro da Luciana cheia de dores, deitada na maca do hospital, preocupada com o vestido que ela ia usar. A gente não tinha a mínima noção da gravidade do caso (mesmo que fosse TEP, já era grave). Lembro de fazer a internação dela, dela tirando todos os pertences e me entregando a aliança. Dela pedindo para o meu pai cuidar de mim e de dizer que estava com medo, que não queria se separar. Lembro dela fazendo charme para o médico dar alta porque a gente tinha que comemorar os nossos 4 anos de casados! Além da dor da saudade que hoje sinto, eu também sinto uma outra dor...a de ver o quanto ela sofreu com essa doença, o quanto ela foi maltratada. Parece que eu ainda a vejo deitada no tapete da sala, se contorcendo e chorando de dor...


Hoje teve um churrasco na fazenda do Mateus e da Tia Márcia e toda a família foi para lá. Nem preciso dizer que o Pedrinho e a Helena foram a sensação da festa né? A Helena com o seu jeitinho meigo e sorridente e o Pedro fazendo as suas gracinhas. Ele foi de óculos escuros e dizia para todo mundo que ele estava um gato. Aliás, ele não só dizia como também ensinava como ser gato! Ele disse para mim que era só botar uma blusa, uma bermuda e aí é só colocar os óculos! Para você ver como os filhos ensinam os pais....rsrsrsr

Ainda a pouco conversava com a minha irmã e ela dizia que escutou uma passagem hoje na missa e que lembrou muito da Luciana. A passagem era aquela que o discípulo deve levar a sua cruz e ela lembrou de como a Luciana foi extremamente digna em levar a sua cruz. Todos que conviviam com ela eram unânimes nesse aspecto....dos familiares até os enfermeiros do hospital. Eu talvez fosse uma das poucas pessoas que ela se sentia a vontade para falar exatamente como estava se sentindo, mas mesmo assim ela tirava forças não sei da onde para continuar. Eu às vezes me pego pensando que agora eu também tenho que ter a mesma força para carregar a minha cruz, porém tenho medo de não conseguir fazer da mesma forma digna que ela fez.

Apesar dessas lembranças todas, enquanto eu estava dirigindo para a fazenda, peguei um CD qualquer que estava no carro e coloquei para tocar. Qual não foi a minha surpresa ao ver que era um CD que tinha gravado para a Luciana quando a gente estava perto de casar! Tinha a música que eu entrei na igreja, a música que dançamos durante a festa (uma música cigana com direito a coreografia e tudo...em outro post eu conto mais detalhes) e tantas outras músicas que escutávamos o dia todo....tinha inclusive uma seleção de músicas da Ana Carolina que escutávamos assim que voltamos de lua de mel. Apesar da forma como o dia começou, foram lembranças boas no meio de tudo isso....eu costumo falar que o dia mais importante da minha vida foi quando eu casei com a Luciana. E o que me deixava mais feliz era saber que ela tinha a mesma opinião.

Amigos, obrigado mais uma vez por estarem sempre conosco. Mesmo que virtualmente, é possível sentir todo o carinho que vocês tem conosco e espero também poder retribuir isso de alguma forma.

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus,

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

19 comentários:

  1. É sempre muito especial para mim passar por aqui e saber mais da história de vocês. Incrível como a cada post, tenho mais certeza deste amor único e incondicional.
    Muito engraçada a história do Pedro, ele já é bem esperto!!! E a Helena, você tem que mostrar mais por aqui para vermos toda esta beleza que sempre escreve.
    Que Deus os abençoe sempre.

    Carol Porto Xavier

    ResponderExcluir
  2. Quero confessar que passo por aqui várias vzs ao longo do dia, interessante como o "mundo virtual" pode encurtar distâncias. Conhecer a história de vocês é uma das agradáveis surpresas que tive nos últimos meses. Uma história de luta, coragem, fé e muito amor. Hoje uma amiga questionou em meio a lágrimas os motivos de Deus ao permitir sofrimentos. Essa amiga, tem uma irmã com PC e a cirurgia que poderia melhorar um pouco a qualidade de vida dessa jovem de 18 anos, não pode ser feita sem colocar em risco sua vida. Como não questionar? Se Deus nos fez assim, pensantes, como não tentar entender?
    Bom, indiquei um livro para essa minha amiga: "Onde está Deus quando chega a dor?" de PhilipY. E amanhã vou compartilhar um pouco da história de vocês com ela.
    Ótima semana para vocês...,
    PS. Ela estaria orgulhosa de você.
    C.F.M.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo!!!!!


    Hoje não me dei o direito de não escrever, nos últimos posts eu não escrevi por medo de me repetir, de não acrescentar nada...

    Mas hoje tenho que dizer que tudo o que você escreve parece que estou lendo meu próprio diário escrito por outra pessoa.

    Os seus sentimentos, questionamentos, tristezas, lembranças, dores são exatamente as minhas questões, lembranças, dores. A história de vocês é muito parecida com a minha, só que eu perdi minha única irmã e você sua esposa, amores diferentes, mas laços fortes igualmente.

    Essa doença é cheia de paradigmas, adoece toda a família, mata a todos aos poucos, os que vão descansam e os que ficam não sabem como continuar, eu sou muito solidária à tua dor e sei que Deus deixou seus filhotes para que você tenha forças para levar tua cruz, assim, como deixou a Duda para que eu e minha família conseguíssemos levar a nossa, não tem sido fácil, ao contrário é difícil demais.

    Você é uma pessoa digna por natureza e vai conseguir levar até o fim....

    "Ao que for fiel até a morte, dar-te-ei a coroa da vida".


    Um dia nos encontraremos na Glória, com elas!!!

    Abraços em todos!!!Saúde e paz!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  4. Segura na mão de Deus...

    ...e vai!

    Tenha um lindo dia...

    ResponderExcluir
  5. Meu irmao,


    Pra voce eu deixo um abraco de carinho e conforto. Que voce consiga entender a vontade de Deus sem revoltas ( eu sei que isso eh o mais dificil), mas somo somente carne aqui na Terrs e pra Deus , o que vale sao as nossas almas. Adoro ler seus posts, por que voce nos tranmiti com honestidade e simplicidade seus sentimentos. Voce eh honesto a voce mesmo, e nao sao muitas pessoas neste mundo que conseguem fazer isto. A gente se boicota as vezes.

    Que Deus continue te dando forcas e luz.

    Abracos,

    Priscila

    ResponderExcluir
  6. Estamos por aqui para te ajudar a carregar a cruz...
    Acho tão lindo o amor de vocës...
    Se eu pudesse eu daria a minha vida para que a Luciana ficasse aqui e lá de cime eu ficaria só espiando esse grande amor...
    Que o Nosso Pai Maior te ilumine e toda a sua família...
    felicidades

    ResponderExcluir
  7. Acho que sem perceber vc está carregando muito bem a sua cruz.
    Vc sabe que a cruz é pesada e algumas vezes o ombro dói mais do que outras e mesmo assim vc está caminhando.
    A Lu conseguiu carregar a dela porque ela parecia ser muito agarrada a Deus e essa é a única forma de se levar a cruz com força.
    Por algum motivo, a hora dela partir chegou e ela fez isso de forma digna e com muita coragem porque mesmo sem conhece-la, sei que ela resistiu a tanta dor, porque amava vocês e queria ficar o máximo de tempo possível ao lado da família linda q vcs construíram...
    Não desanime nunca, porque vc tem filhos lindos para cuidar e para ensinar que nos momentos em que a cruz pesa, é Jesus que ampara e para contar a eles o quanto a mãe deles foi forte e única.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. OI WOLTONY, É SEMPRE MTO BOM VIR AQUI NO SE BLOG, POIS SUAS PALAVRAS NOS AJUDAM A CONTINUAR EM MEIO A TUDO Q AS VEZES NOS ACONTECE.

    UM ABRAÇO A TODA A FAMILIA

    SOLANGE (ITU/SP)

    ResponderExcluir
  9. Nem preciso dizer que estou aqui, né? Com companhia, Woltony, com os amigos, com a família e com os pequenos por perto, é sempre mais fácil carregar a cruz que nos cabe. Tô contigo!

    ResponderExcluir
  10. Woltony, o meu comentário hoje é:

    I- "Ainda se vier noites traiçoeiras
    SE A CRUZ PESADA FOR,
    Deus estará contigo
    O mundo pode até fazer alguém chorar
    Mas Deus te quer sorrindo..."

    II- "A saudade não mata, mas martiriza um sincero coração."
    (Anônimo)

    Woltony, pra mim você é muito especial!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Woltony,

    Nada melhor que olhar pra trás e ver que os dias vividos foram de céu azul!

    Parabéns por ter dias lindos para se lembrar.

    Ein Woltony, deixa eu te falar, o casaco da Helena vai ficar pequeno! Pega ele com a Marcella!

    Abraço pra vocês.

    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  12. Amigo querido,
    Posso imaginar como deve ter se sentido.. Essa data tb está marcada em mim, pois me lembro de ter voltado de férias pro trabalho e não ter encontrado a Lú para contar as novidades.. Logo recebi o primeiro email que ela escreveu contando sobre o que tinha acontecido a partir do dia 05... Confesso que tudo ainda está mto vivo em minha memória.. O lado bom é que a Lú ainda vive dentro de mim, com mta luz e saúde.. É assim que a vejo e a sinto..
    Continuo desejando profundamente que vc, Woltony, encontre forças para continuar lutando e vivendo cada dia com satisfação e vontade! O amor puro e incondicional que existe entre vc e minha amada Lú funcionará como seu grande guia!
    Por mais difícil que seja escrever algumas palavras pra vc, sempre quero deixar o registro aqui no blog do meu carinho e admiração por vc. E do meu eterno amor por minha querida amiga, que eu jamais esqueço!
    Um beijo Woltony!

    ResponderExcluir
  13. ola!!
    como td isso é triste e ao msm tempo..fico feliz em saber o quanto foram felizes..pois em todos os momentos..Deus estava presente,olhando a com carinho e acolhendo-a com td amor de Pai..e hoje juntos no ceu olham por vcs todos..e concerteza mt feliz em ver o quanto continua amada por tdos!!!

    abçs!!Alzira......Americana sp

    ResponderExcluir
  14. WOLTONY VC TERÁ SEMPRE FORÇAS, POIS TAMBÉM ÉS UM SER ILUMINADO. ADMIRO SUA POSIÇÃO COMO MARIDO QUE SEMPRE ESTEVE AO LADO DA ESPOSA E A AMA PROFUNDAMENTE. CHORO LENDO SEUS POST, É MUITA EMOÇÃO PERCEBER QUE AINDA EXISTE AMOR VERDADEIRO EM UMA RELAÇÃO, PORQUE ESSA RELAÇÃO É PARA SEMPRE. QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE. ABRAÇO. LIDIANE

    ResponderExcluir
  15. Luciana é a estrela mais bonita do céu !

    ResponderExcluir
  16. A Luciana está e estará sempre ao seu lado e dos pequenos, amparando, iluminando, e orgulhosa por ver a maneira digna e corajosa que vc está enfrentando tudo! Acredite! abraços

    ResponderExcluir
  17. Woltony, exatamente no dia que a Luciana faleceu fiquei sabendo de toda história através de uma amiga em comum e infelizmente o primeiro post que de cara li quando conheci o blog da Lu, foi o da notícia de sua morte....com um nó na garganta comecei a ler de trás para frente desde o primeiro post contando tudo, passei dois dias lendo entre idas e vindas no computador, entre uma atividade e outra, confesso que na maioria deles chorei sem parar....eu trabalhei com a Lu na BRT junto com sua irmã Michele. Ela sempre ajudava a gente com o francês impecável dela e sua inteligência incomum. Sei que vc é católico, mas não fechado a conhecer qq coisa que possa te levar a entender melhor as passagens da vida....gostaria de sugerir o livro "violetas na janela".....vc vai gostar!!!
    Juliana

    ResponderExcluir
  18. Querido Woltony,
    também lembrei muito de tudo no domingo. Lembro dela me contando uma vez de como foi ruim tirar a aliança naquele momento, mas ela - como mulher forte que se fala no Evangelho - enfrentou tudo com a força de Deus. Woltony, imagino como deve ser difícil tudo isso principalmente imaginar como ela foi forte e digna ém tudo mas, pode ter certeza, você também é forte e digno. Ela nunca, em nenhum momento deixou de te elogiar e de agradecer a Deus por Ele ter enviado uma pessoa tão especial para ficar ao lado dela. Ainda lembro dela dizendo: como tive sorte!!!
    Que Deus te abençoe sempre, te iluminando e guiando e que te dê uma força extra nesta semana para viver com muita fé o dia 10. Nós lembramos tanto da dança do casamento. Você com a flor vermelha na boca e a Lu linda naquele vestido maravilhoso. Serão lembranças muito lindas e positivas. Aposto que o Pedro vai até querer imitar a dança. Artístico como ele é...
    Conte sempre conosco!
    Grande beijo,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  19. woltony,

    Sempre me emociono ao ler os seus posts, sempre carregados de boas lembranças...saiba que é um privilégio poder ter boas recordações, mesmo que isso por enquanto seja sofrido...o tempo vai diminuindo aos poucos essa dor...e vai chegar um dia que só restarão as lembranças maravilhosas da vida de vcs juntos...
    Estou querendo ver umas fotos dos meninos...vê se posta pra gente ver!!! Eles devem estar cada vez mais lindos!!!

    Um grande abraço a vc e toda a família e um bj bem especial no Pedro e Helena!!!

    ResponderExcluir