quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que é ser bem sucedido?

Oi amigos,

Como eu havia comentado no post anterior, essa semana está recheada de saudades e recordações. Não sei se é a proximidade com o nosso aniversário de casamento ou se é simplesmente a saudade que está mais presente, o fato é que na filosofia do viver um dia por vez, tem dias que são mais difíceis do que outros.

Antes de falar qualquer outra coisa, queria compartilhar com vocês como estão as crianças. Na segunda a gente levou a Helena para a consulta com o pediatra. Como a nossa princesa já esta com 6 meses, chegou a hora de introduzir comidinha. Hoje deve ser o dia que ela vai começar...todo mundo está super ansioso para saber como vai ser a primeira experiência dela. Eu lembro até hoje da primeira comidinha do Pedro...a gente até filmou! Era muito bonitinho ver a carinha dele estranhando a consistência da comida. Ontem eu levei o Pedro para jogar bola no parque da cidade. Para quem não é de Brasília e viu o vídeo que a gente fez na época do aniversário de 2 anos dele, é onde eu apareço com a Luciana e com o Pedro no colo, com uns patinhos ao fundo. Foi ótimo brincar com ele e também lembrar de quando íamos os 3 para lá...a gente aproveitava quando conseguíamos sair mais cedo do trabalho e dávamos logo uma fugidinha para o parque.

Hoje resolvi compartilhar alguns pensamentos que estão me acompanhando nesses últimos dias. O meu antigo trabalho era em uma empresa de consultoria na área de informática. Uma vez a empresa levou vários consultores de todo o Brasil para São Paulo, para que participássemos de um evento com vários executivos. Eu sabia que a principal intenção do evento era mostrar o nosso papel na empresa e de como poderíamos fazer carreira nela, mas o que eu não esperava era que naquela noite fosse feita uma das perguntas mais importantes da minha vida. Em um dado momento, um dos executivos estava explicando as prioridades que tínhamos que ter e como isso guiava as nossas decisões. Foi aí que ele falou: “Amigos, é importante que vocês se questionem e respondam a uma pergunta: O que é ser bem sucedido para você?”. Sabe quando parece que o tempo parou? Eu instantaneamente fiz essa pergunta para mim mesmo e a resposta foi vindo aos poucos. Ser bem sucedido para mim, na época, era encontrar o amor da minha vida. Era poder casar com ela e fazê-la feliz. Era poder constituir uma família, ter filhos. E aí, a conclusão foi imediata...eu já era bem sucedido! Lembro que logo quis ligar para a Luciana e compartilhar isso com ela. Aquilo mudou muita coisa que eu pensava...e realmente me fez ver como as nossas prioridades guiam as nossas decisões. Lembro até hoje que a cena que sempre traduziu esse ideal de sucesso era dirigir o meu carro, vendo o Pedro sentado na cadeirinha e a Luciana ao lado dele. Ali, naquele momento, eu era o homem mais bem sucedido do mundo!!!

Esses dias voltei a me fazer essa pergunta e agora a resposta não foi imediata. A cena do carro ficou incompleta...olho para trás e agora só vejo o Pedro ou então olho e me vejo só. Voltar para casa muitas vezes dá preguiça e dormir sozinho na cama ainda é um desafio. Até hoje acordo ainda só do meu lado. Tem horas que parece que a gente está lutando contra Deus, contra o que foi a vontade dEle.

Ontem fiquei com uma música na cabeça, que estão no rol das nossas músicas. Era uma das favoritas da Luciana e alguns trechos me fazem lembrar o jeitinho dela cantando.

Você foi!
O maior dos meus casos
De todos os abraços
O que eu nunca esqueci
Você foi!
Dos amores que eu tive
O mais complicado
E o mais simples prá mim...
Você foi!
O melhor dos meus erros
A mais estranha história
Que alguém já escreveu
E é por essas e outras
Que a minha saudade
Faz lembrar
De tudo outra vez...
Você foi!
A mentira sincera
Brincadeira mais séria
Que me aconteceu
Você foi!
O caso mais antigo
E o amor mais amigo
Que me apareceu...
Das lembranças
Que eu trago na vida
Você é a saudade
Que eu gosto de ter
Só assim!
Sinto você bem perto de mim
Outra vez...
Me esqueci!
De tentar te esquecer
Resolvi!
Te querer, por querer
Decidi te lembrar
Quantas vezes
Eu tenha vontade
Sem nada perder...
Ah!Você foi!
Toda a felicidade
Você foi a maldade
Que só me fez bem
Você foi!
O melhor dos meus planos
E o maior dos enganos
Que eu pude fazer...
Das lembranças
Que eu trago na vida
Você é a saudade
Que eu gosto de ter
Só assim!
Sinto você bem perto de mim
Outra vez....


Fiquem com Deus meus queridos. Obrigado por serem sempre uma parte tão importante nesse processo todo.

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

17 comentários:

  1. Oi Woltony...

    Às vezes, estamos muito acostumados a seguir por um caminho.De repente, por algum motivo, a vida praticamente nos impõe a mudar de rota.Somos então obrigados a criar um atalho.No começo, pode ser cansativo, trabalhoso, difícil, mas com persistência e fé, alcançaremos o destino...
    O importante é não desistir!!
    Neste atalho, com certeza surgirão fatos, pessoas e acontecimentos que o ajudarão na nova caminhada, tenha certeza disso!!

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir
  2. Wolty,

    Voce nos faz pensar de uma maneira ...... Impossivel nao se emocionar com suas palavras. Um porta se fechou pra voce ( talvez a mais importante de todas elas), mas Deus com seus propositos, te abrira muitas outras. Nao desista, mesmo que a preguica, a falta de inspiracao, aquela falta de vontade tomar conta de voce. A Saudade eh dura, ela nao perdoa mesmo e infelizmente assim e a vida.

    Estamos contigo, meu amigo, sempre.

    Abracos,

    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Woltony,

    Muitas vezes temos que lutar contra nós próprios, mais saiba que o tempo é o melhor remédio a saudade vai continuar mais vai amenizando com o tempo, o seu amor pela Luciana é Lindo e vai ser lindo pra sempre...mais lembre-se a vida continua pra vc sua família e seus lindos filhos!!!!
    Muita fé em Deus por mais injusta que essa situação pode ser pra vc!!! Acredite nada acontece por acaso!!!!
    Um abs grande e muita força

    ResponderExcluir
  4. Pois para mim, você é muito bem sucedido! Você tem seus filhos - seus tesouros! - e que serão sempre uma marca da Luciana pertinho de você. Hoje você está triste, mas isso passa, Woltony, pode ter certeza! O que ficará será a doce lembrança da mulher maravilhosa que você teve ao seu lado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Amigo Woltony,

    Mais uma vez te entendo perfeitamente.
    Daqui pra frente todas as datas importantes tomam uma uma dimensão maior, marcadas pela ausência e saudades.
    Vivo isso diariamente, e o que deveria ser a comemoração de mais uma etapa, passa a ser para mim uma data de "desaniversário"...
    E a queda de braço que se trava com Deus é natural, mesmo que já tenhamos perdido.
    Brigamos, lutamos e fazemos as pazes...

    Muita saúde pra você e seus pequenos!

    (Renato)

    ResponderExcluir
  6. Impossivel não se emocionar com suas palavras e nao ter solidariedade por seus sentimentos.
    Nunca os conheci pessoalmente, mas venho aqui quase diariamente para ter notícias de vcs.
    Fazem parte de nossa família, de uma maneira divina, porque é fruto da união de vcs com Deus que fortaleceu a minha fé e me fez sentir como irmã verdadeira dessa linda família.
    Não tenho respostas e nenhum bálsamo para sua dor, sequer imagino como seguiram adiante de maneira tão digna.
    Mas posso reiterar o bem que vcs fizeram as nossas almas ao inspirar-nos a ter fé.
    A Luciana sobretudo, descobriu um caminho de amor e se manteve integra.
    E todo o amor que emana de vocês faz bem ao mundo porque desperta sentimentos e pensamentos nobres.
    A corrente do bem não acabou, meu amigo, ela permanece e sinta ela na sua vida.
    Te amamos

    ResponderExcluir
  7. Impossível não se emocionar a cada post. É perceptível o seu imerso amor pela Luciana a cada declaração.. e isso é lindo demais! As vezes tbm fico me perguntando quais são os planos de Deus, mas acredito sempre que ele tem um proposito para tudo!! Continue firme na fé.. Deus sera a sua fortaleza!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Woltony,

    Sempre me lembro da Lu quando ouço essa música. Dia desses chorei no restaurante quando o moço começou a cantá-la. A Lu é a saudade que gostamos de ter, amigo. E felizmente, sabemos que as boas lembranças que temos dela rapidamente irão superar esse ano ruim.

    Abraços
    Fabys

    ResponderExcluir
  9. Olá Woltony!!

    Esta é a segunda vez que comento o seu blogue, mas leio todos os posts. A sua força, a sua forma de viver a sua situação dá-me alento para a luta da vida. Ver que na vida há sempre um sucesso e que temos de os aproveitar!!! O seu sucesso são os seus encatadores filhos que nasceram de um lindo amor!!!
    Ame e deixe-se amar pelos seus filhos.
    De Portugal, de alguém que é mãe e enfermeira muito sensível para a problemática das pessoas que sofrem/sofreram de cancro e respectivas famílias envio-lhe as maiores forças!!
    Um abraço,

    Carla Damásio

    ResponderExcluir
  10. Sabe o que eu acho o mais importante de tudo? Você não ter arrependimento ou saudade do que não foi feito.
    Ao lado da Luciana você realizou e intensificou cada momento, aproveitou cada pôr-do-sol, compartilhou cada conquista e dedicou a ela tantas músicas que te faziam bem... E isso ninguém tirará de você (de vocês).
    Você é muito bem sucedido Woltony, isso porque procurou sempre viver sob os preceitos de Deus, se realizou na constituição de uma família e dedicou-se a amá-la incondicionalmente.
    Ensine a seus filhos a viver com tanta intensidade quanto vocês viveram. Agradecer cada pedacinho da vida, e não menosprezar qualquer segundo que Deus nos concede a cada dia.

    Permaneça na paz de Deus
    e no conforto dos braços de Maria.

    Thaís e Rodrigo (Santos - CMB)

    ResponderExcluir
  11. Woltony,

    Como sempre, os seus posts me emocionam muito e, como já disse anteriormente, tenho muita dificuldade de me expressar diante de tantos sentimentos.

    A D O R E I a sua definição de homem bem sucedido. Você tinha sua carreira, mas valorizava a sua família, pequenos momentos ao lado da Lu e do Pedrinho, até mesmo as músicas eram especiais.

    Talvez, hoje, aparentemente, o ser bem sucedido não tenha mais o sentido que tinha quando vc descobriu o verdadeiro valor da palavra. Mas pode ter certeza, que com os ensinamentos que tanto vc quanto a Luciana nos passaram enquanto essa terrível doença se instalou nela, não são mensuráveis. Quantas pessoas eu vejo escrever aqui, falando o quanto a vida mudou depois de ler o blog, da presença de Deus, da importância da fé.... Meu amigo, pode ter certeza de que você continua bem sucedido e a Luciana está lá em cima contribuindo de lá para esse seu sucesso. Claro que a dor da perda ainda é muito grande para todos nós e vai levar um tempo para que possamos aceitar isso de todo coração. Mas são os planos de Deus, logo logo, você lerá esse post novamente e vai perceber que vc é ainda um homem bem sucedido.

    Graças a Deus você tem um família maravilhosa, que te apoia, que te ajuda, que te motiva, que reza por você. Isso é uma benção.

    Seu post de hoje, inclusive, me ajudou a tomar uma decisão muito importante na minha vida profissional, que te contarei em uma oportunidade. Obrigada mesmo!!! Não foi a toa que você escreveu hoje num horário que você não costuma escrever. Eu acredito nesses coisas..

    Fique com Deus e que Ele te dê forças para continuar na caminhada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Woltony, querido...

    Perante o homem, tudo está fora de lugar. Mas, perante Deus, tudo está em seu devido lugar. Então, entre o arrumado e o desarrumado está o engenhoso pensamento humano, muito mais para o desarrumado que para o arrumado.

    A vida tem a cor que a gente pinta.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  13. Meu querido,
    Suas palavras, sempre tão comoventes.. Hoje o senti mais reflexivo em suas ponderações.. Woltony, penso que estamos aqui para viver o desafio da vida! Não temos controle sobre quase nada e, ainda assim, temos de viver nossas vidas, atuando e representando nosso papel.. Encontre forças em seus lindos filhos, que são o retrato de nossa doce Lú e que tanto precisam de vc.. Olhe, também, para seus pais, sua irmã, seus sogros e cunhados, e todos os demais familiares que também precisam que vc continue brilhando em suas vidas.. Sei que não é nada fácil e é incompreensível (Woltony, nós sofremos junto com vc!) perder seu grande amor e ter o curso de sua vida mudado para sempre! Mas vc tem q se espelhar nas pessoas que aqui ficaram em sua companhia.. Luciana continua viva em cada uma delas, em especial nos seus dois anjinhos.. E continua viva em vc, no seu ser, nas suas lembranças, no seu amor, no seu espírito! Vc conseguirá passar por tudo isso, seguindo em frente e superando todas as grandes dificuldades.. Acredito que o tempo e os novos acontecimentos consigam te ajudar a arrefecer a dor que sentes.. Já disse isso e repito: vc nasceu para ser muito feliz, Woltony! E vc voltará a ser! Conte sempre com a gente! Um super beijo!

    ResponderExcluir
  14. Woltony, se pelo menos um terço das pessoas desse mundo tivessem o seu pensamento do que é ser bem sucedido, com certeza viveríamos bem melhor.
    Saiba que mesmo depois da grande perda, você continua bem sucedido, pois é um ser espiritualizado, tem dois tesouros lindos e tem muitos amigos que oram por ti.

    Fique em paz!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi Woltony, é a primeira vez que comento aqui apesar de ter passado toda essa semana envolta neste blog lendo a estoria de voces. Fiquei (e estou) muito emocionada com tudo, e sua definicao de ser bem sucedido me tocou muito, principalmente agora que vivo os dilemas da maternidade - de trabalhar ou cuidar dos filhos, ou de fazer os dois... Sua familia merece ser muito feliz.. Peguei uma parte do seu blog e reproduzi no meu, espero que nao se importe...

    ResponderExcluir
  17. Querido Wolty,

    Estamos sempre aqui, a acompanhar a sua jornada. E como gostariamos de poder diminuir um pouco a sua dor... Conte sempre conosco, querido amigo, para o que você precisar.

    Beijos,

    Paloma e Max (na correria da campanha!)

    ResponderExcluir