domingo, 4 de julho de 2010

Uma semana de saudades

Oi amigos,

Hoje faz uma semana que a Luciana partiu e eu mal posso acreditar ainda em tudo o que aconteceu. Não dá para explicar como tem sido essa última semana...como explicar algo que ainda não caiu a ficha para você?

Ontem foi a missa de sétimo dia. A igreja estava lotada e foi reconfortante ver o carinho que todos têm pela Luciana. Foi uma missa especial e conseguimos colocar algumas músicas que ela gostava. A última música foi justamente a que deu origem ao nome dela, Cantiga por Luciana. Antes de terminar, eu falei algumas palavras e a Luana fez uma linda homenagem à nossa amada Luciana.

Amanhã (segunda-feira) eu estou indo para SP resolver algumas coisas que ficaram pendentes. O meu pai (que está sendo um super companheiro) vai comigo para me ajudar. Estou com um frio na barriga só de pensar em voltar ao hospital, em voltar ao hotel em que ficávamos...só de pensar aumenta o aperto que venho carregando no peito.

Muita gente tem perguntado das crianças. A Helena está cada dia mais linda e está com a minha sogra. O Pedro está cada dia mais esperto e está comigo aqui, na casa dos meus pais. Essa semana eu pretendo terminar de arrumar o apartamento e fazer a minha mudança. Esse novo apartamento é muito perto da minha sogra e a gente poderá ficar mais tempo juntos, principalmente o Pedro e a Helena.

O Pedro volta e meia pergunta da mamãe dele. Ele às vezes pergunta onde ela está, fala que quer falar com ela. Eu sempre respondo que agora a mamãe virou um anjinho e que está junto do Papai do Céu. Ele faz um cara de quem está entendendo e muda de assunto. No fundo eu acho que ele entende mais do que todo mundo.

Muita gente tem perguntado também como estou e eu não me preocupo com essa pergunta. Aliás, essa é uma pergunta que nem eu sei responder muito bem. A impressão que dá é que eu estou em vôo e não quero aterrisar...acho que só Deus e o tempo me ajudarão.

Eu gostaria de agradecer por todo o carinho que temos recebido de vocês. Gostaria de agradecer também a todos que foram ao velório e à missa de sétimo dia. Como a gente comentou ontem, a Luciana conseguiu transformar algo triste e doloroso em uma lição de vida e essa foi uma das suas marcas nesses últimos tempos. Ela era realmente surpreendente em tudo o que fazia.

Amigos, vou ficar por aqui...preciso dormir porque o vôo é bem cedo e não posso dizer que ultimamente as minhas noite tenham sido tranqüilas.

Um grande abraço a todos em fiquem com Deus.

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

53 comentários:

  1. DEUS QUE FASE DIFÍCIL. CREIA O SENHOR IRÁ TE DAR A DIREÇÃO DEVIDA,CONSULTE ELE ANTES DE QUALQUER DECISÃO.AGORA PRIORIZE SEU BEM ESTAR E O DAS CRIANÇAS.FIQUEM JUNTOS QUE O SENHOR DARÁ O CONFORTO.
    ESTAMOS EM ORAÇÃO POR VOCÊS.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Woltony!!!!

    Sei bem como é difícil essa nova fase, esses primeiros dias são de arrasar. Eu quando comecei a trabalhar novamente depois que minha irmã partiu não conseguia olhar para o Hospital de Base, onde ela faleceu, chorava todos os dias na ida e na volta e até hoje não consigo pensar em entrar lá novamente, e sempre que tinha que ir ao médico me dava um pânico e assim aconteceu com meu cunhado, ele teve que visitar a tia dele no Base e quase que ficou internado de tanto que passou mal.
    Vá até onde você suporte, se não aguentar ficar nos locais em que você se lembra demais dela, tente fazer outras rotas, ou outras alternativas.
    O momento é muito doloroso e a gente nem sabe como conseguiu suportar a cruz e como é que a gente está no momento, sei bem como é isso, só o tempo mesmo te ajduará a continuar a viver.....
    O Senhor é o teu consolo e tua fortaleza, socorro bem presente na angústia.
    Desejo a você toda sorte de bençãos do Senhor sobre sua vida e toda sua família.
    Quando minha irmã faleceu minha sobrinha-filha tinha apenas 10 meses e desde sempre mostrei a foto, ensinei o nome e disse que a mãe dela está no céu com Jesus...
    A gente tem criado ela com muito amor, tento de todas as formas que ela entenda e consiga viver com a realidade dela, que é tão difícil, mas eu creio que a Duda, o Pedro e a Helena estão e serão muito bem criados, amados e serão gratos pela mãe que Deus deu a eles....

    Abraços enormes e muita paz em teu coração!!!

    Débora.

    ResponderExcluir
  3. Woltony,

    Não pudemos ir à missa, mas vocês estão em nossas mentes e continuamos orando muito por vocês. Agora, o pedido é de muita força. Porque só com a misericórdia de Deus é que somos capazes de suportar as provações dessa vida.
    A Luciana é um exemplo de fé e perseverança. Sem dúvidas uma mulher Encantadora...
    Deixou muitas muitas saudades.
    Pensamos nela, em você e nas crianças todos os dias.

    Muita fé e paz pra vocês meu amigo.

    Um abraço bem forte.

    Sérgio, Aline e Arthur

    ResponderExcluir
  4. Querido Woltony,
    ontem na Missa (dia de São Pedro e São Paulo) pedimos muito por vocês. Por essa fase tão difícil (e infelizmente necessária) pela qual vocês, e em especial você: o pai de duas preciosidades, têm que passar. Mas pedimos que, por favor, contem sempre conosco para o que precisar, fisica, material e espiritualmente.
    Deus sempre esteve e sempre estará com você, te guiando, iluminando, abrindo os caminhos e te reconfortando pois somente Ele pode fazer isso de forma perfeita.
    Tenha força, ou melhor, continue a tê-la. Você é uma pessoa muito especial, assim como nossa amada Lu, e estará sempre em nossas orações e corações.
    Outro dia, passando de carro vi um carro com aqueles adesivos que acho muito claro para esse momento. "Entrega tua vida a Deus, confia Nele e no mais Ele tudo fará".
    Grande abraço,
    Marília, Dan, Gianna e Nathan

    ResponderExcluir
  5. Woltony e família,
    Tudo é muito recente e com certeza, ainda muito dolorido. A missa foi linda, se lembre sempre daquela música que tocou " Deus te quer sorrindo" e da oração maravilhosa que está na foto da Lú. A Helena está linda!!!! Conte sempre conosco no que precisar. Continuo orando por sua família!Boa semana !
    Cris e Alê

    ResponderExcluir
  6. Woltony,
    Fui professora da Luciana aqui na Casa Thomas Jefferson e tenho uma foto sua, com ela e a mãe, no dia da apresentação do trabalho final em Psicologia da Educação. Infelizmente, não soube em tempo sobre tudo o que aconteceu, mas saibam que guardo o sorriso de Luciana como um registro inesquecível. Li algumas postagens no blog e me emocionei diante da força, determinação e fé demonstradas pela Luciana. Mentalizo, nesse momento, para que Deus, em Sua Infinita Bondade, tenha recebido Luciana em seus braços e para que Nossa Senhora a proteja, colocando-a no colo e cobrindo-a com seu poderoso manto. Fiquem você, Helena e Pedro e toda a família em Paz.
    Com muito carinho,
    Conceição Machado
    Casa Thomas Jefferson - Bsb DF

    ResponderExcluir
  7. Desejo que nesse momento de tristeza Deus possa te consolar e acalentar seu coração.
    Saiba que sem conhecê-los me senti tocada com a lição de vida que não só a Luciana mas vc tb, nos passaram!
    Que ela esteja descansando na paz do Senhor e que vc,seu filhos e toda a família consigam lembrar dela(com o tempo) sem dor,apenas com saudade e alegria.
    Accácia

    ResponderExcluir
  8. Oi Woltony,

    Fiquei bastante emocionada durante a Missa. É tudo tão recente que só mesmo o tempo e Deus saberão conduzir tudo que está acontecendo.
    Fiquei maravilhada com a oração na foto da Lu. É linda demais!!! Diz tanto..
    A Helena está cada dia mais fofa e linda!
    Uma verdadeira princesa!
    Ver todos vocês nessa homenagem a querida Lu é muito emocionante. Não existem palavras.
    A Lu é um exemplo tão forte de fé, de perseverança, de luta, de amor, que sempre está nas minhas orações, em meus pensamentos. Sinto muitas saudades.
    Conte com a gente sempre!

    Beijos
    Fique com Deus,
    Da sempre amiga
    Dani

    ResponderExcluir
  9. Querido Woltony,

    Deus é nosso Protetor, e nada nos faltará, Ele prepara tudo para seus filhos que tenha fé e confiança Nele.
    Nós deixamos de ver nossos entes queridos, mas temos a certeza que eles estão ao lado do Nosso Salvador, pois aqui na terra foram seres de bom coração, amigos e grandes companheiros. A festa no céu estava preparada para Luciana sendo esperada por seus familiares.
    Fique com Deus meu querido, só o tempo se encarregará de aliviar nossas angústias e nossas dores. Saudades, Saudades!!

    Beijos de tua tia Maria Dária.

    ResponderExcluir
  10. Querida familia,

    Essa fase é muito estranha mesmo, temos medo de passar por certas situações que possam provocar mais
    dor na ferida que esta aberta. O duro é saber que temos que passar e não dá pra fujir e nem evitar. Sabe Wolty, o que vc citou que a Luciana deixou uma lição de vida disso não tenho nenhuma duvida pois com tudo isso vivido por vcs eu e mta gente mudamos um pouco ou bastante em relação a coisas da vida. Pois é querido, ainda tudo é mto recente e demora um pouco pra cicatrizar essa ferida aberta. Mas tudo passa. Fique com Deus e força na caminhada. Um grade abraço.

    Solange e Valdir (Itu/SP)

    ResponderExcluir
  11. Amada família...

    Querido Woltony...

    DEUS olha por você!! Portanto, Ele e o tempo ajudarão amenizar a dor, a angústia e a insegurança que você está sentindo nesse momento. Esta é uma fase de transição aonde tudo fica fora de lugar e nos dá a impressão de que NUNCA, JAMAIS conseguiremos voltar à vida normal. A saudade aperta demais e aquele vazio dentro do peito, o vazio na nossa vida causam uma dor incomparável a qualquer outra coisa. Mas só entende quem já viveu isso!
    Woltony, querido, busque o autoconhecimento. Não permita que os sentimentos de fraqueza tenham domínio sobre você. Tente enfrentar as situações que estejam lhe causando certa insegurança. A saudade é grande - eu sei- então experimente ir sozinho até o túmulo e sente-se lá... fique o tempo que seu coração desejar. Converse com ela (seja em pensamento ou balbuciando palavras), recorde os momentos felizes que viveram juntos,fale sobre a reação do Pedro em relação a partida dela, conte como foi o seu dia... reserve um momento só pra vocês dois. Nunca se esqueça que só o amor é real e ele transcende todos os planos. Então, fale com ela, mas fale somente as coisas boas, alegres. O plano espiritual vive de energia, e você pode levar essa energia positiva!!! Woltony, faça essa experiência com você mesmo. Talvez se sinta mais leve por estar mais próximo dela espiritualmente.
    Que Deus, acima de tudo, conforte seu coração nesse momento de tanta saudade e angústia.

    Saudades da nossa Luciana!!
    Grande beijo em todos dessa amada família!
    Força, meu amigo!
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Amigo Woltony,

    Foi uma missa muito emocionante. Pude relembrar alguns bons momentos que compartilhei com vocês e sua formatura em Campinas.
    Acabamos conhecendo a princesa Helena, um raio de luz.
    Estamos à sua disposição caso queria conversar. A Mariana vai gostar muito da companhia do Pedro.
    []s

    (Renato, Cris e Mariana)

    ResponderExcluir
  13. Wolty,


    So Deus e o tempo irao amenizar a sua dor e te dar noites tranquilas de sono. Deus esta com voce ( e voce sabe disso!). Nao se procupe quanto tempo isso tudo vai demorar a passar ate que voce se sinta voce de novo. Essas coisas sao particulares e nao existem receitas para curar uma dor de uma perda dessas. Te admiro muito. Voce e a Luciana nos ensinaram o que eh o AMOR.

    Eu deixo aqui um abraco enorme para toda essa familia maravilhosa que voce tem e tenho certeza que tudo isso aos poucos sera amenizado porque Deus te ama e Ele nao quer te ver sofrer.

    Sempre em oracoes, estaremos com voces :)

    Priscila/ Stuttgart

    ResponderExcluir
  14. Woltony,

    Aqui em Floripa estamos sempre nos lembrando de ti, dos teus filhos e família, e orando a Deus que Ele te guie nesse novo começo, confortando teu coração e estando contigo. É uma alegria saber que as crianças estão bem e que o Pedrinho demonstra entender de uma maneira boa.

    Abraços, Vitor.

    ResponderExcluir
  15. Woltony, a Luciana nos deixou várias lições, de perseverança, de luta, de força, de amor, e isso é o que vai ficar sempre vivo em nós e principalmente em voce e em toda sua família. A saudade será inevitável, mas ela deixou parte dela, dois seres que serão a razão pra vc seguir em frente com a mesma força e dignidade que ela demonstrou o tempo todo. O mais importante neste momento é a união familiar que todos nós percebemos que existe entre voces todos. Fique com Deus!!bjs

    ResponderExcluir
  16. Woltony

    O Senhor DEUS diz:Ainda que tua mãe e te pai te abandone eu o SENHOR nunca te abandonarei,pois te pego pela tua destra e te falo não temas eu estou contigo.

    Em 2005 perdi meu uníco irmão e foi muito cruel e duro mas só DEUS me restaurou e eu creio que ele fará isso e te restaurará e te dará novos anímos um forte abraço e estarei orando por vcs três...

    ResponderExcluir
  17. Woltony,

    Certo dia li um texto da Martha Medeiros que falava sobre a saudade, esse sentimento tão difícil de definir. Ela dizia o seguinte:

    "Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, dóem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
    (...)
    Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche."

    Mas apesar de tão difícil e dolorido, passa. A saudade doída passa. A que fica é aquela da lembrança do passado que foi tão lindo e bom.

    Cada um tem seu tempo de superação. E o seu, só você e Deus saberão. Ele é o seu maior conforto.

    Mas saiba, amigo, que estamos aqui para ajudar no que for preciso.

    Força e Paz.

    Faby`s

    ResponderExcluir
  18. Wolty!!! Que bom que voce escreveu!

    Fiquei muito emocionada quando eu li seu post. Eu venho esperando por um post seu a varios dias. Tenho tanta coisa pra te falar que nao sei nem por onde comecar.

    Mas olha so, eu sempre fui muito apegada as pessoas, as pessoas que eu gosto, que estao a minha volta sabe e para mim sempre foi muito dificil de pensar ou te aguentar ver as pessoas que eu mais amo, sofrerem, mesmo que fosse algo bobo, nada tao serio. Eu sempre fui muito emotiva, e ja tentei mudar isso varias vezes, ja ate pedi a Deus pra me ajudar, mas acho que Deus me quer assim, pois sempre fracassei nas tentativas, ate quando eu comecei a amadurecer, e agora consigo me controlar um pouco mais.

    Mas o que eu queria te dizer mesmo eh que eu ja perdi algumas pessoas proximas, como por exemplo a minha tia, ela tambem teve cancer, um cancer raro, e ela faleceu com 34 anos. Alem dela eu tambem perdi amigos bem proximos, por motivos muito tristes (drogas, violencia.... ). E tudo foi muito triste e doloroso.

    Mas com a Lu, apesar deu ainda nao acreditar que a Lu se foi, estou como voce, nao caiu a ficha, mas fica aquele sentimento diferente, que tudo se parece como em um sonho....

    O que eu mais queria te dizer e que pela primeira vez, quando eu soube que a Lu tinha descansado, eu chorei, mas nao foi de tristeza, foi de saudade. Foi um choro de alivio, de saber que ela nao estava mais sofrendo e sendo machucada pelo cancer, e nos todos nao podiamos fazer nada, alem de orar muito por ela. Mas a historia de voces e o exemplo que voces nos deram e ainda nos dao e taooo lindo, mas tao lindo, que eu choro mesmo e de saudades, e pela primeira vez, eu sinto que como Deus fala na palavra Dele, nada nos separara do amor Dele, a mesma coisa e com voce Wolty. Acho que o AMOR que voces e algo pra sempre. Ontem eu ouvi a mensagem de um pastor americano, como eu ouco/assisto toda a semana e a mensagem dele ontem falava, que muitas vezes nos carregamos um fardo muito pesado e muitas vezes questionamos Deus o porque. Porque Deus permitiu que tantas coisas acontecessem, porque disso e porque daquilo, e o que o pastor queria mesmo dizer e que Deus nao espera que nos sejamos fortes o tempo todo, e que todas as vezes que algo acontece, Deus nao tem expectativas que nos vamos aceitar e falar ok e entender tudo. Muito pelo contrario, Deus sofre com a gente, Ele entende a nossa dor o nosso sofrimento, pois Ele sofreu o mesmo quando Jesus foi crucificado.

    ResponderExcluir
  19. Pois entao, Wolty voce me surpreende a cada dia. Voce e um exemplo de forca e de Amor, e de esperanca e de fe. Voce e muito mas muito especial e muito amado por Deus, mas muito mesmo. Ele tem algo muito especial e preparado pra voce. Atraves de voce e de suas palavras, a cada dia eu aprendo algo novo.

    Pois eh, Deus levou a Lu, mas te deixou um presente lindo e perfeito, um milagre que eh a Helena. E imagina quando ela crescer, as coisas lindas que ela vai ouvir sobre a mae dela, e como a mae dela nunca abriu mao de lutar por ela, pra que ela nascesse, perfeita e com saude, como ela nasceu.

    Wolty, Deus com certeza esta confortando o coracao do Pedrinho e com o pai maravilhoso que voce eh e com os avos maravilhosos que ele tem, com certeza ele esta entendendo tudo muito melhor que todos nos.

    Eu posso imaginar como e tudo muito doloroso, e como e dificil dormir a noite, mas quero te dizer que Deus esta trabalhando Wolty, que Ele esta cuidando de voce tambem, e que Ele vai enxugar cada umas das suas lagrimas, e Ele tem algo muito especial guardado pra voce.

    Que bom ler seu post. Estava com saudades de voces!

    Estou ansiosa por fotos ou algum video da Helena dando gargalhada e o Pedro com a bicicleta do Wolverine, ou ele tocando os instrumentos. Tenho certeza que Helena e o Pedro irao transformar cada uma das suas lagrimas em alegria.

    Amo voce meu querido. Amo todos voces! Hoje e sempre!
    Estamos orando por voce sempre, sempre, sempre. Voce sempre estara em nossos pensamentos e em nossos coracoes.

    Que Deus te abencoe grandemente.

    Abracos de todo o coracao,

    Eliane, Georgi.

    ResponderExcluir
  20. Para a família com muito carinho!!!!

    PRECE DE CÁRITAS

    Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, daí a força àqueles que passam pela provação, daí a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
    Deus! Daí ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
    Pai! Daí ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
    Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
    Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
    Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores espalharem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
    Um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
    Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia.
    Deus! Daí-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; daí-nos a caridade pura, daí-nos a fé e a razão; daí-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho.

    Que Deus ilumine a todos vcs com muita Paz, Luz e Conforto!!!

    Abraço forte,

    Rosani e família

    ResponderExcluir
  21. Saudade nossa também..
    Mas, como vc mesmo disse, o que ela deixou, é perene.. o exemplo de fé, de vida e de amor..

    ResponderExcluir
  22. Oi amigo do coracão!
    Tava tudo certo para nos (eu e meu marido)irmos na missa , mas sem avisar chegou aqui em casa uma prima,fiquei se graca de falar...enfim...
    vou repetir o que disse para a Luana,essa semana estava sem brilho,apesar de sorrir ,conversar,parecia que estava faltando algo,nossa como estamos sentindo a falta da Luciana ,parece que eu a conhecia a muito tempo(uma amiga mesmo),fiquei feliz de ler seu post!! conte sempre conosco !
    Quero que saiba que vc tem muitos amigos que querem vcs muito bem,e que o que vc precisar e só falar tá?!
    Abracos!!
    LEILA TOMASSINI

    ResponderExcluir
  23. Oi Woltony,
    Quando minha avó morreu eu sofri muito... E as primeiras vezes sem ela foram doídas demais... Tem uma poesia do Paulo Tatit que me confortou muito... E eu queria repassar a vocês...

    Sempre que alguém
    Daqui vai embora
    Dói bastante
    Mas depois melhora
    E com o tempo
    Vira um sentimento
    Que nem sempre aflora
    Mas que fica na memória
    Depois vira um sofrimento
    Que corrói tudo por dentro
    Que penetra no organismo
    Que devora
    Mas depois também melhora
    Sempre que alguém
    Daqui vai embora
    Dói bastante
    Mas depois melhora
    E com o tempo
    Torna-se um tormento
    Que castiga, deteriora
    Feito ave predatória
    Depois vira um instrumento
    De martírio duro e lento
    Uma queda num abismo
    Que apavora
    Mas depois também melhora
    E vira então
    Uma força inexplicável
    Que deixa todo mundo
    Mais amável
    Um pouco é conseqüência
    Da saudade
    Um pouco é que voltou
    A felicidade
    Um pouco é que também
    Já era hora
    Um pouco é pra ninguém
    Mais ir embora
    Vira uma esperança
    Cresce de um jeito
    Que a gente até balança
    Enfim
    Às vezes dói bastante
    Mas melhora
    Enfim
    É só felicidade
    Aqui agora
    É bom
    É bom não falar muito
    Que piora
    Enfim
    É só felicidade

    ResponderExcluir
  24. Woltony, que bom ler o seu post! Todos os dias acesso o blog para ver se tem notícias de vocês.

    Os seus filhos são a herança mais preciosa que a Luciana deixou. Sei que a saudade é imensa, mas sempre que você estiver pensando nela olhe para eles e veja como são lindos e como ela era linda.
    Ela foi embora tendo a certeza que era muito amada por ti. Converse com ela em pensamento e peça muita força para seguir sua caminhada.

    Deus abençoe vocês!

    Kátia (Brasília-DF)

    ResponderExcluir
  25. Também desejamos muita força e só o tempo para amenizar a imensa dor.
    Infelizmente não fui à missa por estar viajando, mas meus pensamentos eram para vocês!
    Clarice e Clara

    ResponderExcluir
  26. Woltony
    Sentiremos, também, muita falta da Luciana. Apesar da distância, sempre pensamos em vocês, de nos encontrarmos no bloco e conversarmos sobre a vida. Estamos muito tristes, porém buscamos o consolo em Deus. Deus tem uma missão pra você, o Pedro e a Helena. Como já foi dito neste blog, você é um exemplo de força e de amor.
    Deus com certeza está olhando para você e sua família.
    Que Deus te abençôe.

    Fabson, Cyntia e Gabriela (ex-vizinhos da 302 sul)

    ResponderExcluir
  27. Querido Woltony, tenho certeza de que o blog continua sendo lido por todos que conheceram vocês por aqui ou por outro lugar. Os comentários diminuíram porque as pessoas não sabem o que falar ou escrever, assim como eu. Estou escrevendo pra dizer que continuamos a rezar por vocês, pela sua família e sempre querendo saber notícias de vocês pois vocês se tornaram parte das nossas vidas. O vazio é grande e a saudade imensurável, mas o tempo vai fazer melhorar e Deus vai te ajudar nestes momentos mais difíceis. Vanessa

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite prezado amigo...
    Entrei algumas vezes para ler os comentarios que aqui você registrou e vejo como se isso fosse o diario da minha vida hoje tenho 34 anos a oito anos luto contra essa doença que mata lentamente (tenho cancer no pulmão)Luto e nunca deixei de acreditar que Deus esta sempre ao meu lado. Gostaria que o meu corpo reagisse como a minha cabeça quer mas sei que isso não é nada facil. Sou casada e como você meu marido é um anjo que Deus colocou na minha vida para que eu conseguisse ter a força para lutar e nunca desistisse.Sabe Woltony hoje vejo você triste pela saudade da sua amada, mas tenha a absoluta serteza que a Luciana somente conseguiu lutar e chegar onde chegou graças a sua força e sua confiança em Deus. Hoje estou aqui através da sua iniciativa pedir oração pela minha recuperação que é tão dificil mas para Deus nada é impossível. O meu cancer é muito raro e no Brasil o meu é o único caso no mundo todo so tem 78 casos como o meu. Por isso peço a força de todos que rezarão pela luciana que rezem tambem por mim . Agradeço e Deus traga o conforto que o seu coração necessite e saiba que o seu dever foi cumprido . Obrigada por tudo e fique com Deus. "TODO AQUELE QUE TEM DEUS COMO SEU VERDADEIRO PAI , TUDO CONSEGUE NA SUA GRAÇA."

    ResponderExcluir
  29. Caro Woltony,
    O meu nome é Carla Damásio e sou uma enfermeira portuguesa que se preocupa e se tem relacionado com algumas pessoas com doença oncológica e respectivas famílias, que falam da sua doença através dos blogues. Infelizmente só hoje tive conhecimento do vosso blogue, mas não queria deixar de lhe deixar umas palavras de solidariedade, de força para ir em frente, para cuidar do fruto do seu amor com Luciana: Pedro e Helena. Apesar de profissional também sou mãe e não pude deixar de pensar em si e nos seus filhos. Não os conheço, mas posso dizer-lhe que chorei por Luciana, por si e pelos seus meninos. Cuide de si para que possa cuidar deles e acima de tudo AMEM-SE uns aos outros. Li que não tem pensado muito em si. Um conselho de amiga que também é profissional é que não se esqueça de cuidar de si. Se estes últimos tempos não foram fáceis, os que vêm também não prevê que sejam. FORÇA, CORAGEM e muito AMOR. Estou ao dispor se puder ajudá-lo, mesmo que virtualmente e a partir de Portugal!!!

    Carla Damásio
    carlapdamasio@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Woltony
    Só conheci a história de vcs na última sexta-feira. Como vc mesmo disse a história de vcs, não só da Luciana, é uma linda lição de vida. Durante toda a turbulência, vcs confiaram inteiramente em Deus. Então tenho certeza de q vc irá superar td isso e seguir em frente com seus dois lindos filhos. É comum acharmos q a vitória dessa luta seria a cura da Luciana. Mas vcs pediram com uma fé infinita e tinham méritos mais q suficientes para isso. Se Deus a levou, é pq assim tinha que ser e um dia entenderemos os desígnos do Pai. Sei q nada irá aplacar a sua dor neste momento. Só queria manifestar minha solidariedade. Agora q conheço a história de vcs estou em contante oração Um abraço fraterno e força

    ResponderExcluir
  31. Deus te guie nessa fase... te dê forças e ajude a caminhar! estamos orando por você e as crianças.

    ResponderExcluir
  32. Nao ha palavras que possam consolar os seus coracoes. Por isso oro para que o Senhor te abencoe muito a cada dia, pois sabemos que Deus tem o Espirito Santo consolador, que pode lhe trazer paz, apesar desta situacao de dor.
    A familia de vcs é linda e tenho certeza de que seus filhos sempre serao muito orgulhosos da mae batalhadora e do pai dedicado que têm.
    Deus os abencoe,

    ResponderExcluir
  33. Nossa! Vi o link do blog hoje, no orkut de uma amiga e cliquei..., acabo de ler diversas postagens de vocês e uma angustia apertou meu peito. Pude me colocar no lugar que Luciana por alguns instantes e ao menos tentar imaginar o que se passou em seu coração. A história de vocês tem um pouco da minha, complicado....Ver a pessoa amada lutar tanto pela vida e se manter tão linda como Luciana é inexplicável. Queria ter tipo a oportunidade de conhecer o blog antes, assim teria conversado com ela, seria ótimo! Mas só hoje encontrei vocês, só hoje! Lembre-se que Deus pode aliviar a dor que nunca passa. Dizem que o tempo apaga tudo, discordo, ele não apaga. E só Deus pode aliviar uma dor tão grande. Só Ele! Fique firme, o amor de vocês é lindo e os frutos são magníficos: Pedro e Helena, que lindos nomes! Vou orar por vocês e por toda família. Até mais

    ResponderExcluir
  34. Minha filha, que perdeu o marido num trágico acidente de carro em 20/01/2010 e escreve no blog - http://naoquerooutrolugar.blogspot.com/
    também está passando por esse momento. Ela descobriu um jeito próprio de superar sua dor e saudade: escreve cartas para ele... Você diz que está num vôo, ela que estava num transatlântico que naufragou... Você tem uma fé imensurável, ela fé nenhuma. Emtão, para você que crê, o momento de superação virá com certeza,e lhe trará muita coisa boa, pois a sua missão começa agora. Que Deus lhe ajude sempre e cada vez mais...

    ResponderExcluir
  35. Queridos,

    Não fui à missa, me enrolei e acabei não conseguindo sair de casa pra ir.

    Lamento muito.

    Mas continuo orando por vcs, para que Deus os proteja e os guarde. Para que a fé que fez parte da vida de todos sempre continue inabalável e que sejam guiados pelo Pai de amor. Sempre.

    Grande abraço e tenham a certeza da presença de Jesus em suas vidas, e da nossa também.

    No cerrado nuvens correm no céu.

    Com carinho,

    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  36. Difícil dizer algo para amenizar a falta que a Luciana está fazendo a todos nós, especialmente à família. Deus há de dar a vocês o conforto e a paz para lidar com essa situação nova. Continuo orando por vocês.

    ResponderExcluir
  37. Woltony,

    Fico muito feliz quando escreve, pois assim podemos saber que esta bem e continua na batalha.

    Grande Abraço, mande sempre notícias

    ResponderExcluir
  38. Meu amigo Woltony,

    simplesmente não estou acredtando no que estou lendo. Não sabia do estado de saúde da Luciana, e estou em choque. Espero que Deus te iumine para superar esta provação.

    Não sei o que falar, grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  39. Woltony,

    Quando for o tempo certo, se você já não o conhece, visite o blog Para Francisco (http://parafrancisco.blogspot.com/). Cris enfrentou uma dor semelhante à sua e usa o blog, assim como vocês o utilizaram, para lutar e lidar com tudo o que aconteceu. Talvez as palavras dela possam lhe dar mais um alento.

    O amor de vocês dois é comovente. Ambos são lutadores.

    ResponderExcluir
  40. Woltony, nem posso imaginar o tamanho da sua dor, da saudade da sua amada...da sua linda e guerreira Luciana... Mas Woltony, Deus sabe o que faz, e sua fé não pode nunca diminuir, pois todos nós temos certeza que a Luciana quer vc forte para cuidar e amar muito os seus tesouros (seus filhos). A Luciana nunca o deixará, ela estara sempre ao lado,E de todos vocês que a amam tanto, pois o amor nunca nunca acaba..Tenha forças, levante-se a cada dia pensando que tem uma princesinha e um principe lindos, lhe esperando com um amor enorme...Sabemos que vc também e um guerreiro e tem muita fé em Deus...

    ResponderExcluir
  41. Querido Woltony,

    Nossa! Como pensamos em você essa semana...
    Lamentamos muito não participar da missa da Luciana, mas a nossa Luiza tinha acabado de completar uma semana de vida. Estávamos com vocês em oração e pensamento.
    Difícil achar palavras para confortar seu coração... porém temos certeza que cada gesto e sorriso do Pedro e da Helena serão seu verdadeiro conforto.

    Dos amigos,

    Pedro e Aline.

    ResponderExcluir
  42. Que o bom Deus te encha de LUZ e paz nesse momento difícil de SAUDADE!
    Sua "estrela" vai iluminar os seus dias...
    Pedro e Helena serão com certeza seu maior conforto,sua força,sua VIDA!
    Grande abraço no coração.
    Minhas orações por todos vocês,e pelo EXEMPLO que foi a Luciana.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Woltony!
    Lí a historia da Luciana e fiquei emocionada com certeza ela foi uma guerreira e muito corajosa um exemplo para todos nós.
    Que Deus te de o conforto no seu coração que Deus abençoe vc

    ResponderExcluir
  44. Woltony!!
    Tenho certeza que o nosso amigo tempo fará seu precioso trabalho, principalmente porque ele traz em si o Amor do Pai por você, por nós...
    Luciana vive em espírito e tenho certeza que seu amor é tanto que sempre estará pedindo a Jesus por vc, seu eterno amado e por seus filhos queridos de agora: Pedro e Helena.
    No horário da missa estava em prece às margens do Lago da Serra da Mesa e tenho certeza que todo amor e carinho expressado na missa e nas preces chegaram e chegarão sempre em auxílio de sua amada esposa.
    Como é bom ter um pai-companheiro e vc, meu filho, sempre terá essa fortaleza ao seu redor como também o amor de sua mãe e de sua irmã.A corrente de amor continuará lhe ajudando em tudo.
    Woltony, coragem e força na sua jornada. Luciana lhe deu o impulso da vida presente, não foi? Agora vc é um homem terno, carinhoso pai e amigo dee muitos; certo também, que acima de nós o Amor Divino sempre lhe guiará nas noites traiçoeiras.
    Somos uma família espiritualizada e sempre estaremos orando por sua felicidade.
    Abraço fraterno.
    Tia Dete

    ResponderExcluir
  45. Querido Woltony,

    Não consigo sequer imaginar o quanto deve estar sendo difícil viver esses dias... Gostaria de ter palavras sábias neste momento, que te ajudassem a superar a dor e a saudade.

    Mas foram vocês que muito nos ensinaram nesse processo, sobre amor, fé, esperança e, acima de tudo, coragem! E só posso pensar em, de alguma forma, tentar retribuir a oportunidade e a honra de ter conhecido vocês, mesmo que tenhamos nos encontrado tão poucas vezes ao longo desses 5 anos.

    Mesmo com o pouco contato, encontramos em vocês pessoas encantadoras e abençoadas, e todo o amor, o carinho e a gentileza da Luciana permanecerão vivos em você, no Pedro e na Helena.

    Apesar de estarmos fisicamente distantes, sinta nosso carinho e nossa amizade!

    Abraços,
    Alice e Beto Mânica

    ResponderExcluir
  46. Woltony, o que dizer a uma pessoa de tanta fé e força como você? Somente que vocês dois, esse casal incrível, foram e continuam sendo um exemplo de vida. Esse momento de dor intensa passará e a vida eterna chegará para todos, é o que almejamos. E Lá, no céu, vocês se reencontrarão numa alegria sem fim, num lugar em que somente há felicidade. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  47. Oi Woltony,

    Andei olhando o Orkut de vocês e gostaria de dizer que a Lú era linda, uma estrela muito brilhante. Realmente ela era muito amada e querida por todos e por mim também. Uma pessoa forte, fiel, leal, com um sorrisso lindo, doce, atenciosa, carinhosa,... Tantos adjetivos... Tenho orgulho de a ter conhecido e poder dizer que ela era minha amiga e minha família na fé.
    Acho que esse sentimento de estar em um voo é normal meu amigo e oro para que o pouso seja suave para todos nós e, em especial, para você.
    Saiba que estamos aqui para o que você precisar, qualquer coisa mesmo.
    Você e sua família continuam na minha cabeça. Continuo orando por vocês todos os dias. Esse momento de luto é muito sofrido mas Deus está com vocês como sempre esteve.
    Obrigada por neste momento de luto você ainda se preocupar com a gente aqui, carente de notícias suas...

    Um abraço grande,

    Sheila

    ResponderExcluir
  48. Caro Woltony,

    tenho orado muito por vc e pelas crianças, para que Deus lhes dê um rumo sem a Luciana. Acho que ele já está fazendo isso. Realmente, fiquei muito triste com o fim dessa história. Contudo, como vc mesmo falou, a Luciana conseguiu transformar tudo isso em uma corrente de amor e amizade, jamais vista por mim. Reli cada post desse blog e pude constatar o exemplo de força, fé e amor que ela, como vc, nos deram durante esse período. A gente não entende os desígnios de Deus (conversei isso com a Paloma e o Max a respeito do porquê com a Luciana, e nós não entendiamos). Talvez, a missão dela aqui tenha sido essa, de ter nos deixado tanta mensagem de fé, esperança e amor, de ter sido essa pessoa tão maravilhosa, apesar de não tê-la conhecido pessoalmente. Por meio do blog, consegui aprender tanta coisa com ela. PORQUE VC NÃO TRANSFORMA A HISTÓRIA DA LU E DESSE BLOG NUM LIVRO?
    Imagino a saudade que vc está sentido, pois eu, sem tê-la conhecido, sinto saudade. Mas, nada como o tempo. Fica com Deus! Genara - amiga da Paloma

    ResponderExcluir
  49. http://burrochora.blogspot.com/
    Fiz uma homenagem a vocês no blog acima...
    Não sei escrever bem mas tentei resumir os acontecimentos...

    felicidades

    ResponderExcluir
  50. Wolt,
    Não sei nem por onde começar a escrever...
    Uma sensação estranha, presumo o que você deve estar sentindo, meu amigo.
    Mas seja forte, assim como a Lú foi tantas e tantas vezes. Lembre-se "Deus te quer sorrindo". Ainda que os fatos te causem tristeza, Ele sempre vai te querer sorrindo. E ela também! Lá do céu, o nosso novo anjinho te quer sorrindo, com certeza.
    Sorrindo, principalmente, pelas duas preciosidades que você têm e que precisam muito desse super pai!
    Sei que a distância não facilita as coisas, mas quero que saiba que estou aqui pro que precisar. Quero muito conhecer a Helena e ver como o Pedro está.
    Fiquei sabendo que a missa de sétimo dia foi linda. No mesmo dia, fui a uma missa aqui no Rio, com a Débora (minha irmã) e rezamos muito pela Lulú e por você.
    Gostei muito da sugestão da Genara, sobre você escrever um livro. Pode ser uma boa experiência...
    Seja forte, meu amigo! Estamos todos com você, aliás, com vocês!
    Um beijo grande e que Papai do Céu ilumine sempre seus caminhos,
    Bibs

    ResponderExcluir
  51. Woltony, Pedro e Helena,


    Sei que esse momento foi totalmente inesperado em seus projetos e sonhos. Sem duvida, momentos novos virão, nos quais certamente a Luciana estará em suas lembranças, o que trará uma alegria enorme, por ter tido a oportunidade de conviver, sonhar e compartilhar a vida com uma pessoa inacreditavelmente maravilhosa como a Lú. Além disso, Pedro e Helena... trazem memórias, gestos e pensamentos que a tornam presente a todo momento. Sei que agora não há palavras que possam amenizar a saudade que certamente estão sentindo, mas tenham certeza que Deus esteve e continua com vcs em todos os momentos. E que, sem dúvida, os olhos Dele estarão de forma especial sobre vcs, pois esse era o desejo da Lú, que Deus irá cumprir. Estou orando por vcs!

    Que Deus continue os abençoando a cada momento e renove suas forças a cada nova manhã...

    Vanessa e João Calebe

    ResponderExcluir
  52. Woltony,

    Me lembrei da Luciana hoje!!
    E vc e as crianças estão bem??
    Tenho Fé que com o consolo, conforto de Deus e ajuda da sua familia e da familia da Lú, você terá força para superar esse momento de tribulação que você vem enfrentando.
    Foi bom saber que a Luciana tinha uma marido que o tempo todo estava ao lado dela tanto forças no momento que ela mais precisava.

    bjoos e fiquem c/ Deus,
    Pedro, Helena,Woltony e familia.

    Rose/Interfarma

    ResponderExcluir