domingo, 18 de julho de 2010

Meu céu se chama Luciana...

Oi amigos,

Desculpa não ter escrito antes, mas agora já estamos devidamente instalados e ambientados aqui em Fortaleza. Graças a Deus fizemos uma ótima viagem.

O Pedrinho fez um sucesso no avião. Eu cheguei até a pensar que ele iria dormir a viagem toda mas que nada...ele logo fez amizade com um casal de irmãos que estavam no banco de trás e veio brincando o tempo todo! Isso para não falar de quando ele chegou aqui minha tia! A gente só conseguiu “acalmá-lo” por volta de 01h30min da madrugada, tamanha a alegria dele brincando com a Amanda (minha afilhada).

Os dias por aqui tem sido ótimos e acho que o Pedro é quem está mais aproveitando. Ontem fomos para a casa do meu primo Junior e ele brincou bastante com os primos. Correu, jogou bola, pescou (mais ou menos..rsrsr), mostrou os seus dotes musicais e encantou a todos. Nem preciso dizer que ele chegou mais do que cansado em casa. Hoje ele tomou banho de piscina e brincou bastante...agora ele está animado para amanhã, pois devemos ir à praia.


Ver todo mundo junto, principalmente em volta do Pedro me deixa muito alegre e contente. Quando olho para ele e para a Helena vejo uma essência da Luciana presente, uma essência da nossa união. Tê-los na minha vida é uma grande dádiva, algo que eu agradeço a Deus sempre. Não posso negar que tenho pensado muito sobre essa nova situação de ser pai e mãe ao mesmo tempo e sinto um grande frio na barriga, pois eu e a Luciana sempre combinamos em tudo e tê-la ao meu lado me dava segurança para qualquer coisa, inclusive para cuidar das crianças.


Essa viagem para mim está sendo uma situação totalmente nova. A saudade só tem aumentado, independentemente do lugar... acho que se estivesse em Brasília ou em qualquer outro lugar, seria do mesmo jeito. Tenho lido um pouco sobre o luto, sobre a saudade quando se perde quem se ama. Uma frase me marcou nessas minhas leituras. Ela diz que a saudade de quem você ama é como se fosse o céu...não importa onde você esteja, ele sempre estará lá. Achei perfeita essa descrição! Tem lugares que me lembram mais a Luciana, mas isso não quer dizer que um lugar que eu nunca estive com ela eu também não sinta a sua falta. Ela era como o céu...estava sempre presente na minha vida, independente do lugar, da hora...


Hoje faz três semanas que ela partiu e a minha cabeça ainda parece rodar quando penso em tudo. Existem muitas lembranças dolorosas, principalmente algumas relacionadas aos últimos dias no hospital, às convulsões e a outros sintomas que ela vinha sentindo, porém a quantidade de lembranças boas são infinitamente maiores. É engraçado que eu às vezes me pego olhando as nossas fotos, das várias viagens que fizemos e penso que graças a Deus cada momento foi bem vivido...mas Deus sabe o quanto eu gostaria de viver um pouco mais disso tudo ao lado dela! Em cada lugar que eu passo, em cada restaurante que eu vejo um casal conversando, trocando carinhos, de ver um casal passando filtro solar um no outro eu lembro da minha alma gêmea, daquela que Deus permitiu que eu conhecesse em 1993 no Colégio Militar de Brasília e que se tornou o grande amor da minha vida!


Tenho lido vários livros e esse tem sido um dos meus passatempos por aqui. Futuramente escrevo um pouco sobre eles, mas alguns que eu já li e recomendo são: Em busca de sentido, do Viktor Frankl e Anatomia de uma dor, do CS Lewis. Esse último fala justamente sobre o período de luto que o autor passou após a sua esposa morrer de câncer. É desse livro a frase que escrevi acima sobre o céu.


Amigos, desejo uma ótima semana para todos. Fiquem com Deus e que Ele continue abençoando sempre todos vocês.


Um grande abraço,

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

31 comentários:

  1. Olá

    A vida segue! Ter obrigações e apoio nesses tempos de mudanças indesejáveis é excelente, faz com que o tempo seja preenchido de forma mais leve e te leva a diante, no ritmo da vida.
    Tenha sempre a Luciana presente, assim como o céu, da maneira perfeita que o livro explicou.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Wolty,

    Pra voces aqui na Terra, o show tem que continuar:) E Helena e Pedro sao os protagonistas mais fofos :D (Alias queremos mais fotos deles, a Helena deve estar super diferente agora que ela esta maiorzinha) A Saudades nunca vai deijar de existir, porque pessoas especiais em nossas vidas sempre serao lembradas. Acho que a saudade muda, ela tem estagios, mas ela nao passa.

    Eh bom ver que voce tem perspectivas. Ja disse, mas digo de novo: te admiro muito!!!
    Que Deus continue ta dando forcas todos os dias para continuar sua jornada.

    Ah, esteremos sempre aqui para te apoiar. Saiba disso.

    Beijao,

    Priscila (Alemaha)

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te abençoe nesta jornada...
    Fico muito feliz de ver você sempre com seus filhos!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA WOLTONY,
    QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO RENOVE SUAS ESPERANÇAS A CADA DIA. FIQUEM COM DEUS

    SOLANGE

    ResponderExcluir
  5. Oi Woltony,

    Que bom que os livros o ajudam nesta tentativa de superação da dor. A saudade aumenta e aperta mas suas lembranças maravilhosas da Luciana sempre o acalentarão.

    Sei que a dor é mesma onde estiver, mas poder estar aí com sua família em outra cidade é muito benéfico. Quando eu morava no Rio e ao passar por algum problema, a primeira coisa que fazia era ir à praia, sentar na areia, fechar os olhos, sentir o vento e o cheiro do mar...isso me dava muita paz e força para encontrar novos caminhos. Faça isso...sinta a Luciana com todos seus sentidos e de uma forma diferente você terá seus momentos com ela.

    Um grande abraço para você, seus filhotes e toda sua família!

    Carol Porto Xavier

    ResponderExcluir
  6. Oi Woltony, não nos conhecemos e eu cheguei ao blog depois de saber por uma amiga, seguidora, que a sua Luciana havia desencarnado. Escrevo para dizer que sou de Fortaleza, e espero que a estada de vcs aqui seja de fortalecimento para a nova fase da jornada, agora com a Luciana no plano espiritual. Fico admirada com a sua força, parabéns. Que Deus abençoe sua família.

    ResponderExcluir
  7. Wolty, obrigada pelas dicas de livros. Estou passando pelo meu luto, por ter perdido minha mae a tres meses, vitima tb de cancer, que a levou em apenas 3 meses. Vou presentear meu pai com um desses livros, pois tudo o que vc relatou no seu post, ele relata para mim, ao ter perdido sua companheira de 45 anos. Uma vez li uma frase que dizia: So tem saudades quem ama!! E assim como eu amava a minha mae, vc tb amava e ama a Luciana, e portanto, nos dois sentimos muita saudades daquelas que se foram. Fique com Deus. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Woltony estava querendo ajudar a Juliana o site dela http://www.lutandocontraocancer.com.br/home_1.html. Você poderia contar a situação dela e sei que tem muita gente que te segue e podemos agora tentar ajudar a nossa mais nova amiga... Escrevi sobre ela no meu blog http://burrochora.blogspot.com/.
    Felicidades

    Patricia

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!!!

    Nossa, nunva vi um conceito mais apropriado para a saudade, é exatamente assim que eu sinto. Em qualquer lugar que eu vá, a saudade continua ali latente em minha vida.
    Fico feliz que vocês têm aproveitado e eu sei quão difícl é ter que ser pai e mãe.
    Meu cunhado deixou a Maria Eduarda conosco, continua vendo-a sempre, mas nós que somos os "responsáveis" por ela, assim como minha irmã me pediu, para que eu cuidasse dela e assim tenho feito, mas não é fácil, pois existe a interferência de todos na sua criação e isso não é fácil.
    Quando chega perto do aniversário dela, é muito ruim ter que decidir sozinha, o tema, o local, a comida, os convidados, nossa é um pesadelo, mas enfim, tenho que fazer e no fim dá tudo certo, a gente vai se acostumando aos poucos com as situaçõs, é inevitável.
    Você tem uma família grande(a sua e a da Luciana) e vão te auxiliar sempre, sei que você dará conta de criá-los muito bem, não será fácil,pois, às vezes, precisamso tanto da "aprovação" daquela pessoa, ou até mesmo uma palavra, mas temos que decidir só.
    Você é forte e corajoso e vocês serão ainda muito felizes...

    Bjão e ótimo descanso para vocês!!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!

    Aprecie as leituras, eu já li os dois livros, são profundos e falam muito conosco em situações difíceis, estamos orando sempre por vocês, apreveitem a viagem também!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Caro Woltony,

    Foi uma tristeza para mim e para Clarice, saber do falecimento da Luciana.
    Cheguei a pensar o que seria de mim se Deus chamar a Clarice para si... Eu confesso que teria uma adaptação nada fácil em relação a "soberania de Deus", expressão que usamos em nossas orações por vocês (você, o Pedro, a helena e seus familiares). Entender que Deus chama pessoas para si, ao ponto de levá-las fisicamente, é algo que nossa compreensão custa a adaptar-se. Muitos amigos e familiares de Enoque (Genesis 5:4) com certeza não compreenderam o sumiço dele! Parece que Deus leva pessoas preparadas para si... Quando eu lia as cartas de Luciana neste BLOG, percebi o amadureci emento das coisas que Deus anseia em ver nas pessoas, uma "fé cega" que negocia, apenas aguarda a esperança da vontade de Deus em nossas vidas.
    Continuamos orando por àquilo que já vemos estar presente em ti, fé e esperança nessa nova configuração de vida, junto com Helena e Pedro. Queremos conhecê-los hein! Vê se aparece por aqui.

    Ernani de Floripa.

    ResponderExcluir
  12. Woltony, como já te disse uma vez em um dos comentários, quando a saudade apertar muito, junte seus dois filhos, frutos desse enorme amor, e abrace-os de uma só vez! Vc,certamente, estará abraçando a sua eterna Luciana.
    Fique com Deus e aproveite todos os momentos junto dos pequenos e saiba que Deus há de te guiar e te dar forças pra seguir em frente. bjs

    ResponderExcluir
  13. Quando visitei o seu blog pela primeira vez, fiquei muito emocionada, queria conhecer um pouco desta história de vocês e comecei aler desde o começo, quando tudo começou e senti uma enorme tristeza quando soube que a Luciana havia morrido, ela realmente foi um exemplo para todos que reclamam muitas vezes de pequenas coisas e não dão valor a vida.
    Realmente ela ficará na memória mesmo daqueles que não tiveram a oportunidade conhece-la pessoalmente.
    Eu sei que o período que está passando não deve ser fácil, mas tenha certeza que a Luciana irá ajuda-lo mesmo de longe com as crianças...
    Um forte abraço fraterno
    Carla

    ResponderExcluir
  14. Woltony,

    Passo aqui mais uma vez para te parabenizar com relação as suas atitudes diante de tanta dor!!!
    Não posso sequer imaginar o que vc tem passado...As crianças são ainda inocentes e ainda não tem noção dos acontecidos...mais quando tiverem vão com certeza aceitar pois vc tem agido sabiamente na condução desses fatos!!!!
    Aproveite esses momentos com a família ao máximo...Da nossa vida só guardamos as boas recordações!!!!
    Um abraço grande pra vc as crianças a família e um bj eterno pra Luciana...vcs já fazem parte da minha vida, me orgulho de poder compartilhar com vcs esses momentos!!!

    ResponderExcluir
  15. Querido Woltony,

    Que emoção! Fiquei extremamente emocionada com tamanho relato do seu amor...e o que marca é o encontro desse amor, a vivência desse amor, parecia que vocês sentiam o que ia acontecer, pois os momentos vividos foram vividos intensamente, momentos únicos e eternos enquanto duraram. Esse é o verdadeiro amor, o amor entre almas gêmeas.

    E a sabedoria do Nosso Criador é tão grande que ele primeiro permitiu que Luciana gerasse duas vidas, para que você pudesse suportar sua falta, e com os encantos inocentes de crianças, naturalmente, irão te ajudar a 'superar' essa enorme perda.

    Fique com Deus.

    Um grande beijo
    Lígia Amaral

    ResponderExcluir
  16. Woltony,

    A vida segue e Deus está no comando.

    Parabéns pela força e devoção!

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  17. querido Woltony,

    Imagino que a cada dia a saudade aumente cada vez mais, e que os desafios pela frente serão grandes, mas confio que Jesus estará com vc por onde quer quer andares e te dará a sabedoria que necessitas. Cotinuamos firmes em oração por vc, nosso amigo querido!!!!!!!!
    bjs carinhosos
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  18. Olá, não conhecia o blog. Em visita a um blog vi a blogueira falando sobre este e resolvi dá uma olhada. Tenho certeza que onde a Luciana estiver, estará muito orgulhosa da tua força e carinho. Que Papai do céu abençõe toda sua família.

    ResponderExcluir
  19. Woltony, imagino o tamanho da sua saudade, pois até quem não conheceu a Luciana pessoalmente está sentindo saudades. Sei que você será um grande pai sempre, pois Deus está contigo.

    Fique com Deus!

    Kátia (Brasília)

    ResponderExcluir
  20. Meu querido amigo,
    Suas palavras sempre me emocionam! Sua forma de falar da Luciana, seu amor por ela, enfim! Tudo isso me toca profundamente!
    Aproveite sua viagem com seus filhos! Embora minha querida amiga não esteja aqui fisicamente, sua luz permanece viva em nós! Especialmente em vc e com vc...
    Sinto que vc conseguirá superar esse momento inicial de saudade e dor, não esquecendo tudo, mas conseguindo lidar com seus sentimentos para continuar a viver sua vida plenamente!
    Fica com Deus, sempre! Um super beijo!

    ResponderExcluir
  21. Lindas e sábias palavras como sempre!

    Vcs continuam em minhas orações! Obrigada por tanto ensinamento Woltony!

    Abraços!! Ah e reforço a torcida por fotos dos pimpolhos lindos!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Wolty!!

    Saudades de voce!! Desculpa eu ter demorado tanto para escrever, mas e que eu to viajando e internet aqui ta meio complicado. Tenho lido seus posts rapidamente, e agora eu sentei um pouco pois queria te escrever!!

    Estou super feliz que voce ta em Salvador, e que a saudade e as memorias que voce tem da Lu, sao como se ela tivesse somente ido a algum lugar, mas que a qualquer momento ela poderia voltar.

    Eu tenho essa mesma impressao. E como se tudo fosse um sonho, e que quando a gente acordar, ela vai estar la, linda, sorrindo e viva!

    Acho que voce e a Luciana eram tao perfeitos juntos, que voce vai cuidar do PEdro e da Helena, exatamente como se ela estivesse ai com voces. Eu acho que voce ja sabe, em certas situacoes, o que ela faria, como ela pensava, entao nao se preocupe, pois eu tenho certeza que ela vai te ajudar de alguma forma! :)

    Estou com saudades! E estou ansiosa por fotos da Helena e do Pedro! Ainda quero ver a Helena dando gargalhadas e o PEdro fazendo os show particulares dele!

    Deus te abencoe Wolty, estamos orando muito por voces! Hoje e Sempre!

    Te amamos!

    Eliane e Georgi.

    ResponderExcluir
  23. Olá Woltony!

    Acabo de ler um emeio lindo e corri pra cá, pois lembrei imediatamente de vocês!
    Trata-se de um relato de um oncopediatra que narra a história de um anjo que passou em sua vida e que lhe deu o mais lindo conceito de saudade que ele já havia ouvido.
    Este anjo de 11 anos e calejado por 2 anos de quimioterapia e etc. parece entender claramente porque Deus a concedeu este desafio e diz que quando Ele a quiser em sua morada verdadeira a sua mãe sentirá muita saudade sua, mas não há motivo para tristeza, pois segundo ela, SAUDADE, É O AMOR QUE FICA!

    Pois bem, acredito que este amor é como o céu, infinito!
    Por isso ele nunca será apagado, pois assim foi o desenho de Deus para sua vida. E tenho certeza que com toda a fé e discernimento que vc tem saberá conduzir sua família pelo melhor dos caminhos, aliado às lições que a Luciana lhe deixou!

    Fique em paz!

    Thais e Santos

    ResponderExcluir
  24. Olá Woltony,

    Eu soube da doença da Luciana em fevereiro, quando a Helena nasceu (minha cunhada é amiga da Michele. Sua irmã?). Na época eu estava de licença maternidade e cheia de atribulações com meu bebê, cheguei a começar a ler o blogue, mas acabei não conseguindo continuar, pois meu bebê teve alguns probleminhas (nada grave). Porém, eu sempre lembrava da Luciana e me perguntava como ela estava, e sempre pedia a Deus por ela. Um dia, do nada, recebi um e-mail falando da morte da Luciana. Na mesma hora relacionei a Luciana do e-mail à do blogue e fiquei muito, muito triste.
    Então resolvi ler o blogue de vocês desde o início e fiquei maravilhada com a força do amor de vocês e com a leveza com que a Luciana escrevia sobre a doença dela, confeço que gostava mais de ler os posts escritos por ela. A história dela me fez refletir muito sobre como é bom ter um amor, ter filhos e estar vivo, aprendi muito com a dor e com o amor de vocês.
    Mas o que eu queria falar mesmo, é que faz algum tempo, li um blogue de uma moça que havia perdido o marido quando estava no sétimo mês de gravidez (vítima de um ataque fulminante do coração aos 37 anos) e que havia começado a escrever o blogue para que o filho pudesse, no futuro, pudesse ter uma referência do pai. Ela escrevia tudo, relatava fatos ocorridos no relacionamento e colocava muitas fotos, achei tão lindo a preocupação dela em manter a imagem do pai viva para o filho. Agora não me lembro mais o endereço do blogue, mas vou tentar encontrar para mandar para você (acho que vai te ajudar um pouco, ela fala muito da saudade). Queria sugerir que você fizesse o mesmo, contasse histórias legais sobre o relacionamento de vocês, colocasse fotos, falasse do tamanho do seu amor (o que você já faz bastante) e fizesse desse blogue (tão querido pela Luciana) um canal de ligação entre um mãe amorosa e seus lindos filhos. Acho que isso vai te ajudar com a saudade e deixará seus filhos muitos felizes no futuro, por poderem saber como foi a mamãe deles. A ligação entre mãe e filho é eterna e nada acaba com ela, nem mesmo a morte, o amor é muito maior que tudo isso, mas o tempo pode deixar a imagem da mãe distante (não deixe isso acontecer).
    Que Deus ilumine sua vida e sua família.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  25. Olá Woltony,

    Acabei de achar o endereço do blog do qual te falei é http://parafrancisco.blogspot.com/, quando puder, ler um pouquinho, acho que vai te fazer bem.
    Um abraço,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  26. Woltony, aproveite essses dias, descanse e curta seu preciosos filhos.
    bj grande e que Deus abençoe vocês.

    Clarissa Marzullo.

    ResponderExcluir
  27. Nossa sem palavras para expressar...

    Tão lindo esse amor de vocês tão puro e verdadeiro, é de Deus.

    DEus te abençõe sempre e te dê muita força.

    bj grande
    leticia

    ResponderExcluir
  28. E muito bom ver seus filhos bem ao seu lado...Forças sempre Woltony, você e um guerreiro.Conte com os amigos.
    Temos certeza que a Luciana, nos braços do Senhor, tem muito orgulho de ver você cuidar e amar tanto seus filhos...E uma benção de Deus essas crianças.Abraços,Adriana e Alerrandro

    ResponderExcluir
  29. Bom dia meu amigo. Que período difícil tem passado! Mas em cada linha que escreveu é visto a força que Deus tem lhe dado. Recebeu uma família muito linda para cuidar e que as bençãos do Senhor esteja nessa linda família.
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Meu amigo! Qdo precisar, estou aqui. Um xeiro

    ResponderExcluir
  31. Olá, querido Wolt,

    Estou muito feliz em saber que a viagem está sendo proveitosa. Imagino o quanto o Pedrinho deve estar se divertindo!

    Eu também viajei nesta semana; estou na Alemanha. Eu e minha mae viemos ficar com a Luana porque ela perdeu o seu bebezinho, com 5 meses e uma semana de gravidez. Nossa, é uma dor tao grande... É incrível como já amamos tanto alguém que sequer conhecemos. Consegui entender ainda mais o esforco de voces para que a pequena Helena viesse ao mundo.

    Na verdade, pensei muito em voce durante todo este processo da perda do meu sobrinho; como é difícil lidar com a dor da perda; nao há palavras que possam diminuir o sofrimento de quem está vivendo o luto. Apenas nos resta demonstrar o amor e o carinho que sentimos por ela. Pena que só vi o seu post depois de chegar aqui; caso contrário, teria trazido um dos livros que voce recomendou para a Luana.

    Beijo grande,

    Paloma

    ResponderExcluir