segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semana de exames

Oi amigos,


Essa semana promete ser uma semana bem agitada. Além das coisas que fazemos no dia a dia, amanhã a Luciana fará um novo hemograma, para ver se ela já se recuperou da anemia, das plaquetas e da sua imunidade e na quarta feira ela fará um novo PET/CT, para avaliar se o tumor está regredindo ou não. Até hoje a Luciana fez dois exames desse tipo: um quando descobrimos o câncer e outro uns 40 dias depois para avaliar as primeiras drogas usadas. A partir daí ela só fez tomografias, pois eram mais simples de serem feitas e mostravam as informações que os médicos queriam ver. Só explicando um pouquinho, o PET/CT é a união de dois exames, uma tomografia normal e uma tomografia por emissão de pósitrons, onde é injetada uma solução radioativa de flúor glicosado. Como o tumor se alimenta principalmente de glicose, o aparelho consegue captar todas as áreas onde existe um consumo muito grande de glicose (dá para ver que açúcar não é uma coisa boa mesmo né?). Essas áreas são onde provavelmente existem células com câncer.

A Luciana continua se sentindo muito cansada e com muitas dores no corpo. A tosse também a deixa muito cansada, muitas vezes atrapalhando o seu sono. Ela tem feito fisioterapia motora e respiratória três vezes por semana. O fisioterapeuta avalia que o pulmão direito dela (onde está o câncer primário) está mais aberto e ventilando melhor. Para quem não lembra, quando voltamos de São Paulo esse pulmão estava todo fechado. Porém à medida que ela faz fisioterapia, a secreção se movimenta e ela começa a tossir mais. Ela tem sentido também muito enjôo e não está se alimentando muito bem. A gente fica criando mil e uma coisas para ver o que ela consegue comer. Quando ela sinaliza que poderia comer algo, logo todo mundo se movimenta para providenciar. Qualquer coisa que ela comer é lucro.

A Helena continua cada dia mais fofa. Como não conseguimos pesá-la esse fim de semana, provavelmente amanhã a levaremos ao pediatra e também ao longo dessa semana ela fará um novo exame de sangue, para avaliar principalmente se ela ainda está com anemia. Estamos torcendo que ela não esteja anêmica e que também não precise fazer nenhuma transfusão de sangue. Tadinha, só de pensar ela com um acesso venoso e recebendo uma bolsinha de sangue dá um aperto no peito.

O Pedrinho está cada dia mais fofo e aprontando todas. É incrível como ele gosta de imitar todo mundo! Quando estamos em casa, eu sempre pergunto se a Luciana está se sentindo bem e se ela quer alguma coisa. Esses dias ele chegou bem pertinho da Luciana e falou: “Mamãe, tá tu bem?”, ou seja, “Mamãe, está tudo bem?”, e depois complementou, “Qué coisa?”, traduzindo, “Quer alguma coisa?”. Eu acho que ele está treinando para ser o homem da casa! Isso sem falar que quando a Luciana está fazendo fisioterapia ele fica em volta, só para imitá-la depois!

Em um dos posts anteriores a gente havia comentado que iria começar uma nova pessoa conosco. Pois é, não deu certo. Isso sempre parece uma novela na nossa vida e agora estamos meio que descansando desse assunto. Talvez também a babá do Pedro saia, mas ainda não está confirmado. É incrível como sempre pode acontecer uma coisa nova quando estamos menos esperando, mas estamos tentando não nos preocupar mais do que o necessário e pedindo a Deus que nos dê paz no coração e nos auxilie nesses assuntos domésticos.

Conversando com uma médica esses dias, ela comentou que essa luta que estamos passando não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma corrida de fundo. Uma corrida de fundo onde a gente não sabe qual a distância total a ser percorrida! Apesar do que, ainda bem que é assim, pois assim o que resta é nos preocupar em viver da melhor forma possível cada dia. Numa corrida de fundo um dos maiores perigos é desanimar, sentir que você não está agüentando e que as suas forças serão insuficientes para chegar até o final. Nessa corrida continuamos pedindo firmemente a Deus que nos anime, que nos carregue quando estivermos cansados e que permita que cheguemos com vitória na linha de chegada, com a cura da Luciana.

Salmos 37:3-5

Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás
alimentado.
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu
coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

Amigos, novamente agradeço todo o carinho e todas as mensagens recebidas. Peço a Deus que proteja cada um, nos seus desafios e nas lutas diárias e que o nosso bom Deus continue a iluminá-los e protegê-los.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

PS: Só a título informativo, esse é o post número 100 do blog! Obrigado a todos por nos acompanharem nessa batalha, pois todos vocês fazem parte hoje das nossas vidas!

17 comentários:

  1. "O laço que une a sua família verdadeira não é de sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro." Richard Bach

    (Renato, Cris e Mariana)

    ResponderExcluir
  2. olá queridos,

    Que Deus abençoe a semana de vcs e tenhamos ótimas notícias para compartilharmos, tanto da Lú qto da Helena. Permanecemos em orações porque Deus escuta e responde todas elas. Ainda bem que vcs tem um suporte familiar maravilhoso para enfrentar esta luta, isto realmente faz a diferença. Sabemos que Deus cuida do necessário e cuidará de cada um.
    Estamos aqui para o que precisarem!!!!!!
    bjs no coração
    Anne, Beto, Bebeto e Sofia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meninos lindos!

    Desejo que nesse dia friamente ensolarado vcs tenham paz, tranquilidade e confiança para viverem nos braços do Pai todos os desafios e conquistas.

    Tenham um dia abençoado e feliz.

    Estarei orando por vocês. Sempre.

    Da minha janela vejo o céu azul. Lá embaixo pessoas indo e vindo agasalhadas, encolhidas, enfim, certamente arrepiadas!

    Beijos,

    Vivian Antunes.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia família amada do Senhor!!!

    Que bom que vocês estão vivendo um dia após outro, pois é isso que Deus quer de nós.Ele disse em sua palavra pra nãonos preocupar com o amanhã, como o que comer ou vestir, por que se Ele cuida até dos pássaros que dirá de nós.Então vamos descansa rno Senhor, colocar sobre Ele todas as nossas ansiedades e preocupações...
    E Ele tem cuidado, às vezes,não enxergamos os livramentos do Senhor, mas são tantos e todos os dias e Ele tem visto a luta de vocês e com certeza a vitória chegará.
    Em relação à empregada,não se preocupem vocês não são os únicos a sofrerem com este problema, já sofri muito principalmente na época em que mais precisamos, quando minha irmã ficou doente, minha sobrinha recém nascida e minha mãe operada, foi uma luta tão grande e levei sozinha, pois as empregadas me deram muita dor de cabeça, mas no fim deu tudo certo.
    Vamos orar pedindo a Deus que aja nesta área também e mande um anjo d'Ele para ajudá-los e vai dar tudo certo.
    Imagino o Pedrinho deve estar muito fofo, pois a Duda também está uma coisa fofa, mas também muito sapeca, quando quer alguma coisa me chama de titiazinha com todo chamego, pode??Já sabe como conseguir o que quer,rs,rs...
    Estou orando muito a Deus pedindo que ele retire essas dores da Luciana e que os exames tragam respostas positivas, tanto da Lu quanto da Helena, vai dar tudo certo eu profetizo em nome de Jesus!!!

    Saúde e paz!!!!

    Abraços,

    Débora.

    ResponderExcluir
  5. Amados primos,

    que saudade enorme de vocês!!! Estou um pouco ausente, mas vocês estão diariamente em minhas orações!!!

    Que Deus dê a vocês muiiita força para que vocês logo cruzem a linha de chegada vitoriosos!!!

    Amo muito vocês!!!

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  6. Queridos,

    Vou indicar uma pessoa para trabalhar para vocês. Ela cuidou da minha vó durante 7 anos e minha vó era portadora de Mal de Parkison. Como minha vó faleceu, ela esta sem trabalhar agora. Ela cuidava da minha vó como um bebe. O nome dela é DEBORA TEL: 3624-6315 e 9149-5834. Espero ter ajudado.

    Fiquem com DEUS.

    FLAVINHA

    ResponderExcluir
  7. Queridos amigos,
    Não temos dúvida de que muito mais do que o esforço físico o que leva ao sucesso em uma maratona é a atitude. É pensar tão somente na passada que se está dando sem levantar a cabeça para ver o quanto ainda falta. A mente é bem mais forte do que acreditamos e do que sabemos.
    Muito obrigado pelo blog, muito obrigado por nos permitir estar lado a lado com vocês nesta maratona.
    Que Deus os ilumine muito e lhes dê força para perseverar.
    Um grande beijo,
    Com amor,
    Candy e Aisha

    ResponderExcluir
  8. oie!!

    Passei só para deixar um super beijo para os quatro! Amo muito todos vocês e que Deus possa continuar realizando a obra Dele nas nossas vidas!
    Beijo Grande
    Michelle

    ResponderExcluir
  9. Oi Woltony e Luciana!!
    Eu sou a doida que encontrou o Woltony no hospital Santa Lucia, e deu um abraco no woltony dizendo que ele não me conhecia mas eu era amiga de coracão de vcs!!!kkk e sou mesmo!! continuo rezando e torcendo muito por vcs!! beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá queridos!

    Mesmo sem estar registrando mensagens, estou vibrando sempre, com amor e esperança em Deus, em vocês.
    A Helena está linda! Que Deus a abençoe em sua jornada.
    Luciana, querida, mesmo sem entendermos a razão de tanto sofrimento, sempre nos colocamos nas mãos Dele, o Pai que não abandona nenhuma de suas ovelhas...
    Confie...Confie...
    O meu pensamento sempre se dirige a vocês com carinho e afeto.
    Um grande e saudoso abraço
    Tia Rosita

    ResponderExcluir
  11. Lú... todos os dias venho ao seu blog saber de mais noticias!! me coração sempre estara com você!!
    beijos enorme para essa familia abençoada!!
    Cy.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, família abençoada!
    Mais do que sempre, sintam: DEUS OS TÊM EM SEU COLO! Sempre...
    Continuamos em orações pela cura total de Luciana. Paz e Bem!
    Com emoção,
    Thays Lacerda.

    ResponderExcluir
  13. Olá Luciana e woltony,
    Estamos felizes com as notícias, de certa forma são boas, e a cada dia, uma notícia boa nos anima muito. Felizes pelo desenvolvimento da Helena e por tudo que Deus tem feito na vida de vocês.
    Continuamos sempre em oração e desejando muita paz, saúde, força e fé.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Lu Linda!

    Estou sem tempo, entao so passei pra te falar que nos estamos orando por voce e em nome de Jesus as celulas cancerigenas tao morrendo e sua cura esta a caminho. Eu imagino como voce deve estar anciosa e apreensiva com tudo isso, mas estamos orando muito a Deus pra te dar paz, paz de espirito, tranquilidade e te ajudar a entregar tudo nas maos DELE pq a vontade dele e boa perfeita e agradavel.

    Eu sei que eu ja escrevi isso tantas vezes, mas e algo realmente importante e que voce jamais deve esquecer.

    NOSSO PAI TE AMA, INFINITAMENTE E ELE QUER O MELHOR PRA VOCE!

    Tudo vai dar certo linda. Ha please! voce precisa se alimentar bem! isso e fundamental pra sua recuperao! comeca a se imaginar sentada no banco do parque com a Helena o Pedro e o Wolty brincando e voce tomando sorvete! Ai voce se anima mais e come ;)


    Te amamos linda! TANTO!

    Que nosso Pai esteja com voces, te fortalecendo, acalmando, e derramando o amor infinito que so ELE pode nos dar sobre a vida de voces!

    "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coracao humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam!"

    TE AMAMOS;


    Eliane e Georgi :)

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!!
    Continuamos orando ao Senhor.
    Amo vcs,bjus a todos.

    ResponderExcluir
  16. Oi gente!!!! Pelo visto vcs estão é preparados pra uma maratona ou quem sabe um iron man essa luta de vcs não é pra qualquer um não!!!!
    Já ouviram dizer que Deus só dá a Cruz conforme a capacidade que a pessoa tem de carregar???
    Então, ele sabe que vcs tem condição e sairão vencedoras nessa guerra que muitas vezes é desigual mais cada dia mais vcs juntarão forças pra vencer, e a gente aqui torcendo cada dia mais!!!!!
    Um bj grande e depois coloquem mais fotos daquela "fofura" pra gente ver!!!!
    Um bj grande e muita força e perseverança sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Luciana e Woltony

    Pedimos a Deus que a Luciana esteja se sentindo melhor, com mais disposição para se alimentar, e, a cada dia, superando etapas em direção a cura completa.
    Desejamos a vocês muita fé, muito amor, e muita alegria e brincadeiras com o Pedro e a Helena.

    Beijos,
    Vania e Fernando

    ResponderExcluir