sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sem você...

Oi amigos,


Hoje vou começar o post falando sobre os nossos dois filhos, nossos queridos Pedro e Helena. Esses dias tenho procurado ficar um pouco mais de tempo com eles, especialmente com a Helena, porém tenho sempre a sensação de não conseguir passar o bastante. Acho que qualquer tempo seria insuficiente, pois os dois são altamente “viciantes”. Falando hoje com o Mateus, ele mesmo comentou que sair de casa é uma missão difícil, pois os olhinhos e o sorriso da Helena funcionam como um imã!

A Helena está indo muito bem, muito esperta e atenta a tudo. Hoje a Tia Márcia fez um passeio pela quadra com ela e a levou para fazer o controle de peso. A Helena sempre teve o peso um pouco baixo, até por conta da prematuridade, e hoje ela está um pouco acima do limite inferior de peso para a idade dela. O pediatra agora vem acompanhando quanto ela está ganhando em média por dia e ela está indo bem. Nos últimos tempos ela tem mamado um pouco melhor e estamos confiantes que isso será só uma fase e que logo não teremos mais preocupação.

O Pedrinho pegou um resfriado esses dias, muito em virtude das mudanças de temperatura entre Fortaleza e Brasília. Apesar disso, ele continua brincando, correndo, fazendo os seus shows e, como diz o ditado, conversando mais do que o homem da cobra. Ontem o levamos para o pediatra e o mesmo ficou muito satisfeito com o desenvolvimento do fanfarrão. É engraçado que uma coisa que sempre temos que ficar atentos para o Pedro e para a Helena é o peso, porém no caso do Pedro é o excesso de peso! Não posso negar que o fanfarrão não seja bom de garfo...ele adora comer e não tem medo de experimentar. A saída então é fazer muito exercício e graças a isso e ao fato que ele cresceu bem nos últimos meses ele não está gordinho. Hoje eu fui fazer compras no verdurão e ele adorou me ajudar a escolher o cheiro verde e o manjericão. Duro foi fazer ele parar de destruir o couve-flor!

Eu não sei se cheguei a comentar aqui no blog mas desde o ano passado que eu não estou trabalhando. Apesar disso eu tenho sempre que sair para resolver algumas coisas e aí eu falo para o Pedro que eu vou trabalhar, até mesmo porque eu quero acostumá-lo a ver que o pai dele sai mas volta para casa. No início ele reclamou e chorou um pouco, mas agora está mais conformado. Tanto está mais conformado que fica dizendo para os brinquedos que vai trabalhar! Aí ele pega, sai do quarto e logo em seguida volta dizendo que já trabalhou...como é bom se divertir com essas histórias!

Falando agora um pouco de mim, hoje eu me lembrei de uma música do Raul Seixas que dizia assim: “Para o mundo que eu quero descer!”. Felizmente ou infelizmente o mundo não pára. Querendo ou não existem coisas para resolver, burocracias para tratar, cuidar das crianças, arrumar o novo apartamento e por mais que essas coisas sejam muitas vezes pesadas de serem feitas, a impressão que dá é que tudo isso faz parte de um plano maior, algo que eu não posso compreender mas que por alguma razão me ajudará nesse momento tão difícil.
Apesar da Luciana ter partido, a certeza que Deus sempre a amou tanto contrapõe a dor de perdê-la. É como se Deus tivesse chamado alguém que sempre foi dEle e não minha. O problema é que isso dói e dói muito. A saudade cada dia aumenta e a solidão se apresenta como um grande abismo na minha frente. Tudo faz lembrar a Luciana e mesmo as músicas que ela não conhecia hoje parecem que são nossas músicas! Eu me pego no carro cantando músicas que sei que ela nem chegou a ouvir porém a sensação é que sempre foram nossas. Uma delas é uma música do Victor e Leo (por conta do Pedrinho, agora virei fã deles) chamada sem você:
Sem Você
Victor e Leo
http://www.youtube.com/watch?v=NqR9i0ww8tc&feature=channel
Composição: Victor Chaves

Nas incertezas de um caminho que é tão doído
Sem você eu já me encontrava tão sozinho
Antes de adeus você dizer
Na magoa de um sonho que acabou
Dia a dia sentia você partir
Sem rumo, perdido vou ficando aqui

(Refrão)
Sem você, sem você
Nem o tempo me faz companhia
Não me arranca essa agonia de viver
Sem você, sem você
O silêncio dessas horas frias são palavras que não sei
dizer
Ainda amo você.

Nas incertezas de um caminho que é tão doído
Sem você eu já me encontrava tão sozinho
Antes de adeus você dizer
Na magoa de um sonho que acabou
Dia a dia sentia você partir
Sem rumo, perdido vou ficando aqui

(Refrão)
Sem você, sem você
Nem o tempo me faz companhia
Não me arranca essa agonia de viver
Sem você, sem você
O silêncio dessas horas frias são palavras que não sei
dizer ainda amo você

Sem você, sem você
Nem o tempo me faz companhia
Não me arranca essa agonia de viver
Sem você, sem você
O silêncio dessas horas frias são palavras que não sei
dizer
Ainda amo você.


Amigos, vou ficando por aqui! Obrigado por estarem sempre conosco e saibam que todos vocês sempre foram muito queridos pela Luciana.

Um grande beijo,

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

terça-feira, 27 de julho de 2010

Um mês sem a Luciana

Oi amigos,


Como vocês devem saber, hoje faz um mês que a minha, que a nossa querida Luciana partiu. Ainda parece mentira que isso aconteceu, ainda parece que a qualquer momento eu vou encontrá-la ou que ainda existe alguma coisa mais a ser feita.

Hoje foi um dia especialmente difícil. Não sei se por conta dos 30 dias ou se seria difícil de qualquer maneira, independente da data. Ao longo desse mês tudo sempre lembrou a Luciana, mas hoje a lembrança foi acompanhada de uma saudade dolorida. Os lugares por onde a gente passava, a nossa casa, os nossos costumes e as nossas conversas....ah, como eu sinto saudade das nossas conversas. Se alguém me perguntasse se existe algo da nossa vida que eu mais tenha saudade eu dificilmente conseguiria responder, mas com certeza as nossas conversas estariam entre as candidatas a melhor resposta. O papo entre eu e a Luciana nunca tinha fim! Constantemente ficávamos conversando até altas horas da noite simplesmente e só parávamos por que tínhamos que acordar cedo no outro dia! A Luciana sempre falava que antes de mim ela conseguir dormir cedo, mas depois que a gente se conheceu ela nunca mais dormiu antes de meia noite! E o engraçado é que sempre foi assim, mesmo na época em que nós nos conhecemos, ainda alunos do Colégio Militar de Brasília. Ficávamos horas conversando debaixo do bloco e depois ainda continuávamos ao telefone. E não posso negar que já ficava imaginando o dia seguinte quando a gente se encontraria no colégio...

Eu não sei todos sabem, mas sem querer entrar em muitos detalhes, eu e Luciana nos conhecemos no ano de 1993, quando estudávamos juntos no primeiro ano do segundo grau do Colégio Militar de Brasília. Em 1996 eu fui fazer faculdade em Campinas e a Luciana ficou em Brasília, sendo que namoramos cinco anos e meio a distancia. Voltei para Brasília em 2001 e em 2005 nós nos casamos. Qualquer dia eu posso contar um pouco mais da nossa história e de cada período ao longo desses 17 anos.

Falando um pouquinho dos nossos tesouros, o Pedro e a Helena estão bem, graças a Deus. É incrível com a Helena está cada dia mais esperta...é lindo ver ela dando verdadeiras gargalhadas! O Pedrinho está sempre muito esperto. Esses dias ele mais uma vez me surpreendeu. Lá em Fortaleza, ele foi com a minha mãe em uma loja e logo se tornou a sensação entre as vendedoras. Como ele adorou um biscoitinho que estavam servindo, a gerente encomendou uma caixa para ele! Ontem ele estava comendo esse biscoito e aí eu falei para ele que não era para ele comer mais e que ele voltaria a comer só no outro dia (ele já tinha comido muito biscoito...rsrsr). Ele parou, pensou e falou assim: “Papai, a moça da loja deu o biscoito para mim (apontando para ele)!” Pode um negócio desses? Parecia que ele estava dizendo que o biscoito era dele e que não era para eu me meter no biscoito dele! Imagina quando ele se juntar com a irmã hein?

Essa semana eu devo começar a ajeitar as coisas no novo apartamento e talvez até semana que vem a gente se mude. O apartamento ficou muito bonito e toda vez que eu entro lá eu penso em como a Luciana olharia para ele, que “toques” ela daria, onde ela colocaria os porta retratos ou mesmo se ela mudaria algum móvel de lugar. Claro que eu nunca vou conseguir fazer igual ela fazia, mas é interessante fazer esse exercício pois várias vezes a gente passava horas pensando na decoração da nossa casa...

Antes de me despedir, queria só comentar algo que aconteceu comigo ontem. Estava lá no cemitério, por volta do fim da tarde, e confesso que não estava muito bem. Pensava um pouco em Deus e em tudo o que aconteceu. Um funcionário de lá, ao me ver ,se aproximou e me entregou um marcador de página com os seguintes versículos:

João 3:16-17

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porquanto Deus
enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo
fosse salvo por ele.
João 11:25-26

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que
morra, viverá;
e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês
isto?


Achei muito carinhoso e lembrei de que em vários momentos, enquanto estávamos no hospital, quando menos esperávamos aparecia alguém com uma mensagem de conforto que parecia que Deus estava usando aquela pessoa para falar conosco. Será se não aconteceu a mesma coisa ontem comigo?

Amigos, fiquem com Deus e que Ele possa sempre abençoar a vida de cada um de vocês.

Um grande abraço,

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

domingo, 25 de julho de 2010

De Tia Márcia para Luciana

Oi amigos,


Já estamos novamente em Brasília. Chegamos ontem e hoje o dia ainda foi um pouco de ressaca da viagem. O Pedrinho ainda está em ritmo de férias...dormindo tarde e acordando tarde. Amanhã ele volta às aulas, mas considerando a hora em que ele foi dormir eu acho que as aulas só irão começar na terça feira...rsrsr

O post de hoje é muito especial pois a gente colocou algumas fotos de páginas de scrapbook que a Tia Márcia fez pensando na Luciana. Como ela mesma me escreveu “Esta é uma das maneiras de declarar meu amor pela minha filha”. Os scrapbooks da Tia Márcia são lindos e retratam com sensibilidade diversos momentos das nossas vidas. Acho que imagens valem mais do que palavras nessa hora.












Gostaria de pedir desculpas por não ter podido encontrar com alguns amigos do blog lá em Fortaleza. Acabou que ficamos muito envolvidos com os programas em família, mas gostaria muito de ter a oportunidade de encontrá-los em nova oportunidade.

Desculpa não escrever muito nesse post de hoje. Não sei, mas voltei muito mais sensível...parece que o pouco da ferida que cicatrizou foi arrancado e agora ela dói mais do que antes. Hoje em especial não tenho palavras.
Um grande beijo a todos e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Paizinhos, parabéns pelos seus 35 anos de casado!

Oi amigos,

Ontem foi dia de festa aqui em Fortaleza. Os meus pais estão comemorando 35 anos de casamento. Legal né? Para comemorar, a minha tia ofereceu a eles um jantar e boa parte da nossa família veio para celebrarmos juntos essa data tão especial.

Como eu havia comentado na ocasião do aniversário de casamento da Tia Márcia e do Mateus, nessas ocasiões não tem como não lembrar da minha amada Luciana e no nosso casamento. Como eu gostaria de poder envelhecer ao lado dela, de construir uma vida a dois de modo a ver os nossos filhos crescerem, poder ver os nossos netos e envelhecer ao lado daquela que sempre foi a inspiração para a minha vida. De qualquer forma, nada apaga tudo o que vivemos e nada poderá diminuir as coisas maravilhosas pelas quais passamos.

Por aqui está tudo indo bem, especialmente com o Pedrinho. Nossa, como ele está aproveitando tudo! Foi lindo vê-lo brincando na praia! Eu até pensei que ele poderia estranhar, pois a primeira vez que ele foi à praia ele tinha somente 6 meses de idade e eu e a Luciana achamos o máximo vê-lo todo empolgadinho. Agora ele corre na areia, pula as ondas e até dá bronca quando as ondas querem derrubá-lo... pode um negócio desses? Na quarta fomos ao Beach Park (parque aquático aqui em Fortaleza) e foi uma festa só. Ele não queria parar de brincar! Ele corria, escorregava nos toboáguas de crianças e brincava muito com os primos. Dava muito gosto de ver. Eu sempre pensava que seria muito bom se a Luciana pudesse ver o rostinho do nosso amado filho aproveitando tudo aquilo.

Ontem a Helena fez um novo exame de sangue e graças a Deus deu tudo bem. A Tia Márcia falou que durante o exame ela chorou tanto, tadinha...chorou tanto que a Luana, que estava junto, não agüentou e caiu no choro também! Eu estou super feliz do exame ter dado tudo ok e mal posso esperar para chegar em Brasília e ver aquele rostinho lindo. Estou morrendo de saudades daqueles olhinhos lindos.

A saudade da Luciana se faz sempre presente e em todo lugar que eu estou eu sinto ela cada vez mais forte, ela sempre ao meu lado. Volta e meia eu entro no e-mail dela para verificar se chegou algo importante e me dá um aperto tão forte no coração...saber que ela não olhará mais aquelas mensagens me destrói por dentro.

Esses dias eu li que a pergunta certa a se fazer não é saber o porquê disso tudo ter acontecido, mas sim para quê tudo isso aconteceu. Isso é algo que eu ainda não consigo responder, mas peço a Deus ser digno dessa empreitada. Em um dos livros que eu comentei, o autor Viktor Frankl faz uma citação do Dostoievski que diz assim: “Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento.” Engraçado que na hora que eu li eu pensei na minha situação e foi como se alguém pudesse ler o que se passava na minha cabeça. Peço a Deus ser digno de tudo o que vem acontecendo nas nossas vidas.

Enquanto estou aqui a minha cabeça fervilha de idéias, mas parece que me sinto paralisado para realizá-las. No livro do CS Lewis ele comenta que quando você está em luto você sente uma preguiça, uma vontade de não fazer nada. Não posso dizer que isso não seja verdade...fico num conflito entre tantas idéias surgindo na minha cabeça e ao mesmo tempo uma falta de ânimo para realizá-las. Aos poucos tenho procurado me chegar perto de Deus, pois sei que qualquer coisa que eu for realizar, se Deus não estiver comigo tal iniciativa será inútil.

Amigos, fiquem com Deus. Amo todos vocês, do fundo do meu coração.

Um grande abraço,

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

domingo, 18 de julho de 2010

Meu céu se chama Luciana...

Oi amigos,

Desculpa não ter escrito antes, mas agora já estamos devidamente instalados e ambientados aqui em Fortaleza. Graças a Deus fizemos uma ótima viagem.

O Pedrinho fez um sucesso no avião. Eu cheguei até a pensar que ele iria dormir a viagem toda mas que nada...ele logo fez amizade com um casal de irmãos que estavam no banco de trás e veio brincando o tempo todo! Isso para não falar de quando ele chegou aqui minha tia! A gente só conseguiu “acalmá-lo” por volta de 01h30min da madrugada, tamanha a alegria dele brincando com a Amanda (minha afilhada).

Os dias por aqui tem sido ótimos e acho que o Pedro é quem está mais aproveitando. Ontem fomos para a casa do meu primo Junior e ele brincou bastante com os primos. Correu, jogou bola, pescou (mais ou menos..rsrsr), mostrou os seus dotes musicais e encantou a todos. Nem preciso dizer que ele chegou mais do que cansado em casa. Hoje ele tomou banho de piscina e brincou bastante...agora ele está animado para amanhã, pois devemos ir à praia.


Ver todo mundo junto, principalmente em volta do Pedro me deixa muito alegre e contente. Quando olho para ele e para a Helena vejo uma essência da Luciana presente, uma essência da nossa união. Tê-los na minha vida é uma grande dádiva, algo que eu agradeço a Deus sempre. Não posso negar que tenho pensado muito sobre essa nova situação de ser pai e mãe ao mesmo tempo e sinto um grande frio na barriga, pois eu e a Luciana sempre combinamos em tudo e tê-la ao meu lado me dava segurança para qualquer coisa, inclusive para cuidar das crianças.


Essa viagem para mim está sendo uma situação totalmente nova. A saudade só tem aumentado, independentemente do lugar... acho que se estivesse em Brasília ou em qualquer outro lugar, seria do mesmo jeito. Tenho lido um pouco sobre o luto, sobre a saudade quando se perde quem se ama. Uma frase me marcou nessas minhas leituras. Ela diz que a saudade de quem você ama é como se fosse o céu...não importa onde você esteja, ele sempre estará lá. Achei perfeita essa descrição! Tem lugares que me lembram mais a Luciana, mas isso não quer dizer que um lugar que eu nunca estive com ela eu também não sinta a sua falta. Ela era como o céu...estava sempre presente na minha vida, independente do lugar, da hora...


Hoje faz três semanas que ela partiu e a minha cabeça ainda parece rodar quando penso em tudo. Existem muitas lembranças dolorosas, principalmente algumas relacionadas aos últimos dias no hospital, às convulsões e a outros sintomas que ela vinha sentindo, porém a quantidade de lembranças boas são infinitamente maiores. É engraçado que eu às vezes me pego olhando as nossas fotos, das várias viagens que fizemos e penso que graças a Deus cada momento foi bem vivido...mas Deus sabe o quanto eu gostaria de viver um pouco mais disso tudo ao lado dela! Em cada lugar que eu passo, em cada restaurante que eu vejo um casal conversando, trocando carinhos, de ver um casal passando filtro solar um no outro eu lembro da minha alma gêmea, daquela que Deus permitiu que eu conhecesse em 1993 no Colégio Militar de Brasília e que se tornou o grande amor da minha vida!


Tenho lido vários livros e esse tem sido um dos meus passatempos por aqui. Futuramente escrevo um pouco sobre eles, mas alguns que eu já li e recomendo são: Em busca de sentido, do Viktor Frankl e Anatomia de uma dor, do CS Lewis. Esse último fala justamente sobre o período de luto que o autor passou após a sua esposa morrer de câncer. É desse livro a frase que escrevi acima sobre o céu.


Amigos, desejo uma ótima semana para todos. Fiquem com Deus e que Ele continue abençoando sempre todos vocês.


Um grande abraço,

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Obrigado Deus pela nossa família...

Oi amigos,


Amanhã viajamos para Fortaleza. Estão todos bem animados, mas quem está mais empolgado é o Pedro. É bonitinho porque ele não tem ainda uma noção de tempo, então toda vez que a gente fala sobre a viagem ele sempre pergunta: “Vamos hoje?”. Amanhã finalmente a pergunta dele vai ganhar uma resposta afirmativa!

Hoje eu fiquei muito contente pois pude ir com a Tia Márcia para a consulta da Helena com o pediatra. Isso para mim tem um significado muito grande, pois sinto que eu e a Helena estamos nos aproximando, estreitando os nossos laços e aos pouquinhos pretendo ser mais presente na vida dela. Eu fiquei muito contente com a consulta, pois a Helena está indo muito bem. O seu desenvolvimento neurológico e motor está muito bom, surpreendendo o pediatra em várias coisas. O que ainda não está 100% é o peso dela, pois ela poderia tomar um pouquinho mais de leite do que o que ela vem tomando. A Tia Márcia é super presente e faz todos os esforços para que ela mame o máximo possível. O médico acha que agora também é uma nova fase e que as coisas serão um pouco mais calmas, principalmente em relação a viagens. Como ele falou, agora estamos de volta à base. Ele passou alguns exames e daqui a duas semanas faremos uma nova medida do peso dela.

No fim da consulta eu aproveitei e falei um pouco sobre o Pedro e sobre essa questão da Luciana. Apesar de rápida, foi ótima a conversa pois uma coisa que ele falou, e que eu tenho como certeza no meu coração, é que o lugar da Luciana como mãe é intocável. Outra coisa que ele falou é que graças a Deus a gente tem uma família muito unida e que isso é super importante para que ele não se sinta inseguro, sendo que ele vai precisar de referenciais femininos na vida dele, que no nosso caso serão feitos pelas mulheres da família (Tia Márcia, minha mãe, a Dinda Luana, a tia Michelle e a tia Dani). Na hora eu senti uma alegria muito grande pela família que Deus nos deu e sei que a Luciana também se sente mais tranqüila por saber da nossa união, principalmente agora em torno do Pedro e da Helena.

É difícil definir em poucas palavras como todos nós estamos, mas uma coisa podemos dizer: a saudade é grande e parece não diminuir. A toda hora nós nos pegamos falando dela, não com tristeza, mas numa alegria com sombra de nostalgia. Às vezes nos pegamos falando dela como se nada tivesse acontecido, como se ela também fosse morar no novo apartamento ou como se fosse possível ligar para ela e escutar a sua voz. É uma lacuna que nada pode substituir.

Não sei se já comentei, mas nos últimos dias tenho ido a uma psicóloga e a mesma me recomendou alguns livros. Além desses, eu comprei outros que achei adequados ao momento. De uma forma geral está sendo muito bom me dedicar a essas leituras, pois muita coisa agora precisa ser reconstruída, muita coisa precisa ganhar um novo sentido. Qualquer dia eu converso um pouco mais sobre isso...

Esses dias em Fortaleza eu pretendo continuar atualizando o blog normalmente. Uma coisa que está sendo muito boa para mim é poder continuar aqui, escrevendo os posts. Sinto que é algo que a Luciana gostaria que eu fizesse, afinal de contas o carinho que ela tinha pelo blog era muito bonito de se ver.

Amigos, obrigado por todas as mensagens! Pretendo voltar a colocar algumas fotinhas, pois quem conheceu a Luciana sabe o tanto que ela gostava de fotos e como ela fazia questão de colocar de vez em quando algumas por aqui.

Um abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

domingo, 11 de julho de 2010

Como a vida é maravilhosa enquanto você está no mundo

Oi amigos,

Estou muito contente de poder estar aqui mais um dia, compartilhando com vocês um pouquinho da nossa vida. Espero que vocês tenham tido uma ótima semana e do fundo do coração desejo que essa semana que comece seja muito abençoada por Deus.

Nos últimos dias eu fiquei muito envolvido resolvendo algumas burocracias necessárias. Sei que ainda faltam várias coisas, mas existiam algumas mais urgentes, principalmente aquelas relacionadas ao plano de saúde e ao trabalho da Luciana. Como eu ainda não consegui resolver tudo, amanhã (segunda) eu ainda passarei um tempinho correndo atrás de documentos. Não posso dizer que ficar resolvendo isso seja uma coisa agradável de fazer. Ter que ficar “lembrando” a toda hora que a Luciana partiu é algo muito doloroso e a cada vez eu pego a certidão de óbito, parece que é de outra pessoa que eu estou falando. Enfim, uma coisa eu peço é que Deus me ajude em todas as coisas, sejam elas pequenas ou grandes.

Eu sou muito ligado a datas e nesse fim de semana ocorreram três datas importantes. A primeira é que hoje faz duas semanas que a Luciana partiu. Esses dias eu li um livro onde o autor, passando por uma situação de stress, fala que os dias passam mais rápido que as semanas. Engraçado porque hoje eu pensei nisso. Meus Deus, já faz duas semanas e eu ainda não consigo acreditar em tudo isso! Ainda tenho a sensação que vou voltar e encontrar com ela ou então que vou pegar o telefone e escutar a sua doce voz. A segunda é que ontem eu e a Luciana faríamos 4 anos e 10 meses de casado. Como a gente já comentou, a cada dia 10 a gente comemorava mais um mês de casados e mesmo no hospital essa data nunca passava em branco. Não posso dizer que lembro de todas as comemorações, mas lembro muito dos primeiros meses de casado, quando a gente sempre dava um jeito de comemorar (ainda que a grana estivesse curta...rsrsr).

A outra data é que hoje, dia 11 de julho, a Tia Márcia e o Mateus estão comemorando 34 anos de casados. Muito legal né? A Luciana sempre falava com muito orgulho do casamento deles e da cumplicidade entre a Tia Márcia e o Mateus. Eu fico muito feliz em ter tantos exemplos de casamentos duradouros e felizes ao meu lado pois eu sempre fui um defensor do casamento. Antes de casarmos, várias pessoas chegaram para a gente e falavam de um forma um pouco depreciativa, as vezes em tons de brincadeira sobre os problemas conjugais. Mas um dia um colega de trabalho, ao saber que eu casaria, chegou para mim e falou que o casamento era melhor coisa que tinha e que quando viessem os filhos o que era bom ficaria melhor. Nossa, eu só conseguia falar que era isso em que eu acreditava, que era isso que eu tinha no meu coração! E a Luciana pensava da mesma forma e a gente se entusiasmava em organizar cada preparativo do casamento, em cuidar de cada detalhe. A gente sempre falava que ambos havíamos nascido para casar e que Deus havia sido muito bom em permitir que a gente se encontrasse e se apaixonasse. Não vou contar aqui todos os detalhes mas o nosso casamento foi um casamento lindo, um verdadeiro casamento dos sonhos. Não posso dizer que não fico triste em pensar que eu e Luciana não pudemos viver o nosso sonho de comemorarmos vários aniversários de casamentos...difícil não chorar ao pensar nisso. A Luciana sempre foi mais do que esposa, mais do que amiga...ela sempre foi o que me completava em tudo. Aliás, ela não só me completava, mas ampliava todos os meus horizontes. Eu sempre falava que ela era um instrumento de Deus para falar comigo.

As crianças estão ótimas, graças a Deus. A Helena está cada dia mais risonha e hoje fui presenteado com várias gargalhadas dela. O Pedrinho hoje fez um showzinho para ela com o seu violão. É tão bonitinho ver o carinho que ele tem por ela... toda hora ele fica beijando a cabecinha dela e fazendo carinho.

Esses dias tenho escutado várias músicas que eu e a Luciana gostávamos. Eu sempre gravava uns CDs para ela com as músicas prediletas (pelo menos as prediletas daquele mês..rsrsrs). Ao mesmo tempo que dá saudade é bom lembrar os momentos em que a gente passeava de carro escutando essas canções. A gente brincava dizendo que a Luciana era movida a música e em 17 anos deu para a gente colecionar várias músicas juntos. Uma delas, que a gente já deixou aqui, é a Your Song, do Elton John. O refrão diz assim:

And you can tell everybody this is your song
It may be quite simple but now that it's done
I hope you don't mind
I hope you don't mind that I put down in words
How wonderful life is while you're in the world

Traduzindo

você poderá contar para todo o mundo que esta é sua canção
Talvez ela seja bastante simples, mas agora que está terminada
Eu espero que você não se importe (bis)
Que eu tenha colocado em palavras
Como a vida é maravilhosa enquanto você está no mundo

Esse último verso não sai da minha cabeça, pois Luciana, como a vida é maravilhosa enquanto você está no mundo. E você sempre estará comigo meu amor.

Queria pedir desculpas pois não tenho respondido aos últimos e-mails recebidos, mas essa semana eu coloco tudo em dia!

Um grande abraço a todos! Amo vocês, do fundo do meu coração e sei que onde quer que a Luciana estiver, ela está muito agradecida por tudo o que vocês hoje representam para nós.

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Orgulho da minha querida esposa

Oi amigos,


Uma coisa que muita gente me perguntou era se eu continuaria a escrever o blog. Além dos avisos normais na semana passada (sobre horários e lugares) senti que faltava algo. Apesar da Luciana ter partido, o nome do blog continua lucianaewoltony e a nossa história continua viva e não acabou. Sinto que existem muitas coisas a fazer, apesar de não saber exatamente como realizá-las.

No último post eu havia comentado que iria a São Paulo para resolver algumas coisas. Pois bem, a viagem foi “recheada” de diversas emoções, muitas vezes conflitantes. Assim que chegamos ao aeroporto eu senti um frio na barriga, algo que quase me paralisava. Pensei: “Meus Deus, eu fiz isso aqui inúmeras vezes com a Luciana e agora eu estou aqui sem ela”. As lembranças ainda estavam à flor da pele, mas eu não esperava que fosse diferente. Na parte da manhã eu acompanhei o meu pai em alguns compromissos de trabalho e a tarde nós fomos ao hospital e ao hotel em que ficávamos.

Eu não sei se já comentei, mas durante esse ano nós passamos praticamente uns cinco meses em São Paulo, ou seja, vivemos muito lá do que aqui em Brasília. O hotel foi praticamente a nossa casa e não teve como não nos envolvermos com todos de lá. A gente mesmo brincava que todos já fazíamos parte da mesma família. Assim, foi uma emoção poder rever todo mundo. O carinho pela Luciana era algo latente em todos os comentários. O que eu mais eu ouvi foram os elogios ao seu sorriso constante, a forma com que tratava todo mundo e à sua beleza. Isso também se repetiu quando chegamos ao hospital, sendo que a diferença foi que lá a quantidade de “fãs” da Luciana era muito maior.

Uma das coisas que sempre me deu muito prazer foi falar da Luciana e para mim foi ótimo poder conversar com todo mundo sobre como a Luciana deixou uma marca na vida de todos. Conversei com as enfermeiras, com o pessoal da radioterapia, com o financeiro, com a equipe da recepção e até mesmo com os médicos e todos sempre realçavam a forma ímpar com que ela passou por todo esse processo, transformando em uma lição de vida toda essa luta. Como sempre eu me senti muito orgulhoso por ter uma pessoa como a Luciana ao meu lado e de ter sido o seu marido durante todo esse tempo. Eu poderia passar horas falando sobre todos os elogios que a Luciana recebeu porém isso eu acho que todos vocês já sabem...

Foi tudo um misto de saudades, alegria e muito orgulho da Luciana. Apesar de todo o sofrimento, nós passamos momentos muito bons lá no hospital, momentos de muita cumplicidade. Era engraçado, pois a Luciana até comentava que sentia falta de quando a gente não ia para o hospital. Todos sempre a tratavam com tanto carinho e dignidade que até esquecíamos do fator “hospital”. Apesar disso, foi difícil não chorar ao ver os lugares por onde a gente costumava passar.

As crianças estão cada dia mais lindas, cada dia mais especiais. A Helena continua com aquele olhar de quem está descobrindo o mundo e o Pedrinho cada dia está mais esperto e mais carinhoso. Eu sinto nele um grande amigo e companheiro, apesar de ter apenas dois aninhos. Ele volta e meia pergunta sobre a Luciana e eu vejo que ele sente muita saudade dela. Esses dias ele falou que ia pegar uma flor e iria dar para ela, assim que ela chegasse. Não tem como não ficar com o coração cortado...

Amigos, é engraçado mas nessa última semana um assunto tem aparecido na minha vida com alguma freqüência. Seja em e-mails, em conversas ou mesmo aqui no blog, temos recebidos várias sugestões para fazer um livro a partir do blog. Isso era algo que eu e a Luciana sempre comentávamos e ainda essa semana conversava com a Tia Márcia sobre esse projeto. Aliás, a minha cabeça está com vários projetos e estou pedindo a Deus que me dê tranqüilidade sobre a realização dos mesmos...com certeza compartilharei com vocês aqui, em momento oportuno.

Um outro projeto, dessa vez mais simples, é que estou pensando em viajar um pouco, passar alguns dias fora. Talvez eu vá para Fortaleza, passar alguns dias na casa da minha tia.

Teria vários outros assuntos para compartilhar, porém acho que não cabe tudo em um post só. Queria agradecer sempre, de todo o meu coração, por todo o carinho e orações de todos. Isso tem sido muito importante para superar esse momento onde a saudade da Luciana é imensa e dói no coração.

Romanos 8:38-39

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os
principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
nem a
altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do
amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Um grande abraço e fiquem com Deus.

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

domingo, 4 de julho de 2010

Uma semana de saudades

Oi amigos,

Hoje faz uma semana que a Luciana partiu e eu mal posso acreditar ainda em tudo o que aconteceu. Não dá para explicar como tem sido essa última semana...como explicar algo que ainda não caiu a ficha para você?

Ontem foi a missa de sétimo dia. A igreja estava lotada e foi reconfortante ver o carinho que todos têm pela Luciana. Foi uma missa especial e conseguimos colocar algumas músicas que ela gostava. A última música foi justamente a que deu origem ao nome dela, Cantiga por Luciana. Antes de terminar, eu falei algumas palavras e a Luana fez uma linda homenagem à nossa amada Luciana.

Amanhã (segunda-feira) eu estou indo para SP resolver algumas coisas que ficaram pendentes. O meu pai (que está sendo um super companheiro) vai comigo para me ajudar. Estou com um frio na barriga só de pensar em voltar ao hospital, em voltar ao hotel em que ficávamos...só de pensar aumenta o aperto que venho carregando no peito.

Muita gente tem perguntado das crianças. A Helena está cada dia mais linda e está com a minha sogra. O Pedro está cada dia mais esperto e está comigo aqui, na casa dos meus pais. Essa semana eu pretendo terminar de arrumar o apartamento e fazer a minha mudança. Esse novo apartamento é muito perto da minha sogra e a gente poderá ficar mais tempo juntos, principalmente o Pedro e a Helena.

O Pedro volta e meia pergunta da mamãe dele. Ele às vezes pergunta onde ela está, fala que quer falar com ela. Eu sempre respondo que agora a mamãe virou um anjinho e que está junto do Papai do Céu. Ele faz um cara de quem está entendendo e muda de assunto. No fundo eu acho que ele entende mais do que todo mundo.

Muita gente tem perguntado também como estou e eu não me preocupo com essa pergunta. Aliás, essa é uma pergunta que nem eu sei responder muito bem. A impressão que dá é que eu estou em vôo e não quero aterrisar...acho que só Deus e o tempo me ajudarão.

Eu gostaria de agradecer por todo o carinho que temos recebido de vocês. Gostaria de agradecer também a todos que foram ao velório e à missa de sétimo dia. Como a gente comentou ontem, a Luciana conseguiu transformar algo triste e doloroso em uma lição de vida e essa foi uma das suas marcas nesses últimos tempos. Ela era realmente surpreendente em tudo o que fazia.

Amigos, vou ficar por aqui...preciso dormir porque o vôo é bem cedo e não posso dizer que ultimamente as minhas noite tenham sido tranqüilas.

Um grande abraço a todos em fiquem com Deus.

Woltony, Luciana (eternamente), Pedro e Helena

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Missa de sétimo dia

Oi amigos,

O post de hoje é para informar o horário da missa de sétimo dia. A mesma será amanhã (sábado), dia 03 de Julho, às 16:00hs.
A missa será realizada na Igreja São Camilo de Lellis, localizada na 303sul/304sul.

Um grande abraço,

Woltony