segunda-feira, 31 de maio de 2010

Durmam com Deus meus filhos queridos.

Oi amigos,


Mais uma semana se inicia aqui em São Paulo, com direito a frio e chuva fina. Nós viemos para cá às pressas e não tivemos muito tempo de arrumar as nossas malas. Logo que chegamos tivemos que providenciar alguns casacos para nos proteger do frio. Como os taxistas daqui sempre comentam, em São Paulo você tem as quatro estações do ano em um dia só!

O nosso final de semana foi de altos e baixos. No sábado, a Luciana acordou com muitas dores na perna e uma dor no tórax, na altura do estômago. Como tínhamos que ir para o hospital fazer o exame de sangue, aproveitamos e passamos no Pronto Atendimento para ela ser avaliada por um médico. A Luciana fez uma bateria de exames e tomou várias medicações, tanto para dor quanto para enjôo. Os exames de sangue não mostraram nenhuma alteração significativa em relação aos anteriores (as plaquetas dela continuavam baixas) e algumas horas depois nós fomos liberados.

Graças a Deus, no domingo e hoje a Luciana não tem sentido dores, só muito enjôo mesmo. Hoje fomos ao hospital e o hemograma se manteve novamente estável. Com esse resultado, provavelmente o médico fará a segunda aplicação da quimio amanhã.

Essa quimio é aplicada semanalmente e é composta por duas drogas. Uma delas, a Luciana usou no início e depois aparentemente perdeu o efeito, ou seja, o tumor ficou resistente a ela. A segunda droga que está sendo usada é uma medicação importada e que tem a propriedade de fazer com o que o tumor volte a ficar sensível à primeira droga. Segundo o médico explicou, é como se você desse um tiro em um bandido e o acertasse. Na segunda vez que você vai atirar, o bandido aprende e coloca um colete a prova de balas (fica resistente aos seus tiros). O que essa droga faz é tirar o colete do bandido para que você volte a atirar. Após uns 40 dias do início da quimio a gente fará um novo exame que deverá mostrar como está a evolução do tratamento.

Falando um pouquinho dos nossos bebês, foi ótimo receber todos os comentários sobre as fotos da Helena e do Pedro. Isso nos deixou muito orgulhosos! Hoje eu comentava com a Luciana que como o amor pelos filhos cresce mesmo a gente estando longe...acho que é um mistura de amor e saudades que faz o nosso coração transbordar cada vez que pensamos nele. Hoje a minha mãe falou que o Pedrinho antes de dormir pegou o celular dela e falou assim: “Papai, te amo. Mamãe, te amo. Durmam com Deus!” Mal podemos esperar a hora para apertarmos a bochecha dos dois! Durmam com Deus também meus filhos queridos... nós amamos vocês!

Esse final de semana também teve momentos muito legais com alguns amigos. Enquanto estávamos no Pronto Atendimento, um amigo (aquele do restaurante) nos ligou e falou que pensou muito na Luciana e fez uma oração especialmente para ela. Ele passou lá no hospital unicamente para nos entregar e demonstrar o quanto estava torcendo pela recuperação dela. No domingo tivemos também a oportunidade de encontrarmos com alguns amigos e passar vários momentos agradáveis. Esses momentos são como pausas no meio de todo o tratamento e em todos eles sentimos a presença de Deus conosco.

Hoje estamos nos despedindo de Maio e parece que não faz nem um mês que a Helena nasceu. A nossa noção de tempo tem ficado um pouco bagunçada, mas uma coisa que temos sentido é que à medida que o tempo passa, sentimos uma presença maior de Deus. A fé e a confiança no amor infinito de Deus e de tudo o que seu filho Jesus fez por nós está cada dia mais presente no nosso íntimo.

1 Pedro 2:21-24

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em
vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,
o qual não
cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;
pois ele, quando
ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas
entregava-se àquele que julga retamente,
carregando ele mesmo em seu corpo,
sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados,
vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Um grande abraço e fiquem com Deus. Tenham uma ótima semana!

Beijos!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Retratos falam mais do que palavras

Oi amigos,


Hoje estou cumprindo uma dívida de longa data! Finalmente atualizei as fotos da Helena. Aproveitei e coloquei algumas fotos do aniversário da Luciana e, como no último dia 25 de maio a nossa princesinha completou 3 meses de idade, aproveitei e coloquei algumas fotos do seu “mesversário”. Como nessa data eu e a Luciana estávamos aqui em SP, fizemos uma comemoração virtual através do skype. Mesmo não sendo a mesma coisa, foi lindo ver todos os familiares reunidos, com a participação especial do Pedro e da Helena.
Aqui está o link para as fotos

Esse fim de semana ficaremos aqui em São Paulo mesmo. Como tem toda essa questão das plaquetas da Luciana estarem baixas e como na próxima terça feira ela tem uma nova sessão de quimioterapia, resolvemos ficar. Amanhã a Luciana fará um exame de sangue para termos um controle de como está o hemograma dela e, conforme for, verificar a necessidade de fazer alguma transfusão de hemácias ou plaquetas.

Em relação às dores da perna esquerda, as mesmas estão sendo controladas com remédios à base da morfina. Como a gente explicou no último post, infelizmente essas lesões não poderão ser tratadas agora pois existe uma preocupação muito grande com diminuição do nível de plaquetas da Luciana. Enquanto isso, a gente está usando uma medicação chamada Oxycontin para aliviar as dores e, quando elas aumentam, a gente usa a morfina mesmo.

Hoje a noite a Luciana fez a radioterapia para o pulmão. Essa radioterapia foi marcada pois o tumor estava invadindo uma área crítica no pulmão direito, que é onde o brônquio fonte que vem da traquéia se divide em três outros brônquios que vão para o três lobos pulmonares. O esquema dessa radioterapia foi desenhado para ser feito em uma aplicação só, então hoje exigiram um pouco mais da Luciana (que teve que ficar um bom tempo imobilizada, deitada com os braços para cima).

A Helena foi hoje fazer o seu controle de peso. A gente esperava que ela não ganhasse tanto peso, pois depois da vacina ela ficou um pouco enjoadinha para mamar, mas para a nossa surpresa ela foi super bem e já está com 3,575kg. Como vocês viram na foto, ela já está bem fofinha que dá vontade de apertar né?

Como a Luciana não está comendo muito bem, hoje eu resolvi levá-la a um restaurante na hora do almoço. Foi um daqueles momentos que a Luciana comenta que fazem a diferença no resto do dia. Quando estávamos olhando o cardápio, o dono do restaurante se aproximou e pediu permissão para falar um pouquinho conosco. Ele falou que hesitou um pouco mas sentia que tinha que conversar com a Luciana. Nesse tempo falamos sobre a importância de ter fé e de acreditar que com Deus a Luciana pode ser curada. Conversamos também sobre como o poder de Deus é muito maior que a medicina e no final ele desejou que tudo ficasse bem para a Luciana. Nós ficamos muito emocionados pois sentimos que Deus havia colocado aquele encontro no nosso dia. Era como se fosse uma forma dele dizer que estava junto da Luciana. Ele é o nosso refúgio em todas as horas.

João 6:67-69

Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe,
pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida
eterna.
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus
vivente.

Amigos, continuamos firmes pedindo a Deus que conceda a cura para a Luciana e temos sentido a cada dia que Ele se agrada com as orações dos seus filhos. Amamos muito vocês e saibam que cada mensagem deixada, seja por e-mail, sms ou no blog tem uma importância imensa para a Luciana.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mulheres da minha vida!

Olhem que lindas as mulheres da minha vida!!!



Oi amigos,


No último post a gente havia comentado que a Luciana estava sentindo muitas dores na perna. Essas dores surgiram no fim de semana e ela sentia mesmo quando estava deitada. Como as dores não passaram, mesmo aumentando os analgésicos, o médico resolveu pedir uma tomografia para avaliar a região da bacia e do fêmur esquerdo. Essa tomografia seria discutida com o oncologista e com o radioterapeuta para se definir o melhor tratamento.


Ontem foi o último dia da radioterapia para o ombro. Essa radioterapia foi o motivo inicial de termos vindo para São Paulo e era para tratar um gânglio que havia aumentado e estava pressionando um feixe de nervos (plexo braquial). Com o fim dessa radioterapia, as dores devem melhorar, pois o esperado é que o gânglio volte ao tamanho normal. Ao fim de cada tratamento, sempre temos uma consulta final com o radioterapeuta, e aproveitaríamos para conversar sobre a radioterapia no pulmão e sobre o tratamento para as lesões na bacia e fêmur esquerdo. Na consulta, o médico explicou que as lesões eram grandes e que era justificável que a Luciana estivesse sentindo as dores, devido à extensão das lesões, sendo que existiria também o risco de haver uma fratura ou fissura na região. Conversou também que iria conversar com o oncologista sobre o custo e o benefício de se fazer esse tratamento, pois um dos riscos é levar a Luciana a um quadro de anemia, uma vez que a radioterapia na bacia e fêmur compromete a medula óssea de umas das principais áreas produtores de célula do sangue. Como a Luciana já teve anemia e as plaquetas dela estavam bem baixas, o risco era que ela não tivesse uma reserva de medula para fazer as quimios. Após eles conversarem ficou decidido que será feita somente a radioterapia para desobstruir o pulmão direito. Em relação à bacia e ao fêmur esquerdo, assumiríamos o risco de não tratar e enquanto isso a Luciana pouparia o máximo a perna esquerda.


Em meio a todas essas discussões a Luciana começou a nova quimio ontem. Ela começou com uma dose um pouco menor, pois estava com as plaquetas baixas, e já começou também com a medicação que foi importada (Vorinostat). Essa quimioterapia é semanal e nessa primeira semana ela fará um controle de hemograma dia sim e dia não. Devido a esse controle, e como temos que observar essas dores nas pernas, devemos ficar por aqui em SP mais uma semana. Apesar da saudade dos nossos bebês ser imensa, preferimos não correr riscos e ter que retornar às pressas para São Paulo.


A tia Marcia levou a Helena para tomar as vacinas e ela teve um pouquinho de reação. Ela teve um pouco de febre, mas graças a Deus passou com antitérmico. Toda vez que nós ligamos para a casa da tia Márcia a gente escuta ela falando ao fundo... ela faz um barulhinhos que deixam a gente morrendo de vontade de colocá-la nos braços! Ela ontem fez três meses de idade...meu Deus, como passou rápido! Quando a gente olha para trás a gente relembra todos os momentos passados e o milagre de Deus salta novamente aos nossos olhos, por permitir que no meio de tantos riscos a nossa pequena grande Helena nascesse com toda a saúde e perfeição, aos olhos de Deus e aos olhos do homem.

O Pedrinho também continua um fofo. Esse fim de semana ele se divertiu no parquinho de diversões e adorou andar no carrinho de batida com o vovô Alteredinho. A novidade é que agora ele está avisando quando está fazendo cocô. O pessoal falou que ele diz assim: “Tá chegando!!!” Pode um negócio desse? Ai que saudade desses dois tesouros...

Ontem ficamos muito preocupados com todas essas questões, principalmente as relacionadas ao risco de fissura/fratura na perna esquerda. Como o médico comentou, nem sempre conseguimos tomar as decisões em um cenário ótimo e eles procuraram pesar o custo benefício de cada opção. Temos pedido a Deus que mostrasse o melhor caminho a ser tomado e se o que foi decidido é o melhor, confiamos que Ele nos sustentará ao longo dessa caminhada.


Estamos muito agradecidos por todas as iniciativas de orações e pedidos a favor da cura da Luciana. Cada dia temos uma tranqüilidade maior nos nossos corações em saber que Deus se agrada em ouvir os seus filhos e nesse sentido temos procurado não desanimar quando recebemos uma notícia ruim. Sabemos que Deus age no tempo certo e que Ele pede para nós continuarmos perseverando.


Salmo 1


Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no
caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, o
seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele
é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu
fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem
sucedido.
Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento
dispersa.
Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores,
na congregação dos justos.
Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o
caminho dos ímpios perecerá.


Meus amigos, fiquem com Deus e que todos os seus caminhos sejam sempre muito abençoados por Deus e por seu filho Jesus.

Um grande abraço,

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

domingo, 23 de maio de 2010

Entrega o teu caminho ao Senhor...

Oi amigos,


Mais uma semana e ainda estamos aqui em São Paulo. Desde o início da nova radioterapia várias coisas aconteceram que talvez prolonguem a nossa estadia aqui e nessa semana que começa teremos algumas definições.

Na sexta feira a Luciana começou a sentir muita falta de ar, acompanhada de algumas dores nas costas e na parte de baixo da costela. Por precaução, fomos ao hospital onde passaram uma nebulização e um analgésico um pouco mais forte. Uma reação comum a esses analgésicos a base de morfina é o enjôo e não é diferente com a Luciana. Tadinha, esse dia ela não conseguia comer nada de tanto enjôo. O médico depois conversou conosco que, de acordo com a tomografia feita na quinta, uma parte do pulmão direito havia fechado, daí a dificuldade de respirar e a dor. Eles pediram um novo exame de sangue que mostrou que a hemoglobina havia subido, porém as plaquetas ainda estavam em nível bem baixo, o que inviabilizaria uma nova quimio na sexta. Após tomar as medicações e fazermos a terceira sessão de radioterapia, a Luciana teve alta com a programação de amanhã fazer um novo exame de sangue e decidir a respeito da quimioterapia.

Como a tomografia mostrou uma área do pulmão que ficou fechada, o médico pediu para o radioterapeuta avaliar se era possível fazer uma radioterapia nessa região. Como essa área já foi irradiada, uma nova radioterapia torna-se complicada e amanhã devemos ter uma resposta do médico. Outra opção a ser considerada também é a braquiterapia. Nesse procedimento, uma “semente”, que é uma fonte de radiação, é colocada diretamente no tumor (no caso da Luciana, dentro do brônquio). Para fazer isso, será necessário internar a Luciana e fazer o procedimento em um local seguro, talvez um centro cirúrgico. Estamos orando para que a Luciana melhore a ponto disso não ser necessário. Como eu falei no início, existem várias questões que serão discutidas e decididas essas semana, por isso ainda não temos idéia de quanto tempo ficaremos em SP.

Hoje a Luciana acordou sentindo muitas dores para andar, dores na perna esquerda. Conversamos com o médico e o mesmo deve pedir um novo exame para avaliar como ficaram as metástases ósseas. Como medida paliativa, o mesmo sugeriu que aumentássemos a dose do analgésico.

Falando dos nossos bebes, amanhã a Helena tomará algumas vacinas. A vacinação dela ficou um pouco atrasadinha porque ela ainda era muito pequena e tinha acabado de sair de uma virose, mas amanhã ela já começará a pegar algumas “proteções”. A gente fica aqui em SP com o coração partido, porque participamos de todas as vacinas do Pedro e eu sempre procurava segurá-lo bem firme, para que ele sentisse que apesar de tudo e eu estava ali para protegê-lo. O que nos alivia é saber que a Helena está sendo super bem cuidada por todos, com todo amor e dedicação.

O Pedrinho continua fofo como sempre. Os meus pais todo dia contam alguma novidade dele e é lindo escutá-lo, ainda que ao telefone. Hoje ele disse assim: “Papai e mamãe, eu te amo!!!”. Hoje ele foi ao parque da cidade com o primo e brincaram bastante. Eu e a Luciana ficamos daqui só lembrando dos nossos dois anjinhos e pedindo a Deus que os guiem por todos os caminhos, tornando-os pessoas de bem.

Como comentamos, existem várias questões para essa semana e pouca certeza do que será feito. Eu e a Luciana temos procurado entregar cada um desses pontos para Deus, pois nos sentimos sem saber para onde ir. Temos orado também para que Deus aumente a nossa fé e que nos ajude cada vez mais a entregarmos a nossa vida como um todo para Ele, porque existem momentos que a angústia, o medo e a dúvida batem à nossa porta. Deus em tudo tem sido maravilhoso conosco, nos presenteando com vários mimos, desde encontros com pessoas muito especiais ou até mesmo termos a oportunidade de escutar no táxi uma música que faz parte da nossa história.

Continuo tomando a liberdade de pedir a todos pela saúde, pela recuperação, pela cura da Luciana. Eu penso sempre na benção que é ter a Luciana nas nossas vidas e imagino a oportunidade para o Pedro e para a Helena crescerem tendo uma mãe como a Luciana ao lado deles.

Salmo 118:13-16

Com força me impeliste para me fazeres cair, mas o Senhor me ajudou.
O Senhor
é a minha força e o meu cântico; tornou-se a minha salvação.
Nas tendas dos
justos há jubiloso cântico de vitória; a destra do Senhor faz proezas.
A destra do Senhor se exalta, a destra do Senhor faz proezas.
Salmo 37:5
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará

Um grande abraço a todos. Amo vocês!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Início da nova radioterapia

Oi amigos,


Ontem demos início a mais uma radioterapia. Uma das vantagens de estarmos aqui em São Paulo é que em um curto intervalo de tempo conseguimos fazer várias coisas para o tratamento da Luciana. Muito disso se deve ao fato que tudo o que precisamos resolver fazemos dentro do próprio hospital.

Após a consulta de segunda, ficou acertado que a Luciana faria a transfusão de duas bolsas de sangue na terça e na quarta feira (ontem) ela faria o planejamento da radioterapia e tomaria mais uma bolsa de sangue. Após a transfusão das duas bolsas na terça feira, já deu para notar uma melhora visível na forma como a Luciana andava e na diminuição das tonteiras. Amanhã iremos fazer um novo exame de sangue para verificar o efeito das três bolsas no nível de hemoglobina.

Ontem mesmo a Luciana fez o planejamento da radioterapia e deu início à primeira aplicação. Em relação às radioterapias anteriores, essa é um pouco mais simples, pois tratará de uma vez só todos os gânglios do lado do ombro direito dela. Como não envolve a cabeça, não será necessário fazer nenhuma máscara e os médicos tiveram o cuidado de delimitar a área a ser irradiada para não inflamar nenhum órgão de forma desnecessária. Serão ao todo cinco sessões, devendo acabar então na terça feira que vem.

Hoje a Luciana deverá fazer, além da segunda sessão de radioterapia, uma tomografia de tórax. Essa tomografia tem como objetivo avaliar como está o pulmão, uma vez que nesses próximos dias devemos dar início a uma nova quimioterapia e precisamos de uma imagem de comparação (estilo antes e depois). Essa nova quimioterapia usará uma droga que está sendo importada, e assim que a mesma chegar ao Brasil já poderemos dar início ao tratamento.

Nesses dois últimos dias a Luciana tem se sentido melhor e mais disposta. Ela tem conseguido andar com menos cansaço e, como a gente comentou antes, as tonturas diminuíram. Ela tem tomado também corticóides e remédios para dor, para prevenir qualquer efeito colateral da radioterapia. O apetite que ainda não está dos melhores, e qualquer refeição têm que ser feita com mais esforço do que com vontade de comer.

Nos últimos dias Deus tem colocado uma tranqüilidade maior em nossos corações. Tranqüilidade para os mais diversos assuntos, seja sobre o tratamento de saúde ou mesmo ficar longe de casa e dos nossos filhos. Muitas vezes alguns assuntos nos deixam mais inquietos do que outros, assuntos que se você colocar em uma balança de prioridades talvez não devessem nos incomodar e estamos buscando entregar todos os assuntos, todos mesmo, nas mão de Deus. Muitas coisas não saem da forma como gostaríamos e lidar com isso também tem sido um desafio. Quando eu paro e penso nisso eu vejo o quanto ainda temos que aumentar a nossa fé e repousar nos braços da misericórdia de Deus. Lendo a Bíblia esses dias eu li um versículo que me deixou muito feliz e reforçou a minha confiança em todas as promessas que Deus já colocou em nossas vidas.


Hebreus 13:8
Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.


Amigos, vou ficando por aqui. Amamos todos vocês de coração.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Adivinha onde estamos?

Oi amigos,


Estamos de volta a São Paulo. Sinceramente não pensamos que voltaríamos tão rápido para cá, mas em virtude dos últimos fatos tivemos que mudar os planos.

Como a gente comentou no último post, a Luciana estava sentindo muitas dores no ombro e no braço e o médico estava suspeitando que um gânglio pudesse estar crescendo, pressionando assim um conjunto de nervos que passam pelo ombro (plexo braquial). No sábado, dia do aniversário da Luciana, ela fez uma tomografia que confirmou a suspeita. Segundo a médica, um gânglio havia crescido pouca coisa, porém o suficiente para pressionar o plexo braquial e causar essas dores. Como as duas opções para tratamento seria fazer uma radioterapia na região ou então fazer uma pequena cirurgia para remover o gânglio, optamos por voltar para São Paulo e fazer o tratamento aqui.

Hoje tivemos a consulta com o oncologista clínico e amanhã teremos a consulta com o radioterapeuta. Na consulta de hoje o oncologista achou melhor fazer a radioterapia e também alterar o esquema de drogas que a Luciana vinha fazendo, pois houve aumento de alguns gânglios. Como essa nova droga está sendo importada, assim que ela chegar começará o novo esquema quimioterápico (a previsão de chegada é sexta feira). Na consulta de amanhã o radioterapeuta avaliará a área a ser irradiada e fará a programação da simulação e do tratamento em si. Amanhã então teremos idéia de quanto tempo levará o tratamento e quanto tempo ficaremos por aqui.

Esses dias a Luciana estava também se sentindo muito cansada e com muita tontura. Por várias vezes ela teve que se apoiar após levantar da cadeira ou sair do carro. O médico pediu um hemograma que mostrou que ela está com uma anemia mais acentuada. Assim, amanhã logo depois da consulta com o radioterapeuta, ela fará uma transfusão de duas ou três bolsas de sangue. Estamos com esperança que isso trará mais disposição e menos cansaço para ela. Hoje ela também está com muita dor no corpo e no ombro. Amanhã poderemos avaliar se o novo esquema de remédios está surtindo efeito.

Bem, mudando um pouco de assunto, vou contar um pouquinho como foi o fim de semana do aniversário da Luciana. No dia 15 de maio, dia do aniversário, ela não estava se sentindo muito bem. Além dela ter feito a tomografia de manhã, durante o dia ela ficou muito enjoada, sem se alimentar direito e sentindo muito cansaço. Mesmo se sentindo cansada, ela chamou a nossa família para cantar parabéns para ela. Pena não ter as fotos aqui em SP para postar. Foi bem especial ver todo mundo reunido e os nossos dois filhotes juntinhos. A Helena ficava prestando atenção em tudo enquanto o Pedro fazia os seus shows e tirava foto de todos. Detalhe: ele tirava a foto com a máquina ao contrário e ainda dizia que a foto tinha ficado linda!

Após todos saírem, nós resolvemos aproveitar pelo menos um dia no hotel. Por mais que fosse tarde (já era meia noite), resolvemos ir assim mesmo, afinal de contas, melhor se arrepender de algo que você fez do que de algo que você não fez, não é mesmo? Foi a melhor coisa que fizemos! Conseguimos descansar bastante e aproveitar um domingo lindo que fez em Brasília. Aliás, em determinados momentos nem parecia que estávamos em Brasília...parecia que estávamos em outra cidade, em uma viagem de férias. Acho que foi um dia de trégua, pois além de estarmos em um lugar diferente, graças ao nosso bom Deus a Luciana estava se sentindo muito melhor. Foi um ótimo descanso, ainda mais porque no outro dia viríamos para cá.

Apesar dessa viagem para São Paulo não estar nos planos estamos muito animados com a possibilidade de fazer o tratamento certo. As dores acabam deixando a Luciana (e eu também) um pouco desanimados e cansados, mas estamos procurando fortalecer a nossa fé de tal forma que isso não nos abale tanto. Ficar longe de casa e do Pedro e da Helena é algo que também mexe com a gente, pois tem dia que a saudade aperta e dá um nó no peito só de pensar neles em Brasília e a gente aqui. É até difícil colocar aqui tudo o que se passa na nossa cabeça, mas a certeza que Deus vem nos conduzindo até aqui nos consola, mesmo sem saber o propósito de tudo isso.

1 Samuel 7:12

“...Até aqui nos ajudou o SENHOR.”

Amigos, vou ficando por aqui. Amanhã o dia promete ser longo, pois a transfusão de cada bolsa de sangue demora em médias umas três horas, ou seja, amanhã passaremos boa parte do dia no hospital.

Um grande abraço e fiquem com Deus! Que Ele abençoe e ilumine a semana de vocês!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Parabéns meu amor!

Essa montagem eu usei para fazer uma surpresa para a Luciana. Espero que ela goste!


Oi amigos!

Como vocês já sabem, amanhã é um dia muito importante, pois é o aniversário dessa pessoa mais do que incrível que é a Luciana. Desculpem-me os adjetivos, mas é que por mais que eu procure palavras eu nunca conseguiria expressar o quanto eu amo, o quanto eu admiro e preciso dessa menina tão especial chamada Luciana Pereira Mateus Gonçalves.

Como essa semana a Luciana passou muito mal, eu não consegui fazer metade das coisas que eu gostaria para o aniversário dela. Uma das coisas que eu planejei era passarmos o fim de semana em um hotel aqui em Brasília mesmo. A reserva foi prevista com entrada hoje, dia 14 de Maio e saída no dia 16 de Maio, porém infelizmente tivemos que mudar de plano. Hoje a Luciana começou a sentir muitas dores no ombro, uma dor que irradia para o braço. Ela já chegou a sentir essa dor antes e a explicação era que um gânglio havia aumentado em virtude do tumor e que estava pressionando um conjunto de nervos. Aparentemente esse mesmo gânglio voltou a crescer e amanhã faremos uma tomografia para analisar o pescoço dela. O médico oncologista estava até com pena de fazer com que ela, no dia do aniversário, se submetesse a esse exame, mas a Luciana fez questão de investigar mais a fundo. Nesse momento ela ainda está reclamando de muita dor e estamos torcendo para que os remédios aliviem pelo menos um pouco o que ela vem sentindo. Caso ela melhore, amanhã a gente vai para o hotel e fica até o domingo, mudando um pouquinho a nossa rotina.

Graças a Deus o Pedrinho e a Helena estão melhores. O Pedro foi ontem para o pediatra e já entrou na consulta falando que queria um remédio para a tosse ir embora! A gente começou com outra medicação e hoje ele já tossiu menos. A Helena também está bem e esse fim de semana devemos fazer um novo controle de peso e altura dela. Ela está cada dia mais espertinha e já mostra algumas preferências. Tem momentos que ela gosta de ficar no colo e andando...se quem estiver carregando se sentar ela já reclama!

Abrindo um pouquinho o meu coração, hoje eu estou muito feliz mas também um pouco triste. Feliz porque amanhã é aniversário da Luciana e essa data é tão importante para mim que quando eu vejo a frase “15 de maio” escrita em qualquer lugar o meu coração até dispara. Um pouco triste porque eu gostaria de fazer tanta coisa para a Luciana, gostaria que ela estivesse melhor para aproveitar esse dia...ou seja, eu queria e gostaria tanta coisa que quando eu a vejo deitada na cama e com dores o meu coração se despedaça e eu luto para não me deixar abater. Hoje teve uma hora que eu não consegui esconder as lágrimas e ela acabou percebendo. Eu vi que ela até começou a segurar mais as dores para que eu não percebesse, mas é difícil não notar que está doendo. Depois fizemos uma oração juntos pedindo a Deus que desse a ela um dia melhor amanhã, um aniversário onde ela pudesse estar bem. Pedimos também que Ele nos fortalecesse e aumentasse a nossa fé.

Apesar das dores, não tem como não agradecer também as várias bênçãos que temos recebido. Sinceramente, estamos curtindo muito os nossos filhos, pois eles estão em fases muito especiais. Eu e a Luciana temos tido a oportunidade de conversar sobre muitas coisas e até mesmo de reavaliarmos as nossas prioridades e os nossos projetos de vida. Hoje é inegável o valor que damos à saúde, à vida e a tudo que ela representa. Deus tem nos cercado de uma infinidade de pessoas maravilhosas que nos ajudam das mais diversas formas, isso sem falar dos nossos familiares, que são grandes gigantes nessa luta contra o câncer.

Amigos, eu hoje vou ficando por aqui. Amanhã temos que acordar cedo para fazer a tomografia. Nesse aniversário, eu peço mais uma vez a liberdade de pedir a todos que peçam pela saúde e pela cura da Luciana. A certeza que para o nosso Deus não existe impossível continua forte no meu coração e eu sinto que Ele se agrada das orações dos seus filhos.
Efésios 3: 20 e 21

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto
pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
a ele seja a
glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre.
Amém!

Um grande abraço a todos em fiquem com Deus. Que Ele abençoe sempre a vida de cada um!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Está chegando o aniversário...

Oi amigos!


Como já comentamos em alguns posts, temos vivido ultimamente segundo aquela máxima: “Viva um dia de cada vez”. Os últimos dias tem sido um pouco difíceis para a Luciana, pois ela vem sentindo muitas dores na barriga, geralmente acompanhadas por náuseas e vômito. Hoje, graças a Deus, ela acordou melhor do que nos outros dias e as dores foram menores, assim como a náusea.

Como a Luciana estava se sentindo muito mal esses dias, o médico dela resolveu vê-la aqui em casa mesmo. Ele havia examinado a última tomografia e estava receoso das dores da Luciana serem advindas de algum ponto do tumor que havia crescido. Após examiná-la ele colocou que existiam algumas hipóteses, sendo que a mais provável fosse uma reação às drogas da última quimioterapia. Ele sugeriu que esperássemos um pouco mais e, caso o desconforto melhorasse, provavelmente a responsável pelas dores seria a quimio mesmo. Como hoje a Luciana acordou melhor, estamos trabalhando com essa hipótese. Graças a Deus essa semana ela não faz quimioterapia, sendo assim torcemos para que ela fique cada dia mais disposta.

Hoje ela realizou um exame de sangue que mostrou que a anemia se acentuou. Essa é provavelmente uma explicação para todo o cansaço que ela vem sentindo. Tadinha, atividades simples como tomar banho e trocar de roupa são verdadeiras provas de resistência para ela, tamanho o cansaço que ela sente. Amanhã veremos se o médico sugerirá uma transfusão de sangue ou uma injeção que estimula a produção de glóbulos vermelhos.

Amanhã o Pedrinho terá uma consulta com o pediatra pois ele melhorou da última virose porém não ficou 100%, sendo que ainda tem uma tosse que insiste em ficar. O engraçado é que ontem ele começou a tossir e depois falou: “Que tosse chata!”. O Fanfarrão está numa fase ótima, muito gostosa mesmo, mas também está naquela fase de desafiar os pais. Sabe quando a criança faz alguma coisa só para ver a sua reação? Então, ele ultimamente tem feito isso...duro é ficar sério frente às palhaçadas que ele faz. Uma vez escutamos uma frase que dizia que o pai tem que ser amigo, mas que antes de ser amigo ele tem que educar. Nós temos pedido muita sabedoria a Deus para educar o Pedro da melhor forma possível, mesmo que muitas vezes não estejamos presentes. Sei que ele percebe tudo que estamos passando e pedimos ao nosso bom Deus o equilíbrio entre dar amor, fazer com que o Pedro se sinta sempre uma criança segura e ao mesmo tempo dar uma boa educação, com limites e respeito.

Algumas pessoas tem sentido falta de fotos novas da Helena...não pensem que eu esqueci não gente! As fotos já foram tiradas e espero em breve colocar o link aqui no blog. Essas pelo menos são mais recentes (foram tiradas agora no dia das mães). A Helena graças a Deus está bem, melhorando a cada dia. Essa semana deverá ter uma nova consulta com o pediatra, onde agora aproveitaremos para programar as vacinas, o tipo de leite que ela tem que tomar e os demais cuidados de alimentação e vitaminas.

Ainda falando da Helena, hoje nós estávamos na clínica de oncologia e a moça da recepção perguntou quando ela iria conhecer a Helena. Essa é uma pergunta que quase todos fazem por onde a gente anda e nos faz agradecer muito a Deus a oportunidade de ter um bebê como a Helena, que veio com tanta saúde numa situação toda especial. Isso nos dá ânimo também para pedir ao nosso bom Deus, o Mesmo que permitiu que a Helena viesse bem, que a Luciana seja curada e libertada dessa prisão criada pelo câncer. Talvez nem todos saibam, mas o tipo de câncer que estamos tratando é um tipo muito agressivo e que, segundo os médicos, a sobrevida dos pacientes não é grande. Porém acreditamos no nosso bom Deus e sabemos que para Ele tudo é possível. Existe uma frase que diz que um com Deus é maioria, sendo assim procuramos dia a dia não olhar para as estatísticas e sim olhar para Deus, porque sabemos que Ele tem o poder e a autoridade para livrar a Luciana dessa doença.

Nesse sábado, dia 15 de maio, o mundo fica mais alegre pois um dos seus anjinhos está fazendo aniversário. Apesar de eu ser uma pessoa mais do que suspeita, o mês de maio para mim tem um significado muito especial, pois no dia 15 eu tenho a honra de dar os parabéns para o amor da minha vida. Apenas contando uma curiosidade, a Luciana faz aniversário no dia 15 de Maio e eu faço aniversário no dia 15 de Novembro, então a gente sempre falava que a gente combinava em tudo, até no dia do aniversário! Coisas gostosas que a gente faz no início do namoro e que se perpetuam ao longo do tempo...

Meus amigos, obrigado por estarem conosco nessa jornada. Nós agradecemos de todo o coração todo o carinho e apoio que tem sido tão fundamental na vida da Luciana e na de todos nós. Eu continuo pedindo que peçam, cada um do seu jeito, ao nosso bom Deus que permita que a Luciana seja curada e que tenha a sua saúde restabelecida. Esperamos o momento onde poderemos dar a boa notícia a todos.

Salmos 33: 18-22

Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na
sua misericórdia,
para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome,
conservar-lhes a vida.
Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e
escudo.
Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo
nome.
Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti
esperamos.
Um grande abraço meus amigos e que Deus os abençoe sempre!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães!

Oi amigos!


Depois do último post, onde a minha esposa falou coisas lindas para mim, é com muito prazer que venho escrever hoje nessa data tão importante. Apesar de nós nos conhecermos a 17 anos, a Luciana é uma pessoa capaz de me surpreender dia após dia, e nos últimos anos isso tem acontecido com muita freqüência. Primeiro, quando nós nos casamos ela se revelou uma esposa maravilhosa e uma mulher com um dom para tratar as coisas da casa. Apesar de nós sempre conversarmos antes de qualquer decisão, eu sempre ficava tranqüilo porque confiava em todas as opiniões dela. Após o nascimento do Pedro e agora com a Helena, a Luciana revelou um lado que aparentemente sempre esteve lá, guardadinho, e com o nascimento dos dois esse lado desabrochou e mostrou o quanto ela poderia ser mais linda ainda...esse lado é o seu lado mãe.

Hoje eu pensei em não escrever o post, pois a Luciana está passando muito mal e em vários momentos eu parei para ajudá-la. Ele vem apresentando muitas dores na barriga e os médicos estão com dificuldade de diagnosticar com exatidão o que possa ser. Na sexta de manhã ela fez uma tomografia que graças a Deus não mostrou nada e a tarde ela fez mais uma dose de quimioterapia. Uma possibilidade que o médico levantou é que em virtude da quimio ela tenha desenvolvido uma intolerância à lactose e daí as dores abdominais. Temos procurado evitar leite esses dias, porém nem sempre é possível pois a Luciana está com muita dificuldade para comer e o que ela ainda come são alguns derivados de leite. Amanhã voltaremos a conversar com o médico para ver se existe mais alguma coisa que possa ser feito.

Antes de falar sobre a Luciana e como ela é uma esposa e mãe maravilhosa, gostaria de contar como foi o nosso final de semana. Ontem teve uma apresentação na escola do Pedro para o dia das mães. Graças a Deus na hora a Luciana estava melhor e conseguiu ir. Gente, não tem nem palavras para descrever essa emoção. A filmagem que eu fiz ficou uma negação, porque toda hora eu me esquecia da câmera e ficava olhando para o Pedro. Ele em nenhum momento se mostrou tímido e ainda ficava acenando para a gente. Apesar dele ter ensaiado apenas dois dias (ele faltou muito por conta da virose), ele fez todos os passinhos com o sorriso mais gostoso no rosto. O mais engraçado é que quando terminou e todo mundo começou a bater palma, ele começou a pular no palco e gritava “Pedro!Pedro!Pedro!”. Todo mundo começou a rir!!! Nem preciso falar que a Luciana era pura emoção e lágrimas durante toda a apresentação.

Hoje (domingo) o almoço foi na casa da avó da Luciana e foi lindo ver a Helena junto com a Luciana. Apesar da Luciana não estar se sentindo muito bem, só o fato de vê-la ali com a Helena e o Pedro já foi um grande presente para todos.

Bem, mas eu comecei o post falando da Luciana e de como ela se revelou uma mãe maravilhosa. Para ilustrar isso eu quero citar dois fatos que aconteceram com ela, um quando o Pedro ainda era recém nascido e o outro quando ela ainda estava grávida da Helena. Quando o Pedrinho nasceu, ele tinha um pouquinho de preguiça para mamar e logo a Luciana começou a ficar com muito leite nos seios. Nós, marinheiros de primeira viagem, insistíamos com o Pedro e nada, até que um dia os seios da Luciana começaram a ficar vermelhos, rígidos e quentes. Nesse mesmo dia a Luciana teve mais de 40 graus de febre. Conversando com o obstetra, o mesmo falou que ela estava com um início de mastite e que deveria retirar o excesso de leite dos seios, para evitar o “empedramento” e infecção. No dia seguinte, a Luciana mal conseguia andar de tantas dores e fomos ao banco de leite, onde nos explicaram toda a técnica de retirar o leite (ordenhar). Enquanto isso, o nosso pequeno fanfarrão só queria dormir no peito e fica chupetando. Sendo assim a Luciana foi atrás de várias técnicas para ele mamar no seio, desde a posição do cavaleiro (o bebe sentado na coxa) até colocar uma sondinha com uma ponta no bico do peito e a outra em uma xícara com leite materno. Uma pediatra falou que era melhor dar logo o leite industrializado na mamadeira, mas a Luciana queria muito o leite materno. Bem, todo o esforço deu certo e o Pedro começou a pegar peso e ficou só com o leite materno até os seis meses.

O outro fato foi quando a Luciana estava grávida da Helena e durante uma consulta com um obstetra estávamos conversando justamente sobre a questão da amamentação. Quando a Luciana soube que não poderia amamentar por conta das medicações quimioterápicas, ela ficou super triste e “murchou” na consulta. Ela falou que lembrava muito da época do Pedro e ficava chateada por não poder dar a mesma coisa para a Helena. Nesse momento o médico olhou para ela e disse “Luciana, você está arriscando a sua vida pela Helena! Quando todos falaram para você tirar, você decidiu continuar a gestação. Não tem nada mais precioso que você possa fazer por ela!”. Eu lembro como se fosse hoje aquela consulta e em um instante ficou claro a grandeza de espírito daquela mulher que Deus me deu como esposa.

Sendo assim, nesse dia das mães, gostaria de fazer uma pequena homenagem àquela que Deus me deu como esposa e que também me presenteou como mãe dos meus filhos. Além do mais, ele também tornou o Pedro e a Helena duas pessoas de muita sorte e muita luz, pois permitiu que os nossos dois anjos tivessem um anjo maior cuidando deles, um anjo em forma de mãe. Luciana, amor da minha vida, parabéns pelo dia das mães!
Gostaria também de agradecer à minha amada mãezinha, porque sem o seu amor incondicional eu não poderia ser o homem que sou hoje, agradecer à minha sogra, que sempre foi uma fonte de inspiração e um modelo de mãe para a Luciana. Agradecer à avó da Luciana que tem aquele carinho de “mãe duas vezes” pela Luciana e que tanto ajuda fazendo as comidinhas que a Luciana gosta de comer. Gostaria também de parabenizar todas as mães que por ventura estejam lendo esse blog e aquelas que nós carregamos com carinho no coração.

Antes de terminar esse post eu queria compartilhar algo com vocês. Em todas as minhas orações eu sempre peço pela cura da Luciana, e um das coisas que me motivam a pedir é o amor que tenho pelos meus filhos, pois sei que ter a Luciana como mãe é um privilégio que Deus deu a eles e eu hoje peço ao nosso bondoso Pai que conceda a eles esse privilégio durante muitos e muitos anos. E que um dia possamos ser presenteados e ver a nossa família crescer e sentir a sensação que hoje os nossos pais têm, que é aproveitar os filhos dos nossos filhos.

Um grande abraço e fiquem com Deus! Amo vocês e novamente parabéns para todas as mamães!

Lucas 2: 46-52

Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores,
ouvindo-os e interrogando-os.
E todos os que o ouviam muito se admiravam da
sua inteligência e das suas respostas.
Logo que seus pais o viram, ficaram
maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai
e eu, aflitos, estamos à tua procura.
Ele lhes respondeu: Por que me
procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?
Não
compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera.
E desceu com eles para
Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no
coração.
E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos
homens.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quão maravilhosa é a vida enquanto você está no mundo...

Oi amigos,

hoje sou eu quem está escrevendo. Tenho me sentido um pouco sem energia e com muitas dores, mas tenho pedido a Deus bastante misericórdia para tirar essas dores todas do meu corpo. Sabe, não peço muito... só quero ser curada para cuidar dessa família linda que Deus me deu. Quando olho para o Pedro, com suas gracinhas, a Helena (sendo cuidadada pela mãe mais linda do mundo), meu marido (que é um verdadeiro presente de Deus na minha vida) e minha casinha, fico pedindo com força a Deus que eu só quero isso: Cuidar deles e mostrar como Ele é grande.

Mas hoje quero escrever sobre o Woltony. Deus permitiu o maior amor do mundo entre um homem e uma mulher e é lindo, é tão mágico... como pode algo tão grande assim existir? Quando vejo nossos planos e o tamanho da força do nosso amor, fico maravilhada! Como pode tanto amor...

Deus, obrigada por me permitir viver esse amor... espero que seja por muitos anos, mas se não for, já justificou minha existência inteira! Não tenho palavras pra agradecer a Deus por essa graça...
Escolhi uma música pra ele do Elton John que expressa muito do que sinto. Em uma das partes ela diz assim: Eu espero que você não se importe (bis) Que eu tenha colocado em palavras Como a vida é maravilhosa enquanto você está no mundo". É uma pena que esteja em inglês, mas é linda demais!!

It's a little bit funny this feeling insideI'm not one of those who can easily
hideI don't have much money but boy if I didI'd buy a big house where we both
could live If I was a sculptor, but then again, noOr a man who makes potions in
a travelling showI know it's not much but it's the best I can doMy gift is my
song and this one's for you And you can tell everybody this is your songIt may
be quite simple but now that it's doneI hope you don't mindI hope you don't mind
that I put down in wordsHow wonderful life is while you're in the world I sat on
the roof and kicked off the mossWell a few of the verses well they've got me
quite crossBut the sun's been quite kind while I wrote this songIt's for people
like you that keep it turned on So excuse me forgetting but these things I doYou
see I've forgotten if they're green or they're blueAnyway the thing is what I
really meanYours are the sweetest eyes I've ever seen

Woltony, um dia, se Deus quiser, vamos casar de novo e vou cantar essa música pra você!
Te amo muito!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Turbulência em Brasília

Oi amigos!


Como a gente disse no último post, aqui estamos em Brasília, nossa cidade querida. Toda vez que a gente volta de São Paulo para cá, existe um misto de alegria e ansiedade, porque apesar da gente querer voltar, é como se ficássemos “fora do ar” por algum tempo das coisas que aconteceram por aqui, além do medo que sempre ficamos de ter que voltar às pressas para São Paulo.

Quando a gente estava em São Paulo, já haviam comentado que o Pedrinho estava com uma virose e que tinha passado para a Helena, razão essa que motivou o Pedrinho ficar na casa dos meus pais. Depois disso só ficamos sabendo que eles estavam melhorando. Quando chegamos, os meus sogros falaram que iriam sair para fazer um Raio-X com a Helena só para ver se estava tudo bem com ela e que a gente não precisaria se preocupar. Aquilo me deixou com a pulga atrás da orelha mas deixei para lá. No mesmo dia eu liguei para o pediatra do Pedro para rever os remédios que ele estava tomando e resolvi perguntar do raio-x da Helena. À medida que ele ia explicando eu comecei a achar que a história não estava batendo e comecei a perguntar mais até que ele me explicou a história toda. O que aconteceu foi que, depois que a Helena havia pegado a virose, ela começou a tossir muito, deixando todos preocupados. Os meus sogros a levaram no médico e os mesmos ficaram com medo dela estar com uma pneumonia, já que ela havia golfado um tempo antes e poderia nesse momento ter aspirado algum liquido. Resumindo, resolveram por precaução internar a Helena na UTI. Segundo o pediatra, a decisão da UTI foi mais uma questão dela estar mais bem monitorada. Eu imagino a angústia que todos aqui, especialmente meus sogros, passaram nesses dias. Como a Luciana havia passado mal durante essa semana, eles decidiram não contar nada para a gente, para não nos preocuparmos. Durante a semana a Helena ficou no hospital sempre acompanhada pela Tia Márcia. A saturação dela caiu um pouquinho no início e depois melhorou. Na UTI ela voltou a usar a sonda de alimentação e teve que ser puncionada para tomar as medicações.

Quando terminei de conversar com o Pediatra, parecia que eu estava em transe. Ele explicou sobre a decisão de não contarem para a gente mas que naquele momento ele não poderia esconder de mim, pois além da nossa relação de confiança, nós já estávamos em Brasília e eu era o pai. Ele me falou também que tinha acabado de examinar a Helena e ela estava bem, com a ausculta bem limpa e que o Raio-X era para controle, uma vez que ela havia saído do hospital. Com calma eu contei para a Luciana. Bem, eu sabia que de qualquer forma ela ficaria arrasada. Foram alguns longos minutos de choro e abraços entre eu e ela. O alívio de saber que ela estava melhor compensava o efeito da bomba que tínhamos acabado de saber. Quando a Luciana estava um pouco mais calma, ela ligou para o meu sogro e conversou com ele que já estava sabendo de tudo e o mesmo explicou que estava tudo bem, que agora a Helena já estava bem melhor e que não haviam comentado nada porque não queriam nos preocupar. Falaram também que o pediatra havia examinado a Helena e que ela estava bem, sendo que os exames eram para continuar a rotina de acompanhamento do hospital.

Quando fomos à casa da minha sogra para ver a Helena é que tivemos a real idéia do aperto pelo qual eles passaram. A Tia Márcia estava até rouca do tanto que ela ficou no ar-condicionado do hospital. Em compensação, a Helena estava mais linda do que nunca...nossa, como ela está esperta! Assim que a Luciana começou a conversar, parecia que ela reconheceu a voz da mãe e nem piscava! Cada vez que a gente a ajeitava, ela virava a cabeça na direção da Luciana. Foi lindo e emocionante ver as duas juntas! Sem querer ficar atrás, também tive o meu momento com a minha filhota...rsrsr...ficamos um bom tempinho namorando e fazendo gracinhas!

O Pedrinho ainda está tossindo um pouquinho mas eu acho que ele já está no final da virose. Ainda está com uma tosse cheia, mas desde sábado ele não tem nem febre nem nariz escorrendo. Amanhã (quarta) ele voltará à escola, até porque sábado terá uma comemoração para o dia das mães e ele entregará um presente para a Luciana (imagina só que fofo).

Bem, acabou que eu nem falei da Luciana. O meu amor esses dias está com muita dor abdominal e também está muito enjoada. A cada quimio que ela faz os efeitos parecem que vão se acumulando. A gente vem tentando na medida do possível fazer coisas diferentes, sair um pouquinho de casa mesmo que seja para fazer um lanche. Amanhã ela terá consulta com o oncologista onde trataremos a continuidade do tratamento aqui em Brasília e as datas das próximas quimios.

Eu e a Luciana estamos com vários projetos para uma mudança de vida. Temos pensado em várias coisas que gostaríamos de fazer e pedindo a Deus que coloque em nossos corações aquelas que valem a pena ser feitas. Claro que tão bom quanto fazer essas coisas é fazer planos de como será quando, por exemplo, a gente se matricular para fazer um curso de línguas (chinês é uma das nossas opções) ou então de quando a gente reativar aquela velha idéia de aprender a tocar algum instrumento (estamos ficando para trás em relação ao Pedro..rsrsr). Quem sabe em breve a gente comenta alguma novidade por aqui?

Amigos, apesar de todas as dificuldades, continuamos animados e animando a todos a orarem e vibrarem pela cura, pelo restabelecimento total da Luciana. Hoje enquanto estávamos fazendo a oração com o Pedro, o mesmo falou assim: “Jesus, eu te amo! Cura a mamãe e o papai!”. Poxa, eu quase comecei a chorar. A Luciana também. A gente pede muito a oportunidade de continuarmos com a nossa família, todos juntos, podendo viver uma vida de amor para Deus. Eu agradeço muito o apoio de todos e oro pelo dia onde poderemos juntos agradecer a Deus porque não existirá nenhum traço de câncer na Luciana.

Salmo 103: 1-5

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo
nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de
seus benefícios.
Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas
as tuas enfermidades;
Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara
todas as tuas enfermidades;
quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a
tua mocidade se renova como a da águia.

Um grande beijo a todos! Amamos vocês!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

sábado, 1 de maio de 2010

Obrigado Deus por estarmos em casa...

Oi amigos!!!


Pois é, nada como voltar para casa! Depois do fim da radioterapia da Luciana a gente imaginava que voltaríamos em breve, mas só ontem que nos sentimos tranqüilos para regressar, pois nesses dias aconteceram várias coisas que nos deixaram preocupados.

Na quinta feira, durante a consulta com o radioterapeuta, a Luciana começou a sentir vários tremores no corpo. Começou na barriga, passou para a perna e logo se espalhou para vários lugares do corpo, todos no lado direito. Para quem olhava, parecia que ela estava tendo espasmos musculares, porém em várias partes do corpo e todos no lado direito. O médico achou que ela poderia estar com os sintomas de um início de crise convulsiva e passou um corticóide e um anticonvulsivo leve. A razão de ele desconfiar é que esse é um dos possíveis sintomas de quem faz radioterapia ou radiocirurgia no cérebro, e a Luciana tratou vários pontos em um curto espaço de tempo. Após ficar em observação um tempo, nós fomos para a consulta com o outro médico, mas ainda estávamos um pouco assustados com tudo.

Durante a consulta com o oncologista, o mesmo colocou que a Luciana provavelmente estava tendo algum efeito do tratamento radioterápico e não precisamente uma convulsão. Ele trocou alguns medicamentos e pediu para ficarmos atentos se ela estivesse com algum tipo de paralisia muscular ou perda de força. Em relação à quimioterapia, o mesmo indicou que começássemos assim que possível. Sendo assim, decidimos fazer a quimio já na sexta e se a Luciana estivesse bem, a gente marcaria a passagem para o sábado. Uma das coisas que o médico falou é que em Junho haverá um congresso nos EUA de oncologia e geralmente aparecem várias novidades. Se isso estiver nos planos de Deus, tenho certeza que aparecerão coisas boas para a Luciana.
Graças a Deus ocorreu tudo bem durante a quimio. Essa quimio também é bem forte e a Luciana já começou a sentir alguns efeitos colaterais, como enjôo, tontura e mudança de paladar. Além disso, ela ainda sente algumas coisas do lado direito do corpo. Ela fala que parece uns pequenos choques, acompanhado de uma perda de sensibilidade em algumas partes do corpo. Como ontem ela estava se sentindo um pouco melhor, apesar desses efeitos, decidimos retornar hoje para Brasília.

Temos que confessar que estamos um pouco assustados com tudo o que aconteceu nesses dias. Às vezes a gente para e fica olhando um para o outro meio sem acreditar, processando cada fato e tentando achar alguma conexão entre eles. Apesar disso ser muitas vezes em vão, parece que a nossa cabeça inconscientemente se esforça para entender tudo. Quando estamos assim procuramos olhar para Deus e pedir que Ele nos coloque nos braços, nos ajudando a passar por esses momentos de turbulência.

Aqui em Brasília parece que todo mundo está com virose! O Pedrinho está meio dodói e a Helena também pegou um resfriadinho! A Luciana inclusive está até usando máscara, porque agora a imunidade dela irá baixar muito e não podemos correr o risco dela pegar alguma coisa. Está sendo ótimo voltar e matar a saudade (que é grande) de todos eles.

Meus queridos amigos, nem preciso dizer o quanto amamos todos vocês. Nesses dias tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com muita gente e sempre temos aquela sensação que Deus usa cada encontro para nos mostrar a sua bondade e a sua misericórdia. Claro que também existiram alguns momentos chatos, principalmente com alguns médicos, porém procuramos entregar esses momentos também para Deus, para que Ele nos mostre sempre o melhor caminho a seguir.

Salmo 86:10-13

Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus!
Ensina-me, SENHOR, o
teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu
nome.
Dar-te-ei graças, Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei
para sempre o teu nome.
Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me
livraste a alma do mais profundo poder da morte.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena