terça-feira, 30 de março de 2010

Primeira consulta da Helena!

Oi amigos,


Pois é, a nossa pequena foi à sua primeira consulta com o pediatra. Olha, vou tentar descrever como foi esse momento tão especial, porque eu saí de lá tão feliz e agradecendo tanto a Deus que fica difícil traduzir em palavras tudo o que sentimos.


A consulta foi bem longa e o médico nos atendeu no fim de semana justamente para podermos ficar mais tranqüilos. A Helena estava bem tranquilinha, não reclamou em nenhum momento e volta e meia fazia uns barulhinhos muito fofos, como se estivesse emitindo uma opinião durante a conversa. Participaram da consulta a Luciana, a Helena, a Tia Márcia e eu. A presença da Tia Márcia foi fundamental pois nesse momento ela é a pessoa que mais conhece o dia a dia da Helena. Após contarmos para o médico todos os detalhes de como foi o parto, dos primeiros dias da UTI NeoNatal e de como foi a evolução dela, ele comentou que ficou muito surpreso pois ela tinha evoluído muito bem para quem passou por tudo o que ela passou. Ele mesmo chegou a comentar que o mais esperado para um bebe como a Helena era que ela fosse o tipo de bebe que iria dar muito trabalho, que talvez até tivesse que passar por procedimentos de transfusão ou reanimação, mas ela surpreendeu todo mundo. O apgar dela no primeiro minuto foi 06, porém no quinto minuto foi para 09, o que mostrou o quanto ela se recuperou do parto. O pediatra volta e meia falava: Essa menina é abençoada! Ele depois começou a olhar os exames de sangue dela e aí que ele ficou mais surpreso ainda, pois os exames mostravam que ela não tinha nenhum dos principais problemas que os prematuros têm. Ele só exclamava: Muito bom! Essa menina é abençoada mesmo! Foi até engraçado que ele uma hora disse assim: Poxa, vocês já devem ter reparado que eu já falei mais de quatro vezes que ela é abençoada! Vocês realmente têm que agradecer muito a Deus porque a sua filha está muito bem! As únicas observações foram que ela apresentou uma anemia no último exame de sangue e que ela deve refazer alguns outros exames para mostrar a evolução do desenvolvimento dela. Amanhã faremos o hemograma e já está todo mundo com o coração na mão só de imaginar que ela será furada :(

A Luciana deu início à quimioterapia ontem e a mesma deve se estender até quinta feira. Durante a quimio ela toma vários remédios para prevenir os principais sintomas e graças a Deus os enjôos estão mais controláveis. Ela têm se sentido muito cansada e a tosse voltou a aumentar. A gente sempre fica em alerta com as tosses porque ela tanto pode ser boa quanto ruim. O difícil é que ela acaba ficando muito cansada e a tosse acaba que força um pouco os pontos da cesárea. Ela retomou também a fisioterapia e na próxima sessão ela fará inclusive a fisioterapia na esteira.

Essa semana devemos ver algumas coisas da mudança e começar a separar algumas coisas que não vamos levar. É impressionante a quantidade de coisas que a gente junta com o tempo! A Luciana adora ver coisas de casa e acho que, apesar do cansaço, pensar em como será a decoração, em como será o quarto da Helena e do Pedro serão coisas que farão bem a ela.

Amigos, continuamos orando firmemente para a cura da Luciana e para que estejamos cada dia mais íntimos Dele. Essa semana relembramos a expressão maior do amor de Deus por nós que foi ter enviado o seu filho Jesus para nós, permitindo o seu sacrifício na cruz e a sua ressurreição ao terceiro dia. Confiamos no seu infinito amor, que nos anima a pedir no nome Dele tendo a confiança que seremos atendidos.

Jo 14:10-14

Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos
digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas
obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa
das mesmas obras.
Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim
fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto
do Pai.
Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também
as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do
Pai.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Meus amigos, fiquem com Deus e saibam que todos vocês moram em nosso coração!

Um abraço,

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

domingo, 28 de março de 2010

Nos braços da sua misericórida, eu encontro descanso!

Oi amigos,


Já estamos chegando ao final do mês de Março e mal dá para acreditar nas coisas que já aconteceram em 2010. Aliás, eu estou com um propósito de escrever um post contando de uma forma resumida os principais acontecimentos desde que descobrimos o diagnóstico do câncer até agora, pois imagino que algumas pessoas tenham conhecido o blog há pouco tempo. Como são vários fatos, cada um com a sua particularidade, ainda não consegui aprontar esse texto, mas espero que em breve eu possa colocar aqui.


Como a gente havia comentado durante a semana, eu e o Pedrinho andamos meio “capengas”, mas graças a Deus estamos melhorando. O Pedrinho provavelmente ficou com uma dispepsia, onde alguma coisa que ele comeu deixou o estomago sensível e assim ele vomitava tudo o que comia ou bebia. Ele ainda não voltou a comer bem e está com um pouquinho de diarréia, mas já deu sinais que está melhorando. Eu também já estou bem melhor, graças a Deus. O médico achou que poderia ser algo mais grave, porque a febre passou de 39 graus, mas já nos outros dias ela não voltou. Como o oncologista da Luciana falou, a gente acabou fazendo a velha e boa “corpoterapia”, ou seja, deixar o corpo melhorar por conta própria.


Amanhã, a Luciana fará uma nova quimioterapia. Como a anterior, essa também será feita em 4 dias. O médico acha que vale a pena fazer uma nova quimio igual à primeira e depois de uns 10 dias fazer um novo exame de imagem para avaliar o efeito das drogas. A Luciana deu início também à fisioterapia respiratória e motora, para que ela não só recupere e expanda o pulmão direito como também volte a trabalhar os grupos musculares, pois ela perdeu muita massa muscular nesses últimos dias, tanto em virtude do tempo no hospital quanto por conta da quimioterapia.


A Helena continua se desenvolvendo super bem, graças a Deus. Ela já está bem mais cheinha e a cada dia que passa ela se torna mais encantadora. Hoje temos uma consulta com o pediatra e vamos aproveitar e tirar uma série de dúvidas que temos! Dependendo do peso, pode até ser que ela deixe de tomar o leitinho para prematuro e seja promovida! Lindo né? Quando saímos da maternidade os médicos deixaram também uma lista de recomendações de exames que devemos acompanhar, como por exemplo o da triagem auditiva, e agora vamos pegar a conduta para a Helena.


Há um tempo atrás a gente tinha comentado que talvez nos mudássemos aqui de casa para um apartamento mais perto da minha sogra. Pois é, estamos agora começando a ver a mudança também. Como tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, talvez ela não seja tão rápida, mas iremos para um apartamento de uma tia nossa que mora a uns 50 metros dos pais da Luciana. Também estamos animados com a mudança e com a possibilidade que isso seja um recomeço, uma nova fase!


Amigos, às vezes a gente se assusta com a quantidade de coisas que estão acontecendo ao mesmo tempo. Talvez o que mais nos angustie agora sejam aquelas coisas que ficam rondando as nossas cabeças, nos trazendo angústia e ansiedade. Temos orado e pedido muito a Deus que nos dê paz e tranqüilidade para todos os momentos, mas muitas vezes nos vemos como Pedro caminhando sob as águas em direção a Cristo. Mesmo tendo Cristo ali na sua frente, ele não deixou de notar os ventos e as ondas em volta e assim teve medo e afundou. Sentimos que essa luta acontece diariamente e quando temos paz em relação a algum assunto, logo aparecem dois outros problemas diferentes. Uma outra coisa que nos anima é saber que a misericórdia de Deus é infinita e que Ele renova todas as coisas.

Salmo 103:1-5

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo
nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de
seus benefícios.
Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas
as tuas enfermidades;
quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e
misericórdia;
quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade
se renova como a da águia.

Amigos, desejo a todos um ótimo domingo e que o nosso bom Deus cubra de muitas bênçãos e luz todos vocês!
Um grande abraço!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

quinta-feira, 25 de março de 2010

Um mês de vida do nosso milagre - Parabéns, filha!

Oi queridos amigos,

hoje nossa princesa está completando um mês de vida! Na verdade, era pra ela estar na barriga pq ainda tem 35 semanas, mas graças a Deus está se desenvolvendo de forma surpreendente do lado de fora. Está cheia de saúde, linda e a cada dia que passa mais fofinha. Quando vemos a Helena, nos emocionamos pensando na grandeza de Deus e no fato de que pra Ele nada é impossível. A Helena fez cintilografia, raio X, ressonância com contraste, tomografia com PET, tomou quimioterapia, radioterapia, corticóides e todos os tipos de remédio que vocês podem imaginar!! No parto, devido à anestesia geral, todos esperavam que ela nasceria sob o efeito de toda a morfina que tomei nos dias anteriores, mas ela nasceu super serelepe e alerta. Apesar de tudo que Helena passou, ela é perfeita, linda e cheia de saúde! Só temos a agradecer a Deus por esse presente!
Durante os parabéns, ela ficou dormindo, mas o Pedro estava super alegre... querendo soprar a velinha e cantando parabéns em português e em inglês... hehehehehe... uma graça! Toda a família estava reunida, menos o biso e a bisa. Amanhã, vou tentar postar uma foto do aniversário! O Pedro teve comemoração de todos os meses de vida até ele completar um ano e queremos fazer a mesma coisa para a Helena.

Temos vivenciado dias atribulados. O Pedro, no fim da noite, começou a vomitar em jatos e ficamos muito preocupados. O Woltony, meu irmão e minha cunhada levaram o Pedro ao médico pq minha imunidade está muito baixa ainda e não posso ficar em ambiente hospitalar. Eles voltaram tarde, mas pelo menos o médico nos tranquilizou dizendo que algo sensibilizou o estômago do Pedro, mas que ele vai melhorar. Na hora fiquei muito preocupada e chateada pq o Woltony não estava bem e agora o Pedro e também pelo fato de não poder acompanhá-los no médico. Às vezes, me sinto de mãos atadas por não poder estar mais presente... por não poder estar junto nesses momentos. Bem, mas no fim deu tudo certo!

Amigos, beijos e abraços apertados a todos.

Oi amigos,

Aqui é o Woltony. Como a Luciana comentou acima, o dia de hoje foi um dia muito especial pois a nossa princesinha completou um mês de vida! Apesar da nossa noção de tempo estar totalmente desregulada, sabemos que esse é um marco importante, pois ela está conseguindo se desenvolver bem fora do útero. Ela é uma criança muito tranquila, parece uma bonequinha. Ela está com o rosto um pouco mais cheinho e já abre os olhos com mais frequência. É muito bonitinho quando ela está sorrindo para a gente...tem hora que parece que ela está dando umas gargalhadas! Apesar de saber que estou devendo algumas fotinhas..rsrsrsrs...prometo que vamos criar um álbum e mostrar inclusive as fotos do mersário dela!

Uma coisa que nos deu um susto hoje foi que o Pedro começou a vomitar, aparentemente sem nenhum motivo. Ele estava super bem, conversando conosco no carro , quando de repente começou a vomitar. Depois de um tempo, já na casa da minha sogra, ele vomitou mais duas vezes e aí a gente decidiu levá-lo em um Pronto Socorro. Como a Luciana explicou, o médicou falou que ele deve ter comido alguma coisa que deixou o estômago um pouco mais sensível e que agora qualquer coisa ele pode colocar para fora. Após tomar a medicação e ficar em observação, fomos para casa. Tadinho, ele já estava super cansado! Foi bonitinho que teve uma hora que a gente perguntou o que ele queria e ele falou: "Quero ir para casa...ou para o carro". Mesmo cansado ele não deixou de ser simpático com o pediatra. Fez o sinal de beleza para o médico e quando o pediatra perguntou onde eles estudava, ele responder bem sério: "No colégio!". Nessa hora até o pediatra começou a rir!

Eu e a Luciana temos comentado muito sobre como os últimos dias tem sido mais atribulados. Às vezes parece que estamos no meio de uma batalha em várias frentes, pois ao mesmo tempo que sentimos os efeitos físicos da doença, também nos preocupamos com outras coisas como a saúde dos nossos filhos, o desenvolvimento da Helena, a infraestrutura (tanto de apartamento quanto de pessoas) para podermos estarmos todos juntos da melhor maneira.

A Luciana tem se sentido muito angustiada com tudo isso, muito porque ela não se sente participando ativamente dos cuidados do Pedro e da Helena. Sei que o instinto dela de mãe fala mais alto e ela, mais do que ninguém, deseja dar o melhor para os dois. O que conversamos é que ela fez algo extremamente difícil de mensurar e que só um amor muito grande pode fazer, que foi arriscar a própria vida pela Helena. Além disso, por muitas vezes ela se arriscou cuidando do Pedro, sabendo que ele estava com alguma virose e ela com imunidade baixa, nem que por isso ela tivesse que discutir com todo mundo! O interessante nisso tudo é que essa luta toda não pode ser vencida por um membro só. Não estamos jogando um esporte individual, mas sim coletivo, onde todos os envolvidos tem a sua importância e o seu papel (inclusive todos vocês). Assim, nem a Luciana pode fazer tudo, nem eu nem ninguém dos nossos familiares. O que nos deixa confiantes é a certeza que Deus está no nosso time, nos guiando, nos inspirando e nos colocando no colo.

Amigos, vou ficando por aqui. Apesar de já estar um pouco tarde, estou aqui de olho no Pedro para ver se ele vai precisar de algo!

Um grande abraço e amamos vocês!

Eclesiastes 4:9-12

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque
se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo,
não haverá quem o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se
aquentarão; mas um só como se aquentará?
Se alguém quiser prevalecer contra
um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com
facilidade

segunda-feira, 22 de março de 2010

Rápidas notícias!

Oi queridos amigos,




estamos em Brasília nos adaptando às novas realidadeas. A Helena continua sendo cuidada por minha mãe e vou lá todos os dias para vê-la, o Pedro ainda está bem dengoso e só quer fazer as coisas com a gente. Hoje fomos levá-lo à escola e ele parecia super feliz por estar com os coleguinhas e com as professoras.


Hoje estou preocupada, pois o Woltony não está bem, está com febre de mais de 38. Meu sogro está agora com ele no hospital. Estou muito preocupada pq o Woltony está muito sobrecarregado e acho que isso pode ter diminuído a imunidade dele. Acabei de falar com ele e o médico pediu exames de sangue amanhã para descartar a hipótese de rotavírus e dengue (os exames só podem ser feitos com mais de 24 horas dos sintomas). Agora, ele está no hospital tomando soro. Estou pedindo a Deus que não seja nada...


Em relação a mim, amanhã tenho consulta com meu oncologista, pois não podemos ficar muito tempo sem fazer os exames de sangue para o controle das plaquetas e da parte vermelha. Espero que agora os números estejam melhores, pois já estou no período de alta da quimioterapia, pelo menos teoricamente. Na segunda feira, vou retomar o tratamento... são quatro dias seguidos de quimio. Sinto que essa nova droga me deixou mais baqueada, parece muito mais forte que as anteriores pq sinto mais dores e fraquezas... também tem o fato de a quimio ser acumulativa, então como já fiz várias sessões de outras drogas, posso estar sentindo esse efeito acumulado.
Salmo 68: 19-20"
"Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso
fardo!
Deus é a nossa salvação.
O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o
escaparmos da morte."

Beijos e abraços.

Luciana, Woltony, Pedro e Helena







sexta-feira, 19 de março de 2010

Helena em Brasília!!

Oi amigos,

Ontem, finalmente voltamos pra Brasília. Foi uma loucura pq tiramos a Helena da semi UTI e fomos direto para o aeroporto... não esperamos nem um dia. Foi uma correria pq ela é muito pequenininha e qualquer coisa com ela é uma logística bem complicada, mas no fim deu tudo certo. Ela ficou o tempo todo bem quietinha no meu colo, trocamos a fralda dela no avião e demos mamadeira. Na hora de pousar e decolar, ficamos com medo dela ter dor de ouvido e tentamos oferecer chupeta, mas ela se recusou e não sentiu nenhuma dor. Resumindo, ela se comportou como uma verdadeira mocinha, linda demais... a aeromoça se encantou com ela e com o tanto que ela é tranquila.

Quando entrei na minha casa, depois de quase um mês e meio, não acreditei... parecia um sonho. Aliás, o próprio fato de estar em Brasília parecia um sonho. Depois de um tempo em casa, meus pais trouxeram o Pedro. Vocês não imaginam o quanto ele ficou feliz... me deu até dor no coração saber que ele estava sentindo tanto a nossa falta. Agora, ele está um pouco manhoso... sinto que temos que resgatar algo com ele. Parece que ele está inseguro, com medo de que nós nos afastemos novamente. Sinto que temos que dar carinho infinito pra ele, não quero que o Pedro seja uma criança insegura!

Quanto a Helena, ela é uma princesa! Praticamente não chora e tem o rostinho mais lindo do mundo. A minha mãe está me ajudando com ela esses dias pq ainda não consigo cuidar. Não sei o que seria de mim se não fosse a minha mãe. Só peço a Deus que eu seja pelo menos um pouquinho do que minha mãe é comigo com meus dois filhos. Agradeço a Deus por ter essa mãe...

Queria pedir desculpas a todos vocês por esses dias que não tenho postado. Na verdade, vou confessar que passei por um período muito traumático e também não recebi palavras positivas dos médicos. Isso me deixou um pouco desanimada, mas agora estou melhor. Tenho pedido muita fé a Deus, tenho pedido pela minha cura e que ela seja completa e rápida. Sei que sou filha de Deus e Ele gosta de ouvir o pedido dos filhos dele e por isso peço essa cura com toda a força do meu coração. Hoje passei o dia na casa da minha mãe com toda a minha família e fiquei triste por ver que não tenho energia pra cuidar dos meus filhos... isso me cortou o coração. Só peço a Deus que me dê a saúde e a cura para que eu possa ser esposa e mãe! Só quero cuidar da minha família com energia e saúde... é tudo que peço a meu Deus!

Gênesis 18: 14
"Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil?
Daqui
a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho"

Beijos no coração de todos

Luciana, Woltony, Pedro e Helena

segunda-feira, 15 de março de 2010

Indo para o bercinho...

Oi amigos,


Hoje faz uma semana que a Luciana recebeu alta do hospital e muitas coisas têm acontecido desde então. Como sempre fica aquela sensação que a gente está meio perdido no tempo, porque uma hora parece que foi ontem que ela deixava a semi-uti, e outra hora parece que faz um mês que a gente começou o acompanhamento fora do hospital.


Como a gente escreveu no último post, a Luciana estava entrando na fase mais forte de ação dos quimoterápicos e a sua imunidade estava começando a baixar, bem como as plaquetas e a hemoglobina. Esse fim de semana ela fez uma hidratação com magnésio e hoje ela chegou a fazer transfusão de duas bolsas de hemácias. Como ela vinha se sentindo muito cansada e a hemograma deu que estava um pouco anêmica, os médicos acharam melhor fazer uma transfusão. Amanhã ela tomará mais uma injeção de Granulokine e à tarde temos consulta com o médico. Ontem a Luciana sentiu algumas dores nas costas e o médico pediu que ela fizesse uma tomografia de emergência para investigar se ela poderia estar com Tromboembolia Pulmonar. A tomografia não apresentou nenhum sinal de TEP agudo. A gente até tentou comparar com a tomografia anterior para ver se o tumor havia regredido, mas as duas imagens estão muito parecidas. A gente só conseguirá ter uma idéia da ação da quimioterapia algum tempo depois.


A Helena continua se desenvolvendo muito bem e essa semana, ao que tudo indica, será uma semana marcante para o nosso bebê. Hoje a enfermeira me ligou me pedindo para levar roupinhas pois hoje mesmo ela deverá ir para o bercinho! Isso é uma conquista e tanto pois agora ela fica em ar ambiente, fora do ambiente protegido da incubadora. Hoje ela começou também a tomar todo o leitinho pela mamadeira e a sondinha ficou mais caso fosse necessário. Ah, ela também andou engordando e agora já está com 1,770kg. A gente acha que logo logo ela receberá uma ação de despejo da semi-uti!


Hoje foi o aniversário da Luana e ontem nós saímos para comemorar. Aproveitamos que a Luciana estava um pouco mais disposta e fomos todos comer comida japonesa. Foi ótimo porque além da gente poder dar uma saidinha, a Luciana pode curtir um pouquinho a Luana, pois as duas se gostam e se amam muito.

Amigos, apesar de termos várias notícias boas a compartilhar, não podemos deixar de falar que a luta contra essa doença muitas vezes nos deixa cansados. Hoje enquanto conversávamos com um dos médicos, o mesmo falou (ou deu a entender) que é muito difícil uma cura para essa doença só com quimioterapia. Fica até complicado explicar com a Luciana se sentiu, pois é o tipo de informação difícil de digerir, daquele tipo que desce quadrado. Para mim também não foi fácil. Depois a gente ficou conversando e pedindo a Deus que nos ajudasse, que Ele ajudasse a aumentar a nossa fé e que nos segurasse no colo, pois afinal Ele é rico em amor e misericórdia e também é o médico dos médicos.


Tenho pedido a Deus também a oportunidade de juntar toda a minha família, pois sei que Ele me concedeu uma esposa maravilhosa e agora dois filhos. Sei que Ele construiu em nós uma história de amor e peço agora que possamos glorificá-lo em nossas vidas e em nossa casa.


Meus amigos, continuo pedindo a todos pela saúde da Luciana. Sei que Deus escuta as nossas orações e que Ele é o autor da vida. Para ele não existe doença incurável ou algo que seja maravilhoso demais para ele fazer. Continuo pedindo a Cristo, em seu infinito amor, que permita a cura da Luciana.

Jeremias 32:17


Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com
o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa


Um grande abraço e fiquem com Deus.


Woltony, Luciana, Pedro e Helena

sexta-feira, 12 de março de 2010

Saudades do fanfarrão!

Oi amigos,


Estamos chegando ao fim de mais uma semana aqui em São Paulo. É interessante notar a velocidade das coisas que estão acontecendo conosco, em especial com a Luciana e com a Helena. Às vezes a gente olha para trás e vê a quantidade de coisas que acontecem em um dia só e fica admirado, muitas vezes achando que nem é conosco!


Hoje faz uma semana que a Luciana deu início à quimioterapia e, como já era esperado, o hemograma de hoje já mostrou uma queda nas plaquetas e na imunidade dela. Houve uma queda também na hemoglobina, o que levou a médica a pensar em uma transfusão de hemácias. Ela continuará tomando o Granulokine todos os dias e o esperado é que esse período de baixa não se estenda por tanto tempo. Caso contrário a Luciana fará reposição através de transfusão de plaquetas e hemácias. Uma das coisas que o pessoal está acompanhando também são alguns eletrólitos como o magnésio, o sódio, o cálcio e o potássio, pois a Luciana está com muita fadiga e com câimbras também. Desses todos, o que está mais difícil de normalizar é o magnésio (mesmo a Luciana tomando suplemento de magnésio). Caso ele permaneça baixo ela fará reposição de magnésio no ambulatório.


A Helena continua se desenvolvendo muito bem. Agora ela já está tomando 37ml de leitinho a cada 3 horas, sendo que 20ml são através da mamadeira e os outros 17ml através da sondinha. Isso é muito bom, porque o esperado agora é que ela evolua para tomar tudinho pela mamadeira, não dependendo mais da sonda alimentar. Ela agora está com 1,665kg, ou seja, mais do que quando ela nasceu! Todos continuam admirados com a evolução dela e como ela é especial! É gratificante e emocionante ver o carinho de todos por ela! Hoje inclusive quem deu o leitinho e a trocou foi a Tia Márcia, tudo com a supervisão das enfermeiras, sempre atenciosas.


Enquanto estávamos conversando hoje de manhã, um dos assuntos dominantes foi o Pedro. Ficávamos lembrando todos os momentos especiais com ele, das novidades dele na escolinha e da saudade que estamos sentindo dele. Às vezes bate uma saudade, uma vontade de estar com ele testemunhando cada pequena coisa que ele aprende. Eu vejo que a Luciana também se sente assim, e hoje foi um dia que em especial bateu uma saudade muito grande, uma vontade de estarmos como pai e mãe perto dele.


Eu e a Luciana estamos orando muito e pedindo a Deus que nos conceda a oportunidade de logo estarmos com a nossa família novamente reunida e com a Luciana curada. Sabemos que muitas vezes o nosso tempo não é igual ao tempo de Deus, mas nos animamos com a liberdade que Deus nos dá de colocarmos para Ele tudo o que se passa nos nossos corações. Temos pedido a Deus também sabedoria para nós e para os médicos, porque sabemos que o caso da Luciana é raro e, como um médico mesmo chegou a comentar, não está nos livros o que fazer em um caso desses.


Salmo 23: 1-4

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos
verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma.
Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo
vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu
bordão e o teu cajado me consolam.


Hoje quem chegou por aqui foi a minha cunhada e o meu sogro. O aniversário da Luana é no dia 15 de Março e ela queria muito não só conhecer a Helena mas também passar o aniversário com a Luciana.

Amigos, eu gostaria de agradecer o carinho e o amor que todos demonstram conosco. Gostaria também de agradecer todas as manifestações pela cura da Luciana, pois tenho plena confiança que o nosso bom Deus escuta cada um dos seus filhos.

Um grande abraço e fiquem com Deus. Que Deus vos abençoe.

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

quarta-feira, 10 de março de 2010

Saída do Hospital

Oi amigos,


Esses dias têm sido muito bom escrever o blog, pois querendo ou não sempre tem alguma notícia animadora para compartilhar com vocês. Como eu tinha colocado no último post, existia a possibilidade da Luciana receber alta da semi-uti. Pois bem, na segunda feira o médico passou e disse que a Luciana poderia sair da semi-uti, uma vez que ela vinha se mantendo estável e que todos os remédios que ela tomava no hospital poderiam ser transformados em remédios administrados via oral, ou seja, que ela poderia tomar em casa mesmo. Sendo assim, após a quimioterapia, arrumamos as nossas coisas e saímos do hospital. Desde terça feira (ontem), a Luciana vai todo dia ao hospital só para colher exame de sangue e ser vista por algum médico da equipe da oncologia. Caso ocorra alguma alteração no hemograma, os médicos podem acompanhar de perto como está a evolução dela. Ah, estamos na casa de uns amigos aqui em SP que moram perto do hospital, ou seja, qualquer coisa podemos chegar rapidinho.

A Luciana vem se sentindo muito cansada esses dias, com muita dor nas costas e também tendo vários episódios de câimbra. Ela toma vários suplementos vitamínicos e aos pouquinhos ela vai voltando a andar e a caminhar com mais segurança. Apesar dela ainda se sentir muito cansada para fazer coisas simples, como trocar de roupa, eu já consigo perceber uma evolução esses dias. Como a médica falou, ela tem que ter um pouquinho de paciência porque nesses dias foi como se ela tivesse sido atropelada por uma carreta! Nem eu consigo acreditar quando lembro que em pouco mais de uma semana ela passou por uma cesárea com anestesia geral, foi internada na UTI com sedação, fez uma broncoscopia acompanhada de 5 sessões de radioterapia e ainda fez um ciclo de quimioterapia (4 aplicações diárias). Isso sem contar no próprio dia a dia do hospital! Esses foram um daqueles momentos onde sentimos a presença de Deus nos conduzindo no meio da tormenta, nos colocando no colo onde tudo em volta parecia confusão.

A Helena continua se desenvolvendo muito bem! Cada vez que eu olho para ela, eu lembro das orações que fazíamos pedindo que ela viesse perfeita e Deus fez muito mais do podíamos imaginar. Ela agora está tomando um pouquinho de leite na mamadeira e o restante pela sondinha. A programação é que ela aos pouquinhos vá aumentando a quantidade de leite na mamadeira. Ela ainda está na incubadora e quando ela tiver por volta de 1,700 Kg ela poderá ir para o bercinho. As enfermeiras só são elogios para ela!

Eu e a Luciana estamos muito contentes com todo o carinho recebido por todos vocês. Dia a dia temos aprofundado o nosso relacionamento com Deus e continuamos orando para que Ele cure a Luciana, que Ele permita que possamos colocar a nossa família reunida e que logo estejamos em Brasília. Mesmo nos momentos mais difíceis percebemos sempre a presença e o amor dAquele que nos ama infinitamente.

Lucas 18: 35-43

Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira
do caminho, pedindo esmolas
E, ouvindo o tropel da multidão que passava,
perguntou o que era aquilo
Anunciaram-lhe que passava Jesus, o
Nazareno.
Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E
os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez
gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Então, parou Jesus e
mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe:
Que queres
que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.
Então, Jesus lhe
disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
Imediatamente, tornou a ver
e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a
Deus.


Luciana manda beijos para todos! Amamos vocês!


Woltony, Luciana, Pedro e Helena

domingo, 7 de março de 2010

Luciana e Helena - o encontro

Oi amigos,


É muito bom escrever no blog trazendo boas notícias da Luciana e da Helena! Apesar de nem tudo serem flores, é animador ver Deus à frente de todas as situações, nos conduzindo no dia a dia. Como ficamos uns dias sem escrever, vou tentar colocar tudinho aqui hoje.

Na sexta feira a Luciana começou a quimioterapia. O médico conversou com a gente que o tumor havia crescido e não poderíamos adiar mais o início da quimo. Esse novo esquema é dividido em quatro dias consecutivos, ou seja, a Luciana começou na sexta-feira e termina amanhã, segunda-feira. Ela vem sentindo alguns sintomas, como enjôo e fadiga muscular, porém todo dia ela colhe exames de sangue para garantir como está reagindo. Ela também tem sentido algumas cãimbras e às vezes fica um pouco tonta.

Na sexta-feira mesmo, antes do início da quimioterapia, a Luciana finalmente pôde estar com a Helena nos braços. A psicóloga da UTI – Neonatal veio e conversou com a gente explicando como seria. No caso, a Helena veio em uma incubadora de transporte, com toda a monitorização necessária. Veio também uma psicóloga, uma enfermeira, o pessoal do transporte e até mesmo um segurança. A Helena era realmente a celebridade. Ela movimentou também a semi-uti, pois não é comum um bebezinho vir por esses lados. Foi muito emocionante ver a Luciana com a Helena no colo. A psicóloga e enfermeira explicaram como estava a Helena, como ela vinha se desenvolvendo bem e como é muito esperta, uma queridinha por todas de lá. Depois elas nos deixaram um pouquinho a sós, curtindo esse momento mágico. Ver a Helena no colo da Luciana é realmente algo mágico, pois em um segundo, relembrei todos os momentos de angústia, todas as vezes em que a gente orou a Deus que nos guiasse pelo melhor caminho, todas as vezes em que a gente pedia a Ele que os remédios e os exames fossem o melhor para a Luciana e para a Helena. Meu Deus, não tem nem como descrever o que um momento como esse representa. Ver as duas juntas reforça a minha fé na cura da Luciana, reforça a certeza de que para Deus tudo é possível.

Hoje as duas puderam ter mais um momento juntas, porém a Luciana é quem foi até a UTI - Neonatal. A Helena está começando um trabalho com a fonoaudióloga para treinar a sucção e deglutição, ou seja, ela está se preparando para a mamadeira. Ontem ela começou com algumas gotinhas pelo conta-gotas e hoje seria a estréia com a mamadeira. Aproveitamos e já agendamos para a Luciana acompanhar esse momento. Foi tão emocionante quanto o primeiro encontro, pois a Luciana pôde acompanhar tudo e até mesmo ficar com ela no colo enquanto a fono dava o leitinho. A Helena está muito espertinha e aos pouquinhos ela vai pegando o jeito da coisa. Um momento também muito legal foi quando veio o rapaz do transporte e ele viu a Luciana com a Helena no colo. Ele falou que estava muito feliz em poder ver aquela cena pois ele foi uma das pessoas que levou a Luciana, ainda com a sedação, para fazer a radioterapia. Ele falou que estava pedindo a Deus também pelas duas e que a gente continuasse confiando em Deus.

Amanhã a Luciana irá tomar a última quimio e, segundo o médico, ela poderá inclusive ter alta amanhã mesmo. Ela continuará vindo ao hospital para fazer os exames de sangue e tomar as injeções de Granulokine, para evitar que a imunidade dela caia muito. Deverá também fazer fisioterapia motora e respiratória, mas pelo menos ela poderá fazer isso fora do ambiente hospitalar.

Amigos, eu continuo orando e pedindo a Deus pela cura da Luciana. Sei que a misericórdia dEle é infinita e que o nosso bom Deus pode fazer infinitamente mais do que podemos imaginar ou sonhar.

Efésios 3:20 e 21

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto
pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
a ele seja a
glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o
sempre.
Amém!”

Novamente agradeço o carinho de todos. Saibam que nos sentimos participantes dessa corrente de amor e de fé, braços dados com todos vocês!


Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena

quinta-feira, 4 de março de 2010

Quarteto fantástico!

Oi queridos amigos,




Hoje a minha princesa já completou uma semana e eu ainda não a conheci. É incrível a vontade que estou de ser mãe da Helena. Na verdade, estou com vontade de ser mãe da Helena e do Pedro! É tão estranho saber que minha filha está no mesmo lugar que eu e não posso vê-la... também é tão estranho saber que o fanrarrão está crescendo, indo pra escola ...e eu estou aqui! É incrível este instinto de mãe... chega a ser inexplicável!
Por falar em ser mãe, já tomei os remédios que farão meu leite secar... estou mais aliviada com isso. Helena está tomando leitinho saudável da Semi UTI e parece que hoje já ganhou 40 gramas.




Como fiquei tantos dias fora do ar e depois fui pra UTI, ontem comecei a ter uns efeitos de tudo que aconteceu... problemas clínicos decorrentes da retirada de remédios e equipamentos. Mas ontem, tive uma experiência muito legal com Deus em que Ele me mostrou que, quando vc pede algo com fé, tudo é possível.Não importa que dor seja, Ele pode retirar qualquer delas.




Bem, hoje fiz uma tomografia para avaliação dos próximos passos do tratamento. Tivemos progressos em relação ao pulmão esquerdo, mas parece que o da direita está aumentando. Em resumo, o tumor está agressivo e se alastrando, então não podemos vacilar. Assim, amanhã já começo a quimio.




Tudo está acontecendo tão rápido que não estou conseguindo assimilar. Mas em relação ao cérebro, o médico já tinha me explicado que as coisas aconteceriam desta maneira... as idéias e ordem dos fatos iriam voltar naturalmente para a minha cabeça. Às vezes, tenho um idéia de dejà vu pq vi a mesma cena várias vezes na sala em que estava sedada... é bem estranho.



Mudando de assunto, quando vc está no hospital, tudo parece tão bom lá fora. Fico olhando pela janela e às vezes penso: " poderia simplesmente estar no estacionamento com o Woltony sentada na calçada conversando (quem nos conhece sabe que o nosso papo é infinito) ou tomando um picolé na banca, ou simplesmente curtindo o nosso filhote na sala lá de casa, fazendo brigadeiro de panela". Ah sei lá, penso em tantas coisas que gostaria de fazer. Se Deus quiser, quando sairmos daqui, nosso quarteto fantástico vai fazer muitas coisas juntos!
Neemias 8:10 -"Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e
enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é
consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do
SENHOR é a vossa força."


Tenho conhecido muitas pessoas especiais aqui no blog e quando eu vejo tanta maldade no mundo, penso que Deus ainda tem muitos motivos pra se alegar.Beijos e abraços apertados.

Lu, Woltony, Pedro e Helena (uma semana em cartaz_ e linda :-D)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mudança para a Semi-UTI

Oi amigos,

Desculpa não ter escrito antes. Esses dias eu pude acompanhar a Luciana na UTI e não tive muito tempo de usar o computador. Na segunda feira' retiraram a intubação da Luciana e ontem ela passou o dia sem precisar da ajuda do respirador. Cada coisa que retiravam era uma conquista e ontem ela não precisou mais da sonda para alimentação. Ontem, ela recebeu alta da UTI e hoje ela foi transferida para a Semi-Uti. Nesse momento ela está deitadinha na minha frente enquanto eu escrevo. A grande vantagen da Semi-UTI é que ela é um quarto, o que permite a presença do acompanhante.

Hoje foi realizada a última sessão da radioterapia. Ainda não dá para avaliar qual foi o efeito de todas essas sessões, pois a radio continua fazendo efeito por algumas semanas. Segundo o último Raio-X, o pulmão direito ainda está muito obstruído, ou seja, com pouca passagem de ar. Com isso, os médicos recomendaram que fisioterapia respiratória fosse intensificada, para que o pulmão começasse a abrir. Uma vez que a radioterapia acabou os médicos devem programar a próxima quimioterapia da Luciana, o que provavelmente vai acontecer ainda essa semana.

A Luciana ainda não viu a Helena, mas agora na Semi-UTI fica mais fácil programar uma visita. Existe uma incubadora própria para transporte e o médico falou que isso pode ser programado. A Tia Márcia colocou várias fotos da Helena e do Pedro no quarto para a gente ficar matando um pouquinho a saudade. O engraçado é que todo mundo que entra no quarto acaba perguntando da Helena e se admira com o nosso “pequeno álbum de fotos”! Por falar em Helena, ela está indo muito bem, se desenvolvendo bem e encantando todo mundo na UTI Neo Natal. As enfermeiras a tratam com um carinho que nos emociona e é lindo vê-la abrir os olhinhos quando a gente chega e começa a conversar. Ontem mesmo eu comecei a falar com ela e de repente ela se virou na minha direção e começou a me olhar. Poxa vida, o meu coração bateu mais forte naquela hora! Como eu disse antes, ver a Helena me enche de alegria e me faz ver que para Deus tudo é possível.

Hoje a Luciana comentou comigo sobre uma cena da novela “Viver a vida” (ela não assiste, mas na hora, por coincidência estava passando uma cena onde a personagem da Luciana - sua xará) recebe uma pergunta (através do seu blog) de como é possível fazer um tratamento sem recursos financeiros. A gente começou a comentar sobre o assunto e a Luciana acabou falando uma frase mais ou menos assim: “É mais importante você fazer um tratamento com Cristo e sem dinheiro a fazer um tratamento com dinheiro e sem Cristo”. A gente acabou lembrando-se da passagem da Bíblia onde Cristo cura uma mulher com hemorragia:

Marcos 5: 25-34

Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma
hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo
quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a
pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a
multidão, tocou-lhe a veste.
Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada.
E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar
curada do seu flagelo.
Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra
poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas
vestes?
Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e
dizes: Quem me tocou?
Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto.
Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se
operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu
mal.

Continuamos orando para que Deus esteja sempre nos conduzindo em todos os nossos caminhos e que, se Ele permitir, a nossa querida Luciana seja curada desse câncer.

Meus amigos, muito obrigado por todo o carinho que vocês têm demonstrado conosco. Amamos vocês de todo o coração e esse nosso relacionamento tem nos ajudado muito, dando uma injeção de fé e ânimo nas nossas vidas. A Luciana ficou radiante quando eu contei como foi o blog esses dias.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Woltony, Luciana, Pedro e Helena
Oi queridos amigos,
Vou escrever só umas poucas frases, pois ainda não estou recuperada! Estou feliz com tanto amor que tenho recebido, especialmente do meu marido! Ele é fantástico... me dá todo amor, força que preciso!
Estão todos encantados com ele aqui! Amo vcs!